Baixe em PDF Baixe em PDF

Os figos são frutas populares que são comidas frescas ou secas e incluídas em conservas e pães. Os figos surgem nas figueiras e requerem clima quente e muito sol. As figueiras crescem até ficarem bem grandes, então exigem muito espaço para florescer e ganhar forma.

Método 1
Método 1 de 2:

Preparação

Baixe em PDF
  1. Existem muitos tipos de figos disponíveis no mercado, mas há alguns mais comuns que são muito populares por sua resistência. Procure os figos que crescem melhor em sua região. Tenha em mente que os figos vêm em cores variadas, em tons que variam entre púrpura, verde e marrom. Cada tipo de figo normalmente também amadurece em uma época diferente do ano. [1]
    • Visite um viveiro local ou ligue para uma agropecuária para obter figos apropriados para sua região.
    • Figos crescem melhor em áreas quentes, tropicais e desérticas, então a maior parte das variedades de figos será capaz de crescer nesses ambientes. Somente algumas poucas espécies podem crescer em lugares cujas temperaturas caem abaixo de 4 °C.
  2. Em geral, os figos devem ser plantados em meados da primavera. Uma jovem figueira vai demorar até dois anos para produzir seu primeiro fruto, mas normalmente os figos amadurecem no final do verão e no início do outono. A poda também deve ocorrer no verão, o que é atípico para algumas outras árvores de fruta populares.
  3. Como as figueiras são tão sensíveis ao calor e também exigem manutenção a massa de raízes, geralmente é mais fácil plantá-las em um vaso. Desta forma, eles podem ser movidos para áreas mais quentes e suas raízes podem ser facilmente mantidas. No entanto, você pode escolher plantar seus figos ao ar livre com as condições adequadas. Encontre uma localização numa encosta virada para sul com sombra mínima e muita drenagem.
  4. Apesar de figueiras não serem particularmente exigentes quanto às condições do solo, elas prosperam com algumas pequenas alterações. Em geral, figueiras crescem melhor no solo ligeiramente arenoso e com um pH próximo a 7 ou logo abaixo (mais alcalino). Adicione um pouco de fertilizante ao solo em uma mistura de 4-8-12 ou 10-20-25. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Plantando a figueira

Baixe em PDF
  1. Use uma espátula pequena ou as mãos para cavar um buraco para a figueira. Faça um buraco grande o suficiente para a massa de raízes caber e profundo o suficiente para que cerca de 2-5 centímetros da base do tronco fique coberto de solo.
  2. Retire a planta do recipiente e coloque-a cuidadosamente de lado. Use um par de tesouras de jardinagem para cortar as raízes em excesso em torno das bordas, pois elas reduzem a produção de frutos. Em seguida, coloque a massa de raízes no buraco e espalhe as raízes cuidadosamente para longe do tronco. Preencha as áreas abaixo e ao redor da árvore com o solo e bata no solo para que ele fique uniforme e firme. [3]
  3. Para ajudar a sua árvore recentemente plantada a se ajustar, regue bastante por alguns dias. No entanto, geralmente os figos não gostam de muita água, então dê à sua árvore uma quantidade moderada de água uma a duas vezes por semana após o plantio.
  4. Se você plantou sua figueira ao ar livre, é importante que você mantenha o solo e o terreno onde a planta está crescendo. Retire quaisquer ervas daninhas que você achar e reabasteça o solo com adubo a cada quatro ou cinco semanas. Além disso, aplique entre 10 a 15 cm de folhas em torno do tronco da árvore, cobrindo o solo uniformemente.
    • Colocar folhas no verão vai preservar a umidade. Já no inverno, isso protegerá os figos do frio e geada.
  5. Pode sua figueira no verão do segundo ano, pois não é necessário podá-las durante seu primeiro ano de crescimento. Pode os ramos até ficar quatro galhos fortes, que liderarão na produção de frutas. Depois que a árvore amadurecer, pode em toda primavera antes que os figos cresçam.
  6. Colha os figos da árvore quando eles estiverem completamente maduros, pois eles não vão continuar a amadurecer após a colheita (como pêssegos). Um figo maduro vai estar um pouco mais macio, e curvo no pescoço. A cor de um figo maduro irá variar dependendo da variedade que você tiver, pois os figos vêm em muitas cores diferentes. Retire a fruta da árvore delicadamente para evitar machucar o figo.
    • Use luvas ao colher seus figos, pois a seiva da árvore (liberada durante a colheita) é um irritante de pele natural. [4]
    Publicidade

Dicas

  • Evite o uso de adubo com muito nitrogênio.
  • Colha a fruta madura prontamente para evitar atrair insetos e outras pragas.
  • Os figos secos podem ser preparados deixando eles ao sol por quatro ou cinco dias, ou colocando eles em um desidratador por 10 a 12 horas. Figos secos duram por seis meses.
Publicidade

Avisos

  • Lembre-se de usar luvas durante a poda ou colheita de figos. A seiva que emana de figueiras pode irritar a pele.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 96 048 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade