Baixe em PDF Baixe em PDF

A spirulina é uma espécie de cianobactéria que contém muitos nutrientes: proteínas, antioxidantes, diversas vitaminas e minerais. [1] Ela é um organismo simples que pode se desenvolver facilmente na água morna. Entretanto, como pode absorver toxinas do meio em que se encontra, algumas pessoas preferem cultivar a própria spirulina em casa, em condições seguras e controladas. Outras simplesmente preferem o sabor e textura da spirulina fresca. Assim que tiver os materiais certos para começar o cultivo, não precisa se preocupar tanto, já que a colônia se desenvolve por conta própria.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Juntando os materiais

Baixe em PDF
  1. A maior parte dos produtores domésticos considera aquários de tamanho padrão um bom espaço para o cultivo. Um aquário desse tamanho comporta quatro colônias completas de spirulina.
    • Dá para fazer o cultivo em aquários maiores ou até mesmo em tanques ou piscinas ao ar livre (caso você more em um local de clima quente). No entanto, é mais fácil cuidar da cultura em aquários pequenos.
  2. Uma colônia de spirulina pode parecer densa, mas é basicamente composta de água. Quando estiver pronta para ser consumida ou utilizada, é preciso espremê-la para retirar o excesso de água. Para um produtor doméstico que só precise de uma quantia pequena por vez, um pano fino ou uma peneira dão conta do recado. Além disso, use uma concha para colher a quantia desejada.
    • Se quiser colher uma quantidade grande para desidratar, compre vários panos finos ou uma peneira grande para facilitar.
  3. O cultivo de spirulina na água pura pode não dar grandes resultados. Para conseguir uma colônia farta, adicione minerais específicos à água. Não precisa ser um especialista: é possível comprar minerais para alimentar a colônia em lojas de produtos naturais e orgânicos ou na internet. Algumas opções são:
    • Bicarbonato de sódio.
    • Sulfato de magnésio.
    • Nitrato de potássio.
    • Ácido cítrico.
    • Sal.
    • Ureia.
    • Cloreto de cálcio.
    • Sulfato de ferro.
    • Sulfato de amônia.
  4. Para dar início à sua própria colônia, é preciso arranjar um pouco de spirulina viva. Procure o produto na internet ou em uma loja de produtos naturais.
    • O necessário para o início do cultivo costuma ser apenas um frasco contendo a cianobactéria na água.
    • Compre a cultura somente de fontes seguras. Como ela pode absorver metais pesados ou outras toxinas, a cepa inicial deve ter uma origem confiável.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Preparando o aquário

Baixe em PDF
  1. Se possível, deixe-o perto de uma janela voltada para o norte, com muita incidência do sol. A spirulina precisa de luz e calor em abundância para crescer. [2]
    • Alguns produtores utilizam lâmpadas artificiais, mas o resultado sempre é melhor com luz natural.
  2. O termo técnico para o local onde a cianobactéria prolifera é "meio", mas, na verdade, o meio se trata apenas da água do aquário com os minerais adicionados. Encha o aquário de água filtrada e adicione a mistura de minerais de acordo com as instruções da embalagem. [3]
    • É possível usar água da torneira desde ela seja filtrada.
    • Se a água for clorada, é preciso tirar o cloro usando filtros encontrados em lojas de artigos para aquários.
  3. O ideal é que a água fique a uma temperatura média de 35 °C, sendo que acima dos 38 °C já e quente demais. Use um termômetro de aquário para garantir.
    • A spirulina pode tolerar temperaturas mais baixas e sobreviver, mas ela se dá melhor em um meio mais quente.
    • Se a água ficar muito fria, é possível utilizar um aquecedor para aquário, encontrado em lojas específicas. [4]
  4. Siga rigorosamente as instruções do frasco, que costumam ser simples. Em geral, basta colocar de ½ a ¾ do frasco na água do aquário para iniciar a cultura. [5]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando da colônia de spirulina

Baixe em PDF
  1. No início, ela é mais rala, mas com o passar do tempo fica mais espessa e expande. Na maior partes da vezes, não é preciso fazer nada além de deixar a colônia crescer! [6]
    • Se ela não estiver se desenvolvendo, teste o pH da água, que deve estar por volta de 10 quando a spirulina estiver pronta para a colheita. Se o pH estiver errado, adicione mais minerais.
    • Compre um kit para testar o pH em lojas de artigos para aquários ou na internet.
  2. A cianobactéria precisa de oxigênio para crescer bem. Alguns produtores usam bombas de aquário para garantir o fornecimento de oxigênio, mas nem sempre isso é necessário. Para oxigenar a água, basta agitá-la de vez em quando.
  3. Depois que a colônia começar a crescer, já dá para começar a colher um pouco para o consumo. Basta pegar a quantidade desejada com uma concha! Algumas pessoas acham que uma colherada por vez é suficiente para consumi-la fresca. [7]
  4. Coloque a quantia colhida do aquário em um pano. Segure-o em cima da pia e esprema-o para retirar o excesso de água, obtendo uma pasta verde espessa. Use a spirulina fresca em vitaminas, por cima do seu prato favorito ou in natura! [8]
  5. Sempre que colher um pouco de spirulina, coloque uma pitada da mistura de minerais na água, usando a mesma medida tirada. Por exemplo, se tiver tirado 1 colher de sopa, adicione a mesma medida de minerais no meio. [9]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 19 306 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade