PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Puxar conversa é um verdadeiro desafio quando você não sabe por onde começar ou quando o silêncio em determinado ambiente é constrangedor. Ainda que você não saiba o que dizer para iniciar o papo, existem várias maneiras de conseguir se envolver (e engajar outras pessoas) em uma conversa. Tente pensar nos assuntos mais convencionais e se mostre um bom ouvinte. À medida em que for se sentindo mais à vontade para se comunicar, você vai conseguir engatar uma conversa facilmente com quem quer que seja!

Método 1
Método 1 de 3:

Dando início à conversa

PDF download Baixe em PDF
  1. Apresente-se , caso ainda não conheça a pessoa. Para falar com um estranho, se aproxime, faça contato visual e sorria. Cumprimente-o, diga seu nome e ofereça um aperto de mão para deixá-lo mais à vontade e disposto a conversar. Pergunte também o nome dele para deixar o papo fluir com mais naturalidade. [1]
    • “Oi, eu sou João. É um prazer conhecê-lo!” é um exemplo simples do que você pode dizer.
    • Não é preciso se apresentar em um papo casual, mas a pessoa certamente vai se sentir mais receptiva se você disser seu nome.
  2. Mencionar assuntos negativos logo de cara só vai afugentar as pessoas. Diga algo interessante e sorria ao falar para deixar todos à vontade para se engajarem no papo. Depois de falar algo bacana, peça a opinião deles. [2]
    • Em uma festa, por exemplo, você pode dizer “Essa música é maravilhosa! Você curte essa banda?” ou “Já provou os salgadinhos? Estão divinos”. Finalizar a frase com uma pergunta estimula o outro a responder e dar continuidade à conversa.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Patrick Muñoz

    Professor de Oratória para Falas Públicas
    Patrick é um coach vocal e de oratória reconhecido mundialmente. Foca em fala pública, potência vocal, sotaques e dialetos, controle de sotaque, dublagem, atuação e terapia de fala. Teve como clientes personalidades como Penelope Cruz, Eva Longoria e Roselyn Sanchez. Recebeu o prêmio de Coach de Voz e Dialeto Predileto da BACKSTAGE em 2011. É formado em Atuação pela Temple University e é membro da Voice and Speech Trainers Association (VASTA).
    Patrick Muñoz
    Professor de Oratória para Falas Públicas

    Ajude a pessoa a se abrir, se necessário. Se você se abrir, a outra pessoa pode se sentir estimulada a fazer o mesmo. É útil manter em mente que há quem se sinta tímido, inseguro ou temeroso para começar uma conversa.

  3. Faça elogios . Tecer um comentário elogioso à pessoa ou a algo que ela esteja usando é uma maneira simples de conquistar a simpatia e deixá-la mais à vontade para conversar. É importante, no entanto, ser genuíno. Se ela perceber uma ponta de falsidade ou sarcasmo, dificilmente vai se sentir inclinada a bater papo. Depois do elogio, faça uma pergunta para dar sequência à prosa. [3]
    • Fale algo como “Seu vestido é maravilhoso. Onde comprou?” ou “Você tem um ótimo senso de estilo. Onde costuma comprar suas roupas?”.
    • Faça perguntas com margem para respostas além do “sim” ou “não”.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Patrick Muñoz

    Professor de Oratória para Falas Públicas
    Patrick é um coach vocal e de oratória reconhecido mundialmente. Foca em fala pública, potência vocal, sotaques e dialetos, controle de sotaque, dublagem, atuação e terapia de fala. Teve como clientes personalidades como Penelope Cruz, Eva Longoria e Roselyn Sanchez. Recebeu o prêmio de Coach de Voz e Dialeto Predileto da BACKSTAGE em 2011. É formado em Atuação pela Temple University e é membro da Voice and Speech Trainers Association (VASTA).
    Patrick Muñoz
    Professor de Oratória para Falas Públicas

    Nosso especialista concorda: se quiser começar uma conversa, tente elogiar a pessoa. Muitos gostam de falar de si próprios; ou, pelo menos, de se identificar com outras pessoas. Tente dizer algo do tipo "Adoro seus cabelos; eles são ondulados assim naturalmente ou você faz algo no salão?"

  4. Se não conseguir pensar em nada de interessante para falar, observe o espaço ao redor e faça algum comentário. Pode ser algo trivial como o tempo, um local específico, outras pessoas ou algum evento que esteja acontecendo. Mantenha um tom positivo para deixar quem estiver ao seu lado interessado em dialogar com você. [4]
    • “É a primeira vez que venho a esse café. Você recomenda algo específico do cardápio?” ou “Tomara que faça sol essa semana. Os últimos dias têm sido chuvosos e frios, não é mesmo?” são exemplos de frases que você pode usar para puxar conversa.
    • Tenha senso de humor . Uma atitude divertida ajuda a deixar as pessoas mais relaxadas e o papo mais prazeroso.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Buscando assuntos para conversar

PDF download Baixe em PDF
  1. Esses são os assuntos mais fáceis para engatar um papo. Pergunte o que ela faz da vida, há quanto tempo trabalha e quais são as novidades nessa área de atuação. Se for um estudante, pergunte o curso que faz, a escola em que estuda e o que quer fazer da vida depois de se formar. [5]
    • Responda às perguntas que fizerem sobre seu trabalho ou estudos também.
    • Demonstre interesse no trabalho da pessoa, mesmo que não pareça algo muito empolgante. Aproveite a oportunidade para saber mais sobre o indivíduo e o segmento em que ele atua.
  2. Todo mundo fica feliz em falar sobre coisas que ama de verdade. Aproveite a oportunidade para perguntar o que a pessoa gosta de fazer fora do ambiente de trabalho ou da escola, pergunte quais são os hobbies dela e veja se vocês têm algum interesse em comum. Caso tenham, pergunte se ela tem alguma sugestão sobre o que você pode fazer para se engajar mais. [6]
    • Um exemplo: “Nossa, nunca experimentei fazer arte em madeira. Para um iniciante como eu, o que devo fazer para começar?”.
    • Não interrompa a pessoa e nem fale apenas sobre seus hobbies, a conversa é uma via de mão dupla.
  3. Esse é o tipo de assunto que quase todo mundo gosta, por isso quando se trata de filmes ou música, dificilmente o papo tem como dar errado. Pergunte o que a pessoa tem escutado ou o que viu no cinema recentemente e escute atentamente a opinião dela. Aproveite para deixar suas impressões também. [7]
    • “Você viu o último filme da saga Star Wars? O que achou do final?” ou “Que tipo de música você gosta de ouvir? Tem algum artista do seu gênero favorito para me recomendar?” são coisas que você pode dizer para não deixar o diálogo morrer.
    • Você não precisa concordar com tudo o que os outros falam, mas não discuta, diga apenas algo como “Nunca analisei por esse lado, mas entendo seu ponto de vista”. A pessoa vai continuar engajada na conversa, em vez de se chatear por ser confrontada.
    • Se não tiver conhecimento algum sobre o assunto, peça uma explicação mais clara. Não há problema algum em dizer que não entende.
  4. Muita gente gosta de ouvir e de falar sobre coisas que vivenciaram. Não se acanhe em perguntar sobre o passado da pessoa e o que ela espera do futuro. Questione sobre as experiências que ela já teve, sobre a família e sobre metas de vida. Compartilhe sua própria vivência para criar uma conexão ainda maior. [8]
    • Pergunte algo como “De onde você é? Você gostava de morar lá?” ou “Quando criança, o que você sonhava em ser ao se tornar adulto?”.
    • Tem gente que acha muito estranho quando alguém que sequer conhece faz um monte de perguntas. Só faça esses questionamentos mais profundos para quem der abertura para isso.
    • Evite papos íntimos ou tecer comentários só para impressionar. Esse tipo de coisa faz qualquer um se sentir incomodado.
  5. Veja o que está em alta na mídia e traga o assunto à tona durante a conversa. Tente ter pelo menos um ou dois temas atuais em mente para diversificar o papo. Pergunte o que a pessoa pensa em relação às notícias e como se sente a respeito. Esteja preparado para falar um pouco também, já que é provável que perguntem sua opinião. [9]
    • “Você ouviu falar daquele aplicativo novo de música que foi lançado na semana passada? Eu vi uma matéria sobre ele no jornal” é um exemplo do que dizer.

    Atenção: tenha cuidado ao falar de assuntos delicados, como política e religião. Nem todo mundo gosta de conversar sobre esse tipo de coisa.

    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mantendo o engajamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Deixe o telefone de lado e concentre sua atenção no que a pessoa estiver falando. Fazer contato visual é uma forma de mostrar que está atento e interessado no assunto. Faça perguntas com base no que a pessoa disser para manter o envolvimento e a continuidade do papo. [10]
    • Quando ela terminar de falar, faça um breve resumo do que foi dito para mostrar que entendeu. Por exemplo, se ela tiver mencionado a compra de um novo carro, você pode dizer “E finalmente, qual foi o modelo que você escolheu? Está gostando?”.
    • Evite ficar pensando em outras coisas enquanto o indivíduo estiver falando, para não parecer distraído ou desinteressado se ele fizer alguma pergunta.
  2. Quando alguém mencionar algo que remeta a outro tema, use essa frase de transição antes de inserir um novo conteúdo à conversa. A mudança fica mais natural e sem o risco de ter aquele silêncio constrangedor. Observe apenas se os assuntos estão relacionados de alguma forma para que a alternância de tema não soe tão estranha. [11]
    • A pessoa mencionou o clima agradável? Nesse caso, você pode dizer algo do tipo “Isso me lembra do sol e do clima maravilhoso que estava fazendo em Natal quando visitei com a família alguns meses atrás. Você já esteve lá?”.

    Dica: Outra forma de usar “Isso me lembra…” é durante uma pausa na conversa após já ter conversado com a pessoa. Por exemplo, se vocês estiverem em uma sala de espera e começar a tocar uma música conhecida, você pode dizer “Esse cantor é ótimo! Ele me lembra aquele outro artista”, e aí vocês podem continuar falando sobre música.

  3. Qualquer coisa que você pensar durante uma pausa na conversa, traga à tona. Jamais interrompa a outra pessoa, mas se todo mundo estiver calado, pergunte o que os demais acham sobre o assunto. É importante refletir apenas se não se trata de um tema muito delicado, ou as pessoas que estiverem ao redor podem não se interessar. [12]
    • Dizer coisas como “Acabei de lembrar de uma coisa muito engraçada. Quem está a fim de ouvir?” pode não gerar a receptividade esperada.
    • O ideal é começar falando algo mais direto, sem margem para brincadeiras (pelo menos inicialmente).
    Publicidade

Dicas

  • Se puxar papo e a pessoa não responder ou se mostrar incomodada, não insista.
Publicidade

Avisos

  • Evite assuntos delicados ou polêmicos, como religião e política.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 607 908 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade