Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma bengala pode ser um auxílio temporário ou uma companhia permanente. As pessoas que sofreram uma lesão ou acidente podem precisar de uma bengala por um curto período de tempo. Já quem sofre com alguma doença debilitante crônica pode ser continuadamente dependente do utensílio. De qualquer forma, descobrir a altura correta da bengala é fundamental, pois proporcionará o equilíbrio e estabilidade adequados para garantir mais confiança, conforto e segurança ao andar. No entanto, estipular a altura correta não é sempre uma ciência exata porque também é necessário levar preferências pessoais em consideração. Portanto, use as informações a seguir apenas como orientação.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Determinando o comprimento da bengala

Baixe em PDF
  1. Para comprar uma bengala pela internet e sem ter uma fita métrica à disposição, use a altura da pessoa que a usará como referência. Uma pessoa que mede entre 1,90 m e 2 m deverá achar apropriada uma bengala de aproximadamente 96 cm, enquanto quem tem entre 1,82 m e 1,89 m se sentiria mais confortável com uma bengala de 94 cm. [1] A altura mais adequada da bengala pode ser calculada, grosso modo, como metade da altura do usuário em centímetros. Ainda seguindo essa lógica, uma pessoa com altura entre 1,65 m e 1,75 m deveria usar uma bengala de 85 cm.
    • Hoje em dia a maioria das bengalas são reguláveis, exceto as de madeira. Escolha uma que possa ter a altura ajustada ao comprar pela internet.
  2. Como muitas pessoas (principalmente os homens) costumam ter entre 1,72 cm e 1,80 cm de altura, a maioria das bengalas costuma ter entre 90 cm e 93 cm centímetros de comprimento. [2] Por padrão, alguns fabricantes enviam bengalas de 91 cm para os compradores on-line que não especificam o tamanho desejado.
    • Andar com uma bengala muita longa ou muito curta pode causar dores e até problemas mais sérios de saúde, principalmente no cotovelo, ombro e pescoço.
  3. Talvez você tenha um amigo ou familiar que precisou de uma bengala para ser recuperar de uma lesão ou um acidente. Nesse caso, peça a bengala emprestada caso a pessoa tenha uma estatura parecida. O item pode servir se a pessoa tiver escolhido uma bengala adequada e costumar usar os mesmos tipos de sapatos que você.
    • Lembre-se de sempre levar em consideração os sapatos ao tentar determinar o melhor tamanho de bengala, pois a pessoa dificlmente andará descalça.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Calculando com mais precisão

Baixe em PDF
  1. A melhor maneira de determinar o comprimento correto de uma bengala é medindo a distância entre o pulso e o chão, com a pessoa de pé e usando sapatos. Meça o tamanho com o braço solto, para baixo e ao lado do corpo: o cabo da bengala deve ficar logo abaixo do osso protuberante do pulso (esse osso fica logo depois da “linha” onde o pulso se dobra). [3] Assim, a bengala deve ser do tamanho exato dessa medida.
    • Segurando a bengala apoiada no chão, o cotovelo deve dobrar em um ângulo confortável — cerca de 15 graus. [4] Não tem problema dobrar um pouco mais se a bengala for usada apenas para melhorar o equilíbrio e não para apoiar o peso.
  2. A forma de calcular o tamanho da bengala muda ligeiramente caso a pessoa que a usará não consiga andar com as costas esticadas, por conta de alguma condição de saúde por exemplo. Nesse caso, provavelmente será necessária uma bengala mais curta. Sendo assim, meça a distância entre o chão e onde quer que o pulso fique ao andar normalmente, lembrando-se de sempre fazer a medição usando sapatos. Peça a ajuda de alguém se necessário.
    • Uma pessoa andando com uma bengala muito curta tende a se inclinar para o lado — o que pode causar desequilíbrio.
  3. Caso esteja com muita dificuldade para determinar qual é o tamanho mais adequado de bengala a usar, a melhor opção é pedir ajuda a um médico ou fisioterapeuta. Peça ao médico para receitar uma receita para a bengala. Outra opção é ir a uma loja especializada em produtos ortopédicos e pedir ao vendedor para ajudá-lo a encontrar a bengala ideal. O médico ou o fisioterapeuta também pode recomendar o material mais adequado para o utensílio, além do tipo de cabo e ponteira.
    • Normalmente, a mão que deve ser usada para segurar a bengala é a mão do lado oposto ao lado que está lesionado, mas em alguns casos específicos pode ser o mesmo — o médico ou o fisioterapeuta deverão determinar o correto a ser feito.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Considerando as opções

Baixe em PDF
  1. Medir a distância entre o pulso e o chão é a forma padrão de determinar o melhor tamanho de bengala, mas talvez um outro tamanho seja o mais adequado, seja maior ou menor, por conta de vários fatores fisiológicos, como a flexibilidade ou a força nas mãos, pulsos, cotovelos e ombros. Por exemplo: uma pessoa que não consegue dobrar o cotovelo pode precisar de uma bengala um pouco menor.
    • Experimente com diversos tamanhos de bengala na loja de produtos ortopédicos, no consultório do médico ou do fisioterapeuta para definir com mais precisão qual é o tamanho certo.
    • Escolha uma bengala baseado tanto na função do utensílio (equilíbrio ou apoio de peso) quanto em preferências pessoais.
  2. Muitas pessoas precisam usar uma bengala para equilibrar-se melhor ao andar (principalmente ao andar sobre superfícies escorregadias ou desniveladas), mas há aqueles que precisam de suporte para o peso corporal. O comprimento da bengala não precisa ser tão exato se ela for usada mais para equilíbrio do que suporte.
    • Existem diferentes tipos de bengalas. Algumas têm apenas uma ponteira e outras podem ter quatro. As bengalas com quatro ponteiras oferecem mais estabilidade e segurança ao andar, mas elas costumam ser mais difíceis de usar.
    • Nem todas as bengalas são projetadas para suportar todo o peso do corpo de uma pessoa, principalmente pessoas obesas. [5] Nesse caso, talvez seja melhor o uso de muletas ou até uma cadeira de rodas para maior conforto e apoio.
  3. As bengalas também têm diferentes tipos de cabos e alças. Por exemplo: existem bengalas com cabos de borracha ou metálicos, com ou sem alça para por ao redor do pulso. Também existem bengalas com cabos maiores, para facilitar na hora de segurar. [6]
    • Experimentar pegar e andar alguns metros com diferentes bengalas antes de decidir qual é a melhor.
  4. Existem ainda diferentes tipos de ponteiras, podendo ser de plástico ou borracha, e que também influenciam no tamanho do item. [7] Então é importante levar em consideração o tamanho da ponteira ao medir o tamanho mais adequado de bengala. Além disso, quando a ponteira estiver desgastada devido ao uso, a altura da bengala vai reduzir um pouco, e por isso é importante trocar ponteiras gastas com o tempo.
    • A borracha maleável serve para dar aderência da mesma forma que os pneus dos automóveis nas estradas. A ponteira da bengala deve estar sempre boas condições e, quando necessário, vá a uma loja de produtos ortopédicos para comprar uma ponteira nova.
    • Verifique se a ponteira da bengala é nova e está em boas condições antes de efetuar a compra.
    Publicidade

Dicas

  • Escolha uma bengala padrão com apenas uma ponteira se a função dela for apenas para equilíbrio. No entanto, se for necessário suportar o peso do corpo, compre uma bengala com quatro ponteiras.
  • Escolher o cabo de uma bengala é uma questão de preferência pessoal, mas prefira um cabo maior e com preenchimento de espuma caso tenha problemas para segurar objetos (por causa de artrite, por exemplo).
  • Quando andar com a bengala na mão oposta ao lado que precisa de apoio, lembre-se de encostá-la no chão ao mesmo tempo em que o pé oposto.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 496 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade