Baixe em PDF Baixe em PDF

Os gladíolos, também conhecido como palma-de-santa-rita, são comumente plantados para serem cortados e usados em arranjos florais. De tamanho e estatura majestosa, os gladíolos variam de 0,60 a 1,5 m de altura e suas flores têm forma de trombeta em todas as cores, exceto azul. O gladíolo é uma herbácea de cormos perene, também chamados de bulbos e tubérculos, que não resistem ao frio.

Método 1
Método 1 de 3:

Plantando gladíolos

Baixe em PDF
  1. Você pode comprar e receber pelo correio, mas o ideal é escolher os cormos pessoalmente para garantir que sejam de boa qualidade.
    • Procure cormos rechonchudos com o centro grosso para obter uma flor de qualidade. Não compre cormos chatos.
    • Ao escolher o tamanho dos cormos, baseie-se no tamanho dos gladíolos que você deseja. Escolha cormos de 1,25 a 2 centímetros para obter flores de 60 a 90 centímetros. Cormos com diâmetros de 2,5 cm ou maiores geram flores maiores.
  2. Mantenha os cormos em ambiente fresco e seco, onde a temperatura não caia abaixo de zero, até que chegue a hora de plantá-los.
  3. [1] Gladíolos gostam de pleno sol; contudo, podem tolerar sombra parcial.
  4. [2]
  5. [4] Após um intervalo de 2 semanas, plante mais gladíolos para prolongar a época de floração. Pare o plantio em meados da primavera para que as plantas tenham tempo suficiente para florescer.
  6. Regue a área completamente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Cuidados com o gladíolo

Baixe em PDF
  1. Gladíolos são frequentemente atacados por ervas daninhas.
  2. Use um que contenha carbaril ou malatião quando os gladíolos atingirem por volta de 15 centímetros de altura para protegê-los de tripes.
    • Tripes são pequenos insetos que não são visíveis a olho nu. Eles deixam as folhas com os centros brancos e descoloridos e as flores feias e disformes. O controle de tripes deve ser preventivo, pois quando os sinais se tornam visíveis já será tarde demais para salvar as flores.
  3. Você pode usar estacas e barbante para amarrá-los em cachos se estiver cultivando vários gladíolos juntos. Amarrar essas flores altas em estacas ajuda a minimizar os danos provocados por tempestades e vendavais.
  4. As flores restantes continuarão a se abrir na água.
  5. Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Desenterrando, secando e armazenando os cormos dos gladíolos

Baixe em PDF
  1. Remova os cormos completamente, com todos os cormos menores que o rodeiam. Sacuda a terra solta e corte as hastes dos cormos.
  2. Retire cormos velhos e secos e cascas soltas. Mantenha as cascas que envolvem os cormos durante o armazenamento. Os novos cormos são chamados de cormos menores.
  3. [5] Os cormos menores não produzirão flores no primeiro ano de cultivo; eles se tornarão cormos maiores para o próximo ano.
  4. Borrife-os com o mesmo inseticida usado para proteger a planta e mantenha-os em local escuro, fresco e bem ventilado onde eles não congelem.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 575 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade