Baixe em PDF Baixe em PDF

Você já quis cultivar uvas? As vinhas são lindas, versáteis e uma das plantas mais antigas que o homem cultiva. Geralmente, os agricultores costumam cultivar a fruta a partir de mudas ou enxertos; contudo, se tiver muita vontade e for paciente (pois é difícil e demorado), você pode começar a sua própria plantação a partir das sementes. Leia o artigo abaixo e descubra o que tem que fazer.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo as sementes de uva

Baixe em PDF
  1. Existem milhares de opções; escolha a ideal para conseguir os resultados que espera. Faça uma pesquisa, levando o seguinte em consideração:
    • Por que você quer cultivar uvas: talvez queira comer as frutas, fazer geleia, produzir vinho ou só deixar seu jardim mais bonito. Em seguida, pense em quais variedades se adequam mais a esse objetivo.
    • As condições climáticas do local onde mora: cada variedade de uva se adéqua melhor a certas condições e áreas geográficas. Descubra quais as opções são ideais para a sua área.
    • As variações naturais entre as uvas cultivadas a partir de sementes: existem algumas diferenças genéticas até entre uvas do mesmo tipo; assim, as frutas que você cultivar podem não ser exatamente como espera. Tenha a mente aberta e prepare-se para experimentar.
  2. Depois de escolher a variedade que quer cultivar, compre as sementes em uma loja de jardinagem, floricultura, em um videiro (dependendo do local) ou de outro jardineiro.
  3. Examine-as de perto para descobrir se elas estão saudáveis e em boas condições. Aperte-as com cuidado: se estiverem boas, elas não vão amassar. [1]
    • Olhe bem para a cor das sementes: se elas estiverem saudáveis, vão ter um endosperma branco ou cinza pálido sob o revestimento externo.
    • Mergulhe-as em água. Sementes saudáveis afundam, enquanto as podres flutuam. Jogue estas fora.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Preparando as sementes para o plantio

Baixe em PDF
  1. Lave bem as sementes viáveis para tirar os resíduos de polpa e afins. Depois, mergulhe-as em um pouco de água destilada por até 24 horas. [2]
  2. Muitas sementes precisam de condições úmidas e frias para começar o processo de germinação. Na natureza, isso acontece quando elas ficam na terra fria durante épocas de temperaturas menores do ano. Você pode estratificar as sementes para simular essas circunstâncias. No caso das uvas, a melhor época é o fim de junho (início do inverno no hemisfério sul). [3]
    • Prepare um minicanteiro para as sementes. Preencha um saco hermético ou algo do tipo com um meio macio, como folhas de papel toalha molhadas ou areia, vermiculita ou musgo de turfa úmido. O musgo é a melhor opção, já que tem propriedades antifúngicas que ajudam a eliminar agentes infecciosos.
    • Leve as sementes ao minicanteiro e cubra-as com cerca de 1,3 cm do meio.
    • Leve as sementes à geladeira. A temperatura ideal para a estratificação é de 1-3 °C; assim, você pode deixar as sementinhas na geladeira (não no congelador) por dois ou três meses.
  3. No início da primavera, tire todas as sementes da geladeira e plante-as em vasos com um substrato de qualidade. Ponha uma ou várias sementes em cada vasinho (e deixe cada uma com um espaço de pelo menos 4 cm de cada lado). [4]
    • Deixe as sementes bem aquecidas. Elas precisam ficar a pelo menos 20 °C durante o dia e 15 °C durante a noite para germinar. Use uma estufa ou outra estrutura do tipo para facilitar o processo.
    • Deixe o solo úmido, mas não molhado demais. Borrife um pouco d'água sobre a superfície quando ela ficar seca.
    • Veja se as sementes estão germinando. Geralmente, sementes de uva levam 2-8 semanas para se desenvolver.
  4. Quando as mudas estiverem com cerca de 8 cm, transplante-as a vasos de 10 centímetros. Deixe-as em um ambiente fechado ou uma estufa até terem pelo menos 30 cm, com raízes bem desenvolvidas e pelo menos 5-6 folhas, para que elas cresçam bem.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Transferindo as vinhas a locais abertos

Baixe em PDF
  1. As vinhas precisam da quantidade certa de luz do sol, um solo bem drenado e algum tipo de suporte físico.
    • Escolha um local ensolarado. As uvas precisam de 7-8 horas diárias ininterruptas de luz do sol para sobreviver.
    • Separe bastante espaço: as plantas devem ficar a 2,5 m de distância umas das outras para que consigam crescer.
  2. As uvas precisam de solos bem drenados . Se tiver argila ou algo do tipo, acrescente adubo decomposto, areia ou outro produto que corrija o problema. Se preferir, use uma jardineira suspensa , feita com uma mistura de vários substratos.
    • Meça o pH do solo antes de plantar as uvas. Tipos diferentes da fruta se desenvolvem em níveis diferentes de acidez (5,5-6,0 para os tipos nativos; 6,0-6,5 para os híbridos; 6,5-7,0 para vinhas); assim, é melhor plantar em uma área com o pH adequado ou ajustar o nível de antemão. [5]
    • Se quiser cultivar uvas para produzir vinho, lembre-se de que os tipos diferentes de solo (arenosos, sedimentosos, ricos em calcário ou em argila etc.) vão afetar o sabor do produto final. [6]
  3. Duas semanas após plantar as uvas, acrescente um pouco de fertilizante 10-10-10 ao solo, ao redor da base das plantas. [7] Depois disso, repita o processo uma vez por ano a cada primavera.
  4. As vinhas precisam de treliças ou algo do gênero. No primeiro ano do vinhedo (e dois anos depois do início do processo), quando as plantas ainda estão pequenas, basta usar estacas. Conforme elas crescem, treine-as com as estruturas ideais. Amarre a ponta dos caules ao arame, para que eles possam se desenvolver nesse local. [8]
  5. As vinhas demoram até três anos para produzir frutas. Nesse período, é preciso cuidar bem e acostumar as plantas para otimizar a produção. [9]
    • No primeiro ano: observe de perto o crescimento das plantas. Escolha as mudas mais fortes e apare todas as outras. As três que restarem vão se desenvolver bem e ficar mais vigorosas.
    • No segundo ano: aplique um fertilizante de equilíbrio às plantas. Corte as flores que brotarem, ou elas vão sugar parte da energia da vinha. Corte também os brotos que crescerem debaixo dos três galhinhos principais (que escolheu no ano anterior). Pode-as corretamente. Por fim, amarre as pontas mais longas à treliça.
    • No terceiro ano: continue fertilizando e cortando os brotos desnecessários. Nesse ano, você pode deixar algumas flores na vinha e ainda conseguir algumas uvas.
    • A partir do quarto ano: continue fertilizando e podando as uvas. A partir dessa época, você pode deixar as flores na planta, se quiser.
    • Quando for podar, lembre-se de que as uvas geram frutas só depois de um ano do tratamento inicial.
    Publicidade

Dicas

  • Não espere que suas sementes gerem exatamente o mesmo tipo de uva que elas eram. Você vai se surpreender!
  • Você pode estratificar sementes de uvas por muito tempo (até anos), já que elas ficam dormentes nessas condições.
  • Se as sementes não germinarem na primeira tentativa, volte ao estado de estratificação e tente de novo na estação seguinte.
  • Se você não souber como podar as vinhas, peça ajuda a um horticulturista ou florista.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 313 611 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade