Baixe em PDF Baixe em PDF

A flor-de-cera (Hoya spp.) produz uma umbela (um conjunto arredondado de flores) de flores pequenas em forma de estrela que parecem ser feitas de cera e às vezes são perfumadas. Elas podem ser rosadas, brancas, roxas, marrons ou até vermelhas, dependendo da espécie e do cultivo. Porém, elas não florescem com facilidade. A planta cresce por alguns anos antes de florescer e, geralmente, precisa que um dos caules tenha 90 cm de comprimento. Dito isso, é possível fazer sua planta florescer cuidando dela corretamente e criando um ambiente favorável.

Método 1
Método 1 de 4:

Fornecendo a água e luz que a planta precisa

Baixe em PDF
  1. A planta precisa receber luz suficiente para conseguir florescer. [1] O melhor lugar para colocá-la em ambientes fechados é de frente para uma janela virada para o oeste ou leste, para que ela receba de duas a quatro horas de luz solar direta.
    • A planta também deve ser exposta a luzes claras indiretas durante o resto do dia.
  2. Ela também pode ser colocada em uma janela virada para o sul, contanto que haja uma cortina fina para amenizar a luz solar forte e quente. [2]
    • Quando a planta é deixada na frente de uma janela virada para o sul o dia todo com uma cortina fina, as folhas ficarão queimadas, muito pálidas ou em tons de bege.
  3. Se a sua flor-de-cera já tem mais de três anos e ainda não está florescendo, tente deixá-la ao sol por uma ou duas horas a mais todos os dias.
    • Outros sinais de que a planta não está recebendo luz suficiente são as novas folhas ficarem pequenas ou pálidas, pedaços de caule vazios, crescimento retardado e folhas maduras morrendo.
  4. Use uma água que tenha ficado parada em um recipiente aberto por 24 horas ou mais. [3] Deixar a água assim dissipa o cloro e o flúor, produtos químicos presentes na água da torneira e que podem danificar a flor-de-cera. [4]
    • Assim, a água também fica em temperatura ambiente, o que é melhor para essa planta. A água que acabou de sair da torneira é fria e estressa plantas tropicais.
  5. Fazer isso deixa a planta reter a umidade durante o dia. Distribua a água na terra por igual até que ela comece a ser drenada pelos buracos do vaso.
  6. Se você deixar a água ali, pode criar um foco de dengue ou um acúmulo e deixar a terra muito molhada.
    • A terra molhada dificulta o acesso da raiz ao oxigênio e a faz apodrecer.
  7. Esse período ajuda a flor-de-cera a florescer na primavera ou verão seguinte.
  8. As folhas da flor-de-cera ficarão amarelas e vão cair com o excesso de água. Regue com menos frequência. Se elas continuarem amareladas e caindo, vire o vaso de lado e tire a planta delicadamente. Tire a terra da raiz dela para ver como ela está.
    • Se as pontas estiverem pretas ou a raiz toda estiver preta, marrom e mole, então ela apodreceu. Caso a maior parte da raiz esteja apodrecida, jogue a planta fora.
    • Se só alguns pontos estiverem ruins, replante usando terra vegetal à base de turfa com perlita ou vermiculita, para melhorar a drenagem. Use apenas vasos que tenham buracos para drenagem. Regue imediatamente, mas espere o solo ficar completamente seco antes de regar de novo. [5]
    • Se a planta murchar, ela está sofrendo com a falta de água. Regue com mais frequência.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fornecendo os nutrientes necessários para a planta

Baixe em PDF
  1. É importante usar um fertilizante na proporção correta, 5-10-5, quando você está tentando fazer a flor-de-cera florescer. [6]
    • O número do meio (10) é referente ao fósforo, uma substância que promove o florescimento. Ele precisa ser maior que o primeiro número (5), que é a quantidade de nitrogênio, porque ele causa o crescimento de caules e folhas. O terceiro número (5) é o potássio, que dá suporte para a absorção de luz. Ele deve ter o mesmo valor que o primeiro número.
  2. Comece a fertilizar de novo na primavera para dar a ela os nutrientes necessários para crescer e florescer.
  3. Geralmente a proporção é uma colher de chá de fertilizante para cada 4 L de água, mas isso pode variar dependendo do fertilizante que você escolheu.
    • Leia o rótulo e siga as recomendações do fabricante.
  4. Folhas e caules pálidos e crescimento retardado indicam a falta de fertilizante. [7] Se esse for o caso, passe a aplicar duas vezes por mês.
    • Quando a flor-de-cera está recebendo muito fertilizante, as folhas novas ficam mais escuras e menores e a distância de uma folha para a outra fica menor. Diminua a frequência da aplicação para cada cinco ou seis semanas se isso acontecer.
  5. Passar o fertilizante na planta seca pode danificar a raiz.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Saiba quando replantar

Baixe em PDF
  1. Quando ela precisar ser replantada, coloque-a em um vaso mais de 2 cm maior que o antigo.
  2. Coloque 2 ou 3 cm de terra no vaso novo, tire a flor-de-cera delicadamente do vaso antigo e coloque no novo.
    • Encha o espaço entre a raiz e o vaso com terra e regue bem para ela se afincar no solo e ficar umedecida.
  3. [8] Elas vão florescer no mesmo caule de novo. Corte as flores murchas com uma tesoura afiada logo abaixo da flor.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Lidando com pestes

Baixe em PDF
  1. As flores-de-cera costumam ser infestadas por cochinilhas e insetos-escama. [9] Eles são pequenos, retos, ovais e ficam parados na planta. A coloração geralmente é branca, bege ou marrom.
  2. Se eles atacarem, esfregue-os com a unha do polegar ou coloque álcool isopropílico em uma bola de algodão e limpe a planta. Olhe debaixo das folhas e nos caules.
  3. Esses insetos também tentarão se alimentar da flor-de-cera. Eles são pequenos, ovais, têm corpo mole e costumam ser verdes ou vermelhos, mas podem ter qualquer cor.
    • Se eles atacarem sua planta, coloque-a na pia ou em uma banheira e tire-os usando um spray de água forte. [10]
    Publicidade

Dicas

  • A planta deve ter tudo que precisa e não pode ser movida depois que os caules das flores e botões se formarem. Mover a planta nesse estágio fará ela soltar as flores.
  • As flores-de-cera geralmente esperam para florescer na primavera ou no verão.
  • A flor-de-cera gosta de calor e pode ser plantada em ambientes externos, mas costuma ficar em vasos em ambientes fechados.
  • Já que elas não são consideradas tóxicas nem para pessoas e nem para animais, elas são boas para quem tem crianças e bichos de estimação.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 889 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade