Baixe em PDF Baixe em PDF

Considerado um grão antigo, o amaranto é uma ótima fonte de nutrientes. Ele possui muita fibra, chegando a 15%, bastante proteína, chegando a 14%, e pode ser usado de várias formas. Ele também contém muita lisina, um aminoácido encontrado em poucos alimentos, e possui mais cálcio do que a maioria dos outros grãos. A melhor razão para se comer amaranto é por essas questões nutricionais, mas ele também pode servir de alimento base em dietas de pessoas que são diabéticas ou têm doença celíaca devido ao baixo índice glicêmico e falta de glúten. As crianças também se beneficiam do amaranto em suas dietas por seu alto valor nutricional. O amaranto é um grão integral que também pode ser considerado um legume. Embora ele esteja ganhando popularidade, ainda não é amplamente usado por muitas pessoas que não sabem ao certo como cozinhá-lo. Saber como usá-lo o ajudará a incorporá-lo em sua dieta com maior frequência.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Proporção de grão para uma refeição

Baixe em PDF

O Instituto de Medicina recomenda consumir grãos como parte de uma dieta saudável. Esses grãos podem ser servidos separadamente ou como parte de um prato. O amaranto é um bom substituto para o arroz ou o macarrão e satisfaz a proporção de grãos de uma refeição.

    • Use 2,5 a 3 xícaras de água para uma de amaranto.
    • Mantenha em uma panela em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos.
    • Toda a água deve ser absorvida e os grãos devem ficar macios ao terminar.
    • Você também pode torrar o amaranto na manteiga e adicioná-lo em um pilaf com arroz e outros grãos.
  1. O amaranto funciona bem, pois a textura e o tamanho dele não estão distantes desses pratos de massa ou grãos. Use um pouco menos de água para que ele mantenha a estrutura do grão.
    • Faça bolinhos de grão integral com o amaranto. Ele é uma boa adição aos pães integrais, podendo ser usado tanto integral ou como farinha.
      • O grão integral dará textura e sabor ao pão.
      • Se usar a farinha, você pode substituir de 5% a 30% da farinha de trigo por ela. A única mudança que precisa fazer na receita será aumentar um pouco a água.
      • O amaranto também funciona bem como uma farinha sem glúten. Ao fazer pães sem glúten, você vai precisar substituir toda a farinha de trigo pela de amaranto e aumentar a água, colocando goma xantana e amido para ajudar o pão a assar corretamente.
    • O amaranto pode ser levado ao fogo baixo com suco para produzir um sabor doce.
    • Coloque nozes, temperos e frutas para ter um café-da-manhã saudável.
  2. A farinha desse grão pode ser usada para engrossar sopas ou o grão cozido pode ser usado para dar mais sabor e textura.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Nas sobremesas

Baixe em PDF

O amaranto tem um sabor suave que combina bem com a maioria das receitas, incluindo as sobremesas. Muitas pessoas descrevem esse grão como tendo um sabor levemente tostado, próximo do das nozes.

  1. Ele é como o pudim de arroz. Você pode fazer a mesma receita substituindo os grãos.
    • As sementes dão uma textura crocante aos biscoitos.
    • A farinha também pode ser usada para fazer biscoitos sem glúten. Você só precisa substituir a farinha comum por ela ao fazer biscoitos sem glúten. Isso afetará o sabor e fazer com que o biscoito fique levemente mais seco. Para evitar esses efeitos, coloque um pouco de suco de maçã na receita. O suco de maçã vai deixar mais úmida a massa e dar um pouco de sabor.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Assando com o amaranto

Baixe em PDF

O amaranto funciona bem em receitas assadas, principalmente para aquelas sem glúten. Usar esse grão aumenta o valor nutricional (por conta das fibras e proteínas). Além disso, o amaranto possui baixo índice glicêmico. As pessoas que querem manter o açúcar do sangue estável e continuar comendo alimentos assados podem fazer isso com o amaranto.

  1. Ao substituir mais de 30% da farinha dessa forma, você ainda pode fazer a maioria das receitas mexendo na quantidade de água. Pode ser necessário mais água porque essa farinha absorve mais líquido do que a farinha de trigo.
  2. Partir para a alimentação sem glúten exige mais mudanças nas receitas porque você precisa constituir uma estrutura de ar no pão sem glúten. Use goma xantana e amido para superar esse problema. Ao fazer biscoitos ou outros produtos assados que não precisam de tanta estrutura celular, é possível substituir 100% da farinha de trigo.
  3. Você pode torrar as sementes antes de usá-las ou simplesmente colocá-las cruas na maioria dos pães e receitas de biscoito. As sementes tostadas vão bem em alimentos como os biscoitos por darem sabor e uma textura crocante.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Lanches saudáveis

Baixe em PDF

Lanches saudáveis fazem parte de uma dieta balanceada. De uma forma ideal, ao comer seu lanche procura-se fazer com que os carboidratos e as proteínas o mantenham saciado até a próxima refeição. O amaranto fornece esses nutrientes e pode ser colocado em boa parte dos lanches.

  1. Ele vai estourar e criar "pipocas" que podem ser comidas assim mesmo ou colocadas em um mix para o lanche.
    • Para estourar o amaranto, coloque de 1 a 2 colheres de sopa da semente em uma frigideira bem quente.
    • Mexa continuamente até enquanto elas estouram.
    • Assim que a maior parte estiver estourada, tire rapidamente da frigideira para que não queime.
    • Experimente cobrir com mel e canela para ter um lanche doce.
  2. Isso fará com que o valor nutricional aumente e a textura fique mais grossa, com um sabor de nozes.
  3. Publicidade

Dicas

  • Compre e experimente alguns produtos feitos com amaranto antes de se comprometer a usá-lo regularmente. Isso ajudará a decidir se você de fato quer usá-lo.
  • Use um coador de chá (fino) para lavar o amaranto e seque bem antes de usar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 124 893 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade