Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma infecção do trato urinário (ITU) ocorre quando bactérias (geralmente do períneo) chegam à bexiga através da uretra. A infecção pode ocorrer espontaneamente, mas relações sexuais, uso de um diafragma e pouca frequência urinária também são fatores que podem aumentar o risco de uma ITU em mulheres. A bactéria causa inflamações na uretra e na bexiga, levando ao aparecimento de dores leves ou fortes. O surgimento repentino dos sintomas pode apresentar dificuldade em urinar, urgência, frequência aumentada, uma sensação de peso na parte inferior do abdômen, urina turva e às vezes com sangue. Ter febre não é comum nas infecções do trato urinário, mas há possibilidade. Anti-inflamatórios e outras técnicas para reduzir a dor ajudam apenas em curto prazo, logo, métodos de tratamento para a condição serão muito mais eficazes do que simples medicações. Aprenda a reduzir o desconforto de uma ITU enquanto o dia da consulta com o médico não chega.

Método 1
Método 1 de 4:

Utilizando fluidos

Baixe em PDF
  1. Beber mais fluidos ajuda o paciente a eliminar as bactérias da bexiga e uretra, evitando que a infecção piore. Isso também pode reduzir o desconforto ou dor ao urinar.
    • Beba líquidos suficientes para deixar a urina amarela clara. Ao ter uma infecção urinária, a urina pode não ficar totalmente clara mesmo ao beber muito e até ficará turva ou com um leve sangramento devido à contaminação. O ideal é eliminar urina da cor amarelo palha clara. [1]
    • Beber muitos líquidos também retirará as bactérias da bexiga, acelerando o processo de recuperação. [2]
  2. Alguns alimentos irritam a bexiga e dão mais vontade de urinar. Não consuma: cafeína, bebidas carbonatadas, chocolate e derivados de frutas cítricas. [3]
    • Enquanto sofrer com uma ITU, elimine tais alimentos da sua dieta. Reintroduza-os lentamente, depois que a urgência em urinar com frequência e as dores sumirem.
  3. Cranberry e mirtilo são úteis contra infecções no trato urinário devido aos elementos que evitam que as bactérias se prendam às paredes da bexiga e uretra, reduzindo inflamações, infecções e a recorrência das contaminações.
    • As concentrações dos sucos de cranberry e mirtilo devem ser as mais altas possíveis. Existe suco de cranberry 100% puro, logo, tente comprá-lo; além disso, procure por sucos que não possuem adição de açúcar ou xarope de milho com muita frutose. Alguns sucos de cranberry têm apenas 5% de suco, mas os que possuem até 33% e adoçantes artificiais ou que foram adicionados não serão tão úteis quanto os100% puros. Faça o possível para consumir as formas mais puras possíveis.
    • Outra opção é tomar o extrato de cranberry como um suplemento em comprimido. É uma boa alternativa para reduzir a quantidade de açúcar consumida. [4] [5] [6] Siga as instruções do rótulo do produto.
    • Evite o suplemento caso seja alérgico ao suco de cranberry. Gestantes, mulheres que planejam engravidar ou que estão amamentando devem conversar com um médico antes de tomar suplementos.
    • Não ingira suplementos ou suco de cranberry se estiver consumindo um medicamento que afine o sangue, como varfarina. [7]
    • O extrato e o suco de cranberry poderão ser utilizados durante infecções como medidas preventivas.
  4. O chá de gengibre pode ser útil ao aliviar a inflamação, além de reduzir as náuseas. Suplementos também podem ser consumidos. Cozinhar com temperos de gengibre, no entanto, não causa o mesmo efeito que um suplemento ou chá, já que não fornece a mesma quantidade concentrada.
    • Antes de incorporar gengibre na dieta, fale com um farmacêutico ou médico. Descreva as condições médicas e os remédios que está tomando, já que o gengibre pode interagir com alguns deles.
    • O gengibre pode causar leve azia e diarreia ao ser consumido em altas doses. Mais do que duas xícaras de chá por dia ou do que o recomendado nos suplementos são considerados índices altos.
    • Evite o chá, a raiz ou suplementos de gengibre caso tenha pedras na vesícula, fará uma cirurgia em breve, esteja grávida, amamentando ou planeja engravidar. Estes tipos de bebidas e alimentos também não devem ser consumidos em pessoas com transtornos relacionados ao sangramento ou que tomam medicamentos para afinar o sangue. Sempre consulte um médico antes. [8]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Realizando alterações no estilo de vida

Baixe em PDF
  1. Mesmo que urinar seja dolorido ao ter uma ITU, é preciso esvaziar a bexiga sempre que sentir vontade. Ao beber muito líquido, você terá vontade de urinar a cada uma ou duas horas; não segure.
    • Segurar a urina mantém as bactérias na bexiga, incentivando que se reproduzam. [9]
  2. Para auxiliar a reduzir a dor ou desconforto no abdômen e parte inferior das costas, aplique uma compressa ou almofada quente (não fervendo) no local. Evite aplicá-los diretamente à pele para não queimá-la; pegue uma toalha ou um pano e posicione-o entre a pele e a compressa. [10]
    • Para fazer uma compressa quente em casa, molhe um pano e esquente-o no micro-ondas. Depois de tirá-lo do aparelho, coloque-o em uma sacola plástica e evitando o contato direto com a pele.
    • Evite usar a compressa por mais do que 15 minutos (ou até menos, ao esquentar em uma maior intensidade). A pele poderá sofrer queimaduras. [11]
  3. O bicarbonato de sódio pode auxiliar a diminuir a dor de infecções urinárias. Para isso, coloque um pouco de bicarbonato de sódio na banheira e encha-a com um pouquinho de água, o suficiente para que as partes íntimas e a uretra sejam cobertas.
    • Outra opção é comprar um banho de assento, que é especial para ser colocado dentro do vaso sanitário. Ele é útil quando você não quiser ou não tiver tempo para tomar banho em uma banheira normal. [12]
  4. Remédios com fenazopiridina ajudam a reduzir a dor associada com os espasmos da bexiga, já que eles podem “anestesiar” a uretra e a bexiga, evitando a queimação ao urinar. Um dos medicamentos é o Pyridium, que pode ser consumido três vezes ao dia (dose de 200 mg) por até dois dias. O Uristat é outro remédio de venda livre. A urina sairá com uma coloração vermelha ou laranja.
    • Saiba que, devido à mudança de coloração e consistência da urina causada pela fenazopiridina, não será possível realizar exames para detecção de infecções urinárias utilizando uma fita, pois ela sempre ficará laranja.
    • Contra a dor, o paciente também poderá consumir ibuprofeno (Advil) ou naproxeno (Flanax); no entanto, o desconforto durante a urinação persistirá, já que o método de combate a dor de tais medicamentos não é o mesmo da fenazopiridina.
    • Caso sinta dores muito fortes, o médico poderá receitar um analgésico. Eles são consumidos por pouco tempo e junto aos antibióticos, eliminando a dor e a necessidade de tomar remédios para combater o desconforto logo após começar a administrá-loss. [13]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Evitando infecções do trato urinário

Baixe em PDF
  1. Para evitar que uma ITU se desenvolva, vista roupas íntimas de algodão. O náilon prende umidade, transformando a região em um ambiente propício para o desenvolvimento bacteriano. [14] Apesar do crescimento ocorrer fora da uretra e da bexiga, os microrganismos podem se transportar até a uretra.
  2. Mulheres não devem entrar em banheiras com espuma perfumada, já que o sabão pode causar inflamação na uretra, um ambiente propício para o crescimento bacteriano. [15]
  3. As mulheres precisam higienizar a região íntima com uma movimentação de frente para trás para evitar que bactérias do ânus ou das fezes sejam introduzidas na uretra. [16] As fezes possuem muitas bactérias que são importantes para a digestão de alimentos, mas não devem entrar na bexiga.
  4. Outra forma de entrada das bactérias no trato urinário é através de uma relação sexual. Para evitar o acúmulo de bactérias, urine logo após manter relações sexuais para eliminar bactérias que possam ter entrado na uretra durante o sexo. [17]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Entendendo as infecções do trato urinário

Baixe em PDF
  1. Existem algumas manifestações bastante comuns nas ITUs; algumas delas são:
    • Uma forte vontade ou urgência de urinar com frequência.
    • Sensação de queimação ou dor acompanhada de queimação ao urinar.
    • Frequente vazamento de pequenas quantidades de urina.
    • Urina vermelha, rosa ou escura, indicando a presença de sangue.
    • Dor pélvica no centro do abdômen, perto do osso púbico, em mulheres.
    • Urina com forte odor. [18]
  2. Para reduzir todas as possibilidades de danos permanentes, é necessário saber o momento certo de entrar em contato com um médico. Ao menos que os sintomas desapareçam dentro de 24 horas e com tratamentos caseiros, é importante que o médico receite antibióticos para combater o problema. Diminuir o desconforto de uma infecção do trato urinário não significa que ela foi curada; não ir no médico pode levar à infecção renal porque a maioria das ITUs não desaparecem sozinhas.
    • O médico poderá receitar antibióticos para combater as bactérias que causam a infecção. Consuma todo o frasco de antibiótico, mesmo que a dor e a queimação diminuam, já que o crescimento bacteriano ainda não foi totalmente eliminado.
    • Se os sintomas não melhorarem após três dias, volte ao médico. Pode ser necessário realizar um exame ginecológico caso você seja sexualmente ativa.
  3. Algumas mulheres podem sofrer infecções recorrentes, que são assim classificadas após três ou mais contaminações do trato urinário.
    • Isso pode ser causado por não esvaziar totalmente a bexiga sempre que urinar. A urina que permanecer na bexiga pode aumentar bastante o risco de sofrer com ITUs recorrentes. [19]
    • Uma anormalidade estrutural na parte inferior do trato urinário pode levar a esta condição. Marque um ultrassom ou faça uma tomografia para detectar problemas.
    Publicidade

Dicas

  • As infecções no trato urinário são relativamente comuns e podem causar bastante dor e desconforto. Geralmente, são necessários tratamentos com antibióticos para combater a infecção e reduzir o potencial de complicações.
  • As ITUs em homens devem ser levadas bastante a sério – já que não são tão comuns – e podem indicar outros problemas médicos. É fundamental o diagnóstico por um profissional médico.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 159 215 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade