Baixe em PDF Baixe em PDF

Todo mundo já ficou um pouco em pânico depois que o professor de alguma disciplina da escola ou faculdade anunciou a data de uma prova importante... É normal: afinal, esse tipo de avaliação serve para medir o conhecimentos dos alunos. A boa notícia é que só de abrir este artigo você já está aumentando as suas chances de tirar dez! Coloque as dicas abaixo em prática e o seu desempenho vai ser muito melhor, não importa quanto tempo falta até a data marcada.

1

Aprenda a fazer boas anotações em sala de aula. [1]

Baixe em PDF
  1. Compre um caderno exclusivo para a disciplina e anote tudo o que for importante: datas, conceitos, fatos, exercícios e por aí vai. Fique ainda mais de olho no que o docente repetir, escrever na lousa ou destacar.
    • Use tópicos e símbolos para dinamizar as anotações e não perder nenhuma informação. Só não encha o caderno de rabiscos incompreensíveis!
    • Tente criar um mapa conceitual com os conceitos e as ideias centrais de cada disciplina. [2]
    • Peça ajuda a um colega ou mesmo ao professor depois da aula se você não entender alguma coisa específica.
    Publicidade
2

Pergunte ao professor o que deve esperar da prova. [3]

Baixe em PDF
  1. Diga que está confuso e pergunte o que deve estudar. Dependendo do caso, talvez ele fale até que tipos de perguntas vão estar na avaliação (fechadas, abertas etc.). Lembre-se de que ele torce pelo sucesso de todos os alunos e não vai se recusar a ajudar ninguém que estiver em apuros.
    • O professor pode até passar guias de estudo ou simulados para que você entenda melhor como vai ser a estrutura da prova.
3

Revise a matéria todos os dias. [4]

Baixe em PDF
  1. Reserve um tempo em que dê para se concentrar, organize os seus materiais e faça exercícios. Leia tudo com atenção, sobretudo se houver muitos termos, conceitos e fórmulas específicos.
    • Faça anotações até nos textos que você ler para a prova. Eles vão quebrar um galho danadona hora da revisão.
    Publicidade
4

Concentre-se nas partes da matéria que você não domina. [5]

Baixe em PDF
  1. Passe os olhos pela apostila e o caderno da disciplina na hora da revisão e busque as partes com as quais você está menos familiarizado. Enquanto isso, anote datas, nomes, conceitos e outros detalhes que possam ser relevantes.
    • Faça cartões de consulta com a matéria que vai cair na prova e use-os na revisão todos os dias. Conforme avança, coloque os cartões que despertarem dúvidas no topo da pilha para voltar depois.
    • Passe a tirar um ou dois dias de folga entre as revisões quando você se acostumar à matéria. Veja se as informações ainda estão frescas na sua cabeça após esse período.
5

Faça simulados. [6]

Baixe em PDF
  1. Tente responder aos exercícios deles como se estivesse fazendo a prova para valer: marque o tempo em um cronômetro e não consulte as suas anotações. Dê uma olhada no gabarito quando terminar e veja quantas você acertou. Por fim, separe as questões em que teve dificuldade para estudar mais a fundo.
    • Fazer simulados ajuda a eliminar parte do estresse no dia da prova em si, já que você vai estar mentalmente preparado para o desafio.
    • Crie um simulado por conta própria se você não achar nenhum legal para baixar na internet! É só pegar as listas de exercícios da apostila como base e formular questões de cabeça.
    Publicidade
6

Descreva conceitos importantes com as suas próprias palavras. [7]

Baixe em PDF
  1. Ponha o nome de uma das matérias do seu caderno ou da apostila em uma folha de papel. Depois, liste todas as informações das quais consegue se lembrar sobre esse tema para saber o quanto o compreende. Caso não seja muita coisa, volte a consultar os materiais de apoio.
    • Faça uma pesquisa sobre o que você anotar e veja se está tudo certo. Pode ser que alguma informação precise ser corrigida.
    • Anote essas informações como se outra pessoa fosse ler. Talvez você entenda melhor o conteúdo desse jeito.
7

Crie um grupo de estudos. [8]

Baixe em PDF
  1. Estudar em grupo é uma ótima tática, já que os membros podem tirar dúvidas e discutir certas matérias difíceis uns com os outros. [9] Marque encontros periódicos em um lugar tranquilo e sem distrações, como a biblioteca ou a casa de alguém. Fale das suas dificuldades, mas ouça também o que os colegas têm a dizer. [10]
    • Crie um guia de estudos para o grupo a partir de alguns exercícios da apostila ou da internet.
    • Organize um sistema em que cada membro do grupo explique uma parte da matéria aos colegas.
    • Faça intervalos de dez minutos durante os encontros para relaxar e jogar conversa fora com os colegas. O cérebro também fica cansado!
    Publicidade
8

Descanse bastante na noite anterior à prova. [11]

Baixe em PDF
  1. Por sorte, é fácil evitar que isso aconteça: não coma nada pesado e nem consuma cafeína logo antes de ir dormir na noite anterior, reduza o uso do celular e de outros aparelhos eletrônicos (pois a luz emitida pelas telas pode afetar o seu sono) e deixe o quarto bem escuro. [12]
    • Medite ou leia um livro para relaxar se a sua cabeça estiver a mil na hora de dormir.
9

Tome um café da manhã caprichado. [13]

Baixe em PDF
  1. Mas ele fica ainda mais indispensável em momentos de concentração! Coma uma banana ou outra fruta e amêndoas ou tome iogurte para ter energia mental durante a manhã. Até comer uma maçã 30 minutos antes da prova já ajuda bastante! [14]
    • Adote uma alimentação balanceada e rica em frutas e vegetais. Isso vai melhorar a sua concentração durante qualquer prova. [15]
    Publicidade
10

Acredite no seu potencial e faça afirmações mentais positivas. [16]

Baixe em PDF
  1. É muito melhor pensar coisas como "Eu me preparei para a prova e vou tirar azul" ou "Eu sei que sou inteligente e tenho condições de mandar bem". Isso vai elevar a sua autoconfiança e diminuir o seu nervosismo no momento da verdade.
    • Não fale de coisas negativas com os seus colegas, como dizer que está nervoso ou que acha que não estudou o suficiente.
11

Passe os olhos em toda a prova antes de começar. [17]

Baixe em PDF
  1. Portanto, dê uma olhada em todas as questões e veja como elas estão organizadas. Fique atento principalmente aos exercícios abertos e discursivos, que são mais demorados de fazer. Só depois disso comece a escrever de fato.
    Publicidade
12

Leia cada enunciado com atenção antes de responder. [18]

Baixe em PDF
  1. Leia bem o texto, pense na resposta que você acha correta e só então dê uma olhada nas opções (se é uma questão de múltipla escolha) para ver se alguma delas combina com o resultado que passou pela sua cabeça.
    • Levante a mão e fale com o professor se você não entender o enunciado de alguma questão. Quem sabe a sua dúvida não é a mesma de algum outro colega?
13

Comece a fazer a prova pelas questões mais fáceis. [19]

Baixe em PDF
  1. Tente encontrar palavras-chave ou termos mais importantes nos enunciados e nas alternativas para ver se você está familiarizado com o conceito. Quando tiver certeza, marque a resposta de cara para não perder mais tempo. Por outro lado, não se desespere se você ainda ficar na dúvida: pule essa questão por enquanto e volte a ela depois de terminar as demais. [20]
    • No geral, a alternativa correta em questões de múltipla escolha são as que estão gramaticalmente corretas ou têm termos em comum com o enunciado.
    • Desconfie de termos absolutos, como "sim", "não", "nunca", "sempre", "somente" e afins. [21]
    Publicidade
14

Revise as suas respostas quando você terminar. [22]

Baixe em PDF
  1. Sendo assim, revise todas as suas respostas depois de terminar, faça alguns testes, mude as que estiverem erradas e finalmente entregue o gabarito ou a avaliação ao professor.
    • Muitos professores dão pelo menos parte da nota quando veem que o aluno tentou responder à questão, mas chegou à conclusão errada.

Dicas

  • Não se desespere se os seus colegas terminarem a prova antes de você. Responda no seu próprio tempo, não importa a velocidade dos outros.
  • Converse com o professor se você tiver muita dificuldade na aula e precisar de ajuda.
Publicidade

Avisos

  • Nunca cole em nenhuma avaliação! Você vai sofrer consequências sérias se for pego.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 74 968 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade