Baixe em PDF
Baixe em PDF
Diabéticos são vítimas frequentes de uma sensação de coceira horrível. É um efeito colateral comum dos níveis elevados de glicose no sangue, que é o fator determinante da diabetes. Se você estiver sofrendo de uma coceira insuportável, veja o Passo 1 para aprender como aliviar sua pele irritada.
Passos
-
Evite que a pele fique ressecada. Mantenha a pele hidratada e saudável usando cremes hidratantes. Evite usar cremes e loções com aroma, pois você pode ter alguma reação que aumentará a coceira. Passe o produto duas vezes por dia. Toda vez que você tomar banho, passe cerca de duas colheres de sopa no seu corpo inteiro ou use conforme o necessário. [1] X Fonte Confiável American Diabetes Association Ir à fonte
- Evite sabonetes perfumados, pois os compostos químicos neles podem ressecar a pele e deixá-la irritada. Escolha sabonetes neutros, brandos e sem aroma.
-
Mude o seu estilo de banho. Banhos frequentes podem piorar a coceira. Limite os seus banhos para uma vez a cada dois dias. A frequência do banho pode variar dependendo do clima e de suas atividades. No entanto, uma vez a cada dois dias deve ser suficiente. Evite usar água muito quente, pois ela tende a deixar a pele mais irritada. Use água na temperatura ambiente ou mais baixa. A água quente dilata os vasos sanguíneos, metabolizando mais rápido a glicose, o que pode causar hipoglicemia. [2] X Fonte de pesquisa
- Diabéticos que possuem menor sensibilidade na pele devem evitar banhos quentes. Desse modo, evita-se queimar a pele sem querer.
-
Cuide de sua pele no verão. O verão é um tempo de sol e diversão, mas também pode ser extremamente irritante para a pele. Para diminuir a sensação de coceira que você tem durante o verão, use roupas feitas de materiais leves, como algodão. Certos tecidos, como lã e seda, podem causar irritação e coceira. Você também deve [3] X Fonte de pesquisa :
- Manter a pele seca de suor, pois muita umidade pode causar coceira.
- Tomar bastante água para manter a pele bem hidratada. Tome pelo menos 8 copos de água por dia. No entanto, se estiver envolvido em atividades rigorosas ou morar em um clima úmido, aumente seu consumo de água de acordo.
-
Cuide da sua pele no inverno. Sua pele pode ressecar rapidinho no inverno, e é por isso que é muito importante você hidratá-la se for diabético. Novamente, hidrate sua pele duas vezes ao dia usando loção sem cheiro. Ligar um umidificador quando o aquecedor estiver ligado também ajuda a controlar a coceira.
-
Diminua seus níveis de estresse. O estresse pode aumentar muito a sensação de coceira. Aprenda técnicas de relaxamento para aliviar o estresse e saber como reagir a situações estressantes.
- Medite. A meditação é a prática de deixar a sua mente ficar vazia e liberar todo o estresse de dentro de você. Medite por alguns minutos a cada manhã para permanecer em paz durante o dia.
- Use o método das palavras. Escolha uma frase que lhe acalma, como “tudo vai ficar bem” ou “está tudo bem”. Quando você começar a se sentir estressado, respire fundo várias vezes e repita essas frases na sua cabeça até se acalmar.
Publicidade
-
Use uma compressa fria para aliviar o mal-estar. O frio pode ajudar muito a aliviar a coceira. O mecanismo do cérebro responsável pela interpretação da temperatura é o mesmo do da coceira. Coloque uma compressa fria na área afetada até sentir alívio. [4] X Fonte de pesquisa
- Você também pode tomar banhos frios para ajudar a aliviar a coceira. No entanto, lembre-se de que diabéticos não devem tomar banho com muita frequência, particularmente os que têm pouco controle dos níveis de glicose. As compressas frias são sempre a melhor opção.
-
Experimente uma mistura de aveia para o alívio. Adicione 1/4 de copo de água a um copo de aveia coloidal e misture até formar uma pasta grossa. Use a sua mão para aplicar essa mistura na área afetada e deixe agir por 15 minutos. A aveia vai aliviar a coceira temporariamente.
-
Use uma mistura de fermento químico para aliviar a coceira. Você também pode aplicar uma pasta feita com metade de um copo de água misturado a um copo de fermento químico. Misture com uma colher até que a pasta esteja bem homogênea. Aplique a mistura na área afetada e deixe por 15 minutos, depois lave. [5] X Fonte Confiável American Diabetes Association Ir à fontePublicidade
-
Use um creme. Cremes ou pomadas podem ajudar a aliviar a sensação de coceira. Não precisa exagerar: uma "bolhinha" de pomada já cobre bastante pele. Procure um medicamento contendo um dos seguintes ingredientes:
- Cânfora, mentol, fenol, difenidramina e benzocaína.
-
Aplique uma pomada esteroide. O creme de hidrocortisona geralmente é o melhor e está disponível sem necessidade de receita na maioria das farmácias. Você também pode usar creme de beclometasona, que age igual à hidrocortisona.
- Lembre-se de que você não deve usar um creme ou pomada contendo esteroide por um período muito longo sem falar com seu médico.
-
Use cremes antifúngicos para se prevenir de infecções por leveduras. Se você for diabético, sabe que o seu sistema imunológico é abalado, o que facilita o surgimento de infecções. Um tipo de infecção é a por fungos, que podem crescer na sua pele e causar a sensação de coceira. Procure por cremes antifúngicos que incluam [6] X Fonte de pesquisa :
- Miconazol, cetoconazol ou ácido benzoico.
-
Tome um anti-histamínico. A histamina é o hormônio que causa a sensação de coceira. Quando você toma um anti-histamínico, esse hormônio é suprimido, o que alivia a sua pele. Anti-histamínicos comuns incluem [7] X Fonte de pesquisa :
- Clorfenamina, difenidramina. Lembre-se de que esses anti-histamínicos provocam sonolência.
-
Converse com um médico. Se as medidas acima não lhe derem alívio ou se suspeitar de uma etiologia séria associada à sua coceira, entre em contato com seu médico. Ele tentará identificar outras causas por trás do problema.Publicidade
Dicas
- Resista ao desejo de coçar. Coçar vai apenas piorar a sensação.
Publicidade
Avisos
- Se você experimentar um remédio caseiro, mas a coceira persistir ou piorar, procure um médico imediatamente.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.diabetes.org/living-with-diabetes/complications/skin-complications.html
- ↑ https://www.healthlinkbc.ca/kb/content/special/hw121413.html
- ↑ http://www.diabetes.co.uk/what-is-hba1c.html
- ↑ http://www.diabetes.co.uk/what-is-hba1c.html
- ↑ http://www.diabetes.org/living-with-diabetes/complications/skin-complications.html
- ↑ http://www.diabetes.co.uk/what-is-hba1c.html
- ↑ https://www.healthlinkbc.ca/kb/content/special/hw121413.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 152 194 vezes.
Publicidade