Baixe em PDF
Baixe em PDF
Não se sinta desamparado se você ou alguém conhecido não souber ler ou ainda não tiver muita prática na leitura. Milhões de adultos brasileiros ainda não conseguem ler. O bom é que nunca é tarde para aprender a ler. Se você, que lê este artigo com a ajuda de um aplicativo de leitura ou de um amigo, ou algum conhecido precisar de ajuda para aprender a ler, este artigo poderá ser útil.
Passos
-
Comece com o alfabeto. O alfabeto é o começo de tudo. As 26 letras que constituem o alfabeto Português são utilizadas para formar todas as palavras da Língua Portuguesa, então este é um bom começo. Existem diversos jeitos de se familiarizar com o alfabeto; escolha um que sirva a você e ao seu estilo de aprendizado.
-
Cante-o. Pode parecer idiota, mas há um motivo para tantas pessoas aprenderem o alfabeto cantando – isso funciona. A melodia ajuda na memorização e a canção como um todo dá aos aprendizes uma imagem de todo o alfabeto e das relações entre as letras.
- Escute músicas sobre o alfabeto na internet. Peça para um conhecido gravar a música para que você a escute várias vezes enquanto aprende.
-
Sinta o alfabeto. Se você for um aprendiz tátil, considere comprar letras de papelão. Olhe para a letra e feche os olhos. Percorra seus dedos pela letra e repita o nome e o som dela. Quando estiver pronto, afaste o dedo da letra e escreva-a no ar.
-
Mova o alfabeto. Pegue uma série de imãs do alfabeto como um jeito de aprender letras individuais, assim como a sequência do alfabeto. Mais tarde, você pode reutilizar essas letras para formar palavras.
-
Caminhe sobre o alfabeto. Se você possuir espaço, tente usar um tapete de alfabeto como ferramenta de aprendizado. Diga cada letra e seu som ao pisar nela. Peça para que alguém diga as letras ou sons aleatoriamente e pise na letra correspondente. Faça com que todo o seu corpo (incluindo a voz) se envolva ao cantar o alfabeto e dançar enquanto pisa em cada letra.
-
Faça distinção entre vogais e consoantes. Existem cinco vogais no alfabeto: a, e, i, o, u; as letras restantes são chamadas de consoantes.
- Vogais são letras que produzem sons através da garganta, com a ajuda da língua e da boca. As consoantes são formadas com o uso da língua e da boca para controlar o fluxo da respiração. Vogais podem ser ditas por si próprias, enquanto que as vocais precisam de apoio. Por exemplo, a letra A é simplesmente “a”, mas B é “bê”, c é “cê”, d é “dê”, etc..
-
Use a fonética. A fonética está ligada a relacionar, dentre outras coisas, letras a sons. Por exemplo, ao descobrir que a letra C soa como “sê” ou “ká”, você está aprendendo fonética.
- Encontre uma abordagem que lhe faça sentido. A fonética é tipicamente ensinada de duas maneiras: pela abordagem chamada de ver-e-dizer, em que você aprende a ler palavras completas; ou pela abordagem silábica, em que você aprende a dizer diferentes combinações de letras e reuni-las para compor palavras.
- Para aprender fonética, você precisa escutar os sons das sílabas e palavras. Para fazer isso, você precisa encontrar um programa online, comprar ou tomar emprestado um DVD de sua biblioteca local ou estudar com um membro da família, amigo, tutor ou instrutor que possa ajudá-lo a aprender os sons criados pelas várias combinações de letras e a aparência das mesmas quando escritas.
-
Reconheça sinais de pontuação. É importante saber o que as marcas de pontuação indicam durante a leitura, pois elas podem oferecer informações sobre o sentido das frases.
- Vírgula (,) . Quando você vir uma vírgula, será preciso fazer uma pausa ou hesitar ligeiramente antes de continuar a leitura.
- Ponto (.) . Um ponto indica o final de uma frase. Ao alcançar um ponto, faça uma pausa completa e respire profundamente antes de continuar a ler.
- Ponto de Interrogação (?) . Quando você faz uma pergunta, sua voz começa a se elevar. Uma questão estará sendo composta caso a frase termine com um ?. Portanto, certifique-se de elevar a voz durante a leitura no momento em que enxergar esse ponto.
- Ponto de Exclamação (!) . Essa marca é usada para enfatizar um ponto importante ou para chamar a atenção. Quando você ler uma frase que termine com !, certifique-se de parecer animado ou enfatizar fortemente as palavras.
Publicidade
-
Escolha material de leitura significativo. Visto que os melhores leitores leem com um propósito, faz sentido você começar com materiais que deseja ou precisa ler em sua vida cotidiana. Podem ser coisas curtas e simples como jornais e artigos de revistas, relatórios de trabalho, agendas e instruções médicas.
- Escolha textos adequados ao seu nível de leitura.
- Tente ler o que achar interessante.
-
Leia em voz alta. O melhor jeito de se familiarizar com as palavras numa página é dizê-las em voz alta. Trabalhando com um parceiro de ensino, “diga” palavras pouco familiares e use imagens, explicações verbais e contextos para adivinhar o significado de novos termos.
-
Tenha tempo para ler. Leia regularmente e por períodos estáveis e ininterruptos de tempo para desenvolver seu vocabulário e se tornar um leitor mais proficiente. Devote quantidades específicas de tempo diariamente à leitura. Anote tudo o que estiver lendo e a duração de seus períodos de leitura para criar um fichário.Publicidade
-
”Ataque” as palavras. Estratégias de ataque às palavras podem ajudá-lo a descobrir o significado e a pronúncia de palavras pouco familiares ao abordá-las parte por parte e estudá-las de diferentes ângulos.
- Procure pistas nas imagens . Verifique fotos, ilustrações ou outras apresentações visuais da página. Explore o que há nelas (pessoas, lugares, objetos, ações) que possam dar sentido à frase.
- Pronuncie a palavra . Comece com a primeira letra, diga cada letra em voz alta lentamente. Repita os sons, misturando-os para formar a palavra e considerando se ela faz sentido na frase.
- Trabalhe por partes
. Olhe a palavra e veja se é possível localizar sons/símbolos, prefixos, sufixos, desinências ou radicais que você já conhece. Leia cada “pedaço” e tente misturar cada um deles para criar uma palavra.
- Por exemplo, se você sabe que “pré” significa “antes” e “visão” significa “observar algo”, logo, é possível descobrir que uma “previsão” significa “observar algo antes do tempo”. Isso só é possível se você observar cada pedaço da palavra.
- Procure conexões
. Considere se a palavra desconhecida parece com algum termo conhecido. Pergunte a si mesmo se ela é um pedaço ou uma forma diferenciada de outra palavra.
- Você poderia tentar usar uma palavra conhecida na frase para ver se ela faz sentido; pode ser que o significado dos dois termos sejam próximos o bastante para permitirem a compreensão do todo.
-
Releia. Volte ao início da frase. Tente substituir diferentes palavras pelo termo que você não conhece e veja se alguma de suas ideias faz sentido.
-
Continue lendo. Em vez de ficar preso em uma palavra desconhecida, leia após ela e procure mais pistas. Se a palavra for usada novamente no texto, compare essa nova frase à primeira e reflita sobre qual palavra poderia fazer sentido em ambos os casos.
-
Confie em conhecimentos prévios. Leve em conta o que você sabe sobre o assunto do livro, parágrafo ou frase. Baseado no seu conhecimento do material, existe alguma palavra que possa fazer sentido nessa frase em particular?
-
Faça previsões. Olhe imagens, tabelas de conteúdos, títulos, mapas, diagramas e outras características do seu livro. Escreva qual deverá ser o assunto do livro e que tipo de informações ele pode transmitir. Enquanto você lê, continue atualizando suas previsões de acordo com o que surgir no texto.
-
Faça perguntas. Após revisar título, capítulos, imagens e outras informações do livro, escreva algumas perguntas que podem ser feitas ou coisas que lhe atiçam a curiosidade. Tente responder essas perguntas durante a leitura e escreva as respostas que puder encontrar. Se não conseguir responder algumas perguntas, tente encontrar as respostas delas a partir de outras fontes.
-
Visualize. Pense na história lida como se ela fosse um filme. Crie uma boa imagem mental dos personagens e do ambiente e tente ver a história se desenrolando no tempo e no espaço. Identifique e descreva o que está acontecendo criando sketches, diagramas ou desenhos.
-
Crie conexões. Pergunte-se se há algo na história que possa ser relacionado à sua vida. Há alguém conhecido que pareça algum personagem do livro? Você passou por experiências semelhantes? Você aprendeu alguns dos conceitos discutidos no livro na escola, em casa ou através de experiências pessoais? O estilo da história lembra um estilo que já foi lido antes ou um filme/programa de televisão assistido? Escreva quaisquer semelhanças que lhe vierem à mente e use-as para compreender o texto.
-
Reconte a história. Um jeito útil de garantir que algo lido faz completo sentido é conversar sobre o tema com outra pessoa. Assim que você terminar um parágrafo, artigo, conto ou capítulo, resuma-o com suas próprias palavras. Escutar a si mesmo em voz alta e descobrir se o ouvinte tem perguntas pode indicar falhas na sua compreensão. Pode ser preciso reler o texto para obter maior clareza.Publicidade
-
Procure núcleos de alfabetização. Sua comunidade local pode oferecer cursos gratuitos de alfabetização. Procure a universidade mais próxima ou sua secretaria de educação para maiores detalhes.
-
Contate seu bibliotecário local. Muitos bibliotecários fornecem programas de letramento gratuitos que juntam aprendizes em pequenos grupos com um tutor especializado. Esses programas não possuem custos e são oferecidos regularmente. Portanto, você não tem de esperar por certa data para começar as aulas.
-
Explore serviços comunitários. Verifique igrejas, escolas públicas e outros grupos comunitários para ver se eles patrocinam um programa de letramento ou se eles podem reunir você com alguém que queira ajudá-lo a melhorar suas habilidades de leitura.
-
Examine-se para saber se você possui deficiências de aprendizado. Pode ser que você tenha dificuldades em aprender a ler por sofrer de uma deficiência de aprendizado. Por exemplo, dislexia, uma deficiência de aprendizado caracterizada pela dificuldade em interpretar relações espaciais ou integrar informações auditivas e visuais. É a deficiência mais comum e afeta pelo menos 10% da população mundial. [1] X Fonte de pesquisa Ter uma deficiência de aprendizado não indica que você jamais aprenderá a ler; você precisará de ferramentas especiais ou processos adaptados para aprender.Publicidade
Dicas
- Leia materiais que você deseja ler. Se você se interessar por esportes, leia sobre eles. Leia sobre animais caso se interesse por eles.
- Se você estiver lendo esse artigo para um amigo ou membro da família, lembre-se de que a leitura, especialmente no início, pode ser difícil. Apoie seu parceiro.
- Lembre-se de que aprender a ler é um processo. Seja paciente consigo e comemore até mesmo o menor progresso obtido.
- Adapte suas instruções de leitura para si. Você precisa de letras maiores para ler claramente? Precisa de pausas?
Publicidade
Avisos
- Abordagens com “palavras completas” para as aulas de leitura podem parecer promissoras, mas estudos demonstram que os métodos fonéticos são superiores.
Publicidade
Referências
- ↑ http://athome.readinghorizons.com/research/dyslexia-information.aspx
- http://www.statisticbrain.com/number-of-american-adults-who-cant-read/
- http://www.readinga-z.com/more/reading_strat.html
- http://www.pbs.org/parents/education/reading-language/reading-tips/phonics-basics/
- http://readingwithcolor.com/files/vowelcons.htm
- http://www.homework-help-secrets.com/learning-to-read.html
- http://www.cal.org/caela/esl_resources/digests/read.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 132 268 vezes.
Publicidade