Baixe em PDF Baixe em PDF

A sálvia ( Salvia officinalis ) é uma planta perene e muito resistente que dá flores lilás, rosa, azuis ou brancas. É muito fácil de plantar e necessita só de três condições básicas: muito sol, uma boa drenagem e boa circulação de ar. De um sabor aromático e levemente amargo, pode ser usada para temperar frango, coelho, porco ou peixe, ou ainda em pães recheados. Se quiser aprender como cultivar a sálvia, siga os passos a seguir.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Plantando a sálvia

Baixe em PDF
  1. Você pode usar diversos métodos de plantio. Se é a sua primeira tentativa, pode plantar sementes – que podem ser um pouco mais difíceis de “pegar” – ou comprar já a plantinha de sálvia na floricultura e transplantá-la para o jardim ou um vaso de cerâmica.
    • No entanto, se você já tiver uma planta mãe, pode utilizar técnicas de poda e alporquia para gerar outras mudas.
  2. . A sálvia cresce bem em solos argilosos bem drenados e ricos em nitrogênio, com pH entre 6,0 e 6,5.
    • Se o solo for muito argiloso, pode ser recomendável misturar um pouco de areia e material orgânico para arear melhor a terra e auxiliar na drenagem.
    • A sálvia cresce melhor se plantada próxima a outras ervas aromáticas perenes com preferência por solos mais granulosos, como o tomilho, o orégano, a manjerona e a salsinha.
  3. Após preparar o solo, é possível plantá-la no solo ou em vasos; também pode-se escolher entre as sementes ou as mudas.
    • Se estiver transferindo a Sálvia do vaso para o solo, então mantenha a nivelação igual a que estava no vaso.
    • Se optar pelas sementes, plante-as no fim da primavera (preferencialmente em um recipiente). A profundidade deve ser de 3 mm, com cada semente espaçada por 60 a 80 cm e elas levarão de 10 a 21 dias para germinar.
  4. Quando as plantinhas estiverem ainda pequenas, borrife-as com água para manter o solo úmido.
    • Porém, quando estiverem bem desenvolvidas, regue-as somente quando sentir a terra seca ao redor da planta.
    • Em algumas regiões onde o clima é mais chuvoso pode não ser necessário regar a sálvia, pois ela absorverá toda a água de que precisa das chuvas.
    • A sálvia é muito resistente aos períodos de seca.
  5. De preferência, a planta de sálvia deve crescer com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia, mas em regiões extremamente quentes um pouco de sombra pode ser ideal.
    • Se a sálvia for mantida na sombra por muito tempo, corre o risco de crescer muito fininha e não ter força para se sustentar. Portanto, se quiser que cresçam dentro de casa onde não pega muito sol, o ideal é colocar lâmpadas fluorescentes a cerca de 5 a 10 cm das plantas.
    • Melhor ainda seria usar lâmpadas específicas para estufas internas, que devem ser colocadas a uma distância entre 60 e 120cm acima das plantas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cultivando a sálvia

Baixe em PDF
  1. Pode os ramos mais antigos e lenhosos no começo da primavera, depois de passado o frio e antes que novos brotos comecem a nascer. Pode mais ou menos um terço de cada galhinho.
  2. Mofo é um dos únicos problemas que você poderá encontrar na cultivação da sálvia. Pode ser evitado com um controle regular da planta principalmente em dias mais quentes e úmidos e desbastando-a regularmente para permitir uma boa circulação de ar.
    • Você pode tentar cobrir a terra em volta da planta com pedrinhas, o que ajuda a umidade a evaporar mais rapidamente.
    • Se observar a formação de bolor, tente borrifar um pouco de óleo horticultural ou spray de súlfur.
  3. A sálvia não costuma ser uma alvo para pragas, mas de vez em quando você poderá encontrar alguns tipos de ácaros, tripes ou cercopoideas. Se notar alguma praga, tente primeiro um pesticida natural (como o piretro).
  4. Depois de uns três ou cinco anos, a planta de sálvia ficará mais lenhosa e irregular e precisará ser substituída. Você pode começar do zero com outra planta ou novas sementes ou então usar a planta mãe para fazer outras mudas através de poda ou alporquia.
    • Alporquia : curve um galho da planta de sálvia em direção ao solo. Utilize um pedaço de arame para fixá-lo à terra, enterrando uma pequena parte a cerca de 10cm da ponta do ramo. Depois de aproximadamente quatro semanas algumas raízes começarão a crescer. Então você pode cortá-lo e transplantar a nova muda para outro lugar.
    • Poda : corte mais ou menos 8cm de ramo de uma planta de sálvia. Tire as folhas da extremidade de baixo. Molhe as pontas em um hormônio para estimular o crescimento de raízes (como a auxina) e então coloque-as na terra. Aguarde cerca de 4 ou 6 semanas até que novas raízes se formem e então transplante as mudas para um vaso e depois para o jardim.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Colheita da sálvia

Baixe em PDF
  1. Faça uma colheita leve no primeiro ano, retirando as folhas à medida em que precisa delas.
    • Nos anos seguintes, pode colher sálvia durante o ano todo, cortando ramos inteiros da planta. O melhor período é logo antes da floração, normalmente na metade do verão.
    • Se você mora em regiões onde o inverno é mais rigoroso, faça uma colheita generosa mais ou menos dois meses antes do frio. Desta forma, os brotos novos têm tempo de crescer antes do início do inverno.
  2. A sálvia é uma das únicas ervas aromáticas cujo sabor aumenta de intensidade quando é seca. No entanto, a secagem precisa ser feita rapidamente para evitar a formação de um gosto de mofado.
    • Para secar a sálvia, amarre um maço de raminhos e pendure-o de cabeça para baixo em um local fresco e bem ventilado sem exposição solar direta.
    • Quando estiverem secas, armazene as folhas (inteiras ou em pedaços) em um recipiente vedado hermeticamente.
  3. Além do uso como erva aromática na culinária, a sálvia pode ser usada em pot-pourris para perfumar ambientes ou sabão caseiro, por exemplo.
    Publicidade

Dicas

  • A sálvia atrai abelhas e ajuda a repelir alguns tipos de borboleta nocivos para a horta, como a borboleta branca da couve.
  • A planta da sálvia tem em média de 60 a 90 cm de altura e aproximadamente 60 cm de largura.
  • Os problemas mais comuns que você poderá encontrar na sua planta de sálvia são o apodrecimento de raízes (normalmente por conta de terrenos mal drenados), folhas murchas, podridão ou bolor.
  • Algumas pragas mais comuns são lesmas , cercopoideas, moscas brancas, ácaros e cochonilhas.
Publicidade

Avisos

  • Cuidado ao usar pesticidas se você pretende comer a sálvia.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 84 566 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade