Baixe em PDF Baixe em PDF

Embora seja impossível isolar totalmente o interior do seu veículo contra ruídos externos, você pode reduzir bastante a intensidade desses ruídos com um sistema de isolamento acústico. Isso irá não apenas proporcionar um ambiente mais agradável, mas também permitir que seu sistema de som automotivo apresente melhor desempenho, eliminando a necessidade de recursos avançados.

  1. 1
    Escolha os materiais de isolamento que serão utilizados. Mantas de isolamento, espumas de absorção, spray (de poliuretano, de lã de vidro, etc) ou painéis de fibra; recomenda-se utilizar uma combinação destes para obter um resultado superior. Os materiais de isolamento absorvem as ondas sonoras, atenuam a ressonância e amortecem vibrações. [1] [[[Image:Sound Deaden Your Car Step 1.jpg|center|550px]]
    • Mantas de isolamento: São projetadas para forrar os painéis internos do veículo, e sua instalação é relativamente simples. São tipicamente formadas por borracha de butadieno-estireno ou de composição asfáltica e atuam reduzindo a frequência de ressonância do painel (ao qual está colada com um adesivo ou transformando as vibrações sonoras em energia térmica, dependendo do material utilizado.
    • Sprays de espuma: alguns são disponibilizados na forma de simples aerossóis individuais, outros na forma de refis para serem utilizados com compressor e pistola. Comumente empregados em situações onde o uso da manta de isolamento seja dificultado ou resulte em excesso de material, como o piso do carro e as portas.
    • Espumas de absorção: apresentam-se na forma de spray (conforme detalhado acima), e de camadas ou “folhas”. As camadas de espuma se parecem com mantas de isolamento e são aplicadas da mesma maneira — mas ao invés de converter o som em calor, elas apenas absorvem as vibrações sonoras e as dispersam.
    • Painéis de fibra de madeira: constituídos por placas relativamente finas, compostas por fibras que absorvem o som, são comumente instaladas sob os tapetes do veículo. Os principais tipos utilizados são a juta (fibra vegetal) e a microfibra vegetal. Embora esse tipo de isolamento seja menos eficiente, ele é muitas vezes utilizado por oferecer também bom isolamento térmico.
  2. Isso deverá reprimir a tendência natural dos painéis de vibrarem, diminuindo assim os ruídos.
  3. Instale mantas de isolamento entre os dois painéis de uma porta que estejam próximos um ao outro, para abafar as vibrações produzidas nesse espaço entre painéis. [2]
  4. Mantas de isolamento são reforçadas/revestidas metalicamente, para torná-las resistentes ao calor, o que permite sua utilização próxima ao motor. Para isso, você deverá utilizar um adesivo de contato resistente a altas temperaturas, que poderá ser adquirido em uma loja de autopeças. [3]
    Publicidade
Método 1
Método 1 de 2:

Sprays de espuma de isolamento

Baixe em PDF
  1. Em sua composição há um material que se expande durante a secagem ou cura, o que permite que ele chegue a locais de difícil acesso. Esse material, naturalmente, é dotado de notável capacidade de absorção de ruídos. Não costumam haver restrições quanto ao uso do spray em qualquer local, mas, na dúvida, consulte o rótulo. [4]
Método 2
Método 2 de 2:

Painéis de Fibra e Mantas de Isolamento

Baixe em PDF
  1. Se necessário, remova a tapeçaria do carro. [5]
  2. Instale o material de isolamento, após a aplicação do adesivo, pressionando firmemente para assegurar a aderência perfeita.
  3. Publicidade

Materiais Necessários

  • Materiais de isolamento;
  • Adesivo de alta aderência;
  • Fita métrica;
  • Tesoura ou estilete;
  • Caneta ou pincel atômico.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 48 782 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade