PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Diabéticos são vítimas frequentes de uma sensação de coceira horrível. É um efeito colateral comum dos níveis elevados de glicose no sangue, que é o fator determinante da diabetes. Se você estiver sofrendo de uma coceira insuportável, veja o Passo 1 para aprender como aliviar sua pele irritada.

Método 1
Método 1 de 3:

Parando a coceira com mudanças no estilo de vida

PDF download Baixe em PDF
  1. Mantenha a pele hidratada e saudável usando cremes hidratantes. Evite usar cremes e loções com aroma, pois você pode ter alguma reação que aumentará a coceira. Passe o produto duas vezes por dia. Toda vez que você tomar banho, passe cerca de duas colheres de sopa no seu corpo inteiro ou use conforme o necessário. [1]
    • Evite sabonetes perfumados, pois os compostos químicos neles podem ressecar a pele e deixá-la irritada. Escolha sabonetes neutros, brandos e sem aroma.
  2. Banhos frequentes podem piorar a coceira. Limite os seus banhos para uma vez a cada dois dias. A frequência do banho pode variar dependendo do clima e de suas atividades. No entanto, uma vez a cada dois dias deve ser suficiente. Evite usar água muito quente, pois ela tende a deixar a pele mais irritada. Use água na temperatura ambiente ou mais baixa. A água quente dilata os vasos sanguíneos, metabolizando mais rápido a glicose, o que pode causar hipoglicemia. [2]
    • Diabéticos que possuem menor sensibilidade na pele devem evitar banhos quentes. Desse modo, evita-se queimar a pele sem querer.
  3. O verão é um tempo de sol e diversão, mas também pode ser extremamente irritante para a pele. Para diminuir a sensação de coceira que você tem durante o verão, use roupas feitas de materiais leves, como algodão. Certos tecidos, como lã e seda, podem causar irritação e coceira. Você também deve [3] :
    • Manter a pele seca de suor, pois muita umidade pode causar coceira.
    • Tomar bastante água para manter a pele bem hidratada. Tome pelo menos 8 copos de água por dia. No entanto, se estiver envolvido em atividades rigorosas ou morar em um clima úmido, aumente seu consumo de água de acordo.
  4. Sua pele pode ressecar rapidinho no inverno, e é por isso que é muito importante você hidratá-la se for diabético. Novamente, hidrate sua pele duas vezes ao dia usando loção sem cheiro. Ligar um umidificador quando o aquecedor estiver ligado também ajuda a controlar a coceira.
  5. O estresse pode aumentar muito a sensação de coceira. Aprenda técnicas de relaxamento para aliviar o estresse e saber como reagir a situações estressantes.
    • Medite. A meditação é a prática de deixar a sua mente ficar vazia e liberar todo o estresse de dentro de você. Medite por alguns minutos a cada manhã para permanecer em paz durante o dia.
    • Use o método das palavras. Escolha uma frase que lhe acalma, como “tudo vai ficar bem” ou “está tudo bem”. Quando você começar a se sentir estressado, respire fundo várias vezes e repita essas frases na sua cabeça até se acalmar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Parando a coceira com remédios caseiros

PDF download Baixe em PDF
  1. O frio pode ajudar muito a aliviar a coceira. O mecanismo do cérebro responsável pela interpretação da temperatura é o mesmo do da coceira. Coloque uma compressa fria na área afetada até sentir alívio. [4]
    • Você também pode tomar banhos frios para ajudar a aliviar a coceira. No entanto, lembre-se de que diabéticos não devem tomar banho com muita frequência, particularmente os que têm pouco controle dos níveis de glicose. As compressas frias são sempre a melhor opção.
  2. Adicione 1/4 de copo de água a um copo de aveia coloidal e misture até formar uma pasta grossa. Use a sua mão para aplicar essa mistura na área afetada e deixe agir por 15 minutos. A aveia vai aliviar a coceira temporariamente.
  3. Você também pode aplicar uma pasta feita com metade de um copo de água misturado a um copo de fermento químico. Misture com uma colher até que a pasta esteja bem homogênea. Aplique a mistura na área afetada e deixe por 15 minutos, depois lave. [5]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Parando a coceira com medicamentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Cremes ou pomadas podem ajudar a aliviar a sensação de coceira. Não precisa exagerar: uma "bolhinha" de pomada já cobre bastante pele. Procure um medicamento contendo um dos seguintes ingredientes:
    • Cânfora, mentol, fenol, difenidramina e benzocaína.
  2. O creme de hidrocortisona geralmente é o melhor e está disponível sem necessidade de receita na maioria das farmácias. Você também pode usar creme de beclometasona, que age igual à hidrocortisona.
    • Lembre-se de que você não deve usar um creme ou pomada contendo esteroide por um período muito longo sem falar com seu médico.
  3. Se você for diabético, sabe que o seu sistema imunológico é abalado, o que facilita o surgimento de infecções. Um tipo de infecção é a por fungos, que podem crescer na sua pele e causar a sensação de coceira. Procure por cremes antifúngicos que incluam [6] :
    • Miconazol, cetoconazol ou ácido benzoico.
  4. A histamina é o hormônio que causa a sensação de coceira. Quando você toma um anti-histamínico, esse hormônio é suprimido, o que alivia a sua pele. Anti-histamínicos comuns incluem [7] :
    • Clorfenamina, difenidramina. Lembre-se de que esses anti-histamínicos provocam sonolência.
  5. Se as medidas acima não lhe derem alívio ou se suspeitar de uma etiologia séria associada à sua coceira, entre em contato com seu médico. Ele tentará identificar outras causas por trás do problema.
    Publicidade

Dicas

  • Resista ao desejo de coçar. Coçar vai apenas piorar a sensação.
Publicidade

Avisos

  • Se você experimentar um remédio caseiro, mas a coceira persistir ou piorar, procure um médico imediatamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 152 194 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade