Baixe em PDF Baixe em PDF

Pense só: você terminou a faculdade, se mudou de cidade (ou estado), conseguiu um emprego novo e está feliz... mas também solitário. A casa dos 20 anos (ou seja, entre 20 e 29) é um período marcado por muitas mudanças, nem todas positivas. Isto é normal, já que é ela que marca a passagem de "jovem adulto" para "adulto" de vez. E estamos aqui para ajudar! Leia as dicas deste artigo para aprender a fazer amizade com novas pessoas nessa fase da vida. O passo a passo abaixo ensina a tomar iniciativa e até encontrar a turma dos seus sonhos!

1

Faça algum curso novo.

Baixe em PDF
  1. Depois da faculdade, às vezes fica difícil seguir uma rotina que não seja estruturada em torno dos estudos. Isto é comum, já que você passou anos convivendo com pessoas que tinham interesses parecidos. E quem disse que não dá para fazer isso na casa dos 20? Matricule-se em um curso de gastronomia ou artesanato ou até uma aula de atividade física!
    • Por exemplo: se você gosta de ler ou escrever, acesse o site da biblioteca pública da sua cidade e veja se ela oferece algum curso de escrita criativa ou coisa do tipo.
    • Pode ser que você faça amizades para a vida inteira nesse tipo de oportunidade. De quebra, vai aprender coisas novas e fascinantes!
    Publicidade
2

Entre em algum clube social.

Baixe em PDF
  1. Existem clubes para todos os gostos, desde leitura a conversação em outras línguas. Pense em algo que desperte seu interesse e curiosidade e tenha a mente aberta, já que nunca dá para saber quem também vai estar presente.
    • Você pode buscar grupos sociais locais no Facebook ou em outros sites da internet.
    • Basta fazer uma busca rápida pelo hobby que mais desperta seu interesse na região onde você vive.
    • Preste atenção a panfletos e outros tipos tradicionais de publicidade! Alguns clubes e organizações anunciam suas atividades assim.
3

Participe de eventos e shows locais.

Baixe em PDF
  1. Pense: as pessoas com quem você mais quer conviver provavelmente estão nos lugares que você mais gosta de frequentar! Fique de olho nas mídias sociais em busca de eventos e shows marcados na sua cidade. Qualquer oportunidade de interação conta! [1]
    • Não tenha medo de ir a eventos sozinho! Talvez isso até dê a você a motivação necessária para falar com as pessoas. Quem sabe não dá para sair desse lugar com uma amizade em potencial?
    • Se você participar de algum evento sozinho, não se esqueça de avisar uma pessoa próxima e compartilhar sua localização com ela. É melhor prevenir que remediar.
    Publicidade
4

Converse com seus colegas de trabalho.

Baixe em PDF
  1. Por que não tenta fazer amizade com eles? Invista seu tempo em uma pessoa que pareça ser agradável, não importa a idade dela, e veja que rumo as coisas tomam. Você pode convidá-la para almoçar ou perguntar de uma foto que ela tem na mesa, por exemplo. Mostre sua intenção de conhecer mais da vida dos outros — essa é a base de qualquer amizade sincera. [2]
    • Fazer elogios também é uma mão na roda! Não economize na hora de falar da roupa, da ética profissional ou até do gosto musical do colega.
    • Você pode dizer coisas como "Que blusa legal! Onde você comprou?" ou "Você é tão organizada! Tem alguma dica pra alguém caótico, como eu?".
    • Lembre-se de ser genuíno. Você logo vai ter mais amigos.
5

Marque presença nas mídias sociais.

Baixe em PDF
  1. Mídias sociais como Instagram e Facebook são os espaços perfeitos para fazer amizade. Você não vai parecer desesperado se postar algo dizendo que está em busca de amizades — e sim cativar pessoas que têm a mesma intenção! Deixe comentários nas publicações dos outros e mande mensagens diretas sempre que quiser falar algo específico. [3]
    • Escreva uma mensagem do tipo "Vi que vc viajou pra Bahia há um tempo. Me indica um lugar pra ficar?" ou "Eu adoro esse bar! Vc curte a noite de karaokê?".
    • A casa dos 20 pode ser complicada, mas você não é o único que está passando por tantas mudanças!
    • Seja vulnerável e expresse o que você sente. Talvez isso atraia uma bela amizade à sua vida.
    Publicidade
6

Diga "sim" a experiências novas com mais frequência.

Baixe em PDF
  1. Como você vai crescer se continuar recusando tudo ? Crie o costume de dizer "sim" a experiências diferentes — desde que elas façam sentido, claro. Por exemplo: se seus colegas de trabalho forem sair para almoçar juntos, vá com eles. Quanto mais você se abrir, mais oportunidades vai ter de se aproximar dos outros. [4]
    • Toda amizade é baseada em uma relação mútua de proximidade e confiança.
    • Se as pessoas tiverem a imagem de que você topa quase tudo, elas vão fazer mais convites para atividades legais.
    • Lembre-se de definir algumas metas para si mesmo. Você não precisa aceitar todas as atividades do mundo, mas é importante sair da sua zona de conforto (com segurança).
7

Faça trabalho voluntário com alguma causa que desperte seu interesse.

Baixe em PDF
  1. Esse tipo de oportunidade é excelente não só para interagir com gente nova, mas também (e sobretudo) ajudar a comunidade com causas que importam de verdade. Quem sabe você não conhece um amigão enquanto participa de uma campanha de arrecadação de agasalhos? [5]
    • Acesse as mídias sociais de ONGs locais ou converse com seus vizinhos para saber se eles sabem de alguma oportunidade legal.
    • Também dá para fazer uma busca rápida no Google digitando "trabalho voluntário [nome da cidade]".
    Publicidade
8

Apresente-se a rostos familiares.

Baixe em PDF
  1. Você certamente frequenta alguns lugares no dia a dia: a academia, o mercado, o parque perto de casa etc. Depois de visitar esses espaços por um tempo, vai ser mais fácil notar os rostos familiares. Pois bem! E se você for além de sorrir e acenar quando der de cara com eles e se apresentar ? Talvez nasça aí uma bela amizade! [6]
    • Comece com um elogio ou comentário geral, como "Você sempre escolhe os pães mais bonitos pra mim!" ou "Adorei sua calça! Onde você comprou?".
    • Em seguida, apresente-se e pergunte o nome da pessoa.
    • A partir de agora, você pode cumprimentá-la pelo nome e até tentar puxar assunto de vez em quando.
9

Peça para seus amigos apresentarem você às pessoas que eles conhecem.

Baixe em PDF
  1. Quando você se mudar (de bairro, cidade, estado etc.), converse com seus amigos, familiares ou seguidores nas mídias sociais e veja se eles têm conhecidos na área que possam apresentar as novidades. [7]
    • Essa tática é excelente para quem fica um pouco nervoso com a ideia de buscar novas amizades sozinho. Como você confia no bom senso dos seus amigos, eles podem muito bem pensar em pessoas que seriam boas companhias nessa sua nova fase!
    • Imagine essa estratégia como distribuir seu currículo — com a diferença de que você quer impressionar amigos, não uma empresa.
    Publicidade
10

Faça atividades com os amigos da sua parceira.

Baixe em PDF
  1. Passe a conviver mais com a turma dela, principalmente se vocês vão morar juntos ou se você está de mudança para mais perto dela. Que tal sair para comer, beber, ir ao cinema ou algo do tipo? Isto facilitaria bastante sua busca por novas amizades. [8]
    • Sua parceira pode vir ao seu resgate quando você ficar nervoso com a ideia de conhecer gente nova. E isso já faz toda a diferença!
11

Mantenha vivo o contato com as pessoas que você conhecer.

Baixe em PDF
  1. Você é ocupado, e seu novo amigo provavelmente também. Sempre que conhecer uma pessoa nova, peça o WhatsApp e as mídias sociais dela para manter contato. [9]
    • Mostre interesse pela vida da pessoa postando comentários nas mídias sociais dela.
    • Mande um WhatsApp à pessoa chamando-a para comer ou beber alguma coisa de leve.
    • Não fique pensando demais no que dizer. Digite sua mensagem e envie-a de uma vez. Não faz mal dar a cara a tapa assim!
    Publicidade
12

Reserve tempo para suas amizades.

Baixe em PDF
  1. Dar atenção às amizades é importante em qualquer fase da vida. Marque atividades com os seus, nem que seja pela internet, para fortalecer seus vínculos afetivos. Até gestos como mandar um "Como vc tá?" de vez em quando no WhatsApp ou marcar um "date" por semana ou mês já contam! [10]
    • Sua dedicação à amizade vai ajudar a prolongar o vínculo com a pessoa, ainda mais à medida que vocês amadurecem e mudam.
    • Se você se sentir energizado e feliz depois de sair com uma pessoa, então quer dizer que vale a pena investir seu tempo nela! É isso que marca amizades de verdade.
    • Reserve um tempo específico em que você e um amigo possam colocar o papo em dia com certa frequência. Dessa forma, os dois vão marcar na própria agenda que têm algo bom vindo por aí.
13

Aprenda a gostar da sua própria companhia.

Baixe em PDF
  1. Buscar novos amigos sempre tem seus altos e baixos, e é importante ter uma relação sólida consigo mesmo para saber lidar com eles. Aprenda a se amar e você nunca mais vai ter problemas do tipo. [11]
    • Lembre-se de que você não é o único que se sente assim! Continue tentando e saiba que, com o tempo, sua busca vai ser recompensada.
    • Siga sua rotina, participe de cursos e outras atividades e dê sempre o melhor de si. Uma boa amizade pode até surgir na sua vida nos momentos mais inesperados.
    Publicidade
14

Tenha paciência.

Baixe em PDF
  1. Sendo assim, não espere conhecer e se aproximar de pessoas novas da noite para o dia. Tenha paciência e seja persistente! Toda amizade leva um tempo, mas que acaba sendo recompensado. [12]
    • Continue insistindo até quando você estiver sem muitas esperanças.
    • Abra a mente e o coração para o mundo, pois você não sabe quando seu futuro melhor amigo vai aparecer.
    • Nenhuma mudança acontece de repente. Em vez de desanimar, encare cada dia como uma nova oportunidade de cultivar as amizades que você sempre quis.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 788 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade