Baixe em PDF Baixe em PDF

Na terceira série, as crianças normalmente aprendem a multiplicar até 12. Isso os ajuda pelo resto de suas vidas, por isso é muito importante. Como tornar isso mais interessante e memorável? Talvez não ajude dizer que eles usarão essa habilidade básica para o resto de suas vidas, mas uma brincadeira divertida certamente fará seus cérebros memorizarem. Quando isso é feito da forma correta, pode ser algo onde eles se excederão e se divertirão.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Torne o processo divertido e fácil

Baixe em PDF
  1. Os alunos da terceira série terão mais facilidade estudando com tabelas. Ela apresenta todas as informações de uma só vez. No início, deixe que trabalhem olhando para a tabela. Eles podem seguir as linhas e colunas até encontrarem as respostas. [1] Com o tempo, isso provavelmente irá levá-los a memorizar sem nem mesmo tentar fazer isso.
    • Depende de você a quantidade de fatores a serem apresentados. Talvez uma tabela de multiplicação até 6 seja tudo o que você quer apresentar por hora. No entanto, caso tenha um grupo particularmente brilhante de crianças, talvez seja possível apresentar uma tabela que siga até 12.
  2. [2] Mostre que 2 x 3 é exatamente a mesma coisa que 2 + 2 + 2, ou 3 grupos de 2. Isso torna tudo menos intimidante, já que eles já sabem como somar.
    • Enfatize que a multiplicação é um atalho . Por exemplo, escreva o número 2 cinco vezes e some-os, para obter 10. Em seguida, mostre que 2 x 5 é, na realidade, a soma de 2 por cinco vezes. Normalmente, quando os alunos aprendem que há um atalho, passam a usá-lo.
    • Deixe-os usarem suas tabelas de multiplicações primeiramente. Então, afaste-os delas gradualmente. Os alunos com maior aptidão para matemática ficarão rapidamente entediados com elas, portanto dê problemas mais difíceis a eles, se necessário. Os alunos que não compreenderem tão rapidamente, apreciarão a muleta e o fato que você se importa o suficiente para ajudá-los a compreender.
  3. No Reino Unido, são populares o "Numicon", que apresentam os números de 1 a 10 em blocos com tais número de orifícios, e as varetas "Cuisenaire". No entanto, você pode usar praticamente qualquer coisa que seja pequena, até mesmo alimentos. [3]
    • Por exemplo, caso você tenha 3 copos, e cada copo tenha 4 lápis dentro, há então um total de 12 lápis. Mostre aos alunos que o número de lápis em cada copo soma para um total do número de copos multiplicados pelo número de lápis contidos dentro deles. Ilustre a conexão entre a matemática que eles já aprenderam a matemática que eles estão aprendendo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Ensine a matemática

Baixe em PDF
  1. Você deve começar com 3, pois eles provavelmente têm aprendido com 1 e 2 desde a primeira série. No entanto, caso precisem de um pontapé inicial mostrando como é simples, considere retroceder para esses números. Dito isso, não há muito que possa ser feito com 1. Tente sentir o nível do grupo com o qual você está trabalhando. Eles estão prontos para o quê?
    • Comece com 3 x 2. Coloque três feijões em cada uma de suas duas mãos. Explique que 3 x 2 é o mesmo que dois grupos de 3, ou 3 + 3. Quantos grãos estão lá? Agora, e se você tivesse um aluno que viesse e segurasse feijões com você, em sua mão direita? Quantos grãos teria? Qual seria essa equação?
  2. Assim que eles entenderem o conceito básico, esses números essencialmente serão a mesma coisa. É uma combinação de habilidades de matemática, adição e memorização mecânica. Continue usando blocos, feijões, varetas ou qualquer outro utensílio que esteja usando para ilustrar os agrupamentos e os números.
    • Muitos professores gostam de testes de tempo. Você também pode transformar isso em uma brincadeira, criando equipes, usando fichas de estudo e fazendo eles competirem em corridas até a lousa. Lembre-se de trabalhar em ambos os sentidos – ou seja, 4 x 7 e 7 x 4.
  3. Na verdade, existem muitos truques para o nove. Diga que se eles já sabem as dezenas e conseguirão fazer isso. Aqui estão duas ideias:
    • Se 10 + 10 é vinte, subtraia dois de vinte, e você tem dezoito! Vamos tentar uma equação maior, como por exemplo 10 x 4 = 40. Subtraia um grupo de 4 e você tem 36, ou 9 x 4. 10 x 5 é 50, mas subtraindo um grupo de cinco , você tem 45, ou 9 x 5. Basta subtrair um grupo do número que não seja dez, e essa é a resposta para multiplicações com nove. [4]
    • Ensine um truque de mão simples. Primeiramente, coloque dez dedos à sua frente. Em seguida, pegue qualquer número que precisar multiplicar por nove e conte em seus dedos. Portanto, caso esteja multiplicando 9 x 7, conte os dez dedos da esquerda para a direita e ao chegar ao sétimo dedo, dobre-o para baixo. Então, você tem a resposta! Você terá seis dedos à esquerda e três dedos à direita (o sétimo dedo dobrado para baixo separa os dois números diferentes). Dessa forma, com seis dedos à esquerda e três à direita, sua resposta é 63! Isso funciona com qualquer número dividido por 9 (basta substituir o 7 neste exemplo pelo número que você estiver multiplicando por 9). É um truque fácil de dominar para um dos números inteiros mais difíceis de memorizar na multiplicação.
  4. Não dê muita atenção ao 10, porque provavelmente eles já aprenderam o número, ou conseguem ver como é simples – basta adicionar um zero. Mas quando se trata de 11, lembre-os de que, se 10 x 5 é 50, então 11 x 5 é 55. [5]
    • 12 é o lugar onde muitos professores param quando se trata de aprendizado básico da multiplicação. No entanto, caso queira dar um desafio à eles, siga até 20. Não tem problema se eles diminuírem a velocidade conforme os problemas ficarem mais e mais difíceis. Mas conforme a dificuldade dos problemas aumenta, tente torná-los mais divertidos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Ajude as crianças com dificuldades de aprendizado

Baixe em PDF
  1. A forma padrão para ensinar multiplicação é a memorização, a qual apenas algumas crianças têm facilidade – e é discutível se isso pode ser classificado como aprendizado, de qualquer maneira. Torne o processo o mais interativo possível. Use os dedos das mãos e dos pés, blocos, um ábaco, o que tiver em mãos. Torne o projeto divertido, e não algo desencorajador.
    • Por favor, não constranja as crianças, fazendo-as recitar em frente à classe – isso nunca melhorará sua memória, mas irá desligá-los para sempre da matemática e criará uma desigualdade desagradável entre os alunos.
  2. Com este método, os alunos precisam saber como pular a contagem, que é essencialmente o mesmo que a multiplicação. Por exemplo, pular a contagem por múltiplos de 4 funciona da seguinte forma: 4, 8,12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40. 3 x 4 = pular a contagem por 4, três vezes: 4, 8, 12.
    • Um exemplo mais difícil? 6 x 7 = pular a contagem por seis vezes 7: 7, 14, 21, 28, 35, 42. A resposta é 42. A melhor maneira de aprender a pular contagem é através de músicas ou outros dispositivos mnemônicos. Pular a contagem por múltiplos é também o principal método para multiplicar números de um apenas dígito por sistemas de matemática corretivos, como o Simple Math ou Touch Math.
  3. Aqui está uma ideia: use uma bola de praia (ou duas). Use uma caneta preta permanente e divida a bola ao meio na horizontal. Fazê-lo criará 12 seções. Usando a mesma caneta, enumere as seções de 0 a 11 aleatoriamente. Aqui está como brincar:
    • Você escreve um número de 1 a 10 na lousa (de preferência o número que você estiver trabalhando em sala de aula).
    • Qualquer criança na sala deve jogar a bola para outra criança. Esta deve dizer imediatamente o número em que seu polegar direito estiver por cima.
    • As duas crianças devem competir, na tentativa de ser o primeiro a dizer a resposta, multiplicando o número na lousa pelo número dito pela criança que pegou a bola.
    • O vencedor continua o jogo, jogando a bola para outra criança. Peça para que a criança jogando a bola diga o nome da criança para quem irá jogá-la agora. Isso elimina uma corrida louca onde todos correm para pegar a bola.
    • Dica de profissional? Deixe a bola levemente vazia. É mais fácil para alunos da terceira série pegarem a bola e não causar um caos saltando por toda a sala.
  4. Em vez de dizer "quatro vezes três é...?" tente dizer, "quatro multiplicado por três, é ...?" Tente ressaltar que o processo de multiplicação é pegar um número e adicioná-lo pelo número de vezes que a multiplicação estiver sendo feita. Você simplesmente está dizendo isso de uma maneira as crianças compreendam mais facilmente.
    • Assim que eles compreenderem, mude a forma como você dita o problema, e quais problemas pergunta à eles. Faça isso de forma aleatória, e não seguindo um padrão. As crianças são como esponjas quando se trata de aprendizado, se você torná-lo interessante.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 72 103 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade