Baixe em PDF
Baixe em PDF
Nem sempre o término de um relacionamento é o melhor para ambas as partes e podemos nos pegar pensando se fazer as pazes e reatar não seria melhor. Para descobrir se esse sentimento é recíproco, ficar adivinhando o que as atitudes dele significam não ajudará muito. Esse é um assunto delicado e a abordagem mais indicada é ter uma conversa honesta e direta.
Passos
-
Reflita sobre o que sabe a respeito de eu ex. Consulte seu conhecimento sobre o relacionamento, sobre si mesmo e sobre seu ex. Essa é sua ferramenta mais confiável para saber como encarar o comportamento atual dele. Pense na maneira como ele se comporta frente a conflitos – ele é direto e franco, ou mais reservado, evitando contato quando aborrecido? No primeiro caso, provavelmente não está escondendo nada de você e será mais fácil descobrir o que ele sente. Por outro lado, se é do tipo que evita os conflitos, um silêncio pode significar que não está morrendo de vontade de falar com você, talvez por mágoa. Ele é do tipo nostálgico e pensa demais no passado? Caso seja, provavelmente pensa bastante sobre você. O fato é que só ninguém tem como saber o que as atitudes dele significam, só você.
- É importante considerar o que você quer perceber . Quando se trata de um relacionamento pessoal, seus interesses podem interferir na leitura da situação e fazê-lo se equivocar. Digamos que seu ex é do tipo que curte mandar “textão”, mas não entrou em contato desde que terminaram; não ache que esse silêncio é sinal de que ele sente sua falta, ou já teria escrito algo. Seja objetivo.
-
Pense em quantas vezes ela liga para você. Caso ela só entre em contato para tratar de assuntos realmente necessários (como pegar o que ficou na sua casa, por exemplo), provavelmente não tem as mesmas intenções que você; de outra maneira, provavelmente já teria ligado, ou enviado uma mensagem.
- Veja se há uma razão específica quando ela liga. Talvez ela diga “Olá! Só estou ligando para saber como você está”; se não é para tratar de algo importante, isso é um sinal e que ela pensa em você.
- Por outro lado, se foi ela quem terminou, talvez esteja interessada em ser somente sua amiga.
- Ligar de madrugada ou quando está bêbada (portanto, mais desinibida) com frequência pode significar que ela sente algo não resolvido por você.
-
Pense em como ele se comporta quando se falam. Se ele liga constantemente e sempre tem uma desculpa (como pedir ajuda com uma tarefa, ou pedir conselhos sobre um problema), isso quer dizer que não existe um motivo real para falar com você. Talvez ele tente levar a conversa para um tom mais profundo, como conversar sobre o que quer para o futuro ou sobre o tipo de vida que gostaria de ter.
- Ele usa apelidos carinhosos de quando namoravam “sem querer”? Esse tipo de escorregão pode significar que ainda pensa em você romanticamente.
-
Observe quanto tempo ela demora para responder. Caso você entre em contato com ela, quanto tempo demora em média para retornar? E quanto tempo leva para você retornar? Demorar horas para ligar de volta pode não significar nada, mas se ela o ignora por dias, provavelmente não tem interesse em saber como você está. [1] X Fonte de pesquisa
- Se seu ex-namorado não responde nenhuma tentativa de comunicação, pare de ligar e mandar mensagens, por mais difícil que seja; force-se a deixá-lo em paz, para que ambos possam seguir em frente.
-
Leia a linguagem corporal. Caso acabem se encontrando eventualmente, repare na postura dele. Braços ou pernas cruzadas, evitar contato visual e seriedade indicam que ele provavelmente não quer papo e não fica à vontade com você por perto. [2] X Fonte de pesquisa
- No entanto, não confie exclusivamente na linguagem corporal. Ela pode indicar como a pessoa está se sentindo naquele momento e só. Seu ex pode morrer de saudades de você e agir de maneira fechada quando se encontram do mesmo jeito. Em geral, isso ocorre quando a pessoa tem medo de ser magoada novamente.
- Compare a postura dele com outras informações relevantes. Por exemplo, se ele liga diariamente, mas quando se encontram parece contrariado, provavelmente está na defensiva e hesitante.
-
Repare se ele tem ido a lugares que você frequenta. Aparecer do nada no seu ambiente de trabalho e outros lugares que você costuma ir dificilmente é um “engano”. [3] X Fonte de pesquisa Ter amigos em comum facilita para ele saber onde você estará e aparecer “por coincidência”.
- Quando se encontrarem, repare em sua linguagem corporal; ele fica olhando de longe? Isso pode significar que ele também está analisando seu comportamento.
Publicidade
-
Vasculhe as redes sociais de seu ex. Leia as publicações e como ele interage com os outros se ainda forem amigos em redes sociais. Fazer atualizações neutras ou tristes (como músicas românticas), curtindo ou comentando fotos de vocês dois, esses são bons indícios de que ele ainda não conseguiu digerir o término.
- É preciso lembrar que as redes sociais não são um retrato fiel da vida real. Mesmo que alguém faça atualizações glamourosas e felizes o tempo todo, isso não quer dizer que a pessoa em questão não enfrente problemas emocionais.
- Não exagere. Respeite a privacidade de seu ex. Se quiser fuçar o perfil dele, limite-se a fazer isso uma vez por dia, no máximo.
-
Veja como ela se comporta com você em ocasiões sociais. Quando saírem com os amigos em comum, analise discretamente como ela age em grupo. Se fica eufórica quando você também vai, ou se tenta evitar muito contato, talvez ainda tenha sentimentos que não consegue lidar bem. [4] X Fonte de pesquisa
- Tenha cuidado. Mesmo que sua ex sinta algo, isso não quer dizer que quer reatar. Por exemplo, se suas atitudes a magoaram demais, talvez ela ainda tenha raiva. Todo o histórico do relacionamento e da situação de término devem ser considerados nessa hora.
- Verifique se ela fica olhando para você constantemente, mesmo quando está conversando com os outros. Ela pode estar tentando analisar seu comportamento para detectar o que você está sentindo.
-
Converse com seus amigos em comum. Converse com amigos mútuos confiáveis e pergunte se seu ex tem falado de você. Eles provavelmente têm uma boa noção de como ele tem passado e o que tem feito.
- Caso não confie neles e ache que podem contar para, seja casual. Por exemplo, em vez de perguntar diretamente, diga algo como “Por falar nisso, como o Fulano está? Ele tinha umas provas finais para fazer, sabe se passou?” Assim, sua pergunta terá um tom de curiosidade sem importância, nada que valha ser mencionado (a não ser que seu amigo seja um verdadeiro fofoqueiro). Não pergunte “Ele tem falado de mim?”, para não dar na cara.
- Tenha bom senso e não fale sobre isso constantemente com seus amigos. Falar sobre isso de vez em quando é inevitável, pois vocês fazem parte do mesmo círculo social. No entanto, voltar para esse assunto constantemente pode ser indiscreto e irritante.
- Respeite se seus amigos disserem que não querem se envolver e não pense que é pessoal ou que não se importam com você. Na realidade, eles se importam tanto com vocês que não querem ter que escolher um ao outro.
Publicidade
-
Reflita se essa é uma boa ideia. A maioria das pessoas não teria coragem de simplesmente se abrir com o ex-namorado, mas esse é o ideal. Uma conversa franca é o jeito mais rápido para descobrir se ele sente o mesmo.
- Em muitos casos, a pessoa confrontada pode não ser sincera sobre os próprios sentimentos, ainda mais se ela estiver com medo de ser magoada novamente.
- Por outro lado, se vocês têm uma comunicação difícil e brigam sempre que se veem, essa não é uma boa ideia.
- Por mais intimidante que seja, pense em quantos mal-entendidos serão evitados e quanto tempo será poupado com uma pergunta aberta. Ficar lendo cada atitude ou silêncio para descobrir o que ele sente pode ser muito frustrante. O pior que pode acontecer é a resposta ser negativa e você sair ganhando do mesmo jeito, pois poderá seguir em frente sem o peso da dúvida.
-
Entre em contato com ela. Um assunto como esse deve ser tratado pessoalmente ou por telefone, mas você pode usar os meios eletrônicos também. Chame-a para tomar um café ou lanche e diga que quer conversar; use um tom amigável e alegre, para não intimidá-la também.
- Ela pode recusar. Nesse caso, esse é por si só um sinal de que não está interessado em retomar a comunicação, tampouco o relacionamento; por outro lado, ele pode simplesmente não estar pronto. Tente não se aborrecer com isso e respeite o espaço de seu ex.
-
Seja positivo. Pode haver uma estranheza no ar, ainda mais se essa for a primeira vez que se encontram depois do término, portanto esforce-se para ser agradável. Pergunte o que ele tem feito, como anda a vida na escola ou no trabalho e atualize-o sobre você. [5] X Fonte de pesquisa
- Fale sobre assuntos neutros e leves, não comece falando do relacionamento. Seja descontraído, crie uma aura de relaxamento, para que seu ex perceba que você vem em paz.
-
Espere o momento certo. Caso estejam em um restaurante ou bar, espere até que seus pedidos sejam entregues para puxar o assunto. Isso evitará que sejam interrompidos pelo garçom e a conversa fluirá melhor. [6] X Fonte de pesquisa
- Caso peçam bebidas, evite consumir álcool. Tomar uma cerveja pode ajudar a relaxar, mas também pode deixá-lo emotivo e fazê-lo dizer coisas de que pode se arrepender depois.
-
Seja direto. Não se perca nos rodeios, nem evite o assunto. Quando o momento chegar, diga o motivo de chamá-lo para conversar. Comece agradecendo a presença dele e fale que tem pensado sobre vocês; se ainda sente algo por ele, essa é a hora de dizer. [7] X Fonte de pesquisa
- Falar o que sente pode fazê-lo sentir-se exposto, mas essa vulnerabilidade pode fazer com que seu ex-namorado fique confortável o suficiente para se abrir também.
- Você pode falar “Eu sei que terminamos e respeito seus sentimentos, mas tenho pensado demais em você e queria saber se você também pensa em mim.”
- Pessoalmente, é muito mais fácil identificar o que ele está sentindo e é por isso que essa conversa não deveria acontecer por e-mail ou SMS.
-
Pense em seu próximo passo. Caso ambos sintam saudades, pense no que deve ser feito a respeito. É uma boa ideia conversar sobre as razões para o término e se vale a pena tentar novamente. [8] X Fonte de pesquisa
- Por outro lado, se ela não sente sua falta, você poderá seguir em frente com sua vida. Não tente fazê-la reatar com você se não estiver a fim.
- Pense racionalmente se voltar é o ideal. Essa parte é difícil, mas necessária. Mesmo que ambos sintam falta um do outro, voltar pode não ser o melhor. Por exemplo, se vocês brigavam constantemente por valores pessoais (como religião ou modo de viver), é improvável que o novo relacionamento seja diferente.
Publicidade
Dicas
- Esteja pronto para qualquer resultado. Tentar descobrir se o seu ex ainda sente sua falta implica o risco de encarar que ele seguiu com a própria vida e não está interessado.
- Quando conversarem, tente não se apegar ao orgulho. Esse é um momento delicado e você pode estar confuso em relação aos seus próprios sentimentos. Isso pode gerar uma postura irônica e defensiva, o que só fará seu ex se fechar também. Vá de boa vontade, com o coração e a mente abertos.
Publicidade
Avisos
- Não tente manipular as pessoas envolvidas. Reflita bem sobre o que quer ganhar com isso; mexer com os sentimentos das pessoas para alimentar o próprio ego não é legal para ninguém.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.cosmopolitan.com/sex-love/news/a40854/signs-he-misses-you/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/fulfillment-any-age/201206/the-ultimate-guide-body-language
- ↑ https://pairedlife.com/breakups/signs-your-ex-wants-you-back-in-their-life
- ↑ https://pairedlife.com/breakups/signs-your-ex-wants-you-back-in-their-life
- ↑ http://www.mensfitness.com/women/dating-advice/10-ways-to-get-your-ex-back
- ↑ http://www.mensfitness.com/women/dating-advice/10-ways-to-get-your-ex-back
- ↑ http://www.mensfitness.com/women/dating-advice/10-ways-to-get-your-ex-back
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/sheri-meyers/making-up-with-your-ex-ti_b_2618521.html
Publicidade