Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma vela de ignição devidamente ajustada é essencial para assegurar o bom funcionamento de um motor à combustão interna. O espaçamento da folga determina a temperatura da faísca produzida pela vela, que por sua vez influencia diretamente na combustão da mistura ar-combustível. Uma folga de maior dimensão resulta em uma faísca mais longa, que pode beneficiar alguns motores. Este é um recurso comumente empregado para maximizar a eficiência de motores modificados.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Calibrar a folga

Baixe em PDF
  1. Caso você queira checar as velas do seu carro, ou esteja interessado em comprar um novo jogo de velas (ou talvez já tenha comprado, mas quer verificá-las), deverá saber qual é a especificação do fabricante do seu veículo quanto à folga entre os eletrodos.
    • A especificação varia de acordo com o veículo, mas situa-se entre 0,7mm e 1,5mm na maioria dos casos. Você pode consultar o manual do proprietário ou site do fabricante da vela, ou ainda, pode ir até uma loja de autopeças – onde poderá encontrar uma tabela de aplicações.
    • Motores modificados normalmente necessitam de folgas menores, devido principalmente às taxas de compressão mais severas. A regra geral é: quanto maior for a potência do motor, menor deve ser a folga.
  2. Existem diversas ferramentas de aferição para folgas de velas automotivas, sendo que algumas podem ser mais apropriadas a velas modernas. Boa parte dessas ferramentas, conhecidas como calibradores, também costuma apresentar em conjunto uma borda plana, tipicamente utilizada para ajustar a folga entre os eletrodos (funcionando como uma “alavanca”).
    • O calibrador circular costuma ser a opção mais em conta, e seu funcionamento baseia-se em uma borda cuja espessura aumenta ao longo da circunferência, e é indicada por uma escala. Você deve movimentá-lo no espaço da folga entre os eletrodos até que não seja mais possível, e verificar a marcação, dada em milímetros. Essa é uma ferramenta simples e universal, mas apresenta o risco de aumentar a folga que está sendo calibrada quando utilizada errado.
    • Um calibrador de arame funciona praticamente da mesma maneira que o calibrador circular, com a diferença que este possui uma série de arames, cujas espessuras estão assinaladas.
    • O calibrador de lâminas é uma ferramenta eficiente e versátil. Seu formato assemelha-se ao de um canivete. Esse tipo de calibrador apresenta lâminas de diferentes espessuras (devidamente indicadas), as quais devem ser inseridas na folga entre os eletrodos para aferi-la. É possível utilizar duas ou mais lâminas em conjunto para folgas maiores.
  3. . Se você acabou de retira-la da caixa, ela deverá estar em perfeito estado. No entanto, caso esteja aferindo uma vela que estava previamente instalada em seu carro, pode ser uma boa ideia limpá-la com um pano. Velas de ignição costumam produzir e acumular uma fuligem esbranquiçada em seus eletrodos, portanto livre-se dessa fuligem para garantir uma medição mais precisa. [1]
    • Você pode aplicar um pouco de álcool combustível nos eletrodos para facilitar a limpeza. Entretanto, a presença de resíduo em excesso ou escurecimento pode ser um sinal de que a vida útil da vela chegou ao fim. Nesse caso, considere a aquisição de um novo jogo de velas.
  4. Insira a lâmina apropriada (ou arame) do calibrador na folga entre os eletrodos da vela ou desloque a borda do calibrador circular por entre os eletrodos e tome nota do valor indicado.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Ajustar a folga

Baixe em PDF
  1. Se você consegue deslocar o calibrador por entre os eletrodos sem tocá-los, a folga é excessivamente grande. Se, por outro lado, você não for capaz de inseri-lo, a folga é pequena demais e precisa ser alargada. Mas, se ele encaixar perfeitamente, a vela apresenta uma folga considerada ideal e você pode instalá-la tranquilamente. [2]
    • A maioria das velas de ignição fabricadas hoje em dia, especialmente aquelas com eletrodos revestidos de platina ou irídio, não precisam ser ajustadas manualmente antes da instalação. Mas, se você pretende utilizá-las em um motor modificado, talvez seja necessário efetuar o ajuste ou até mesmo instalar velas com uma folga diferente da especificada pelo fabricante.
  2. Uma vela de ignição é composta de um eletrodo central, e um ou mais eletrodos-massa. O eletrodo-massa, ou eletrodo externo, pode ser deslocado (ou “entortado”) cuidadosamente em direção ao eletrodo central, para diminuir a folga, ou na direção contrária, para aumentá-la.
    • Nunca desloque o eletrodo em mais de 0,5 milímetros, em qualquer direção. Não é preciso aplicar muita força, portanto, seja cuidadoso.
    • Se você tiver dificuldades em utilizar a ferramenta para fazer o ajuste, poderá utilizar uma superfície plana, como uma mesa para fazer o ajuste.
  3. Tenha cuidado para não encostar o eletrodo-massa ao eletrodo central, o que pode causar danos a este último. O eletrodo-massa pode quebrar se for deslocado em excesso; nesse caso, será necessário adquirir uma vela nova.
  4. Não é difícil ocasionar a quebra do eletrodo, e isso só lhe fará perder tempo. Utilize o mínimo de força possível para ajustá-lo, e faça-o com delicadeza, evitando o deslocamento excessivo.
    Publicidade

Dicas

  • Ao instalar a vela no bloco do motor, evite apertá-la em excesso. Ao aplicar torque excessivo, você pode acabar danificando a rosca da vela E a do motor.
  • Velas de ignição são relativamente baratas, de modo que sua substituição é recomendada ao menor sinal de desgaste.
  • Procure padronizar a folga de todas as velas instaladas no motor.
  • Se os eletrodos de uma vela apresentarem coloração diferente das demais, isso pode sinalizar algum defeito no motor.
Publicidade

Avisos

  • Instale os cabos de vela na sequência original de acordo com cada cilindro.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Calibrador de velas;
  • Chave de vela;
  • Pano para limpeza e álcool;
  • Morsa (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 120 221 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade