Baixe em PDF Baixe em PDF

Leia este artigo para aprender a acessar um arquivo ZIP com uma senha desconhecida. Isso só pode ser feito através de um programa que descobre a senha que o está protegendo, mas é bom frisar que o processo pode demorar dias para terminar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se para descobrir a senha

Baixe em PDF
  1. É preciso baixar um programa que “adivinhará” a senha do ZIP; porém, antes de obtê-lo, saiba que isso poderá fazer com que um vírus entre em sua máquina. Lembre-se das práticas de segurança na internet e instale programa antivírus antes de continuar.
    • A maioria dos aplicativos com versões de teste oferece a descoberta apenas de senhas curtas. Muito cuidado ao encontrar um programa que faça o “crack” sem qualquer limitação e de graça; ele pode estar contaminado com malwares.
  2. Prepare-se e tenha paciência, já que a tarefa de “adivinhar” a senha é algo que levará muito tempo em grande parte dos programas desse tipo. Eles levarão várias horas para descobrir senhas simples; o mais provável é que demorem dias para terminar essa procura.
    • Não há como nenhuma aplicação obter a senha dentro de alguns minutos; qualquer um que prometa esse serviço provavelmente está infectado com vírus. [1]
  3. Você precisará do máximo possível da velocidade de processamento do computador, portanto, feche jogos, reprodutores de mídia, editores de fotos e todos os aplicativos do tipo.
    • Mesmo com a quantidade máxima do processamento do computador alocada para descobrir a senha do ZIP, isso poderá demorar dias.
  4. Esse é o local de mais fácil acesso no computador, portanto, arraste-o para a área de trabalho antes de tentar fazer o “crack”.
    • Se quiser, copie e cole o arquivo ZIP selecionando a pasta, pressionando Ctrl + C (Windows) ou Command + C (Mac), indo até a área de trabalho e teclando Ctrl + V ou Command + V .
    • Quando o item estiver em um dispositivo móvel (smartphone ou tablet, por exemplo), transfira-o para um computador antes de continuar.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Utilizando o “John the Ripper”

Baixe em PDF
  1. Apesar disso, ele é bem complicado de se instalar e ser usado.
  2. Baixe o “John the Ripper” acessando esse site em um navegador. Clique em “John the Ripper 1.8.0-jumbo-1 (Windows binaries, ZIP, 34 MB)”, que é o link na seção “community enhanced version” (versão melhorada pela comunidade), quase no fim da página).
  3. Clique em “Extrair”, “Extrair Todos”, “Extrair” outra vez e espere que a janela abra.
  4. Ele não pode ser adicionado como outros programas, mas pode ser transferido à área de trabalho; mova sua pasta até lá e renomeie-a para "john":
    • Na janela de extração que aparecer, clique em "john180j1w".
    • Pressione Ctrl + C .
    • Abra a área de trabalho e use o atalho Ctrl + V .
    • Clique com o botão direito na pasta e depois em “Renomear”.
    • Digite john e pressione Enter .
  5. Copie o ZIP protegido por senha ( Ctrl + C ), abra a pasta “John” e depois a "run"; clique em um espaço em branco e tecle Ctrl + V .
  6. Digite cd desktop/john/run e aperte Enter .
  7. Insira zip2john.exe name.zip > nome.hash (substitua “nome” pelo nome do arquivo ZIP) e tecle Enter .
    • Se o ZIP se chamar “olá”, digite zip2john.exe olá.zip > olá.hash .
  8. Insira type nome.hash (substitua “nome” pelo nome do arquivo “hash”) e pressione Enter . Agora, você estará pronto para tentar descobrir a senha.
  9. Digite john.exe --pot=nome.pot --wordlist=john/run/password.lst nome.hash e tecle Enter . O “John the Ripper” iniciará a comparação da senha do ZIP com sua base de dados de senhas. [2]
    • Substitua “nome” (em "nome.pot" e em "nome.hash" com o nome do ZIP)
    • O arquivo "password.lst" possui uma lista de senhas e suas permutações.
  10. Assim que a senha for adivinhada, a mensagem “Session Complete” (Sessão Completa) surgirá na parte inferior do Prompt. Agora, digite type nome.pot (nunca esqueça de substituir “nome” pelo nome da pasta) e aperte Enter para visualizar a senha que desprotegerá o arquivo ZIP.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Utilizando programas pagos

Baixe em PDF
  1. A maioria dos aplicativos profissionais para descobrir senhas permitirá que elas sejam decodificadas apenas se possuírem menos do que um certo número de caracteres. No entanto, para “adivinhar” grande parte delas, o usuário terá que comprar o programa.
    • Pelo lado positivo, as aplicações pagas geralmente apresentam uma interface prática e são fáceis de serem utilizadas.
  2. O programa para fazer o “crack” das senhas deverá oferecer um período de teste, bem como utilizar técnicas de força bruta para descobri-las.
  3. Os programas abaixo terão que ser adquiridos após algum tempo, mas eles são bons e recomendados: [3]
  4. Clique duas vezes em seu ícone, na área de trabalho.
  5. Geralmente, você precisará entrar em “Browse” (Navegar), “Open” (Abrir) ou “Add” (Adicionar) e encontrar o item desejado. Clique em “Open” (Abrir) ou “Choose” (Escolher).
    • Alguns “crackers” podem dar a opção de clicar e arrastar o ZIP para a janela do programa.
  6. Geralmente, “Brute Force” (Força Bruta) é a melhor alternativa, mas é possível tentar “Dictionary” (Dicionário) ou algum tipo parecido para verificar uma lista de palavras semelhantes à inserida.
    • O método “Dicionário” é mais eficaz quando souber pelo menos parte da senha ou a frase que usava, mas não os caracteres exatos ou se eram maiúsculas ou minúsculas.
  7. Clique em “Start” (Iniciar) ou “Run” (Executar) e espere que a tentativa para descobrir a senha termine. Como dito anteriormente, isso pode levar vários dias.
  8. Quando ela for descoberta, uma notificação surgirá no programa; use a senha para abrir o arquivo ZIP.
    Publicidade

Dicas

  • Há algumas abordagens possíveis para os programas que descobrem senhas. Para melhores resultados, é necessário tentar cada um deles, que são:
    • Ataque de dicionário: testa uma lista de palavras. É muito mais rápido do que as outras opções (se funcionar), mas possui uma grande chance de dar errado, já que nem todas as senhas se encaixam nessa categoria.
    • Ataque de força bruta: tenta adivinhar todas as combinações possíveis. Funciona apenas para senhas curtas ou processadores rápidos.
    • Força bruta com máscara: caso lembre qualquer coisa da senha, será possível informar ao programa antes de que ele ataque com força bruta. Por exemplo, isso funcionará para que tente apenas combinações que usem letras, e não números.
  • Em alguns casos, é necessário deixar o computador trabalhar sem ser utilizado por vários dias para que a senha seja descoberta.
Publicidade

Avisos

  • Copiar ou baixar programas licenciados sem pagar por eles (ou sem o consentimento do dono) é ilegal.
  • Aplicativos para descobrir senhas podem ser utilizados legalmente, mas apenas para acessar arquivos que possui permissão.
  • Os ataques de força bruta podem levar muito tempo, dependendo da velocidade do seu processador. Alguns computadores até travam devido ao trabalho que o programa exige do processador após dias tentando descobrir a senha.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 134 442 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade