PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A dor de garganta geralmente não indica uma doença grave, mas saber disso não alivia em nada o desconforto causado pela condição. A melhor maneira de se livrar da sensação de secura, coceira ou de algo está arranhando o local é beber bastante líquido; a água é o principal, mas caldo de alho-poró, chá de camomila e de chá de mel com pimenta caiena possuem todos ingredientes benéficos que diminuem a dor e ajudam a melhorar o desconforto. Sprays e pastilhas são úteis para reduzir a dor, assim como tratamentos com vapor acalmam a irritação e o ajudarão a relaxar e dormir bem à noite. Faça o possível para ficar longe de outras pessoas para não disseminar a infecção; consulte um médico se os sintomas persistirem ou piorarem.

Método 1
Método 1 de 3:

Experimentando soluções, produtos e sprays

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse é um dos mais antigos remédios para a dor de garganta e funciona muito bem; quando houver irritação no local, as membranas ficam inchadas e inflamadas, dando a sensação de dor e que há algo “raspando”. O sal retira água das células da membrana mucosa, combatendo a irritação e aliviando o desconforto da garganta. Prepare uma solução de água salina misturando 1/2 colher de chá com sal de mesa e 1 copo d’água quente.
    • De nada adianta enxaguar a boca com a água salina; gargareje-a. Incline a cabeça para trás, de forma que a solução chegue na parte de trás da garganta (que estará inflamada). Faça o gargarejo por cerca de 30 segundos antes de cuspir.
    • Você pode gargarejar água salina até três vezes ao dia. Exagerar no uso pode acabar ressecando demais as membranas mucosas, aumentando a irritação.
  2. Esse antisséptico leve pode aliviar a irritação da garganta; compre-o em qualquer farmácia; prepare a mistura seguindo as instruções no rótulo, que geralmente recomendará a diluição de peróxido de hidrogênio (a tampinha pode servir para realizar a medição) em 1 copo d’água. Coloque a solução na boca e gargareje-a, atingindo a parte posterior da garganta. Cuspa-a após um minuto.
    • Use o produto com 3% de peróxido de hidrogênio. Analise o rótulo, já que a indicação deve estar clara no frasco.
    • O peróxido de hidrogênio possui um gosto amargo. Adicione um pouco de mel à mistura para facilitar o bochecho, se quiser. [1]
    • O peróxido de hidrogênio pode borbulhar em sua boca, o que é perfeitamente normal.
  3. Ela possui descongestionantes aromáticos (como mentol ou hortelã), que acalmam a garganta e ajudam a reduzir a tosse. Os descongestionantes são misturados com vaselina, constituindo a pomada; compre o produto em qualquer farmácia e passe-o no pescoço e peito para ajudá-lo a respirar melhor e tossir menos. [2] Outra opção é fazer uma pomada “vaporub” da seguinte forma:
    • Derreta 1 colher de sopa com cera de abelha em banho-maria;
    • Misture 1/2 xícara de óleo de coco;
    • Pingue 10 gotas de óleo de hortelã;
    • Despeje a mistura em um recipiente de vidro e deixe-a esfriar antes de aplicar.
  4. Esta é uma antiga técnica caseira para diminuir a congestão e a dor, muito útil para quem possui uma tosse profunda e sente dor até a região do peito. É dito que a mostarda moída traz calor e melhora a circulação à região do peito e garganta. Inicialmente, aplique uma pequena quantidade de mostarda com a compressa para não sofrer uma reação adversa. [3]
    • Misture 1/2 colher de chá com pó de semente de mostarda e 1 colher de sopa com farinha. Adicione água suficiente para produzir uma pasta grossa;
    • Espalhe a pasta em papel-toalha. Faça um “sanduíche” do papel-toalha colocando-o entre dois panos de prato;
    • Coloque a compressa sobre a garganta e peito, não deixando a mistura tocar na pele.
    • Deixe-a no lugar por 15 minutos ou até que a pele fique quentinha e rosada.
  5. Ambos apresentam ingredientes que auxiliam a melhorar a garganta e a abrir as passagens nasais. Procure por pastilhas com base em mel e que possuam mentol ou hortelã; outra opção é comprar esses produtos com componentes médicos, que possuem um leve anestésico, deixando a garganta dormente e aliviando a dor. [4]
  6. AINEs (anti-inflamatórios não esteroides), como ibuprofeno ou paracetamol, podem ser úteis para reduzir a inflamação que leva à irritação na garganta. É importante não tomar mais do que a dose recomendada na bula.
    • A aspirina está associada com uma condição rara, chamada de Síndrome de Reye, portanto, cuidado ao dar esse remédio a crianças e adolescentes. Uma melhor opção pode ser evitar o remédio em menos de 18 anos. A dosagem não aumenta a chance de Síndrome de Reye.
    • Crianças e adolescentes se recuperando de gripe ou catapora não devem tomar aspirina em nenhuma situação.
    • Geralmente, crianças não devem consumir esse remédio, ao menos que não haja nenhum outro disponível. Alternativas, como o Tylenol, funcionam bem.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Bebendo líquidos para acalmar a garganta

PDF download Baixe em PDF
  1. O mel é um ingrediente que deve sempre ser incluído em chás e outras bebidas que tomar enquanto estiver com irritação na garganta. Existem estudos que dão apoio a algo que as pessoas já sabem que é verdade há séculos: o mel cria uma camada de proteção que reduz a inflamação na garganta, além de ajudar a melhorar a tosse. [5] A pimenta-caiena é outro ingrediente que combate de forma muito eficaz a dor de garganta por ter capsaicina, uma substância natural das pimentas que age como analgésico. [6]
    • Prepare essa saudável bebida adicionando 1/2 colher de chá com pimenta-caiena moída e 1 colher de chá com mel a 1 xícara de água fervente. Deixe a solução esfriar e beba-a lentamente;
    • Caso tenha sensibilidade a pimentas ardidas, diminua a quantidade de pimenta moída a 1/8 da colher de chá ou menos;
    • O mel não pode ser dado a bebês com menos de um ano, já que há risco de botulismo; [7]
    • Trocar a pimenta caiena por 28 g de uísque e um pouco de limão faz com que a bebida se torne um ”hot toddy”.
  2. Pesquisas científicas demonstram que a camomila, uma erva com fragrância de flores que é utilizada há séculos, pode ser uma arma para combater dores de garganta e resfriado por possuir substâncias que combatem a infecção e relaxam os músculos. [8] Fazer algumas xícaras de chá de camomila todos os dias em que a dor de garganta estiver presente aliviará a dor e o deixará mais relaxado. Ela é ainda melhor antes de deitar, já que relaxa o corpo e o ajuda a dormir um pouco melhor.
    • O chá de camomila pode ser comprado em qualquer supermercado ou loja de produtos naturais. Analise os ingredientes e escolha uma caixa com flores de camomila puras, ou um em que a camomila é um dos principais ingredientes. Siga as instruções para fazer a bebida.
    • Adicione uma colher de mel e esprema um limão (adstringente que auxilia a desinchar tecidos) [9] ) para que o chá tenha ainda mais benefícios.
  3. O alho é um dos melhores antissépticos e antibacterianos, além de ter a capacidade de combater infecções e fortalecer o sistema imunológico. Seus benefícios medicinais ainda não possuem uma sustentação científica, mas praticantes de medicina holística recomendam que ele seja consumido para melhorar irritações na garganta e infecções respiratórias. [10]
    • Prepare um caldo de alho salgado, aliviando a irritação na garganta. Descasque 2 dentes de alho e despeje 1 xícara de água fervente sobre eles, finalizando com uma pitada de sal para que a bebida seja ainda melhor para a garganta.
    • Se o gosto de alho o agrada, os mesmos benefícios podem ser obtidos descascando um dente de alho, esmagando-o e chupando-o por alguns minutos.
    • Caso não tenha muito apreço pelo cheiro e sabor distinto do alho, tente consumir cápsulas de alho.
  4. O alcaçuz possui propriedades químicas que supostamente melhoram a dor na garganta, afinando as membranas mucosas e reduzindo o inchaço. Balas com gosto de alcaçuz não possuem concentrações tão altas de tais propriedades, mas você pode obtê-las ao preparar o chá com a raiz seca do alcaçuz. [11] A canela possui propriedades antibacterianas naturais, complementando bem o sabor do alcaçuz. [12]
    • Para fazer uma bebida deliciosa, misture 1 colher de sopa com raiz de alcaçuz e 1/2 colher de sopa com canela e 2 xícaras de água fria e, uma caçarola. Ferva a solução e deixe-a fervilhando por 10 minutos. Coe-o, depositando em uma xícara, e beba.
    • Misture um pouco de mel ou esprema limão para deixá-la mais saudável.
  5. Muito provavelmente, você já sabe que gengibre ajuda a acalmar irritação estomacal, mas poucos têm o conhecimento de que essa poderosa erva também serve para dores de garganta. Ela abre os seios da face e auxilia a limpar as narinas e garganta, além de ter propriedades anti-inflamatórias. [13] Use apenas gengibre fresco, não seco ou moído, para obter todos os benefícios.
    • Descasque e fatie cerca de 2,5 cm de raiz fresca de gengibre. Despeje em uma caneca e adicione uma xícara de água fervida sobre ela, deixando a bebida repousar por três minutos, e beba. Se quiser, você pode colocar limão, mel ou uma pitada de pimenta-caiena a gosto.
  6. . Caso esteja procurando alguma bebida saborosa para melhorar a garganta, nada melhor do que o bom e velho caldo de galinha. Estudos científicos recentes indicaram que a ideia de que ele possui componentes que auxiliam a combater infecções e abrir as vias aéreas não é mito. [14] Como é rico em nutrientes, o caldo de galinha é uma boa escolha para quem não está com fome o suficiente para ingerir alimentos mais consistentes.
    • O caldo deve ser feito “do zero” ou comprado de algum local que prepara-o com frangos bem frescos. Caldos enlatados não terão o mesmo benefício do que um com alimentos frescos.
    • Caso queira, você pode coar as partes sólidas e beber apenas o caldo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidando do corpo

PDF download Baixe em PDF
  1. Beba muita água . A água ajudará o corpo a se recuperar, deixando a garganta irritada mais hidratada. Atenha-se à água quente, que alivia a inflamação na garganta. Água fria prejudicará a recuperação.
  2. Pessoas que levantam cedo e dormem tarde devido a obrigações não dão tempo para o corpo se recuperar. Caso não queira que o problema se torne um resfriado ou gripe, é preciso separar um tempo para descansar e dormir bem toda noite.
    • Ao sentir os primeiros “arranhões” característicos da inflamação na garganta, diminua o ritmo pelo resto do dia. Ingira muitos fluidos, alimentos saudáveis e fique em casa à noite, em vez de sair.
    • Pode ser necessário faltar um dia na escola ou não ir trabalhar para que o corpo descanse. Caso não seja possível, verifique se há momentos durante o dia que você pode tirar uma soneca ou pelo menos ficar repousando por cerca de 15 minutos.
  3. O vapor da água quente deixará a garganta irritada e ressecada mais hidratada, aliviando a dor e a congestão. Se possível, respire o vapor pelo nariz e boca, deixando-o passar pela garganta e vias aéreas.
    • Ao optar por um banho quente, use ervas ou óleos essenciais para melhorar as propriedades de cicatrização. Pingue algumas gotas de hortelã ou óleo de eucalipto, combatendo a irritação da mesma forma que uma pomada “vaporub”.
    • Para conseguir inalar vapor rapidamente (sem tomar banho), feche a porta do banheiro e deixe a água correr em seu nível mais quente até que produza vapor. Fique em pé ou sente e inale-o durante cinco a dez minutos.
    • Outra opção é ferver um bule d’água no fogão. Desligue o fogo, coloque uma toalha sobre a cabeça e deixe o rosto sobre o bule, de forma que o vapor chegue abundantemente a seu nariz e garganta.
  4. Quando o ar da casa estiver seco, a garganta pode sofrer, principalmente enquanto dolorida. Os umidificadores deixam o ar mais úmido, de forma que não irrite tanto os tecidos moles e as membranas da garganta, que precisam estar hidratadas para ficar em boas condições. O umidificador pode ser ainda mais útil durante os meses de inverno, quando o ar está mais seco.
  5. Às vezes, um pouco de calor é a melhor opção do que qualquer outro remédio caseiro para aliviar a dor. Deixe que um pouco de água caia sobre um pano de prato, esprema, dobre-o e deixe-o sobre a garganta até esfriar. O calor incentiva a circulação na área para reduzir o inchaço local.
    • Cuidado para não escaldar a pele. A água não pode ser muito quente a ponto de causar dor ao aplicar a compressa no pescoço.
    • Caso prefira, use uma garrafa d’água quente para uma aplicação mais duradoura.
  6. O ambiente da casa deve estar livre de produtos químicos que possam aumentar a irritação da garganta. Ao inalar componentes e cheiros mais fortes, a garganta poderá inchar e começar a “arranhar”. O ar não deve estar infectado com os seguintes irritantes:
    • Produtos com químicos, como suprimentos de limpeza, aromatizantes de ambiente, desodorantes, velas com cheiro e outros itens perfumados pela casa;
    • Produtos de limpeza, como alvejantes, limpadores de janela e detergentes;
    • Fumaça de cigarros e outras fontes;
    • Alérgenos, como pó, pelos de gatos, pólen, mofo e qualquer coisa que saiba que causa alergia a você.
  7. A dor de garganta pode ser transmitida; o melhor a se fazer é ficar em casa para não disseminar os microrganismos. Basta um estudante com tosse, na escola, para que toda a classe fique doente!
    • Se não for possível ficar em casa, coloque uma máscara em volta do nariz em boca. Não tussa na direção de outros indivíduos e cubra a boca ao conversar perto de alguém. Tente ficar o mais distante possível de todos.
    • Mesmo durante os primeiros sinais de uma dor de garganta, não abrace ou beije outras pessoas.
  8. Ao notar que a dor de garganta não passa após alguns dias, com surgimento de novos sintomas, vá ao pronto-socorro ou consulte um otorrinolaringologista, já que pode haver mais do que um simples resfriado. Pode haver uma infecção bacteriana (estreptocócica), que o médico examinará rapidamente, ou uma contaminação viral. É fundamental ir ao hospital se houver falta de ar, e consultar um médico o mais cedo possível ao notar os sintomas abaixo: [15]
    • Dificuldade em deglutir;
    • Dor nas articulações;
    • Dor de ouvido;
    • Manchas;
    • Um caroço no pescoço;
    • Febre de mais de 38,3 °C;
    • Sangue na fleuma;
    • Amigdalas vermelhas e inflamadas, ou pontos com pus ao iluminar a parte traseira da garganta;
    • Um gosto muito ruim na boca;
    Publicidade

Dicas

  • Quando a garganta ficar dolorida por mais do que dois ou três dias, consulte um médico. Há possibilidade de inflamação na garganta, amigdalite, ou infecções estreptocócicas e de outros tipos.
  • Tome um banho quente bem longo para diminuir a tensão muscular, aumentar a circulação sanguínea e amolecer o muco na cavidade nasal e garganta.
  • Caso o nariz também esteja entupido, assoe-o com lencinhos (assoe cuidadosamente em uma narina por vez). Ficar “fungando” não ajudará a eliminar a coriza.
  • Evite açúcar, já que ele irrita a garganta quando dolorida.
  • Prepare um chá de ervas bem quente e, antes de beber, deixe que o vapor chegue até o rosto enquanto aguarda que o chá esfrie.
  • Ao tomar um banho quente, inspire um pouco do ar quente e expulse-o. Isso pode ajudar um pouco com a congestão.
  • Use um spray nasal, que é muito útil para quem sofre de gotejamento pós-nasal.
  • Descanse a voz e não converse.
  • Coma aveia quente, que deve acalmar a garganta.
  • Ingira frutas cítricas, como laranja ou romã, para obter vitamina C.
  • Pegue algumas fatias de gengibre, esmague-as para tirar o suco, e pingue algumas gotas de mel.
  • Caso sinta muita dor ao comer, tente apenas beber muita água e sucos nutritivos. O corpo precisa de líquido para combater as bactérias.
Publicidade

Avisos

  • Vá ao médico se o pescoço estiver rígido e houver dor muscular, junto ao desconforto na garganta. Você pode estar resfriado.
  • Apesar de ser um problema irritante, a dor de garganta é comum. No entanto, sofrer com dor de garganta constantemente ou ter períodos prolongados desse transtorno pode indicar algum problema mais grave. Quando a irritação persistir por dois ou três dias, vá ao médico; ele realizará uma cultura do material da garganta com um cotonete, que será analisado para verificar se há algum sinal de estreptococos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 486 241 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade