Baixe em PDF Baixe em PDF

Ter alguém que liga para você todo dia ou até mais de uma vez ao dia atrapalha suas tarefas e pode até causar estresse. Você pode acabar perdendo a paciência e gritar com a pessoa, ignorar as ligações dela ou até bloquear o número dela no seu celular, mas esse tipo de atitude causa problemas sérios (talvez até irreparáveis) no relacionamento com ela. Você terá melhores chances de manter um bom relacionamento com essa pessoa se conversar com ela sobre isso de forma calma, porém direta. Seja claro e direto e você conseguirá que ela faça menos ligações, além de fortalecer o relacionamento entre vocês.

Método 1
Método 1 de 3:

Definindo limites

Baixe em PDF
  1. Talvez ela não tenha percebido que está incomodando ao ligar todos os dias ou mais de uma vez por dia. Diga que você prefere não receber ligações com tanta frequência. Se você quer manter o contato com essa pessoa, só que não com tanta frequência, reafirme que você gosta da pessoa e que quer falar com ela regularmente.
    • Você pode dizer “Suzana, eu me importo muito com a nossa amizade, mas você fica me ligando o tempo inteiro. Não é que eu não goste de falar com você, mas tenho um monte de coisa para fazer e não tenho tempo para ficar no telefone todo dia.”
  2. Dependendo da frequência e de quando as ligações são feitas, você pode ter estresse, perda de atenção ou até dificuldade para dormir. Todas essas coisas causam impactos negativos na sua vida. Diga isso para a pessoa sem julgamentos ou jogar a culpa nela. Talvez ela não tenha noção do impacto que as ligações estão tendo na sua vida e ouvir a sua perspectiva das coisas pode esclarecer a situação.
  3. Defina limites saudáveis comunicando-se de forma clara. [1] Diga à pessoa que você gosta dela e de conversar com ela, mas as ligações constantes estão atrapalhando suas tarefas, como o seu expediente, o tempo que você passa com sua família e com outros amigos. Diga claramente quantas ligações pode dia ou por semana você acha aceitável e quais horários não são apropriados para ligar.
    • Você pode decidir, por exemplo, que não pode atender ligações durante seu expediente ou depois do horário que costuma deitar para dormir. Diga “Se você me ligar enquanto eu estou no trabalho, das 8h às 18h, eu não vou poder atender o telefone. Eu deito para dormir às 22h, então não me ligue depois desse horário, a menos que seja questão de vida ou morte.”
    • Mantenha os limites que você definiu. Se você ficar abrindo exceções às regras que definiu o tempo todo, a pessoa logo vai perceber que os limites que você colocou não valem de nada e não vai respeitar suas regras. [2]
  4. [3] Só abra exceções em emergências, como quando o carro da pessoa quebrar e ela ficar na estrada ou se for um problema de saúde dela ou de alguém próximo a ela. Se a pessoa continuar ligando em situações não emergenciais, atenda e diga rapidamente “Estou no trabalho agora e não posso falar. Ligo de volta quando chegar em casa, lá pelas 19h30” e desligue.
    • Não diga que vai ligar de volta se não pretende ligar de volta. Isso só aumenta a antecipação e ansiedade de falar com você. Esse tipo de ansiedade tende a aumentar a quantidade de ligações.
  5. Marque um horário regular que seja bom para vocês dois para se falarem e saberem como estão as coisas. Pode ser uma vez por semana ou mais de uma, dependendo do que for melhor na situação. Mesmo que isso pareça formal demais, ter um horário marcado pode aliviar muito da ansiedade de uma pessoa carente, insegura ou que se preocupa muito contigo. [4] Além disso, é uma forma de mostrar que você está disposto a dedicar um tempo à pessoa porque valoriza o relacionamento que tem com ela, mas também deixando claro que há um limite ao tempo que você pode dedicar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Ignorando ligações

Baixe em PDF
  1. Se, após fazer as coisas acima, você não vier nenhuma melhora na frequência das ligações da pessoa ou se ela ignorar os limites que você definiu, simplesmente ignore as ligações não atendendo ao telefone. No fim das contas, você precisa fazer o que é melhor para a sua vida e para não ter estresse. Retorne as ligações quando puder ou nem retorne se achar que o relacionamento é tóxico e não vale a pena ser mantido. [5]
  2. Se as ligações persistirem mesmo depois de você pedir para a pessoa não ficar ligando o tempo todo, diga que não vai mais atender às ligações. Tem gente que não percebe que suas ligações estão sendo ignoradas, e algumas pessoas vão até ligar mais frequentemente se não souberem porque as ligações não estão sendo atendidas.
    • Por exemplo, você pode dizer “Eu pedi para você não me ligar todo dia, mas você ainda está fazendo isso. Já que você não respeitou o que eu pedi, terei que parar de atender todas as suas ligações. Se eu tiver tempo, ligo para você quando eu puder.”
    • Se você não quer mais falar com a pessoa, diga isso. Por exemplo, “Eu já pedi várias vezes para você parar de ligar para mim. Eu não quero falar com você. Não vou mais atender suas ligações.”
  3. Se a pessoa continua a ligar e a frequência se tornar abusiva, você pode bloquear o número dela no seu celular para que as ligações caiam direto na caixa postal ou rastrear as ligações usando um identificador de chamadas.
    • Se a pessoa insistir em tentar falar com você por outros meios, isso pode ser algo sério. Procure a polícia se sentir que corre perigo. [6]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Distanciando-se da pessoa

Baixe em PDF
  1. As pessoas ficam grudentas quando estão inseguras sobre a relação que têm com você ou até quando estão preocupadas com alguma coisa que está acontecendo na vida delas. [7] Tire um tempo para ter uma conversa aberta e franca com ela para ver se existe algum problema que está a fazendo ligar para você com tanta frequência. Se vocês moram na mesma cidade, talvez seja mais fácil ter essa conversa cara a cara do que pelo telefone.
    • Se a pessoa estiver insegura sobre a relação que tem com você, reafirme que está tudo bem dizendo o quanto ela é importante para você. [8] Você pode dizer “Você é uma das minhas melhores amigas. Eu nem consigo imaginar minha vida sem você.”
    • Talvez, essa pessoa esteja com um problema de saúde mental e está procurando você porque precisa de ajuda. Se você acha que ela está exibindo sinais de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático ou qualquer outro problema de saúde mental, você terá que dar mais atenção a ela ou ajudá-la a encontrar ajuda profissional. [9]
  2. Se você vê a pessoa que fica ligando sem parar no seu dia a dia, tente encontrar novas pessoas para conversar. Passar menos tempo com a pessoa que é grudenta ajuda a mostrar que você tem uma vida fora do relacionamento com ela. Já dizia o ditado “O que os olhos não vêm, o coração não sente”. Se ela vir você menos, não pensará tanto em você e terá menos chances de ficar ligando o tempo.
  3. Talvez ela esteja ligando demais porque está entediada ou porque a vida dela fora do relacionamento de vocês está muito parada. Sugira atividades relacionadas às coisas que ela gosta, como entrar para um clube ou time, fazer aulas ou ser voluntária em alguma instituição.
    Publicidade

Dicas

  • Defina horários para receber ligações. Ajuste os horários para reduzir a frequência das ligações, se for necessário.
  • Evite ser grosseiro. Mantenha-se calmo e seja direto ao definir limites.
  • Peça para a pessoa não ligar nunca mais para você se nada funcionar. Essa pessoa não respeita os seus limites e, provavelmente, não é alguém legal para manter na sua vida.
  • Se você está sendo assediado por um atendente de telemarketing ou por uma empresa, registre o seu número junto ao Não Me Ligue [10] em São Paulo, por exemplo, e envie uma reclamação sobre a empresa caso eles continuem desrespeitando a lei. [11] Você pode até pensar em processar a empresa pelo assédio ao telefone. [12]
Publicidade

Avisos

  • Se a pessoa se recusa a respeitar seus limites e continua tentando entrar em contanto com você mesmo depois de você pedir para parar, talvez essa situação represente perigo. Corte toda e qualquer comunicação com a pessoa da melhor forma que puder e faça um boletim de ocorrência se achar que corre perigo. [13]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 877 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade