Baixe em PDF Baixe em PDF

Arrotar é um ato bastante natural, mas também é considerado uma gafe. Durante a gravidez, as mulheres tendem a arrotar com mais frequência. E isso pode causar tanto constrangimentos quanto incômodos. Embora não haja uma maneira infalível de evitar completamente o arroto durante a gravidez, é possível minimizar esse efeito dos gases.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Mudando a alimentação

Baixe em PDF
  1. Exagerar na hora de comer vai fazê-la arrotar mais e até mesmo se sentir mais inchada. Em vez de comer apenas três vezes por dia, passe a ingerir seis refeições menores. [1]
    • Além de minimizar o arroto, esse hábito vai ajudá-la com o enjoo típico da gravidez. Muitas mulheres se sentem melhor tendo um pouco de comida no estômago o tempo todo.
    • Faça a última refeição do dia três horas antes de dormir. É preciso tempo para o corpo digerir o alimento, mesmo que a quantidade seja pequena.
  2. Os hormônios do corpo mudam muito durante uma gravidez. Por isso, sua reação aos alimentos será diferente. Manter uma espécie de diário vai ajudá-la a acompanhar todos os efeitos causados no organismo. Se perceber que o consumo de determinada comida cause um arroto, experimente evitá-la para ver se o problema se resolve ou não.
    • Alguns alimentos para se ficar de olho incluem: sucos de frutas, chocolates ou comidas muito temperadas. [2]
    • Beber um copo de leite alivia os gases, principalmente se eles vierem acompanhados de azia.
  3. Em cada uma delas, inclua uma proteína magra, um carboidrato complexo e uma verdura ou um legume. As proteínas magras, por exemplo, carregam nutrientes maravilhosos e causam poucos gases. [3]
    • Uma refeição pequena e balanceada terá vitaminas, minerais, proteínas, antioxidantes, fibras e todos os outros nutrientes necessários.
    • Comer muito ou correndo vai causar arroto. Portanto, a dica é mastigar bem cada garfada antes de engolir.
  4. Sim, alguns são mais prejudiciais do que outros. Passe longe de feijões, brócolis, repolho, couve-de-bruxelas, aspargo e farelos. Evitando tais alimentos, a quantidade de arrotos certamente vai diminuir. [4]
    • Evite também produtos sem açúcar (zero), pois eles podem conter maltitol e sorbitol na composição, e ambos são conhecidos causadores de gases.
    • As comidas gordurosas e as frituras causam não só arrotos, mas também azia. Prefira alimentos grelhados, assados ou cozidos no vapor.
  5. O líquido vai ajudar na digestão da comida e, portanto, reduzir a quantidade de arrotos. Quando se está grávida, os músculos ficam mais relaxados do que de costume. Isso faz a digestão ser mais lenta e, por consequência, os gases têm tempo para se acumular . A água serve para ajudar a “dar descarga” no organismo e, dessa forma, eliminar os gases presos no trato digestivo. [5]
    • Beba pelo menos 2 L de líquidos por dia, dando sempre preferência à água. Beber água na verdade diminui a retenção de líquido — um problema comum na gravidez.
    • A quantidade de chás, café e outras bebidas contendo cafeína deve ser limitada a 200 mg por dia. Normalmente, isso se traduz em 360 ml.
    • A água também leva nutrientes para o feto e evita a desidratação. Se você não gostar muito de beber água, experimente acrescentar uma rodela de limão ou um raminho de hortelã fresca.
  6. Os refrigerantes e todas as outras bebidas carbonatadas obviamente contêm gases comprimidos e, por isso, aumentam a ocorrência de arrotos. Passe longe deles! [6]
    • A maioria dos refrigerantes é altamente calórica e contém cafeína na formulação. Mesmo se você gostar muito desse tipo de bebida, beba com moderação durante a gravidez.
    • Evite os refrigerantes zero açúcar. Várias pesquisas mostraram uma conexão entre o consumo dessas bebidas e o parto prematuro. [7]
  7. A hortelã, por exemplo, é carminativa; ou seja, previne a formação de gases no trato digestivo e facilita a expulsão dos já existentes. Portanto, use e abuse desse chá para reduzir os arrotos. [8]
    • A camomila é outro chá com efeito similar.
    • Existem muitos outros alimentos carminativos (canela, alho e gengibre, por exemplo) e eles são fáceis de se incluir na alimentação. Converse com um médico antes de tomar qualquer tipo de chá, pois muitas ervas podem ser prejudiciais para quem está grávida.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Reduzindo a quantidade ingerida de ar

Baixe em PDF
  1. Quando se come muito rapidamente, a gente acaba engolindo ar junto. E os arrotos são resultado disso. Comer correndo também pode ser sinal de estresse, o que está associado a um aumento na produção dos gases. [9]
    • Sente-se com a coluna reta e mastigue bastante cada garfada para evitar esse problema.
    • Outra dica é evitar falar durante a refeições, pois, se a gente fala e mastiga ao mesmo tempo, acaba ingerindo muito ar sem perceber.
    • Caso tenha comido muito ou se alimentado de alguma coisa muito pesada, saia para caminhar. Movimentar o corpo vai ajudar a comida a passar pelo trato digestivo mais rapidamente, o que vai acabar reduzindo a quantidade de arrotos.
  2. A dica é sentar com a coluna reta na hora de beber qualquer coisa. Além disso, beber diretamente do copo vai evitar que você engula muito ar. [10]
    • Outra dica é evitar alternar entre bebidas quentes e frias, pois essas mudanças bruscas na temperatura do estômago podem fazer você engolir ainda mais ar.
    • Inclinar o corpo para beber água de minas ou bebedouros também vai fazê-la engolir ar. Para evitar esse problema, sempre leve uma garrafinha com você e encha na torneira do bebedouro quando preciso.
  3. As bebidas alcoólicas aumentam a acidez do estômago e, consequentemente, fazem com que você engula mais ar. Além do mais, elas aumentam as chances do feto sofrer alguma deformação. Os médicos recomendam evitar o álcool por completo, principalmente nos primeiros meses de gravidez. [11]
    • Se você sentir dificuldades em abandonar esse tipo de bebida, peça ajuda. Mesmo que você não se sinta bem conversando com o médico sobre isso, há muitas associações anônimas que podem ajudar.
    • Algumas pesquisas sugeriram que o uso leve de álcool no fim da gravidez não vai ser prejudicial para o bebê. Um “uso leve” significa de uma a duas doses de vinho por semana. [12]
    • Beber mais de seis doses por dia durante a gravidez pode levar ao desenvolvimento da Síndrome Alcoólica Fetal, um distúrbio para o resto da vida.
  4. O simples ato de fumar faz com que a gente engula ar. Como já foi dito, isso aumenta a quantidade de arrotos. Além do mais, fumar é muito prejudicial para a criança. [13]
    • Um cigarro contém mais de 4 mil substâncias químicas. Muitas delas são tóxicas tanto para você quanto para o bebê. Como a única fonte de oxigênio do feto é o ar respirado por você, essas substâncias acabam tendo um impacto enorme do desenvolvimento dele.
    • Converse com um médico e peça ajuda para parar de fumar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Fazendo outras mudanças no estilo de vida

Baixe em PDF
  1. A tensão e a ansiedade não são boas para você nem para o bebê e podem aumentar a quantidade de arrotos. [14] .
    • Essa é uma oportunidade de cair de cabeça em atividades mais tranquilas. Assista a filmes com os amigos, leia um livro ou até mesmo receba uma massagem. Tudo isso vai ser terapêutico e, claro, divertido.
    • Suspirar profundamente também pode fazer com que você engula muito ar.
  2. Além de ajudar a relaxar, ela vai deixar a respiração mais calma e eficaz; consequentemente, isso vai eliminar qualquer ar extra que você engolir. [15]
    • Essa atividade é muito benéfica. Ela minimiza as mudanças de humor, aumenta o conhecimento do próprio corpo e diminui o estresse, o qual está diretamente relacionado ao ato de arrotar.
    • A meditação pode ser praticada em quase qualquer lugar.
  3. A ioga melhora a respiração e fortalece os músculos abdominais, e isso ajuda e muito a eliminar o excesso de ar e reduzir os arrotos. [16]
    • A ioga também está associada a um sono muito melhor, uma menor ansiedade e uma diminuição na ocorrência de dores de cabeça.
    • Evite a Bikram Yoga (também conhecida como “ioga quente”) e todas as poses que exijam que você se deite de costas ou bruços. Da mesma forma, passe longe de qualquer exercício que pressione a barriga.
  4. Mesmo que você se sinta cansada, fazer atividades moderadas é muito importante para liberar hormônios, enzimas, sucos digestivos e ácidos estomacais. Com exercícios regulares, você vai reduzir a quantidade de arrotos e também promover a circulação sanguínea, fornecendo mais sangue ainda ao bebê. [17]
    • Saia para caminhar ou cuide das flores do jardim. Até mesmo ficar de pé para lavar a louça depois de uma refeição já vai ajudar a diminuir os arrotos.
    • Converse com um médico sobre a atividade física durante a gravidez. Alguns recomendam que você evite exercícios pesados. Porém, isso vai depender de você e sua saúde individual. Não deixe de consultar um profissional.
  5. O sono é fundamental durante a gravidez: dormir pelo menos oito horas por dia acaba minimizando todos os sintomas incômodos que você experimenta nesse estado. Uma dica é se deitar do lado esquerdo e dobrar uma ou ambas as pernas. Essa posição ajuda o trato digestivo a trabalhar melhor, reduzindo a quantidade dos gases produzidos durante a noite.
    • Evite se exercitar perto da hora de dormir.
    • Pratique técnicas de relaxamento para ajudar com a insônia e diminuir o estresse.
    Publicidade

Avisos

  • Se o arroto vier acompanhado de cólica ou dor abdominal, consulte um médico imediatamente. O mesmo vale para o caso de você notar sangue nas fezes e tiver diarreias, prisão de vente ou até mesmo náuseas e vômitos excessivos. Todos esses sintomas podem ser indicação de algo mais grave.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 133 755 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade