Baixe em PDF Baixe em PDF

Fazer jejum é o ato de não se alimentar por um certo período de tempo. Alguns jejuam para perder peso, enquanto outros seguem diretrizes de religiões ou para clareza espiritual. O aspecto chave é a intenção; fazer jejum vai contra a natureza do corpo, que sempre precisa ser alimentado. Sendo assim, é necessário ser claro sobre o porquê de adotar essa medida se continuar a seguindo. Antes do jejum, beba muita água, coma frutas e legumes e durma bastante. Você poderá até encontrar mais significado na experiência ao tratar bem o corpo antes, durante e depois do jejum.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Definindo a intenção do jejum

Baixe em PDF
  1. Pergunte a si mesmo o que deseja aprender com a experiência, utilizando tal propósito para chegar a um objetivo para o dia. Às vezes, será possível descobrir que a experiência será muito mais proveitosa se houver algo que o motive. Há algum objetivo espiritual ou mental ou se simplesmente está tentando obter benefícios físicos? Reflita sobre um tema, uma questão ou meta.
    • Jejue para “desintoxicar” o organismo. Não se alimentar por um dia pode auxiliar o corpo a filtrar toxinas, obstruções sólidas e outros contaminantes que prejudicam a saúde.
    • O jejum também pode servir como forma de esclarecimento. Ao procurar a resposta para um problema, tentar entender uma situação ou se quiser obter uma ideia ou discernimento, o jejum o deixa em um estado mais simples, que permite a você conseguir se focar nos problemas. [1]
    • Jejue ao mesmo tempo que realiza ioga, meditação profunda ou prive-se dos sentidos para explorar as profundezas da mente. Transcenda as distrações da fome com disciplina e foco.
  2. Algumas tradições religiosas exigem que o indivíduo não coma até o pôr do sol. Ao jejuar durante um ritual islâmico, por exemplo, o jejum começa 20 minutos antes do nascer do sol e termina 20 minutos após ele se pôr. No entanto, jejuns de 24 horas se tornaram técnicas populares para manter saúde e vigor, em especial entre as comunidades de ioga. O objetivo do jejum 24 horas é não comer nada após o jantar e evitar qualquer tipo de alimentação até o jantar do dia seguinte.
  3. Eles podem auxiliar na eliminação de toxinas de corpo, além de ajudarem a digerir alimentos com mais eficiência, em especial se isso se tornar um hábito. No entanto, isso não necessariamente fará com que haja perda de peso; ao ficar sem se alimentar um dia inteiro para depois comer dois pratos cheios e riquíssimos em carboidratos, não haverá funcionamento do metabolismo até depois da refeição. Você acabará não queimando mais gordura do que se não estivesse jejuando.
    • Caso esteja apenas tentando perder peso, tente consumir uma pequena quantidade de calorias durante a manhã em vez de ficar sem comer o dia todo. Um pouco de alimento ativa o metabolismo e o estômago consumirá as gorduras armazenadas.
    • Leve em consideração o jejum à base de suco, que é realizado uma vez por semana. Com a dieta do suco, é possível fornecer nutrientes suficientes ao corpo sem precisar esvaziar o armazenamento de açúcar nos músculos e no fígado. Dessa forma, você desfruta dos benefícios da desintoxicação sem prejudicar o tecido muscular. [2]
  4. Faça o jejum de 24 horas uma vez a cada semana; ele ativa as propriedades de cicatrização do corpo, ou seja, a saúde geral pode melhorar ao dar um descanso ao sistema digestivo e à recuperação dos órgãos. Treinar regularmente a prática do jejum ajuda na melhor digestão dos alimentos, na maior capacidade de raciocínio, no fortalecimento do vigor físico e mental, na remoção de toxinas, na melhora da visão e a dar uma sensação de bem-estar geral. [3]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Preparando-se para o jejum

Baixe em PDF
  1. A água auxilia no equilíbrio dos fluidos corporais que realizam a digestão, absorção e transporte de nutrientes, a circulação de sangue, a produção da saliva e na manutenção da temperatura corporal. Isso não significa que você deve se entupir de água logo antes do início do jejum, já que é algo que aumenta excessivamente a produção de urina algumas horas depois. Em vez disso, o consumo de água deve ser aumentado 72 horas antes. [4]
    • Sucos, chás, leite, Gatorade e outras bebidas hidrantes também são úteis na preparação para o jejum. Se possível, coma também alimentos ricos em água, como frutas e legumes.
  2. No entanto, não coma demais! O ideal é ingerir porções menores do que comeria normalmente. [5] Se possível, consuma principalmente frutas e legumes para equilibrar o organismo. Alimentos ricos em nutrientes e água ajudarão o corpo a se preparar para o jejum. Evite comer alimentos assados, em especial os que são ricos em sal e açúcar.
    • Não consuma alimentos com muito açúcar e que sejam altamente processados no dia anterior do jejum. O corpo não funcionará corretamente se estiver sendo “abastecido” primariamente por glicose. Ademais, alimentos processados podem demorar mais para deixarem o organismo, dificultando um jejum “limpo”.
    • Se for diabético, vá ao médico antes de consumir muitas frutas.
  3. O corpo não terá as calorias normais para abastecer as funções corporais, impossibilitando que consiga superar o cansaço ao consumir alimentos que dão um “pico” de energia. Ao dormir bem, será muito mais fácil “funcionar” durante o dia, além de aproveitar ao máximo os benefícios do jejum.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Jejuando

Baixe em PDF
  1. A atenção deve se voltar aos temas ou questões que deseja responder. Examine a si mesmo, explorando uma ideia, conectando-se a sua espiritualidade ou entrando em um estado de disciplina canalizada. Quando o objetivo é desintoxicar o organismo, use esse propósito para manter-se dedicado no momento em que a fome bater.
  2. Beba ao menos meio litro a cada duas horas, já que a água preenche o estômago, restaurando energia e diluindo os ácidos estomacais que o deixam faminto. No entanto, não exagere na ingestão de água a ponto de se sentir mal.
    • Alguns costumes, como o jejum tradicional do islã, proíbem que o indivíduo beba água entre o nascer e o pôr do sol. Nesse caso, é muito importante hidratar-se com água antes e depois do jejum.
  3. A inatividade e o tédio podem levá-lo a pensar cada vez mais em comer. Ocupe-se com algo cativante, mas que não exija muito do físico. Ler, escrever, meditar, realizar movimentos lentos de ioga, usar o computador, dar uma caminhada em um bosque, assistir TV e dirigir por curtas distâncias são todas formas de ocupar a cabeça durante o jejum. Evite exercícios pesados, treinos em academia, levantamento de peso ou corridas de longas distâncias, que são todas atividades que precisam de muita energia. Extenuar o corpo queimará muitas calorias, deixando-o desnecessariamente com fome. [6]
    • Evite pensar sobre alimentos. Faça o possível para não ficar perto de comida, não leia revistas com alimentos ou fique em locais onde o cheiro de pratos sendo preparados seja forte.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Kristi Major

    Personal Trainer
    Kristi Major é uma Personal Trainer certificada pela ACE (American Council of Fitness) e que atua em San Francisco. Kristi tem mais de 18 anos de experiência no ramo e mais de 90 horas de estudos de recertificação em boa forma, saúde, nutrição e suplementação. Possui certificação em RCP e DEA pela American Heart Association e bacharelado em Transmissão Televisiva.
    Kristi Major
    Personal Trainer

    O nosso especialista concorda: fazer um dia inteiro de jejum uma vez por mês ajuda a reiniciar o seu organismo, diminuindo assim a vontade de comer açúcar (além de diminuir o seu estomago). No entanto, no dia do jejum, não faça muito esforço físico, pois o seu organismo não terá calorias para usar como energia. Sendo assim, faça jejum em um dia de descanso. Compreenda, também, que é muito importante manter-se bem hidratado durante o jejum.

  4. Ao ficar com uma vontade repentina de desistir, lembre-se o porquê de estar fazendo o jejum, treinando a autodisciplina. Tranquilize-se lembrando que a fome não durará para sempre e que ao resistir agora, as recompensas podem ser muito maiores do que ao desistir.
    • Quando a reta final do jejum se aproximar, você provavelmente se sentirá exausto e tenso. É nesse momento que precisará usar a “energia reserva”. Tire uma soneca, se possível, ou se entretenha com algo visualmente atraente. Um filme de ação ou vídeo game cativantes funcionam muito bem em tais situações.
  5. Vá com calma e fique atento à quantidade de comida ingerida. Corte as porções pela metade; é fundamental não comer a mesma quantidade do que normalmente ingeriria nas refeições. O sistema digestivo está desacelerado e não aguentará dois hambúrgueres gigantes logo após o fim do jejum. Em vez disso, procure por alimentos leves, como frutas, legumes e sopa. Água e sucos também são importantes.
    • Lembre-se de não comer muito e com muita rapidez. Ingira um pouco d’água, coma uma maçã e espere 10 minutos. Então, tome uma sopa acompanhada de um copo de suco de laranja.
    • O intervalo entre as refeições deve ser de 30 a 60 minutos. Comer muito de uma só vez fará com que você fique no banheiro por muito tempo e sentindo bastante dor. Isso pode ser nocivo à saúde, logo, não tenha pressa.
    Publicidade

Avisos

  • Ao começar a se sentir fraco e cansado, interrompa o jejum. Tais sintomas podem indicar algum problema de saúde ou que a preparação para o jejum não foi adequada.
  • Evite jejuar durante a gravidez, ao apresentar alguma doença ou se estiver consumindo medicamentos. O sistema imunológico já estará mais frágil que o normal, logo, privar-se de alimentos para nutrir o corpo pode acabar retardando a recuperação. [7]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 669 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade