Baixe em PDF Baixe em PDF

Os efeitos de uma picada de abelha podem variar de um leve desconforto a uma grave irritação. Independentemente disso, é um incômodo frustrante que certamente atrapalhará seu dia. O tratamento de uma picada de abelha com uma simples compressa fria ou algum medicamento de venda livre pode ajudar a aliviar a dor.

Método 1
Método 1 de 2:

Tratando sua picada com remédios caseiros

Baixe em PDF
  1. Remova o ferrão o mais rápido possível. O ferrão é o local de onde vem o veneno, portanto, removê-lo o mais rápido que você puder evitará que a dor piore. Raspe a área do ferrão com gaze ou com a unha para remover o ferrão com segurança. [1]
    • Para encontrar o ferrão, procure um pequeno ponto preto na área afetada.
    • Não use pinças para remover o ferrão. A pinça apertará o ferrão, forçando a liberação de mais veneno. [2]
  2. Limpar a área afetada com água e sabão ajudará a evitar infecções. Enxágue-a bem, removendo qualquer sujeira ou suor na área da picada. Não se esqueça de enxaguar qualquer resíduo de sabão deixado para trás.
    • Não estoure as bolhas que se formarem após a picada. Se você as estourar, só ajudará a espalhar a infecção. [3]
  3. Use uma bolsa de gelo ou coloque alguns cubos de gelo em um saco com lacre, embrulhado em um pano. A aplicação de uma compressa fria ajudará a reduzir o inchaço. Mantenha a compressa fria sobre a área por 10 minutos a cada uma ou duas horas, conforme necessário.
    • Mantenha a picada elevada se for em uma perna ou braço para reduzir o inchaço. [4]
    • Não mantenha uma compressa fria contra a pele por mais de 10 minutos, pois isso pode causar danos aos tecidos.
  4. O aloe vera é uma substância vegetal calmante usada regularmente como anti-inflamatório natural para reduzir o inchaço. Aplique um pouco do gel (ou loção) na área afetada. Faça isso somente depois de limpar qualquer resíduo de sabão deixado após a lavagem.
    • Não coce a área afetada antes que ela esteja curada. Coçar piorará o inchaço e aumentará a chance de você ter uma infecção. [5]
  5. Alguns óleos essenciais são usados com frequência em remédios caseiros e podem ajudar com o inchaço e a irritação de uma picada de abelha. Você deve misturar o óleo essencial com um óleo de base (como o azeite de oliva) antes de aplicá-lo na pele.
    • Os óleos essenciais mais comuns são os óleos da árvore do chá, hamamélis, lavanda, tomilho e alecrim.
    • A proporção de óleo essencial para óleo carreador deve ser de uma gota de óleo essencial para cada quatro gotas de óleo carreador.
    • Jamais use óleos que sejam alérgicos para você.
  6. Essa solução pode ser usada em caso de emergência, se você não tiver mais nada no momento. O mel contém um composto que é usado para combater a inflamação, reduzindo o inchaço. Seus agentes antibacterianos naturais podem acelerar o processo de cura e impedir a propagação da infecção. [6]
    • Aplique mel na área da picada somente quando você estiver dentro de casa e longe das abelhas. O mel pode atrair mais abelhas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Buscando tratamento médico

Baixe em PDF
  1. Os analgésicos de venda livre são uma maneira simples e eficaz de controlar o inchaço causado por uma picada de abelha. Eles são itens comuns encontrados em qualquer farmácia ou loja de conveniência. Consulte a bula para saber a dose recomendada.
    • Analgésicos básicos que você deve procurar: Ibuprofeno ou paracetamol. [7]
  2. Um anti-histamínico não sedativo sem prescrição médica, como a cetirizina, pode tratar com eficácia o inchaço e a irritação.
  3. O creme de hidrocortisona ou a loção de calamina são altamente eficazes e usados regularmente para reduzir o inchaço, a coceira e a irritação. [10] Consulte a embalagem para obter instruções de aplicação.
    • Uma vez aplicada, certifique-se de não contaminar a pomada com nenhum outro produto. Caso contrário, você precisará enxaguar e reaplicar.
  4. Um autoinjetor de epinefrina (adrenalina autoinjetável) é um tratamento que deve ser prescrito por um médico ou alergista. Cada indivíduo que recebe esse medicamento é ensinado a usá-lo durante uma reação alérgica. Se a reação o impediu de usar a adrenalina em si mesmo, alguém precisa fazer isso por você. Para fazer isso, você precisa remover a tampa de segurança azul e colocar a ponta laranja no meio da parte externa da coxa. Você deve girar e empurrar a caneta na coxa até ouvir um clique. Mantenha-a no lugar por 3 segundos completos. Sempre ligue para o SAMU depois de usar adrenalina, mesmo caso se sinta melhor. [11]
    • O autoinjetor deve ser usado em casos graves, quando os sintomas são agressivos.
    • A epinefrina é uma substância química que aumenta o fluxo de oxigênio para os pulmões, sinalizando o bombeamento de mais sangue, o que permite que os músculos relaxem. [12]
    • A adrenalina autoinjetável só é necessária se o indivíduo desenvolver anafilaxia devido à alergia a abelhas.
    • Ensine a amigos e familiares como administrar esse medicamento em caso de emergência.
    • Se você tiver reações graves a picadas de insetos, considere usar uma pulseira ou carregar um documento que descreva essa condição.
    Publicidade

Avisos

  • Você deve deixar a área para evitar outros ataques. Uma abelha só pode picar você uma vez, mas se houver uma por perto, pode haver mais. Com calma, afaste-se do local onde a picada ocorreu e encontre um local limpo para examinar a picada (de preferência dentro de casa).
  • Confira se você foi picado realmente por uma abelha. No susto, você pode ter sido picado por uma vespa sem perceber (essas picam mais de uma vez). [13]
  • Ligue para os serviços de emergência médica se você, ou alguém que você conhece, apresentar os seguintes sintomas após uma picada de abelha: dificuldade para respirar, urticária, tontura, inchaço da língua ou da garganta, pele pálida ou queda repentina da pressão arterial.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 921 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade