PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ter amigos é uma das melhores coisas da vida, mas com o passar do tempo, algumas experiências e por vários outros motivos, é possível que um amigo mude de ideia e o relacionamento acabe. Não é tão fácil perceber isso, é necessário prestar atenção em alguns sinais para descobrir se esse é o caso. Se há algo errado, você pode tentar reverter a situação ou repensar se vale a pena lutar por essa amizade.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Procurando indícios

PDF download Baixe em PDF
  1. Xingar, subestimar e brigar por qualquer motivo não são coisas comuns em uma amizade saudável e, se o seu amigo está fazendo isso, você pode ter uma conversa direta e pedir para ele parar; se ele não parar, é um péssimo sinal. [1]
    • Provocações de mau gosto e comentários irônicos podem até ser confundidos com tiração de sarro, mas também podem ser usados com a intenção de magoar, [2] ao passo que alguns insultos são mais sutis. Por exemplo, seu amigo pode elogiar algo negativo em você ou culpá-lo por problemas pessoais dele direta ou indiretamente. [3] Na maioria das vezes, ele tentará fingir que isso é uma piada e fará ainda mais graça com a sua cara por ter levado isso a sério.
    • Por outro lado, é possível que seu amigo nem perceba que está fazendo isso. Caso você esteja confuso, pergunte diretamente e, se ele realmente não percebeu, pedirá desculpas imediatamente.
  2. Um amigo que não se importa não faria o menor esforço para manter contato. Além de não se falarem pessoalmente, isso inclui troca de e-mails, mensagens de texto ou qualquer outra forma de comunicação. Se vocês não se falam há muito tempo, provavelmente essa amizade não existe mais. [4]
    • Esse aspecto pode se referir tanto à quantidade quanto à qualidade das conversas. Vocês podem se falar com menos frequência ou os papos podem ser mais curtos do que antes e os assuntos que têm para falar não são mais comuns aos dois.
    • É importante notar se você sempre toma a iniciativa para se falarem. Tal esforço feito somente do seu lado pode indicar que essa pessoa não tem muito interesse na amizade que você oferece.
  3. Assim como a comunicação escassa, se seu amigo não conta as coisas que acontecem com ele é porque não dá muita importância para seu relacionamento. Ficar a par dessas novidades através dos outros e das redes sociais não é muito normal em uma amizade saudável. [5]
  4. Tente programar algo para fazerem juntos e repare se ele está sempre ocupado, mas livre para sair com outras pessoas naquele momento – tal também é um sinal de rejeição.
    • É normal mudar de gostos e desenvolver interesse por novas pessoas e atividades, mas se notar que seu amigo tem uma turma nova, talvez seja porque ela se adéqua mais à nova vida dele. [6]
    • No entanto, se o seu amigo não vê ninguém em especial e tem se tornado cada vez mais introspectivo e reservado, pode ser sinal de um problema mais sério, como depressão. [7] Se esse é o caso, peça ajuda de outros amigos em comum para falar com ele e convencê-lo a procurar ajuda.
  5. Repare se seus encontros com seu amigo são tensos, se você se sente ansioso ou desconfortável perto dele, pois isso pode indicar que a amizade realmente está azedando. [8] Vocês podem estar se afastando naturalmente, ou talvez haja um problema mais sério, que você não está conseguindo resolver.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Descobrindo as razões da mudança

PDF download Baixe em PDF
  1. Pergunte direta e honestamente sobre os fatos que chamam sua atenção e indicam que a amizade não é mais a mesma. [9] . Mesmo que esses problemas não sejam resolvidos imediatamente, você terá mais noção se seu amigo ainda gosta de você ou se ele está bravo por algum motivo.
    • Vá com a intenção de resolver o problema, ainda mais se tem motivos para acreditar que seu amigo está bravo. Mostre que está disposto a compensá-lo por qualquer que tenha sido o problema e incentive-o a fazer o mesmo. [10]
    • Use frases que comecem com “eu” quando estiverem conversando sobre o problema. Não comece suas reclamações com “você”, pois isso transforma uma opinião em um fato, além de parecer acusatório. Prefira falar por si mesmo, sobre como se sente quando ele faz algo que o incomoda e só depois fale o que ele faz de errado e porque você se sente assim.
    • Por outro lado, se você acha que fez algo de errado e não sabe bem o que é, faça perguntas abertas para seu amigo. Isso dará a oportunidade para ele se expressar, sem precisar ser breve. Pergunte o que você fez de errado. [11]
    • Depois de fazer a pergunta e pedir desculpas, dê espaço para ele digerir a conversa. Não espere que ele responda na mesma hora.
  2. Com o passar do tempo, as pessoas fazem escolhas e tomam decisões que as levam para outros lugares que, geralmente, não envolvem amigos antigos. Seu amigo pode ter desenvolvido novos interesses e encontrado novos amigos, mais alinhados a esses novos interesses. [12]
  3. Descobrir que um velho amigo não tem mais tantas afinidades com você pode causar diversas emoções negativas. É claro que você não precisa se reprimir, mas pode usá-las para meditar sobre si mesmo. Entenda o que está sentindo (se é ódio, tristeza, raiva, medo, humilhação, etc.) e só depois pense no que fará a respeito. [13]
    • Pense sobre o que acha que seu amigo quis dizer. As pessoas não costumam ter muita noção do impacto que causam com suas palavras ou atitudes. Mostrar que ficou magoado pode fazer com que ele peça desculpas; por outro lado, se ele teve mesmo a intenção de ofender, repense se quer manter essa amizade.
  4. Seu relacionamento pode ter se tornado tóxico, isso acontece. Esse tipo de relação pode causar mal-estar físico e mental e sua melhor opção nesse caso é se afastar. [14] Se o tempo se encarregou de afastá-los, será mais fácil fazer isso, portanto pense se essa pessoa ainda é uma boa amiga ou não.
    • Alguns indícios de que se trata de uma relação tóxica são pedir conselhos, mas ignorá-los em seguida, despejar problemas na sua cabeça, brigar ou competir constantemente e nunca ficar feliz por suas vitórias.
    • Uma amizade verdadeira implica apoio mútuo, manter contato e resolver problemas com respeito e cordialidade. Essas atitudes vêm com esforço e boas amizades são conservadas dessa maneira. Tanto você quanto seu amigo devem se empenhar para a relação funcionar. [15]
  5. Você não pode forçar ninguém a ser seu amigo e isso provavelmente piorará as coisas. Não encare isso como um fracasso, mas como uma mudança natural na vida de ambos. [16]
    Publicidade

Dicas

  • Evite guardar rancor de seu amigo. As pessoas mudam e nem sempre uma amizade pode ser mantida. A não ser que seu amigo tenha tentado (ou conseguido) prejudicá-lo de verdade, não existe razão para ficar guardando mágoas.
  • Fique de olho em sinais de depressão e problemas similares. Repare se o seu amigo tem se distanciado de todos, pois esse é o primeiro indício de diversos problemas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 176 520 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade