Baixe em PDF Baixe em PDF

Você está procurando alguma coisa gostosa para comer na geladeira e, de repente, vê um pote de maionese lá no fundo. A quanto tempo será que ele está aí? Será que a maionese ainda está boa? Antes de montar seu sanduíche, veja nossas dicas: nós trouxemos tudo o que você precisa saber para descobrir se uma maionese deve ir para o lixo. E, o melhor: você só precisa usar seus cinco sentidos!

O que você precisa saber

  • Evite maioneses com mofo. Outro sinal certeiro de que ela estragou é se a cor ficar amarela ou marrom.
  • Mesmo que a maionese pareça boa, veja se o cheiro ou gosto dela estão ácidos, azedos ou amargos para ter certeza de que não estragou.
  • Maioneses fechadas costumam durar até três meses depois da data de validade. Já as que foram abertas podem durar uns dois meses na geladeira.
Método 1
Método 1 de 3:

Como saber se a maionese estragou

Baixe em PDF
  1. Esporos verdes, azuis ou pretos não devem estar na maionese ou perto dela. Antes de usar a maionese em questão, veja se há sinais de mofo examinando a camada superior e boca do pote. [1] Ao menor sinal de mofo, jogue fora. [2]
    • Tire o rótulo do pote para conseguir ver melhor como a maionese está.
  2. Geralmente, as maioneses têm cor de creme. Se você olhar dentro do pote e a maionese estiver mais para amarela ou puxada para o marrom, provavelmente ela estragou. [3]
  3. A maionese não tem cheiro forte, então, se você abrir o pote e subir um cheiro azedo marcante, coloque a tampa de volta e jogue-a no lixo. [4]
  4. Pegue um pouco de maionese com o dedo e prove. Se o gosto estiver estranho, ela estragou.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Quanto tempo a maionese dura?

Baixe em PDF
  1. Ou seja, é possível que ela ainda esteja boa caso o pote esteja fechado, não importa se ele foi mantido fora ou dentro da geladeira. [5] Porém, o melhor a se fazer é testar antes de comer qualquer coisa que passou da data de validade.
    • A data de validade indica até quando a maionese terá seu melhor sabor e qualidade. [6]
    • O número de conservantes presentes na maionese também deve ser levado em conta, já que as gemas usadas nela são perecíveis.
  2. [7] Se você acabou de abrir o pote, então provavelmente o molho está bom! Já se não conseguir se lembrar quando o abriu, é melhor procurar sinais de putrefação antes de fazer seu sanduíche.
  3. [8] Diversas bactérias perigosas para a saúde podem infectar a maionese se ela ficar muito tempo em temperatura ambiente, o que a fará estragar rapidamente. O recomendado é sempre colocar produtos com ingredientes perecíveis, como gemas, na geladeira após abrir e usar. [9]
  4. Fazer maionese em casa é uma boa alterativa à compra da versão industrializada, mas há um lado ruim: ela estraga mais fácil. Já que não tem conservantes, os ovos e laticínios usados para fazer a maionese caseira a farão durar pouco tempo.
    • Alguns cozinheiros recomendam usar a maionese caseira dentro de três dias, já outros sugerem que ela dura de sete a 10 dias.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Como guardar maionese

Baixe em PDF
  1. Assim que abrir um pote de maionese, deixe-o na geladeira para que não estrague. [10] A maioria das maioneses contém gemas, que precisam ficar resfriadas para se manterem preservadas.
  2. Você pode congelar a maionese antes da data de vencimento, mas a aparência e consistência dela vão mudar. A maionese congelada precisa ser descongelada antes de usar e pode ficar amarelada e aguada. [11]
    • As mudanças que acontecem na maionese após congelar e descongelar não indicam que ela estragou. Os ingredientes ácidos e oleosos se separarão no congelador e causarão as mudanças mencionadas.
    Publicidade

Dicas

  • Na dúvida, sempre prefira jogar a maionese fora! Afinal, é melhor prevenir do que remediar. A última coisa que você vai querer é ter uma intoxicação alimentar ou estragar os ingredientes do seu sanduíche. [12]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 9 955 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade