Você finalmente está pronta para superar um cara que não gosta de você, mas e aí? O que fazer em seguida? Você pode até saber o que fazer depois de terminar um namoro ou depois de um divórcio, o problema é saber como superar um relacionamento que nunca aconteceu. Com agir perto do rapaz e o que dizer aos amigos? Como lidar com a sensação angustiante da rejeição, mesmo sabendo no fundo do coração que você merece ser amada? Pelo menos o primeiro passo você já escolheu: seguir em frente. Tirar um tempo para si mesma e deixar a situação para trás vai ajudá-la no processo de cura.
Passos
-
Tente esquecer o rapaz. Desistir de algo que você deseja muito é assustador, mas, por outro lado, é um verdadeiro alívio. De forma inconsciente, o cara era o seu objetivo — você estava motivada a conquistá-lo. [1] X Fonte de pesquisa Tome uma decisão consciente de não correr mais atrás. Uma forma de deixar a decisão mais real é anotar no seu diário, contar a uma amiga ou até mesmo realizar um pequeno ritual de limpeza.
- Pegue tudo que lembra o rapaz e coloque dentro de uma caixa para jogar fora ou doar para uma instituição.
- Quando seu espaço estiver livre de lembranças dele, faça uma cerimônia de limpeza. Acenda alguns incensos e caminhe pelo quarto ou pela casa para liberar a energia presa. [2] X Fonte de pesquisa
- Quando ele vier à sua cabeça, não se apegue a esse pensamento. Tome consciência de como se sente, mas tendo sempre em mente que sua escolha é seguir em frente. [3] X Fonte de pesquisa
-
Respeite seu luto. Não tente reprimir os sentimentos de tristeza quando eles aparecerem. É natural e saudável ficar triste por gostar de alguém e não ter esse amor correspondido. Tire uma ou duas semanas para vivenciar o luto, colocando todas as mágoas, dores e sentimentos para fora através do choro. Chorar, aliás, é uma terapia libertadora.
- Ouça músicas que façam seus sentimentos aflorarem.
- Faça exercícios físicos. O movimento do corpo ajuda a clarear a mente e estimula hábitos saudáveis.
- Escreva em seu diário, se tiver um.
- Escreva uma carta. Guarde o papel por uma ou duas semanas antes de entregar ao cara — ou simplesmente não entregue nunca. A ideia é fazer com que você consiga colocar seus sentimentos para fora.
- Faça uma caminhada sozinha. Aproveite para refletir bastante. Ao fim do exercício, você vai se sentir muito melhor.
- Saiba a hora de parar. Deixar de estar com pessoas que você ama ou de fazer as coisas que você gosta é sinal de que está prolongando demais o luto.
- Marque uma consulta com um terapeuta, caso não consiga voltar às suas atividades rotineiras. [4] X Fonte de pesquisa
-
Analise seu comportamento e o do rapaz. Ele a leva a acreditar que o sentimento é recíproco? Você continuou atrás dele mesmo após ele dizer que não existe a menor chance de dar certo? Vocês dois agiram com honestidade e consideração um com o outro ou fizeram coisas erradas? Se você tiver feito algo de errado, peça desculpas.
- Caso tenha sido ele a cometer algum deslize, e vocês forem amigos, diga que ficou magoada.
- Escreva uma carta ou e-mail, se não se sentir à vontade de conversar com o moço pessoalmente.
- Caso vocês não sejam amigos, talvez o melhor a fazer seja deixar para lá. Pense sobre o que pode ajudá-la a se sentir melhor e siga essa direção.
-
Pense nos defeitos dele. Talvez o cara seja totalmente acomodado, ou se arrisque demais. Ou talvez seja do tipo que a interrompe sempre que você abre a boca para falar. O que acontece, às vezes, é que nos apaixonamos por uma fantasia que fazemos de alguém, e não pela pessoa como ela realmente é.
- Não há necessidade alguma de demonizar o rapaz, esse exercício serve apenas para você enxergar que ele não é perfeito, você que estava nutrindo sentimentos perfeitos por ele.
Publicidade
-
Lembre-se de que você é uma pessoa incrível. Você sempre teve sua personalidade única e especial, mesmo antes de esse cara aparecer na sua vida, e quanto mais você tiver consciência disso, mais forte e atraente vai se sentir. Tente entender que só porque ele não está a fim, não significa que você tenha algo de errado: talvez o problema seja com ele! A atração entre duas pessoas é influenciada por fatores de tempo, natureza e outros que estão além do nosso controle. [5] X Fonte de pesquisa O que alguém sente por você não é suficiente para determinar quem você é como pessoa.
- Faça uma lista de coisas que você gosta a seu respeito, sejam elas grandes ou pequenas, como habilidades, conquistas e traços de sua personalidade.
- Crie uma outra lista, dessa vez colocando os pontos importantes para um bom relacionamento, e analise se o rapaz se encaixa nessas expectativas.
- Reflita sobre o que pode fazer por si mesma. Quais foram as dificuldades na vida que você já superou?
DICA DE ESPECIALISTA"A ideia de que só existe uma alma-gêmea para você no mundo é um mito. Existem muitas pessoas compatíveis por aí."
Amy Chan
Coach de RelacionamentoAmy Chan
Coach de Relacionamento -
Renove-se. Não há momento melhor do que agora para realizar mudanças na vida! Redecore sua casa, ou simplesmente mude alguns móveis de lugar. [6] X Fonte de pesquisa Comece um novo hobby, faça trabalho voluntário, mude o visual. Desenvolva uma nova competência: faça um curso interessante, cozinhe um prato novo ou faça algo que sempre quis fazer. Se tiver grana, compre roupas novas.
- Saia com suas amigas, mas também tente fazer coisas sozinha fora da sua zona de conforto. Você vai ver como o contato com gente nova pode ser revigorante.
-
Crie hábitos saudáveis e se cuide. Ficar para baixo por se sentir rejeitada é absolutamente normal, mas não é a melhor sensação do mundo. Cuidar de si mesma é uma forma de entender sua própria importância e se sentir melhor ao se dar conta disso. Faça exercícios físicos regularmente, coma alimentos saudáveis e durma bem. Se estiver se sentindo deprimida ou ansiosa, faça terapia.
- Siga uma rotina saudável todos os dias. Cuide da higiene e vista-se bem, mesmo que não esteja no melhor humor.
-
Namore quando se sentir pronta. Não há necessidade de tentar arranjar uma nova paixão imediatamente, só saia com alguém se realmente estiver a fim. Se você tiver a tendência de buscar sempre o mesmo tipo de cara, tente se livrar desse padrão que, obviamente, não funciona para você. São sempre os rapazes mais tempestuosos que chamam sua atenção? Talvez agora seja a hora de dar uma chance àquele moço simpático mais introvertido.
- Lembre-se de que existem muitas pessoas no mundo e, mais cedo do que você imagina, vai surgir um cara especial na sua vida.
- Não tenha pressa em arranjar um namorado para não acabar machucando o coração da outra pessoa e o seu.
- Aproveite para paquerar e sair em encontros, mas evite se envolver de imediato.
Publicidade
-
Afaste-se. Ao se dar conta de que não tem mais o que fazer, o que resta é dar tempo ao tempo. Limite seu contato com o rapaz, evitando sair com ele, mesmo que em grupo. Isso não quer dizer que você tenha que se esconder, essa postura é apenas para evitar uma dor desnecessária. À medida que o tempo for passando, você vai perceber que já se sente melhor.
- Ande com uma amiga sempre que houver a possibilidade de encontrá-lo. Nem sempre você vai conseguir evitar encontrar o cara, mas se souber que ele vai estar no mesmo lugar, é melhor que você esteja na companhia de alguém.
- Seja positiva. Não há necessidade de ser grossa com ele, tampouco tratá-lo melhor do que aos demais. Quando você se recuperar, pode até acabar se tornando amiga dele. Por enquanto, tente ser educada e o evite sutilmente.
-
Passe mais tempo com amigos. É claro que você vai querer estar sozinha no começo, mas virar uma ermitã vai passar a impressão que o cara é a única pessoa no mundo inteiro que tem importância. Saia com seus amigos e socialize. Quanto mais você suprir suas necessidades emocionais, menos impacto a ausência do moço vai ter em você.
- Se ele fizer parte do mesmo grupo social que você, tente sair em grupos menores, com apenas duas ou três pessoas. Assim você não vai passar a impressão de estar conspirando contra ele.
-
Busque apoio entre amigos. Ficar sozinha com o coração partido pode fazer a dor se tornar ainda mais forte. Poder contar com o apoio de pessoas que se importam vai colocar você para cima. [7] X Fonte de pesquisa Você não tem que contar o que está acontecendo para todo mundo. Na verdade, é melhor que poucos saibam. Converse sobre o assunto apenas com amigos em quem você confia e familiares.
- Não se esqueça de comentar com as pessoas que o que você está contando deve se manter em segredo.
- Peça aos seus amigos que não tratem o cara de modo diferente — a menos, é claro, que ele seja um grande babaca.
-
Não dê importância às fofocas. As pessoas gostam de espalhar rumores. O lado bom é que, com a mesma intensidade que eles chegam, se dissipam. Para não alimentar ainda mais esse tipo de conversa, não fique com raiva e nem aja na defensiva. Quando alguém tentar se meter, diga que o problema é seu e mude de assunto. Nada do que você disser vai mudar a cabeça de gente fofoqueira, por isso o melhor a fazer é mostrar maturidade e agir com educação.Publicidade
Referências
- ↑ https://revistaglamour.globo.com/Pauli-Position/noticia/2013/03/correndo-atras-de-uma-miragem-fuja-da-paixao-platonica-ja.html
- ↑ https://www.luzdaserra.com.br/como-limpar-a-energia-negativa-1
- ↑ https://super.abril.com.br/blog/cienciamaluca/3-dicas-da-ciencia-para-esquecer-um-amor/
- ↑ https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2013/01/04/amor-platonico-pode-trazer-sofrimento-saiba-por-que-ele-acontece.htm
- ↑ https://delas.ig.com.br/amoresexo/terapia-do-desapaixonamento-ajuda-a-superar-sofrimento-por-amor/n1597065307161.html
- ↑ https://www.revistapazes.com/esquecer-amor-nao-correspondido/
- ↑ https://revistamarieclaire.globo.com/EuLeitora/noticia/2018/04/eu-leitora-entrei-de-cabeca-num-amor-nao-correspondido.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 56 906 vezes.
Publicidade