Baixe em PDF Baixe em PDF

Novos relacionamentos costumam provocar muitas dúvidas: "Isso tem futuro?"; "Ele gosta mesmo de mim?"; "Gosto dele de verdade?". Responder a tais perguntas com bastante sinceridade poderá ajudá-lo a prevenir um coração partido, além de evitar que sua bagagem emocional acabe magoando outra pessoa. Mesmo que tenha apenas uma pontinha mínima de dúvida, dê um passo atrás caso não tenha certeza absoluta se gosta mesmo de alguém ou se só está com essa pessoa para fugir da solidão . Para descobrir como realmente se sente em relação ao outro, analise o relacionamento de perto e passe algum tempo fazendo coisas sozinho. Finalmente, aprenda a não cair na armadilha de se jogar em uma nova relação logo depois de um término.

Método 1
Método 1 de 3:

Reservando um tempo para avaliar o relacionamento

Baixe em PDF
  1. Caso não tenha certeza se realmente gosta de alguém, aprenda quais são os indicadores mais comuns de uma forte atração. Geralmente, gostamos de verdade de alguém quando pensamos na pessoa o tempo todo, mesmo quando estamos longe dela; e quando mal podemos esperar para saber tudo sobre a vida dela.
    • Ficamos animados para apresentá-la aos amigos; aquele vizinho gostosão não chama mais nossa atenção; sentimos que somos invencíveis. [1]
    • Caso não se sinta extremamente animado com a ideia de ver seu parceiro e de conhecê-lo melhor, é possível que você apenas esteja usando essa pessoa para preencher um vazio interior.
  2. Um ótimo meio de chegar na raiz dos sentimentos é dando um tempo na relação — uma folga poderá ajudá-lo a refletir sobre a atração que nutre pelo outro e a determinar como realmente se sente quando não está ao lado dela.
    • Você não precisa explicar exatamente por que precisa de espaço, mas pode dizer algo como: "As coisas estão acontecendo muito rapidamente, quero desacelerar um pouco. Posso ter uma semana para pensar?".
  3. Passe algum tempo refletindo sobre as características que o atraíram nela, e crie uma lista com todas essas qualidades. Releia a lista e fique atento a qualquer indício de que o relacionamento seja apenas uma solução para sua solidão. [2]
    • Por exemplo, a lista inclui atributos como honestidade, ambição ou alguma peculiaridade — características saudáveis para desejar em um parceiro? Ou você simplesmente aprecia o fato de que ele está sempre disponível para sair?
    • Outro exemplo pode ser o fato da pessoa ser atraente e fazer com que você se sinta bem na frente de seus amigos. Nesse caso, talvez sua única preocupação seja provar para os outros que você é capaz de encontrar um parceiro atraente.
  4. Este é o momento da verdade: reflita se você se sente atraído por alguma característica realmente única da outra pessoa. Faça essa reflexão quando tirar uma folga do relacionamento — seu parceiro proporciona algum benefício único em sua vida, algo que ninguém mais é capaz de proporcionar? [3]
    • Alguma outra pessoa poderia proporcionar a mesma coisa? Por exemplo, você está feliz porque tem alguém com quem sair nos finais de semana? Nesse caso, qualquer amigo poderia desempenhar o mesmo papel e, se isso é tudo o que você valoriza no namoro, provavelmente está usando seu parceiro para fugir da solidão, mesmo que não tenha a intenção.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Descobrindo se você se sente sozinho

Baixe em PDF
  1. Um ótimo meio de diagnosticar a solidão é tratando o problema, portanto, passe algum tempo ao lado de outras pessoas, e não apenas com seu namorado. Preencha a agenda com encontros e atividades divertidas. Participe de um clube ou organização para conhecer pessoas que tenham interesses em comum com você. Matricule-se em um curso de dança ou de culinária. Convide um conhecido ou um colega de trabalho para tomar café ou almoçar. [4]
    • Você também poderia fazer amigos entrando em contato com velhos conhecidos através das redes sociais, puxando assunto com outro frequentador da sua loja favorita, ou participando de um encontro de pessoas interessadas em algum dos seus hobbies.
    • Caso não sinta a menor falta da outra pessoa durante tais atividades sociais, tampouco sinta vontade de convidá-la para participar de tais eventos com você, talvez o relacionamento tenha sido motivado pela solidão.
  2. O voluntariado é outra ótima forma de socializar — ele vai ajudá-lo a entrar em contato com outras pessoas e, ao mesmo tempo, a fazer a diferença na comunidade. Ofereça-se para visitar um asilo e ajudar os residentes durante uma aula de artesanato; trabalhe algumas horas por semana em um abrigo para animais abandonados, ou para pessoas em situação de rua; ou simplesmente se ofereça para cuidar dos filhos do vizinho na quinta-feira à noite, para que ele possa ter um jantar romântico com a mulher.
    • Ajudar ao próximo proporciona diversos benefícios para a saúde mental, como o aumento da autoestima e o combate à solidão. Caso perceba que não tem pensado no seu parceiro porque está ocupado demais com esses novos compromissos, provavelmente você só precisava sair mais de casa. [5]
  3. Seu namoro consiste apenas nas atividades que a outra pessoa gosta de fazer? Nesse caso, corra atrás das próprias paixões para compreender melhor seus sentimentos. Elas vão ajudá-lo a sentir mais satisfação com a vida e, consequentemente, talvez você perceba que não estava tão apaixonado quanto imaginava. [6]
    • Participe de uma nova aula de ginástica na academia do bairro; aprenda um novo idioma; cozinhe com mais frequência; vá pescar. Resumindo: simplesmente faça coisas prazerosas.
  4. A insatisfação com outras áreas da vida pode levá-lo a mergulhar cedo demais em um novo relacionamento, portanto, tome algum tempo para trabalhar em si mesmo. Conforme se concentra mais no futuro através da definição de objetivos, determine se a outra pessoa está incluída em algumas dessas metas. [7]
    • Pense em alguma coisa que queira fazer para si mesmo — talvez seja um treinamento profissional ou uma viagem para o exterior. Se a outra pessoa integra esses planos para o futuro de alguma forma, provavelmente ela significa mais do que um simples "tapa-buraco".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Evitando emendar uma relação com outra

Baixe em PDF
  1. Talvez você não saiba ao certo o que sente por alguém porque começou a namorar logo depois de um término, e esse erro clássico pode sabotar sua habilidade de cultivar uma relação saudável com o parceiro atual. Portanto, evite emendar um relacionamento no outro — espere até ter superado todos os sentimentos que nutria pelo seu ex.
    • Talvez você tenha levado um pé na bunda e queira arrumar um novo amor para se sentir melhor; ou talvez esteja divorciado há algum tempo, mas ainda não tenha superado sua ex-mulher, e todo mundo fique perguntando quando pretende voltar a namorar. Esses não são bons motivos para entrar em um novo relacionamento. [8]
  2. Caso o relacionamento tenha ficado muito sério em questão de poucos dias ou semanas, talvez você esteja usando o namoro para encobrir problemas mal resolvidos. Relações saudáveis costumam progredir em um ritmo moderado, e os sentimentos do casal se intensificam de forma consistente e progressiva. Quem jura estar perdidamente apaixonado depois de uma semana de namoro pode ter caído na armadilha de emendar um relacionamento em outro para fugir da solidão. [9]
    • Relacionamentos de rebote tendem a entrar na fase do contato íntimo muito rápido, mas a parte emocional fica prejudicada. Se não sentir necessidade de se abrir com a pessoa e sua atração se reduzir à necessidade física, você pode estar vivendo um relacionamento de rebote.
    • Se estiver namorando alguém que tem características muito opostas às do seu ex, isso é sinal de um relacionamento de rebote.
  3. Um dos principais motivos pelos quais emendamos relacionamentos é o medo da solidão. No entanto, a vida de solteiro pode oferecer diversas vantagens, como a oportunidade de nos conhecermos melhor, de direcionarmos mais energia ao nosso desenvolvimento profissional, e de dedicarmos mais carinho e atenção aos amigos e familiares. Não acredite no velho mito de que estar solteiro significa sentir-se só. [10]
    • A vida de solteiro pode ser muito prazerosa quando construímos círculos sociais repletos de amigos e familiares queridos. Concentre-se também em melhorar sua vida para aprender a ser solteiro — volte para a escola, adote uma alimentação saudável, defina metas plausíveis, e não confunda seu valor com seu estado civil.
  4. Se a sua autoconfiança depende de outra pessoa, é hora de trabalhar nisso — quem se sente incompleto quando está solteiro pode acabar entrando em relacionamentos abusivos só para preencher esse vazio interior. Portanto, melhore a autoestima para superar a solidão e transformar-se em um pretendente mais atraente quando chegar a hora certa de encontrar um novo parceiro. [11]
    • Identifique todas suas qualidades positivas que não tenham relação com seu estado civil. Depois, liste esses atributos em um papel e coloque a lista no espelho do banheiro, para que ela funcione como um lembrete.
    • Melhore a forma como fala consigo mesmo. Não se chame de "fracassado" quando estiver em casa no sábado à noite — faça planos com os amigos ou simplesmente lembre que seu valor não pode ser definido por sua agenda.
  5. Essencialmente, as pessoas codependentes são obcecadas em cuidar dos outros, mesmo que às custas da própria saúde e bem-estar. Caso sempre acabe envolvido com pessoas que exijam muita ajuda ou cuidados, talvez você deva procurar um profissional. [12]
    • Uma pessoa codependente se sente vazia quando não tem alguém de quem cuidar. Portanto, ela se recusa a ficar sozinha e sempre procura novos relacionamentos, mesmo que não esteja apaixonada de verdade. Se você se identifica com essa descrição, consulte um médico e peça que ele o encaminhe para um terapeuta que possa ajudá-lo a chegar na raiz do problema.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 251 782 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade