Baixe em PDF Baixe em PDF

As facas serrilhadas costumam manter o fio por mais tempo do que as lisas, mas elas são mais difíceis de amolar sem causar deformações na lâmina. Por conta disso, só afie as suas facas serrilhadas quando elas estiverem mesmo cegas. Caso queira colocar a mão na massa, siga nossas dicas abaixo!

Método 1
Método 1 de 2:

Usando um afiador de facas serrilhadas

Baixe em PDF
  1. Essas facas precisam de afiadores diferentes, normalmente em formato de bastão afunilado, próprio para todos os tamanhos de ranhuras, ou dentes, das lâminas.
  2. As facas serrilhadas normalmente não são iguais dos dois lados. Em um deles, a lateral da lâmina segue o ângulo da ponta afiada; no lado oposto, a lateral vai formar um ângulo um pouco antes da ponta serrilhada, no que chamamos de lado chanfrado. Só passe o afiador no lado chanfrado.
  3. É mais fácil escolher o ângulo das facas serrilhadas do que das lisas, pois o chanfrado servirá de guia. Normalmente, é preciso usar um ângulo entre 13° e 17° com relação à ponta da lâmina; esse ângulo é um pouco menor do que o utilizado para afiar outros tipos de faca. [1]
    • Se a faca também tem um pedaço reto, você deve usar um ângulo similar ao de afiar outras facas, entre 20° e 25°. [2]
    • Para se guiar melhor, desenhe nas ranhuras com um marcador permanente. Você saberá que fez tudo certinho se, ao tirar o afiador, a tinta tiver saído completamente.
  4. Caso seu afiador seja afunilado, localize o diâmetro dele que seja mais próximo das ranhuras da sua faca.
  5. Passe o afiador pela forma côncava algumas vezes, com movimentos curtos. A ideia é empurrá-lo em uma direção, na direção oposta à da lâmina. Gire o afiador conforme o empurra, para aumentar a eficácia. [3]
    • Empurre apenas até o ponto em que o afiador fique com o mesmo diâmetro que a ranhura, para não correr o risco de aumentá-la.
  6. Passe os dedos por trás do lado chanfrado e veja se consegue sentir raspas de metal. Caso positivo, sinal de que você afiou direitinho aquele dente da faca. Normalmente, bastam algumas passadas do afiador.
    • Passe a unha contra a faca e, se sentir pegar, sinal de que há rebarba. [4]
  7. Caso a serra tenha diferentes tamanhos de ranhuras, ajuste a posição do afiador, de modo que ele preencha os espaços corretamente.
  8. É importante removê-las para deixar a faca em bom estado. Para isso, esfregue uma lixa de grão fino contra a parte de trás da faca. Outra opção seria passar o afiador de leve contra a parte traseira de cada ranhura, tomando cuidado para não fazer pressão demais.
  9. Se a faca só é serrilhada até certo ponto, afie o restante com uma pedra de amolar ou outro afiador. Não tente usar o afiador de faca serrilhada na parte reta da lâmina.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando outras ferramentas

Baixe em PDF
  1. Assim como o afiador tradicional em formato de bastão, o triangular também é específico para facas serrilhadas, funcionando melhor com ranhuras em formato de V. O processo é praticamente idêntico ao descrito acima, exceto que é preciso passar a ponta da ferramenta pelo chanfrado algumas vezes, em vez de simplesmente girá-la. [5]
  2. Se não quer comprar um afiador só para amolar uma faca, compre pinos baratinhos em uma loja de material de construções. Encontre um pino que encaixe certinho nas ranhuras da faca e enrole-o com um pedaço de pano de esmeril. Segure o pano no lugar, usando o dedo, e afie a faca cuidadosamente. Troque os pinos conforme as ranhuras forem aumentando ou diminuindo.
    • Use um pino redondo caso a faca tenha ranhuras arredondas; se as ranhuras forem em formato de V, use um pino quadrado.
  3. Essa é uma opção difícil de se trabalhar e que não é muito confiável, mas que é possível. Segure a faca contra uma superfície reta e rígida, inclinando a lâmina de forma que a ponta chanfrada esteja em cima. Coloque a quina da pedra contra a faca e use-a para afiar a lâmina, passando-a algumas vezes para cobrir todas as ranhuras. [6]
    Publicidade

Dicas

  • Cuide corretamente das suas facas para reduzir a necessidade de afiá-las. Uma faca nunca deve ser colocada na lava-louças ou usada contra uma tábua de corte de vidro.
  • Os afiadores de diamante e carboneto são os mais agressivos: eles são rápidos, mas acabam removendo o metal da faca. Os afiadores de cerâmica e de pedra (novaculite) são mais gentis e ótimos para acabamento.
  • Prenda a faca em um torno para facilitar a afiação e não correr riscos. Isso é mais importante se você está usando um pano para esmeril caseiro, pois seu dedo vai ficar próximo da ponta afiada.
Publicidade

Avisos

  • Fazer com que sua faca serrilhada volte ao padrão de fábrica não vai ser tão fácil. [7] Se quer uma lâmina perfeita, contrate um amolador profissional. Por sorte, esses serviços costumam ser baratinhos.
  • Até mesmo os afiadores elétricos de melhor qualidade têm dificuldade para afiar os serrilhados da lâmina. É melhor, portanto, focar nos afiadores manuais. [8]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Faca serrilhada.
  • Afiador de faca serrilhada.
  • Lixa de grão fino.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 26 523 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade