Baixe em PDF Baixe em PDF

As cáries são pequenos orifícios no dente que são ocasionados pelo desgaste. Elas se formam devido ao acúmulo de placas e bactérias na superfície dentária, má higiene e, de acordo com alguns dentistas, devido à falta de minerais essenciais na dieta. Geralmente, as cáries são irreversíveis e precisarão de tratamento de um dentista através de aplicação de flúor, preenchimento ou extrações. No entanto, há novos indícios que reforçam a possibilidade de combatê-las em casa, através da alimentação e remineralização dos dentes. Leia o artigo para saber mais sobre as duas opções, além de fornecer dicas para evitar o aparecimento das cáries.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Procurando tratamento dentário

Baixe em PDF
  1. É importante reconhecer as manifestações do problema assim que aparecerem; dessa forma, você conseguirá se antecipar e combatê-lo precocemente, evitando que aumentem de tamanho e se tornem mais doloridas com o tempo. Ao enfrentar algum dos sintomas a seguir, há possibilidade de cáries:
    • Sofrer com sensibilidade dentária ou desconforto nos dentes. Às vezes, pode haver uma dor leve ou moderada ao comer alimentos quentes, frios ou doces.
    • Dor ao morder.
    • Orifícios escuros nos dentes.
    • Os dentes podem quebrar ou lascar, expondo a superfície interna enegrecida.
    • Hálito ou gosto ruim na boca, principalmente após as refeições.
    • Algumas cáries (principalmente as que estão nos dentes traseiros ou entre dentes) são invisíveis ao olho nu e podem não causar dor. A única maneira de identificá-las é através de radiografias, ultrassom ou luz fluorescente; exatamente devido a isso, é importante ir ao dentista regularmente. [1]
  2. . O ideal é ir ao dentista cerca de duas vezes por ano para que ele verifique a saúde bucal; no entanto, ao suspeitar que está com alguma cárie, não espere e marque uma consulta o quanto antes. No consultório, faça o seguinte:
    • Explique os sintomas e quaisquer sinais de desgaste dentário que notar. Isso ajuda o dentista a localizar a cárie.
    • Seja examinado pelo dentista. Ele confirmará se você possui ou não cáries, com um instrumento de metal utilizado para verificar pontos sensíveis na superfície dos dentes, que indicam a presença de cáries. Em certos casos, são feitas radiografias para confirmar a profundidade dos orifícios e decidir se é preciso tratar o canal.
  3. Eles são empregados nos primeiros estágios das cáries, já que o flúor pode ser útil para restaurar o desgaste dentário por conta própria, remineralizando a superfície dos dentes.
    • O tratamento consiste em uma solução, gel, verniz ou espuma com flúor, utilizada para revestir os dentes e fortalecer o esmalte dentário.
    • Ao realizá-lo, o dentista aplicará o flúor de uma dentre duas formas: diretamente nos dentes ou em um molde que será encaixado neles. O processo dura cerca de três minutos. [2]
    • Muito cuidado para não engolir o flúor.
  4. Esse tratamento é utilizado quando o desgaste dentário ultrapassa o esmalte e se torna permanente.
    • O dentista utilizará a broca (o temido “motorzinho”) ou um laser para remover as cáries. Logo depois, os orifícios são preenchidos com um material de resina, porcelana ou amálgama metálica.
    • A amálgama metálica poderá ter um pouco de mercúrio, que não agrada a algumas pessoas devido aos riscos à saúde. Caso seja uma preocupação, pergunte ao dentista qual o material que ele planeja utilizar no preenchimento.
    • Dependendo da extensão do desgaste, pode ser necessário marcar duas consultas para terminar o tratamento. [3]
  5. A coroa protética dentária é outra forma de combater as cáries, cobrindo o dente inteiro após o desgaste intenso dele. Elas são feitas de vários tipos de materiais (cerâmica, ligas de ouro e outros) que são anexados ao metal; os dentistas podem optar por coroas provisórias ou permanentes, dependendo do material usado. As temporárias geralmente são feitas na mesma consulta, mas não podem permanecer por mais de três meses. As coroas são importantes por razões estéticas, pela linha gengival e pela funcionalidade.
    • Com as coroas, o dentista retirará a parte desgastada do dente através da broca e fará um molde.
    • Finalmente, o formato idêntico e a mordida do dente são recriados através de porcelana, zircônio ou até ouro para fazer uma coroa personalizada, substituindo o dente desgastado.
    • Assim que as coroas estiverem prontas, o dentista aplica cimento dental para fixa-las nos dentes. Muito provavelmente, também será preciso fazer mais de uma consulta para finalizar as coroas. [1]
  6. Essa pode ser a única opção quando as cáries penetrarem profundamente na polpa dentária, com a parte interna desgastada, infeccionada ou com tecido necrosado.
    • Ao tratar o canal, o dentista realizará uma incisão perto da parte superior do dente, removendo a polpa desgastada da parte interna. Logo depois, ele será preenchido com um material borrachudo e selado com uma pasta especial.
    • Às vezes, o dente precisará ser coberto com uma coroa para evitar que haja nova fratura. Isso pode ser feito ao mesmo tempo que o tratamento de canal, ou alguns meses depois. [4]
    • Caso ainda haja um pouco de polpa dentária, o dentista escolherá um pino de metal ou fibra para colocar, criando um suporte para a coroa.
  7. Se não houver como “salvá-lo”, será preciso removê-lo; a única opção para cáries que já se espalharam por todo o dente é a extração.
    • Essa opção é voltada para dentes muito danificados e que não podem ser recuperados através dos outros métodos.
    • Assim que a extração for feita, um vão ficará no local. É algo indesejado por razões estéticas, mas também pode levar à movimentação de outros dentes pela boca, causando muitos outros problemas.
    • Portanto, implantes ou próteses dentárias são opções para preencher esse vão em que o dente estava. [1]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Evitando as cáries

Baixe em PDF
  1. . É importante higienizá-los ao menos duas vezes, diariamente, para evitar que as bactérias que causam as cáries se acumulem na superfície dentária.
    • Cremes dentais com flúor podem fortalecer os dentes. Cuidado ao dar produtos com flúor para crianças muito pequenas; elas podem sofrer overdose se deglutirem a pasta, portanto, coloque apenas uma bolinha na escova e deixe o tubo fora do alcance delas.
    • Também é uma boa ideia escovar os dentes dentro de 30 minutos após consumir alimentos com muito açúcar, bastante ácidos, ou tomar refrigerantes. Todos podem precipitar o desgaste dentário.
  2. Não se esqueça de passar o fio dental . Isso deve ser feito ao menos uma vez por dia, de preferência antes de escovar os dentes à noite.
    • O fio dental remove bactérias e partículas de alimentos presas entre os dentes, que não podem ser removidas pela escova.
    • É importante passar o fio entre todos os dentes, principalmente os de difícil acesso, na parte de trás da boca, e fazê-lo com cuidado, para não machucar e causar inchaço nas gengivas.
  3. . Usar o enxágue regularmente auxilia no combate às bactérias, remove as placas, evita problemas gengivais e o mau hálito.
    • Use um produto bucal com flúor para auxiliar na remineralização dos dentes, não deixando que as bactérias formem ácidos.
    • Outra opção é fazer gargarejo com pó de cálcio e magnésio dissolvidos em água. Dessa forma, o dente com cáries receberá minerais, e ácidos que causam o aparecimento dos orifícios são neutralizados, mantendo a boca alcalina.
  4. Consultá-lo somente duas vezes por ano já ajudará bastante na prevenção de cáries.
    • As consultas de rotina permitem que o dentista encontre as cáries precocemente, o que pode evitar tratamentos dolorosos e caros, como os de canal, substituindo por uma simples aplicação de flúor.
    • O dentista (principalmente especialistas em higiene bucal) também pode realizar uma boa limpeza, removendo a placa bacteriana e evitando o desenvolvimento de cáries.
  5. Eles são boas opções para proteger os dentes contra cáries, caso o dentista ainda não tenha utilizado-os.
    • O selante é um pequeno e fino revestimento de plástico, colocado na parte superior dos dentes traseiros para evitar que a placa bacteriana se acumule nos interstícios dos molares, causando cáries.
    • Os selantes são aplicados, em muitos casos, nas crianças, logo que os molares se desenvolvem, mas durarão apenas cerca de dez anos. Após o período, pergunte ao dentista se precisam ser substituídos. [5] É fundamental que sejam analisados para que se encontre descoloração ou lascas, que podem sinalizar uma nova cárie.
  6. Alguns deles podem, na verdade, ajudá-lo a fugir da cáries, já que a mastigação aumenta a produção de saliva, removendo partículas de alimentos presas entre os dente. [6]
  7. O primeiro facilita a absorção de cálcio, enquanto o segundo fortalece os ossos e dentes. [7] A alimentação precisa ser bem variada, rica em nutrientes como laticínios e legumes folhosos. Tomar suplementos vitamínicos e com minerais também é outra possibilidade.
  8. Esse componente químico é encontrado em todos os alimentos comuns, em especial o leite. Há indícios de que cremes dentais, enxágues bucais e chicletes sem açúcar com CPP-ACP têm maior eficiência em restaurar esmaltes dentários levemente danificados. [8] [9] Isso é chamado de “remineralização”.
    • O CPP-ACP é mais eficaz quando você utilizar também um creme dental com flúor, que é uma boa opção para dentes sensíveis. [10]
    • A remineralização funciona apenas ao detectar o problema precocemente. [11] Não há como recuperar desgastes muito avançados através de tratamentos caseiros.
  9. A saliva ajuda na prevenção do desgaste dentário; caso sofra com secura na boca, chupe algum doce sem açúcar, masque chiclete (também sem açúcar) e beba bastante água. Em casos mais graves, vá ao médico. [12]
    • Fumar, consumir certos remédios e sofrer desidratação são algumas das causas mais comuns de boca seca. Com o passar do tempo, isso também pode acontecer naturalmente. Se nenhuma das razões acima parece possível, consulte um médico.
  10. Não sofra em silêncio em caso de desconforto muito grande proveniente de cáries. Marque uma consulta com seu dentista o quanto antes; se quiser, enquanto espera o dia da consulta, adote algumas medidas caseiras para minimizar a dor, como:
    • Passe um pouco de óleo de cravo no dente com cáries e nas gengivas em volta. A dor diminuirá e você ficará um pouco mais aliviado.
    • Tome uma colher chá de essência de baunilha pura e gargareje por um ou dois minutos para combater o desconforto.
    • Coloque um gelo sobre o dente. Se não houver sensibilidade ao frio, pegue um cubo de gelo, enrole-o em uma gaze e deixe ao lado do dente por cinco minutos para combater o problema.
    • Faça uma compressa com vodca, uísque ou gin. O álcool pode ser útil para reduzir temporariamente o desconforto; mergulhe um pano em álcool e segure-o contra o dente dolorido. Você pode sentir um pouco de ardência, inicialmente, mas ela logo passará.
  11. Deposite uma colher de chá de sal marinho em um copo de água quente (mas não muito); gargareje um pouco pela boca durante um ou dois minutos, concentrando-se na região do dente com cáries. Substitua o sal marinho por alho com sal para obter os mesmo efeitos.
  12. Faça isso até que ele fique espumoso; o óleo consegue combater as infecções e melhora a dor.
  13. Uma maneira garantida de aliviar temporariamente a dor de dente é tomar um anti-inflamatório, como ibuprofeno (Advil), diminuindo a inflamação e a dor. É importante seguir a dose de acordo com as instruções do fabricante. [13]
    Publicidade

Dicas

  • Tente escovar os dentes com um pouco de bicarbonato de sódio junto à pasta de dente.
  • As cáries podem ser evitadas ou detectadas precocemente ao visitar regularmente o dentista.
  • Não coma alimentos doces e, ao passar o fio dental, não fique puxando ele para frente e para trás com as mãos.
  • Leia este artigo para evitar a contração de cáries.
Publicidade

Avisos

  • Certas pessoas podem não apresentar sintomas ou sequer perceber quando as cáries começam a penetrar os dentes. No entanto, à medida que continuam a aumentar de tamanho, as manifestações piorarão.
  • As cáries são causadas por diferentes fatores, como, por exemplo, não passar fio dental e escovar os dentes incorretamente. Há ainda outros fatores, como o consumo excessivo de doces e bebidas, além da presença de bactérias na boca.
  • Há enxágues com flúor que podem ser comprados livremente em farmácias, mas eles não possuem a quantidade mais adequada, presente apenas nos tratamentos usados por dentistas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 489 421 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade