Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você planta pimenta em casa ou mesmo se quiser aproveitar uma oferta boa no mercado, saber preservar pimentas é uma forma de poder aproveitá-las o ano inteiro. Você pode escolher entre desidratá-las, fazer uma conserva, congelar ou preservá-las em óleo. Cada método resulta em uma diferente textura, mas o sabor e a ardência permanecerão intactos, independente da opção.
Passos
-
Lave e seque as pimentas. Enxágue-as em água corrente, tomando cuidado para eliminar eventuais impurezas. Descarte aquelas machucadas ou danificadas de qualquer outra forma. Elas não durarão muito tempo. Seque as pimentas com papeis toalha limpos.
- É interessante utilizar luvas de borracha para proteger suas mãos de queimaduras. As pimentas mais ardidas contêm capsaicina, um componente químico que causa queimaduras na pele quando tocado.
- Tome um cuidado especial para não tocar seus olhos ou nariz ao manusear pimentas mais fortes.
-
Disponha as unidades em uma tela ou grade suspensa para que sequem. O importante é favorecer a circulação de ar entre elas. Portanto, dê preferência a uma estrutura vazada, que permita essa circulação.
- Coloque a estrutura em um local aberto e ensolarado. A janela da cozinha é uma boa opção.
- Deixe secando por três ou mais dias. Então, guarde em um recipiente fechado.
-
Experimente amarrar e torcer as pimentas. É uma forma fácil e decorativa para secá-las. Quando as pimentas estiverem secas, você pode mantê-las penduradas ou guardar para uso posterior. Veja como fazer:
- Passe uma agulha com linha de pesca ou outro fio resistente. Perfure as pimentas logo abaixo de suas cabeças, juntando-as. Faça isso com todas as unidades.
- Então, pendure-as em um local bem ventilado e ensolarado da sua casa.
- Entre 3 dias a 1 semana, elas estarão secas e prontas para o uso.
-
Seque-as rapidamente no forno. Esta é uma boa técnica se você estiver com pressa e não quiser esperar pelo processo natural. Ao invés de mantê-las inteiras, fatie em pedaços menores para agilizar. Siga estes passos: [1] X Fonte de pesquisa
- Fatie as pimentas na metade, na vertical.
- Disponha as metades em uma forma rasa, com o lado da semente virado para cima.
- Asse a 50 graus (ou o mais baixo possível em seu forno) por várias horas.
- Você também pode utilizar um desidratador para resultados mais rápidos. [2] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Lave e fatie as pimentas. Fatiar não é indispensável. Você também pode cortá-las em quatro ou pela metade, na vertical. Se preferir preservar as pimentas inteiras, utilize uma faca para fazer uma pequena incisão do lado de cada pimenta, ajudando a preservar seu formato. Dependendo do quão potente você quiser que seu molho fique, você pode remover ou manter as sementes.
-
Guarde as pimentas em um frasco de vidro esterilizado. [3] X Fonte de pesquisa Escolha um pote limpo e próprio para conserva. Preencha com as pimentas até uns 2,5cm da borda. Certifique-se que o pote possui uma tampa hermética. O ideal é que a tampa seja plástica, para que não enferruje na geladeira.
- Se quiser dar um toque a mais nas pimentas, adicione 3 colheres de sopa de sal e 15 pimentas do reino em grãos. Isso deixará seu molho com aquele gosto das pimentas jalapeño servidas em restaurantes.
- Outros temperos, como folhas de louro ou ervas frescas também podem ser adicionados.
-
Aqueça vinagre branco até um ponto baixo de fervura. Utilize cerca de 2 xícaras de vinagre, ou o suficiente para completar os frascos de conserva. Quando o vinagre estiver quente, despeje-o sobre as pimentas. Deixe um espaço entre o vinagre e a boca dos potes de cerca de 3,5cm.
- Se quiser deixar o molho um pouco mais suave, dissolva seis colheres de chá de açúcar no vinagre.
- Deixe o conteúdo descansar por alguns minutos.
-
Guarde na geladeira. [4] X Fonte de pesquisa Quanto mais tempo a mistura ficar guardada, mais potente será o molho. Aproveite seu sabor como tempero ou acompanhamento em sanduíches. Ele também vai muito bem em saladas.Publicidade
-
Lave as pimentas. Descarte as unidades danificadas, já que elas não durarão muito tempo. [5] X Fonte de pesquisa
-
Congele as pimentas menores inteiras. Se quiser congelar pimentas pequenas inteiras, basta colocá-las diretamente no freezer, dentro de um saco hermético. Utilize um canudo para sugar o excesso de ar. Então, sele a embalagem e coloque uma etiqueta descritiva.
- Sugue o máximo possível do ar, de modo a deixar as pimentas quase no vácuo. O ar agiliza o processo de deterioração.
- Congele por vários meses. Quando você quiser utilizar as pimentas, retire-as e deixe descongelar. Se preferir, escalde-as em água fervente por alguns segundos.
-
Congele as pimentas maiores em tiras. As unidades maiores podem ser fatiadas em tiras ou pedaços antes de serem congeladas, facilitando seu uso posterior. Fatie na vertical ou em pequenos pedaços. Retire as sementes.
- Disponha os pedaços em uma forma e congele por uma hora. Este primeiro passo é chamado de "congelada expressa".
- Feito isso, pegue as pimentas da forma, passe a um saco plástico hermético e remova o ar interior.
- Guarde no freezer por vários meses.
Publicidade
-
Lave e fatie as pimentas. Para a conservação em óleo, a maioria das pessoas prefere fatiar as pimentas em tiras. Contudo, as unidades menores também podem ser mantidas inteiras. Quanto mais forte quiser seu molho, mais sementes devem ser mantidas. Disponha as pimentas (em pedaços ou inteiras) em uma forma, em camada única. [6] X Fonte de pesquisa
-
Asse as pimentas. Este processo ajudará a apurar o sabor da pimenta. Você pode assá-las na churrasqueira ou no forno com broiler (fonte de calor superior).
- Preaqueça o broiler ou prepare a churrasqueira.
- Asse as fatias até que fiquem chamuscadas. No broiler, este processo deve levar poucos minutos. Vire-os uma vez no meio do processo para que assem de forma igual.
-
Coloque as pimentas e o azeite. Em um frasco limpo, adicione as pimentas. Você pode utilizar um vidro mais decorativo para isso. Despeje o azeite até cobrir as pimentas por inteiro. Guarde em um local fresco e protegido do sol. [7] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Volte as pimentas imediatamente ao freezer ao retirá-las. Se as pimentas que não forem utilizadas descongelarem, poderão ficar ensopadas.
- Se não tiver um recipiente rígido de plástico, utilize uma sacola.
- Se for utilizar o método do azeite, certifique-se que todos os pedaços de pimenta estão totalmente submersos no óleo.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=vTk34JxEtzk
- ↑ https://www.growveg.com/guides/how-to-dry-chili-peppers/
- ↑ https://www.epicurious.com/recipes/food/views/to-sterilize-jars-and-lids-for-preserving-102234
- ↑ http://allrecipes.co.uk/recipe/2042/pickled-chillies.aspx
- ↑ http://www.gardeners.com/how-to/quick-techniques-for-preserving/5387.html
- ↑ http://chilipeppermadness.com/preserve-chili-peppers-olive-oil.html#.U-UQzGRdV58
- ↑ https://www.pepperscale.com/preserving-chili-peppers/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 53 190 vezes.
Publicidade