Baixe em PDF Baixe em PDF

O cisto de Baker (cisto poplíteo) é uma bolinha preenchida por líquido que se forma atrás do joelho, deixando-o com uma sensação de dor e tensão. Os cistos são muito comuns e podem ser causados por qualquer sintoma que leve ao inchaço das articulações, como a artrite. Às vezes, eles não apresentam qualquer manifestação e são encontrados apenas quando o paciente consulta um médico devido a outro problema. Leia abaixo os sintomas que surgem, em certos casos, após o aparecimento do cisto de Baker.

Método 1
Método 1 de 3:

Identificando os primeiros sintomas

Baixe em PDF
  1. Ela ocorre devido ao acúmulo de fluidos no cisto, inflamando a área. O inchaço terá a forma de uma protuberância na parte de trás do joelho e é mais fácil de ser visto quando você estiver em pé, com a perna reta. [1]
    • Fique na frente de um espelho. Compare o joelho com o cisto ao “saudável”.
  2. Quando o fluido do cisto se acumula, ele pressiona a parte posterior do joelho, dando a impressão de que ele vai estourar, em especial ao ficar em pé e com as pernas retas. A pele em volta do joelho fica totalmente esticada, dando a sensação de aperto. [2]
  3. A rigidez é diferente do aperto, já que ela dificulta o ato de dobrar o joelho; o aperto dá a impressão do que o joelho é um balão de água prestes a estourar. A rigidez pode ocorrer porque o cisto faz com que a articulação e os músculos do joelho se inflamem, deixando-os rijos. [3]
    • Às vezes, o desconforto surge após ficar em pé por muito tempo.
  4. Assim que o cisto é preenchido por fluidos, ele exerce pressão no joelho, podendo também apertar os nervos na região, levando à sensação de dor. Pessoas que mexem muito os joelhos sentirão bastante dor se o cisto pressionar os nervos, descrevendo a sensação de duas maneiras:
    • Alguns sentem dor localizada, ou seja, incômodo intenso bem no local onde o inchaço é pior.
    • Outras pessoas se queixam de dor por todo o joelho.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Sabendo quais os sintomas posteriores

Baixe em PDF
  1. Cistos de Baker nos estágios iniciais podem levar à dor ao mexer muito o joelho ou movimentá-lo de uma certa maneira; à medida que ele incha, o desconforto será sentido sempre que você se mover, seja o movimento pequeno ou grande. [4]
    • A dor piorará e poderá haver a sensação de queimação bem na localização do cisto poplíteo.
  2. Quando a pressão sobre a articulação do cisto for muito grande, a bolinha poderá se romper, fazendo com que o fluido se espalhe na área em volta e escorra pela parte traseira do joelho.
  3. Quanto mais demorar para tratar esse problema, menor será a capacidade de movimentar o joelho; essa dificuldade ocorre tanto devido à dor quanto à inflamação, que evita que o paciente dobre o joelho. Alguns sinais que indicam a necessidade de tratamento do cisto são: [5] :
    • Não conseguir dobrar o joelho totalmente;
    • Ser incapaz de esticar ou deixá-lo reto;
    • Sentir dor ao tentar esticar e dobrar o joelho.
  4. Às vezes, ele poderá ficar grande e se espalhar para o músculo da panturrilha; se isso acontecer, o local poderá ficar vermelho, como em uma erupção cutânea. É possível que a perna fique com uma sensação de que está quente (eritema) e a parte inferior inchada (edema distal). O inchaço é causado pelo aumento do cisto nas veias da perna.
    • Caso saiba de alguma outra condição médica, o cisto aumentado é semelhante à trombose venosa profunda.
  5. Raramente, os cistos de Baker podem aumentar tanto ao ponto de se romperem e espalharem o fluido no músculo da panturrilha. Dor forte, sensação de que o local está quente e sensibilidade são alguns dos indícios de que isso ocorreu. Alguns pontos da pele da panturrilha também podem ficar avermelhados ou azulados se o sangue vazar para o tecido em volta. Vá ao hospital imediatamente ao notar tais sintomas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Sabendo quais os fatores de risco

Baixe em PDF
  1. Entenda que algumas condições médicas podem levar ao crescimento dos cistos de Baker, que são mais comuns em indivíduos que apresentam um problema oculto nos joelhos. Sempre que houver outro transtorno que leve à inflamação e à dor no joelho, a chance de aparecimento do cisto aumenta devido a essas doenças, que são: [6] :
    • Artrite reumatoide, artrose, gota e artrite psoriásica.
  2. Após lesionar alguma parte do joelho, como rompimento do menisco ou torção dos ligamentos, a probabilidade de sofrer com cistos se eleva. Isso ocorre porque o joelho já estará levemente inflamado, contribuindo para o surgimento do cisto poplíteo. [7]
  3. Caso já tenha sofrido uma contusão no local, você provavelmente já operou o joelho para corrigir os danos. Ao trabalhar e realizar esforço com o joelho, ele poderá ficar inflamado posteriormente por não estar totalmente recuperado. Assim como na artrite, a inflamação causada pela tensão poderá deixá-lo mais suscetível a essa condição.
    Publicidade

Dicas

  • Descanse o joelho o máximo possível ao sentir dor ou pressão no local.
Publicidade

Avisos

  • Vá ao médico assim que perceber qualquer uma das manifestações expostas acima. Quanto mais rapidamente o cisto de Baker for tratado, mais ágil será sua recuperação para voltar à vida normal.
Publicidade

Referências

  1. Parvizi, J. (2010). High yield orthopaedics. Philadelphia: Saunders/Elsevier.
  2. Duckworth, T., Blundell, C. M., & Duckworth, T. (2010). Lecture notes. Chichester, UK: Wiley-Blackwell.
  3. Aktolun, C., & Goldsmith, S. J. (2013). Nuclear medicine therapy: Principles and clinical applications. New York, NY: Springer.
  4. Aktolun, C., & Goldsmith, S. J. (2013). Nuclear medicine therapy: Principles and clinical applications. New York, NY: Springer.
  5. Duckworth, T., Blundell, C. M., & Duckworth, T. (2010). Lecture notes. Chichester, UK: Wiley-Blackwell.
  6. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/bakers-cyst/basics/causes/con-20023332
  7. Parvizi, J. (2010). High yield orthopaedics. Philadelphia: Saunders/Elsevier.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 120 971 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade