Baixe em PDF Baixe em PDF

O vôlei é um esporte divertidíssimo, que pode deixar qualquer pessoa em plena forma física. No entanto, ele também é praticado em equipe, e nem sempre há alguém para treinar com você. Felizmente, é possível fazer isso sozinho, mesmo sem quadra, realizando alguns fundamentos. Para desenvolver passes e levantamentos, basta bater a bola na parede e mantê-la no ar, como se estivesse fazendo um malabarismo. Outra opção é achar uma parede bem lisa, de tijolos, para treinar as cortadas, os saques e mais. Combine todas as técnicas para completar uma sessão “solo” bem produtiva!

Método 1
Método 1 de 2:

Treinando passes e levantamentos

Baixe em PDF
  1. Dê uma manchete para si próprio. No vôlei, a manchete, é o passe para outro jogador feito com a região do antebraço. No seu treino, você deve passar a bola para si próprio; jogue um pouco para cima e, quando estiver caindo, atinja-a com o antebraço para ela subir novamente. Ajuste a posição e continue fazendo a manchete sem deixá-la cair.
    • Essa atividade é como fazer malabarismo; não permita que a bola caia e continue passando-a para si próprio.
    • Esse fundamento melhora o passe, a força e o tempo de reação.
  2. para si próprio. O levantamento faz com que a bola suba bastante e permita que um companheiro faça a cortada. Ele não deve ser realizado com os antebraços; posicione as duas mãos acima da cabeça e use apenas os dedos para fazer a bola obter altura. Jogue-a para cima e treine o levantamento quando ela descer. [1]
    • Repita o exercício e mantenha a bola no ar o máximo que puder, sempre com um levantamento.
    • Comece fazendo com que a bola ganhe altura, mas sem ir para qualquer um dos lados. Depois, dê um pouco de direção lateral para que tenha que correr e fazer o levantamento com rapidez. Isso não desenvolve apenas a capacidade de passe, mas também a forma física.
  3. Depois de aperfeiçoar essas duas técnicas de passe, combine-as para desenvolver uma sessão de treino avançada. Jogue a bola para cima e escolha um dos tipos de passe para começar, e vá alternando entre eles, deixando a bola no ar o máximo que conseguir.
    • Comece a alternar entre cada tipo de passe sempre que a bola estiver descendo, e depois, faça isso em ordem aleatória. Por exemplo: três manchetes, um levantamento, uma manchete, dois levantamentos, e assim por diante. É uma maneira de surpreender o próprio corpo e melhorar o tempo de reação.
    • Aos poucos, comece a fazer o passe para distâncias maiores, correndo para também receber e manter a bola no ar. Esse exercício melhorará seu desempenho nos jogos.
  4. Depois de aperfeiçoar o exercício de passar a si próprio, é hora de melhorar a precisão deles. Mire em um ponto ou objeto e passe a bola até ele, ficando o mais próximo possível para maior perfeição. [2]
    • Pratique tanto o levantamento quanto a manchete para se tornar um passador cada vez melhor.
    • Seja criativo na hora de escolher os “alvos”. Você pode marcar o chão ou a parede com vários pontos de passe; tente atingi-los um após o outro, seguidamente.
    • Para ser muito bom nesse fundamento, tente passar a bola a um alvo, como um cesto de lixo ou algum recipiente do tipo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Fazendo fundamentos com a ajuda da parede

Baixe em PDF
  1. Para treinar saques e cortadas, a parede deve ser bem resistência e lisa, sem janelas para não quebrar nada. A altura oficial para as redes de vôlei é de 2,1 m para as ligas juvenis e até 2,43 m para competições oficiais masculinas. Caso saiba a altura exata da sua rede, faça uma linha com giz nesse ponto da parede; do contrário, a marcação deve ser realizada na altura mínima (2,1 m) para treinar as jogadas “acima da rede”. [3]
    • Se houver apenas quadras de outros esportes, como handebol ou futsal, perto de onde você mora, com quadras da altura adequada, aproveite-as.
    • Fique de 3 a 4,5 m de distância da parede sempre que for sacar, passar ou cortar contra ela.
  2. Saque a bola contra a parede. Lembre-se de ficar 3 a 4,5 m dela e posicione-se para sacar; jogue a bola para cima e saque na direção da parede, mirando sobre a linha de marcação. É uma maneira de saber se ela iria passar ou ficar na rede.
    • Melhore a mira demarcando um ponto específico da parede. Desenhe um círculo naquele lugar para visualizá-lo com maior facilidade.
    • Há vários tipos de saque, como o que é feito por baixo da bola, por cima, ou o saque “viagem”. Treine-os contra a parede.
  3. Depois de se acostumar a sacar contra a parede, comece a passá-la para o outro lado, ou seja, ela deve bater em um ponto acima do demarcado na parede. Saque e vá atrás da bola antes que ela atinja o chão, como se fosse uma partida, fazendo o que for possível para que a bola atinja um ponto acima do demarcado, que em um jogo representaria que ela passaria por cima da rede. Continue jogando-a por cima da marca sempre que possível, mas pare apenas se a bola tocar o chão. [4]
    • Concentre-se em colocar a bola sobre a linha que você traçou na parede, mas não pare, mesmo se a bola atingir um ponto abaixo do giz; nesse momento, apenas tente manter a bola no ar. É uma forma de treinar o tempo de reação e o condicionamento físico.
  4. Corte a bola contra a parede. A cortada geralmente é feita após o levantamento de um companheiro de time para marcar um ponto colocando a bola no chão do adversário, mas é possível treiná-la sozinho. Jogue a bola para cima e faça o movimento para se preparar para a cortada; quando a bola cair, atinja-a com força contra a parede.
    • Tente fazer com que as cortadas também passem sobre a marca de giz; do contrário, em um jogo, ela não passaria da rede.
    • Trabalhe sua precisão mirando em diferentes pontos da parede e faça a cortada o mais próximo possível desses alvos.
  5. No vôlei, dois ou três jogadores realizam esse aquecimento, passando a bola um para o outro; com a parede, é possível fazê-lo sozinho. Comece sacando a bola contra a parede, e assim que ela voltar em sua direção, dê a manchete para outro lugar; rapidamente se posicione para fazer o levantamento e termine cortando-a sobre a “rede”.
    • Depois de sacar, repita o exercício quantas vezes conseguir sem que a bola atinja o chão: manchete, levantamento, cortada.
    • Quando estiver com dificuldade em fazer tudo, comece aos poucos. Saque a bola e pegue-a depois que bater na parede e depois quique-a no chão, fazendo uma manchete, e repita (continuando na ordem do exercício: levantamento e cortada).
  6. Além do saque, o bloqueio é outra habilidade muito importante do voleibol. Fique a 30 cm de distância da parede, com as mãos totalmente esticadas para cima. Dobre os joelhos e pule na vertical o mais alto que puder. Ao atingir o pico do salto, coloque as mãos para frente, como se fosse fazer um bloqueio.
    • As mãos devem chegar, ao menos, até a marca de giz na parede; se fosse um jogo de verdade, é sinal de que teria conseguido ao menos fazer a tentativa de bloqueio.
    • Desafie a si próprio e tente atingir alturas maiores da parede. Defina um ponto e faça o salto vertical, levantando as mãos o máximo possível para alcançá-lo.
    Publicidade

Dicas

  • Ao passar ou fazer um levantamento para si próprio, grite “É minha!” ou “Deixa!” sempre que tocar na bola, como se fosse uma partida de verdade.
  • Sempre empregue a técnica correta para cada um dos fundamentos, mesmo se estiver treinando sozinho.
Publicidade

Avisos

  • A parede que você usará não deve ter janelas ou nenhum objeto que pode ser quebrado perto dela.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 71 875 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade