PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se você namora, é comum sentir um pouco de insegurança quanto ao estado do relacionamento uma hora ou outra. Por mais que normalmente o desejo de terminar fique bem claro, às vezes, o comportamento da sua parceira pode ser um pouco mais complicado. Se acredita que sua namorada pode querer terminar com você, observe o comportamento dela de modo objetivo e analise a situação. Se continuar na dúvida ou se parecer que ela não quer tomar uma decisão, tenha uma conversa sobre a situação.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Observando o comportamento dela

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse pode não ser um sinal de que a sua namorada quer terminar com você mas, se ela costumava ligar todos os dias e hoje mal tenta manter o contato ou não responde quando você liga, provavelmente há algo de errado. [1]
    • Tente não tirar conclusões precipitadas. Antes de mais nada, pense no que mais acontece na vida dela. Ela tem uma prova importante chegando ou está com problemas familiares? Ela começou em um emprego novo há pouco tempo? Existem diversos motivos razoáveis para que ela não entre tanto em contato com você quanto antes.
  2. Se a sua namorada ainda gosta de você, ela ficará animada para sair e fazer alguma coisa. Caso queira terminar, é provável que ela sempre crie empecilhos ou pareça relutante para marcar compromissos. Caso você sugira que façam algo na sexta à noite e ela diga que dará uma resposta na sexta à tarde, sinal de que está esperando por algo mais interessante para fazer.
    • Lembre-se de que a recusa de um convite não significa necessariamente que ela deseja terminar o namoro. Se isso acontecer uma ou duas vezes, ela provavelmente tinha algo meio combinado com uma amiga e queria confirmar antes de negar o seu convite.
    • Se vocês estudam juntos, pergunte se ela quer comer com você no intervalo. Caso ela negue o convite e invente desculpas para comer com outra pessoa, pode ser que ela não esteja mais tão interessada no relacionamento.
  3. As brigas frequentes também são um sinal de declínio no relacionamento, principalmente se ocorrem por conta de coisas triviais. [2] Ela tem ficado irritada perto de você? Ela compra brigas por coisas pequenas que não costumam incomodá-la? As possíveis razões por trás de tais comportamentos são inúmeras (ela pode estar estressada por conta de um projeto ou simplesmente estar doente, por exemplo), mas se a situação for frequente, há uma boa chance de que ela esteja infeliz na relação.
    • Converse com ela sobre isso. Pergunte se há algo ocorrendo que a deixe estressada e tente descobrir o que pode fazer para ajudar.
  4. A intimidade entre o casal costuma decair quando o relacionamento entra em declínio. [3] A intimidade física não se limita ao sexo, mas tem a ver com todo o afeto físico de vocês no geral. Se vocês têm um relacionamento sexual e sua namorada não parece mais interessada nisso, pode haver algo que a incomoda no relacionamento.
    • Caso sua namorada nunca tenha sido muito física no relacionamento, leve isso em consideração. Algumas pessoas simplesmente são assim; se a sua namorada não curte muito a intimidade física em excesso desde sempre, isso não significa que ela não esteja interessada em você.
    • Ela gostava de segurar sua mão no passado, mas agora o evita sempre que você tenta abraçá-la ou pegar na mão dela? Esse pode ser um sinal de que há algo de errado.
  5. Preste atenção na linguagem corporal dela . Trata-se de um excelente indicador de como ela se sente por dentro. Se a sua namorada se sente feliz com você, ela manterá o contato visual e virará o corpo na sua direção quando estiverem conversando. No geral, ela ficará mais próxima de você. [4]
    • Caso ela cruze os braços ou evite o contato visual, sinal de que há algo a incomodando.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Conversando com ela

PDF download Baixe em PDF
  1. Por mais que sinta vontade de evitar a conversa ou prefira não tocar no assunto, o melhor é ser direto. [5] Não há motivo algum para que você não converse com sua namorada sobre o que se passa na sua cabeça. É possível que ela termine o namoro durante a conversa, mas também é possível que ela diga que não deseja terminar e conte o que a está incomodando ultimamente. De qualquer forma, pelo menos você vai ter uma resposta.
    • Diga que deseja tirar uma hora para ter uma conversa sobre algo que tem pensado. Não simplesmente chegue nela e pergunte se ela quer terminar o namoro, pois isso pode deixá-la confusa ou na defensiva.
    • Caso ela não possa conversar por estar ocupada, sugira um outro horário que sabe que ela estará livre. Se preferir, convide-a para almoçar ou tomar um café para que ela separe um tempo para conversar com você, sem que se sinta pressionada.
    • Se não conseguir conversar pessoalmente, tente conversar pelo computador ou pelo telefone. Caso se abra para ela em diversos canais de comunicação, uma hora ela conseguirá conversar com você.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Cher Gopman

    Coach de Relacionamento
    Cher Gopman é fundadora da NYC Wingwoman LLC, um serviço de aconselhamento romântico em New York City. A "NYC Wingwoman" oferece serviços de orientação um a um, encontro de pares, companhia e de treinamento intensivo. Cher é uma Coach certificada e já atuou como enfermeira psiquiátrica. Seu trabalho já foi destaque em Inside Edition, Fox, ABC, VH1 e The New York Post.
    Cher Gopman
    Coach de Relacionamento

    Como você sabe que chegou a hora de terminar? Se você não vir mais um futuro com a pessoa, ou não estiver mais gostando de passar tempo com ela, talvez seja a hora de terminar tudo. Os relacionamentos devem progredir, o que significa que se você sente que não está chegando a lugar algum, talvez esteja perdendo o seu tempo.

  2. É importante tirar um tempo para pensar sobre o porquê de suspeitar de sua namorada em vez de tirar uma conclusão precipitada. Analise as evidências que têm alimentado a suspeita, quão real a suspeita é e se é possível verificar as informações. Quando tiver uma certeza, pense no que fazer. [6]
    • Por exemplo, você pode suspeitar que sua namorada o está traindo por tê-la visto sorrindo para um colega de trabalho. Se essa é a sua única evidência, é preciso pensar bem se ela não estava apenas sendo gentil e passando o tempo em um emprego chato. Você pode acabar percebendo que a melhor coisa a se fazer com a informação é perguntar se ela tem algum interesse nesse colega de trabalho.
    • Evite dizer coisas como "Eu sei que você quer terminar comigo e é por causa do rapaz com quem tem saído. Por que não termina logo o namoro?". Ao presumir as coisas, por mais que esteja certo, você apenas deixará sua namorada na defensiva.
    • Tente abordar a conversa dizendo que sente que há algo de novo na mente dela e que gostaria de entender se ela está feliz no relacionamento ou se há coisas que precisam ser trabalhadas.
    • Você também pode dizer algo como "Estou um pouco preocupado, pois percebi que não temos passado tanto tempo juntos mais e não sei se há algo incomodando você" para deixar claro que está expressando seus sentimentos sem acusá-la de nada específico. Trata-se de uma forma de comunicação não violenta, excelente para se utilizar ao conversar assuntos sérios com pessoas próximas.
  3. Pratique a escuta ativa, fazendo questionamentos e utilizando uma linguagem corporal aberta para aumentar a sua compreensão do que é dito e deixar claro que está prestando atenção nela. Repita silenciosamente tudo que sua namorada disser para compreender melhor o lado dela e deixe claro que está ouvindo bem mantendo o contato visual e acenando com a cabeça. [7]
    • Não tire conclusões precipitadas e resista à tentação de interrompê-la no meio de uma frase. Deixe que ela explique o porquê de querer terminar ou o porquê de não querer terminar. Ela pode ter bons motivos para estar diferente nos últimos tempos e você parecerá inseguro se não conseguir deixar que ela fale.
    • Caso ela queira terminar com você, ainda é importante ouvi-la. Os motivos do término podem ser coisas que você sequer considerou ou percebeu. Você pode acabar percebendo que o fim do relacionamento faz sentido.
    • É possível que ela queira terminar com você, mas não queira magoá-lo. Por conta disso, é importante ouvir bem o que tem a dizer para descobrir o que ela realmente está tentando falar. Caso ela dê muitos motivos pelos quais ela não se sente feliz com o relacionamento, sem dizer especificamente que deseja terminar, tente ser um pouco mais direto.
    • Você pode dizer algo como "Parece que você está bem infeliz com o relacionamento, mas talvez tenha medo de me magoar. Quero que seja sincera: "você quer terminar o relacionamento?". Com sorte, ela vai ser sincera!
  4. Agora você tem uma oportunidade de ouro para tirar todo o sofrimento do peito. Se ela quiser terminar o namoro, pode ser tentador dizer coisas maldosas, mas resista à tentação. Xingar ou brigar não vai resolver nada e não vai fazer com que você se sinta melhor. Se ela disser que está tudo bem, conversem sobre as coisas que o deixaram preocupado.
    • Sempre fale na primeira pessoa ("Eu") na hora de conversar com sua namorada. Ao falar de você e não dela, você não a colocará na defensiva. [8] Por exemplo, ela pode ficar na defensiva caso você diga algo como "Você está meio estranha e precisa me dizer o que está acontecendo" em vez de "Eu estou sentindo uma certa distância entre nós e queria saber se você também pensa assim".
    • Caso ela termine com você, não é preciso dizer nada que não se sinta confortável. Você pode simplesmente ir embora ou dizer algo como "Tudo bem, eu entendo". Se quiser, você pode dizer como se sente com o término ("Estou triste", "Estou nervoso", "Acho que você está certa" ou "Acho que é uma boa ideia", por exemplo).
  5. A raiva é uma emoção normal, mas que pode ser difícil de se controlar. [9] É muito fácil ficar na defensiva caso alguém queira terminar com você, pois o fim do namoro passa uma sensação de rejeição. Você pode acabar ficando nervoso para se proteger de seus próprios sentimentos, mas fazê-lo não ajudará em nada.
    • Tente manter a voz baixa e em tom uniforme. Respire fundo!
    • Caso sinta que não é capaz de evitar a raiva, retire-se da situação. Mesmo que ela queira terminar o namoro e você esteja muito nervoso, vá embora para não dizer nada que possa se arrepender mais tarde.
  6. [10] Por mais que, ao fim da discussão, você não tenha uma namorada, aceite o que foi dito. Se vocês terminarem, é hora de seguir em frente. Se ela disser que não quer terminar, acredite nela e não fique questionando o tempo inteiro. Fazê-lo é irritante e você parecerá inseguro.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Descobrindo o que fazer

PDF download Baixe em PDF
  1. Às vezes, as duas partes do relacionamento passam por momentos de insegurança. Durante tais períodos, costuma haver um distanciamento de uma das partes, normalmente sem muita explicação. Quando isso ocorre com sua namorada, você pode ficar confuso e se perguntando se fez algo de errado. É tentador tentar entrar em contato para descobrir a raiz do problema, mas fazê-lo costuma incomodar a pessoa insegura e fazer com que ela acabe agindo precipitadamente.
    • Se vocês estão passando por isso, esforce-se para dar mais espaço para sua namorada. Não há garantia de sucesso, mas distanciar-se por alguns dias ou semanas pode fazer com que ela perceba que gosta do relacionamento e fica solitária sem você.
    • Mesmo se as coisas não funcionarem como espera, dar um pouco de espaço a ela pode fazer com que lembre-se de que também gostava da vida antes do namoro e que ainda pode se divertir sem ela.
  2. Se sente que não consegue viver sem a sua namorada, esforce-se para salvar o que puder da relação. Ainda assim, é importante lembrar que, se a sua namorada está infeliz e não quer ficar com você, a relação está fadada ao fracasso.
    • Tente identificar o que no relacionamento a está deixando infeliz. É bem provável que ela simplesmente não sinta mais tanta atração por você, mas também podem haver outras coisas que não estejam funcionando. Tente identificar os problemas do relacionamento e solucioná-los.
    • Surpreenda-a. Se vocês namoram há um tempo, é possível que não esteja usando mais todo o seu charme para mantê-la feliz. Surpreenda-a com algo especial, como um jantar romântico ou um passeio na danceteria preferida dela. Não precisa ser nada demais, basta deixar claro que estava pensando nela!
    • Tente lembrá-la dos bons tempos. Há um motivo para que o relacionamento tenha começado, mas ele pode hoje parecer muito distante. Tente reacender a chama do primeiro encontro ou daquela vez em que estavam rindo descontroladamente sobre algo. A ideia é reviver os sentimentos positivos do início do relacionamento.
    • Escreva uma carta de amor. Por mais simples que seja, muitas pessoas amam receber cartas! Não é preciso ser brega demais; uma simples carta lembrando-a de como a ama é mais do que suficiente. Mencione um bom momento entre vocês ou algo que mal pode esperar para que façam juntos.
    • Tente ser mais aberto e vulnerável. Por mais que pareça natural levantar as defesas e parar de compartilhar coisas com sua namorada, fazê-lo pode apenas piorar a situação. Tente se abrir um pouco mais com ela, contar quando estiver tendo um dia ruim, compartilhar medos e permitir que ela veja um lado mais gentil seu.
    • Encoraje a independência dela. Um dos motivos pelos quais sua namorada pode estar infeliz no relacionamento pode ser a sensação de sufocamento ou de falta de independência. Encoraje-a a fazer as coisas que ela quer fazer, em vez de tentar mantê-la sempre por perto. [11] Por exemplo, se ela quiser se dedicar a um vestibular competitivo, ofereça-se para ajudá-la com os estudos. Se ela quiser viajar para algum lugar com umas amigas, encoraje-a!
  3. Você pode não querer terminar o namoro, mas essa pode ser a melhor opção. Se está óbvio que ela não é mais feliz no relacionamento, mas não tem coragem de terminar, tome coragem e demonstre o quanto se importa com ela terminando a relação.
    • Seja sincero e gentil. Diga que pode ver que ela está infeliz há um tempo e que sabe que ela não quer magoar você, mas que está na hora de dar um fim ao relacionamento.
    • Isso não diminuirá a dor que você vai sentir, mas vai permitir que você tenha um pouco de controle sobre a situação. Você se sentirá até um pouco aliviado após passar um tempo em um relacionamento infeliz.
    • Ao terminar o relacionamento, tente deixar a raiva para lá. Ficar nervoso com o fim da relação apenas fará mal para você. [12]
  4. Se está triste pelo fim do namoro, tente se lembrar que essa sensação ruim passará com o tempo. Existem muitas coisas que você pode fazer para sentir-se melhor, mas só o tempo fará com que você supere o término.
    • Não há um período específico de tempo para a recuperação. Você pode precisar de dias, semanas ou meses. Tente ver cada dia como um passo na direção correta.
  5. No começo, pode ser tentador enviar uma mensagem ou ligar para sua ex, mas fazê-lo apenas prolongará a sua dor. [13] Delete o contato dela do seu celular e, se necessário, exclua-a das redes sociais.
    • Se ela tentar contatar você, ignore-a. Não atenda o celular e delete os e-mails sem respondê-los.
    • Isso não significa que vocês não podem nunca mais se falar. O problema do contato após o término é que você corre o risco de dizer algo que vá se arrepender mais tarde. Espere um tempo para retomar o contato.
    • Se não quer se livrar de todas as informações de contato dela, anote-as em um pedaço de papel e deixe-o sob os cuidados de um amigo de confiança até superar o namoro.
  6. Se não quer jogar fora ou doar para a caridade as coisas dela, pelo menos guarde-as em uma caixa onde não vai vê-las.
    • Se acha que vai ficar tentado a mexer nas coisas, livre-se delas de uma vez ou peça que um amigo cuide delas por um tempo.
  7. Por mais que precise de alguns dias para chorar e sofrer pelo fim do relacionamento, tente retomar a sua vida. Saia com seus amigos para fazer coisas divertidas ou tente frequentar eventos sociais para conhecer novas pessoas. Assim, você não passará muito tempo remoendo o fim do namoro e se divertirá mais.
    • Tente manter-se ativo fisicamente também. As atividades físicas o ajudam a sentir-se bem física e mentalmente. [14] Pode ser tentador ficar deitado na cama chorando, mas desafie-se a sair para caminhar ou correr. Se gosta de praticar esportes, junte-se a um time.
  8. Por pior que seja o término, você ainda pode aprender muito com ele. Reflita sobre o relacionamento com sinceridade. É provável que a garota tenha feito muitas coisas erradas, mas você também deve ter errado bastante. Em vez de remoer as falhas dela, pense no que você pode fazer melhor nas próximas tentativas.
    • Por exemplo, você pode tentar ser mais comunicativo nos relacionamentos futuros, para que as próximas namoradas estejam mais dispostas a falar com você quando algo as incomodar. Se, no último relacionamento, você costumava ficar nervoso sempre que ela conversava sobre um problema, pratique a manutenção da calma frente aos problemas.
    • É muito difícil ser sincero quanto aos seus próprios defeitos. Tente lembrar-se de que não há motivo para se esconder por trás do orgulho.
    Publicidade

Dicas

  • É possível que ela esteja apenas tendo um dia ou uma semana ruim. Dê tempo ao tempo, mas não deixe que o relacionamento se arraste demais.
  • Caso ela esteja agindo de modo negativo, pode ser que ela precise apenas de um pouco mais de atenção. Uma expressão aleatória de amor, como uma surpresa boa, pode ser a solução.
  • Escreva tudo no papel. Se estiver difícil arranjar um tempo para conversar pessoalmente, comunique-se de outro jeito. Escreva uma carta ou um e-mail explicando tudo que você sente: além de abrir um novo meio de comunicação, você permitirá que sua namorada tenha um tempo maior para pensar no que você disse.
  • Ouça os seus instintos. Normalmente, o fim do relacionamento é perceptível, mas nos esforçamos para ignorar esse sentimento. Na maioria das vezes, os instintos estão certos, portanto, seja sincero consigo.
  • Caso sua namorada queira terminar com você por estar infeliz no relacionamento, o melhor é encerrar a relação mesmo. Superar o término pode ser difícil, mas forçá-la a continuar em uma relação infeliz não ajudará em nada.
  • Caso tenha certeza que ela queira terminar o namoro, mas esteja enrolando por algum motivo, dê fim ao sofrimento e termine o namoro você mesmo. Fazê-lo pode ser difícil para você, mas pelo menos significará que você pode seguir em frente com a vida.
  • Caso ela seja direta e diga que está passando por uma semana ruim, ajude-a. Pergunte se há algo que possa fazer para facilitar as coisas.
Publicidade

Avisos

  • Não arme um barraco. Caso ela termine com você, criar uma grande comoção pode parecer o certo na hora. Saiba que você vai sentir vergonha do que fez mais tarde. Mantenha a calma (pelo menos na frente dela) para demonstrar que é uma pessoa madura. Acredite, você vai se orgulhar disso mais tarde.
  • A linguagem corporal negativa pode indicar que a pessoa está deprimida. Tome cuidado para não confundir a insatisfação dela com a relação com outros problemas emocionais que ela pode estar sentindo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 134 253 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade