PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se suas lanternas traseiras não estão funcionando, não leve seu carro a um mecânico! Você mesmo pode fazer a troca das lâmpadas e fusíveis, o que é bem mais barato. Você pode ser parado por um policial se suas lanternas não estiverem funcionando, então não perca tempo. Continue lendo para saber como consertar a lanterna traseira de seu carro.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Analisando o problema

PDF download Baixe em PDF
  1. Um fusível queimado geralmente faz com que as duas lâmpadas apaguem. Um fusível pode queimar por causa de outros problemas elétricos. Nesse caso, você deverá procurar por problemas em outros lugares além do fusível, mas o ideal é começar por ele. Procure a localização da caixa de fusíveis no manual do proprietário. Geralmente fica em baixo do painel. O manual terá uma foto da caixa de fusíveis mostrando qual a função de cada fusível. Verifique se a ignição está desligada, remova a tampa da caixa de fusíveis e localize o fusível das lanternas traseiras. Use uma lanterna para inspecionar o fusível e ver se ele está queimado.
    • Se a peça de metal dentro do fusível estiver intacta, o fusível ainda está bom.
    • Caso a peça de metal pareça estar quebrada, o fusível precisará ser substituído. Use seus dedos ou uma pinça para retirar o fusível. Leve-o para uma loja de autopeças e encontre um compatível. Coloque-o no lugar correto e substitua o fusível queimado.
  2. Estes são os fios que são ligados nas lanternas traseiras, localizados no interior da tampa do porta-malas. Abra o porta-malas e dê uma olhada. Você poderá ver onde os fios devem ser conectados para que o sistema funcione corretamente. Caso um fio tenha se soltado, reconecte-o.
    • Na maioria dos carros novos, a fiação está localizada atrás dos painéis no porta-malas. Você só conseguirá acessá-la sem remover os painéis.
  3. Caso o fusível e a fiação estejam em ordem, o problema pode estar nas lâmpadas. Para verificá-las, desparafuse as lentes das lanternas do lado de fora usando uma chave de fenda. Se suas lentes não tiverem parafusos, abra o porta-malas para poder acessar as luzes pela parte de dentro. Desatarraxe as lâmpadas e as examine da mesma forma que examinaria uma lâmpada de sua casa: vendo se o fio de metal dentro da lâmpada continua intacto.
    • A maioria das lanternas traseiras possui lâmpadas para indicar seta, para indicar ré, para iluminação traseira e lateral. Alguns modelos possuem uma lâmpada à parte dedicada à seta. Em carros em que há uma mesma lâmpada para a seta e para o freio, a seta piscará mais rápido se a lâmpada estiver queimada.
    • Caso a lâmpada esteja queimada, você precisará substituí-la. Leve-a para uma auto peças e compre o modelo correto para seu carro.
    • Caso a lâmpada esteja intacta, seu carro pode ter problemas elétricos. Se o fusível, a fiação e a lâmpada estiverem em ordem, é hora de levar seu carro à um mecânico.
    • Quando remover a lâmpada para trocá-la, verifique o soquete e o fusível para descobrir se os contatos deles apresentam danos. [1]
  4. Independente de você conseguir consertar o problema com suas lanternas traseiras examinando o fusível, a fiação e a lâmpada, é importante verificar se as lentes não estão trincadas ou quebradas. Caso entre água nas lanternas, um fusível pode queimar. Continue lendo e aprenda como reparar lentes quebradas ou trincadas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Usando um kit de restauração de lentes e faróis

PDF download Baixe em PDF
  1. A fita é apenas um conserto temporário. Você pode comprar fita ou um kit de conserto de lentes, que vem com uma resina que pode ser aplicada à rachadura para torná-la impermeável.
    • Limpe e seque bem a parte em que a fita será aplicada. Antes de acrescentar fita à parte quebrada, limpe-a com um pano de microfibra embebido em álcool. Deixe a solução secar na lente antes de aplicar a fita. Não use limpa-vidros, pois a amônia do produto vai prejudicar a cola da fita. Uma última passadinha de álcool na lente removerá a maioria das impurezas nela e deixará a superfície limpa.
    • Meça a rachadura e corte um pedaço de fita ligeiramente maior que ela.
    • Remova a proteção da fita.
    • Amasse as bolhas de ar que aparecerem na fita, pois elas podem distorcer as lentes.
  2. Se houverem buracos ou ranhuras, preencha o buraco com resina plástica. Compre um kit para reparo de lentes que venha com os materiais para preencher os buracos. [2]
    • Cubra o exterior da lanterna traseira com a fita adesiva que vem junto com o kit de reparos para prevenir que a resina vaze pelo buraco.
    • Misture a resina com um catalizador com um corante de acordo com as instruções inclusas no kit.
    • Despeje a resina dentro da seringa fornecida com o kit.
    • Agora você deve esguichar a resina dentro do buraco, cobrindo toda a área que precisa ser preenchida.
    • Deixe-a descansar por no mínimo 2 horas.
    • Remova a fita plástica e lixe a superfície para deixá-la lisa.
    • Caso você não queira comprar um kit de reparo, use uma cola epóxi de secagem rápida e pinte com um marcador permanente.
    Publicidade

Dicas

  • Também é bom saber como substituir uma lanterna quebrada sozinho. Essa é uma tarefa fácil, como descrita nos passos acima. Saber como substituir uma lanterna traseira quebrada pode salvá-lo de uma manutenção cara na iluminação do veículo.
  • As lanternas traseiras de um carro são recursos importantes na segurança de um veiculo. Elas transmitem sinais importantes para os outros motoristas que estejam atrás de você, especialmente se estiver freando ou prestes a parar. É por isso que agentes de trânsito e policiais rodoviários são tão exigentes sobre o funcionamento de suas lanternas traseiras. Eles notam lanternas traseiras quebradas facilmente porque elas têm consequências sérias na segurança na estrada.
  • Sem lanternas traseiras, acidentes podem acontecer. Alguns engavetamentos acontecem por causa de lanternas traseiras defeituosas. Elas são muito importantes, especialmente durante distúrbios climáticos que afetam a visibilidade da estrada.
  • Para evitar futuras multas de transito, certifique-se de que suas lanternas traseiras estão sempre funcionando e em boa condição. A vida útil das lanternas traseiras é de vários anos. Mas é boa prática fazer uma vistoria nelas anualmente ou uma vez a cada dois anos. Desta forma, você pode garantir que suas lanternas traseiras estarão sempre funcionando.
  • É sempre bom comprar lâmpadas reservas para as lanternas traseiras e uma lente extra. Assim, você não precisará correr para uma auto peças caso sua lanterna traseira quebre ou deixe de funcionar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 67 405 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade