Baixe em PDF Baixe em PDF

Você sabia que o colo do útero muda de posição e textura dependendo do seu ciclo de ovulação? Senti-lo pode ajudar a determinar se você está ou não ovulando e é uma ótima maneira de entender melhor seu sistema reprodutivo. Não há nenhum equipamento especial necessário para isso. Veja mais para aprender.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Encontrando o cérvix

Baixe em PDF
  1. O colo uterino é a parte mais inferior do útero, onde ele se conecta com a parede vaginal. [1] Ele fica cerca de 3 a 6 cm dentro da vagina, no final do canal vaginal e possui a forma de uma rosquinha com um pequeno buraco no centro. A posição e textura do colo do útero mudam ao longo do ciclo de ovulação.
    • O canal interior do colo do útero contém as glândulas que secretam muco vaginal. A cor e textura do muco também mudam ao longo do ciclo. [2]
  2. Como você utilizará os dedos para sentir o colo do útero, é importante lavar bem as mãos para evitar a transmissão de bactérias para o seu sistema reprodutivo. Evite o uso de loção ou creme para as mãos antes de sentir o cérvix, pois os ingredientes desses produtos podem causar infecções vaginais.
    • Se você tem unhas compridas, considere apará-las antes de sentir o colo do útero. Uma unha longa e afiada poderia arranhar a vagina.
  3. A maioria das mulheres acha que sentar facilita o acesso ao colo do útero com um mínimo de desconforto. Sente-se na beirada da cama ou banheira com os joelhos afastados.
  4. Delicadamente, mova-o na abertura vaginal e deixe-o deslizar para dentro. Dependendo do seu ciclo de ovulação, você pode ter de inserir cada vez mais o dedo para sentir o colo do útero.
    • Se desejar, você pode lubrificar o dedo com um lubrificante à base de água para ajudá-lo a deslizar mais facilmente. Não utilize vaselina, loção ou qualquer outro produto não marcado especificamente para uso na região.
  5. A ponta de seu dedo tocará a abertura em forma de rosca no final da vagina. Você saberá que é o colo do útero se o dedo não conseguir ir mais longe. O colo uterino pode ser suave, como lábios fazendo biquinho, ou firme, como a ponta de seu nariz, dependendo se você está ou não ovulando.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Conhecendo os sinais da ovulação

Baixe em PDF
  1. Se o seu colo está "baixo", ou seja, a poucos centímetros de sua abertura vaginal, você provavelmente não está ovulando. Se ele estiver "alto", localizado no fundo da vagina, você pode estar ovulando.
    • Será muito difícil determinar a altura do colo nas primeiras vezes que o sentir. Continue sentindo-o a cada dia ao longo de um mês ou dois, notando as diferenças na posição a cada semana. Eventualmente, você será capaz de dizer se ele está baixo ou alto.
  2. Se ele está firme e apertado, você provavelmente não está ovulando. Você pode estar ovulando caso ele esteja macio e flácido.
    • A textura do colo do útero durante a ovulação é descrita como semelhante à dos lábios. Durante os outros períodos, antes e depois da ovulação, ele lembra mais a ponta de um nariz - um pouco duro e com menos elasticidade. [3]
  3. Durante a ovulação, o colo do útero parecerá bem úmido, com fluidos, e você provavelmente terá uma maior quantidade de corrimento vaginal. Após a ovulação, o colo do útero ficará mais seco até que a menstruação ocorra.
  4. Além de sentir o colo, monitorar os fluidos cervicais e controlar a temperatura basal pode ajudá-la a descobrir quando está ovulando. Esta combinação de métodos de rastreamento é chamada de consciência de fertilidade, e se feita corretamente, é uma maneira eficaz para determinar seus períodos férteis.
    • Um pouco antes e durante a ovulação, o fluido vaginal se tornará pesado e escorregadio.
    • Quando ocorre a ovulação, a temperatura basal aumentará ligeiramente. É necessário tirar a temperatura com um termômetro basal todas as manhãs para que você note esse aumento. [4]
    • Use o preservativo aliado a um outro método contraceptivo se não quiser engravidar.
    Publicidade

Avisos

  • Seu dedo deve estar limpo e bem lubrificado, sob o risco de sofrer uma infecção ou ter um desequilíbrio na flora vaginal.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 801 201 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade