Baixe em PDF Baixe em PDF

Um ultrassom pode ser feito por uma série de razões, mas a mais comum continua sendo a gravidez. Se você realizou esse exame recentemente e deseja interpretar os dados, então pode ser útil aprender algumas informações básicas, como as características do seu bebê, incluindo cabeça, braços e sexo. Porém, os detalhes podem ser difíceis de interpretar, então, o ideal ainda é conversar com o seu médico, se possível.

Método 1
Método 1 de 2:

Decifrando as imagens

Baixe em PDF
  1. A maioria dos laboratórios e hospitais usa esse espaço para incluir detalhes pessoais do paciente, referências do local do exame e configurações do equipamento de ultrassom. Como essas informações não alteram o que você precisa saber sobre o ultrassom, desconsidere-as. [1]
  2. A parte de cima da imagem corresponde a onde a sonda foi posicionada. Em outras palavras, a imagem que você vê mostra como os órgãos e os tecidos aparentam ser de lado, em vez de cima. [2]
    • Por exemplo, se você está observando um ultrassom do seu útero, então, o que você vê no topo da tela ou da impressão seria o contorno dos tecidos acima do seu útero. Conforme for olhando para baixo, você verá os tecidos mais profundos, como a camada externa do seu útero, a interna e a parte de trás.
  3. A maioria das imagens de ultrassom está em preto e branco, mas você pode ver diferenças nesses tons. Essas diferenças são provenientes das variações de densidade dos materiais pelo qual o som passa.
    • Tecidos sólidos, como ossos, aparecerão em branco porque a superfície externa reflete mais som.
    • Tecidos que são preenchidos com líquidos, tal como o útero, serão mais escuros.
    • As imagens de ultrassom não funcionam bem com gás, portanto, órgãos preenchidos por ar, como os pulmões, não podem ser examinados por esse método.
  4. Considerando que o ultrassom usa o som para criar imagens das estruturas internas do seu corpo, a nitidez não será das maiores. Há diversos efeitos visuais que podem ocorrer como resultado das configurações do ultrassom, ângulo e densidade dos tecidos examinados. Alguns dos efeitos mais comuns incluem: [3]
    • Realce . Isso ocorre quando a parte da estrutura a ser examinada aparece em tons mais claros do que deveria, devido ao excesso de fluidos, como ocorre em cistos.
    • Atenuação . Também chamado de “sombreamento”, esse efeito faz com que a área examinada apareça mais escura do que o esperado.
    • Anisotropia . Esse efeito está relacionado ao ângulo da sonda. Por exemplo, se o médico segurar a sonda em ângulo reto, fará com que a área fique mais clara do que o normal, portanto, é necessário ajustar o posicionamento para evitar distorções de imagem.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Lendo um ultrassom de gravidez

Baixe em PDF
  1. Você pode identificar o contorno do seu útero pela linha branca ou acinzentada nas extremidades da imagem de ultrassom. Dentro dessa região, deve haver um espaço em preto. Esse é o líquido amniótico. [4] [5]
    • Tenha em mente que as extremidades uterinas podem não aparecer na imagem toda. O médico ou técnico pode ter colocado a sonda em uma posição focada no bebê. Mesmo que você veja o contorno em apenas um ou dois lados da imagem, provavelmente ainda se trata da sua extremidade uterina.
  2. Seu bebê também aparecerá em tons de cinza ou de branco, localizado dentro do fluido amniótico (área escura dentro do útero). Observe a área dentro do fluido amniótico para tentar demarcar o contorno e as características do seu bebê.
    • Os detalhes que você vê na imagem dependerão do estágio da sua gravidez. Por exemplo, com 12 semanas você só conseguirá ver a cabeça do seu bebê, enquanto que com 20 semanas já será possível ver a coluna, os olhos, pés e coração. [6]
  3. Entre 18 e 20 semanas já é possível identificar potenciais problemas e o sexo do bebê. É sempre válido lembrar que o ultrassom nunca é totalmente preciso e você só saberá de fato quando o bebê nascer. [7]
    • Para determinar o sexo do bebê, o técnico ou médico identificará se há presença ou ausência de pênis no ultrassom. Novamente, esse método não é totalmente exato. Um efeito visual pode distorcer a imagem de um pênis no ultrassom.
  4. Se você deseja ter mais detalhes, então você pode solicitar um ultrassom em 3D, que mostrará características faciais do bebê e pode até detectar algumas má-formações, como defeitos do tubo neural. [8] Um ultrassom em 4D usa as mesmas imagens do 3D, mas permite a gravação de um vídeo do seu bebê no útero. [9]
    • A melhor época para exames de ultrassom em 3D ou 4D é entre os seis e sete meses de gestação.
    • Lembre-se que esses exames podem ser caros e sem cobertura pelo plano de saúde (a não ser que haja suspeita de anormalidade).
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se que interpretar um ultrassom é um processo complicado e alguns detalhes serão impossíveis de identificar sem a ajuda de um profissional. Peça ajuda ao seu médico caso encontre algo preocupante.
Publicidade

Wikihow Relacionados

  • Conseguir as Melhores Imagens em um Ultrassom-3D
  • Fazer um Ultrassom de Gravidez

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 202 659 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade