Baixe em PDF Baixe em PDF

Talvez você esteja passando por uma fase sem amigos por várias razões – escola nova, trabalho novo, mudança de cidade ou de estilo de vida – e fique se perguntando como conseguirá ser feliz. Saiba que é possível, sim! As conexões sociais deixam a vida mais satisfatória, é um fato, mas não é preciso ter amizades para ser feliz. Aprenda a ser feliz sem amigos desenvolvendo a sua autoestima, enchendo a sua agenda de atividades positivas e fortalecendo as relações com outras pessoas.

Método 1
Método 1 de 3:

Sendo feliz consigo mesmo

Baixe em PDF
  1. Muitas vezes, as pessoas precisam de amigos para ter validação. Você pode até pensar: “Nossa, a Ana me adora, então eu devo ser demais” ou “Pelo menos eu sou convidado para as festas”. Na verdade, você deve se sentir bem independentemente de quantos amigos tenha ou de quem eles sejam. Aprenda a se autovalidar em vez de precisar de terceiros para isso. [1]
    • Por exemplo, se sempre contou com amigos para tomar grandes decisões, tente decidir algo sozinho, avaliando os prós e contras.
    • Caso você defina a sua importância a partir do quanto é querido pelos amigos, encontre outras maneiras de se sentir importante, como o trabalho voluntário.
  2. . Pense em uma lista com atividades de autocuidado, permitindo-se fazer coisas boas por você. Comece a adicionar uma atividade a cada dia. O autocuidado ajuda a manter a saúde emocional e assim não é preciso contar com os outros para se sentir bem. [2]
    • Experimente uma automassagem, uma sessão de ioga, escrever no diário, levar o cachorro para passear etc.
    • Outra ideia é fazer uma lista com as características que você mais admira em si e guardá-la para dar uma olhada sempre que precisar.
  3. Demonstre amor próprio ao cultivar um estilo de vida saudável. Procure maneiras de aumentar o seu bem-estar diário, por exemplo: tenha uma dieta mais equilibrada, faça exercícios sempre que possível, combata o estresse e durma melhor todas as noites. [3]
    • Comece a se alimentar melhor adicionando mais legumes às refeições, consumindo menos alimentos processados e besteiras e tomando bastante água.
    • Tenha uma rotina de exercícios que se adapte ao seu estilo de vida, como levar o cão para passear, caminhar ou correr no parque mais próximo ou praticar esportes.
    • Alivie o estresse com atividades relaxantes como respiração profunda ou relaxamento muscular progressivo.
    • Tenha vontade de fazer essas atividades que promovam o bem-estar e a saúde física simplesmente porque elas ajudam a tornar a vida mais satisfatória.
  4. Talvez se sinta mal por não ter amigos e comece a ter pensamentos negativos. A gratidão é uma bela ferramenta para se concentrar no lado positivo da vida em vez de ficar pensando nos problemas. Assim, você consegue se sentir mais feliz e satisfeito. [4]
    • Comece um diário da gratidão para anotar três coisas boas todos os dias. Pode ser algo que deu certo ou algo que você aprecia na sua vida. Use um caderno ou um aplicativo de celular.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mantendo-se ocupado

Baixe em PDF
  1. Digamos que deteste ficar sozinho – assim vai ser difícil ser feliz sem ter amigos! Firme o compromisso de começar a curtir esse tempo, preenchendo-o com atividades animadas. [5]
    • Por exemplo, se sempre fica entediado quando está só, faça uma lista com atividades legais para fazer por conta própria . Algumas sugestões são: ir a um show, fazer uma maratona de séries, criar um projeto DIY, começar uma agenda personalizada, cuidar do jardim, ler um livro que você sempre quis e explorar pontos desconhecidos da sua cidade.
    • Sempre que estiver sozinho, use aquele momento para riscar algo da lista. Com o tempo, você aprende a gostar de estar só.
  2. O segredo para ter uma vida feliz e satisfatória é passar o tempo fazendo coisas que amamos. Dessa forma, dedique-se a correr atrás das suas paixões e interesses. Pense em maneiras de incluir essas atividades à sua rotina. [6]
    • Por exemplo, se gosta de tocar piano, é possível entrar em uma banda ou se oferecer para tocar na igreja. Se curte escrever, tente terminar o seu primeiro conto ou romance.
  3. Algumas pessoas têm a tendência de fugir das coisas difíceis, mas os desafios nos ajudam a crescer e aproveitar mais a vida. Avalie a sua rotina e pense em coisas pequenas que poderiam deixá-la mais interessante e animada. [7]
    • Digamos que já faça o mesmo tipo de exercício há anos. Troque de modalidade e se matricule em uma aula nova, por exemplo.
  4. Para que a vida tenha mais sentido, é preciso ter algo a esperar do futuro. Os objetivos ajudam a dar direcionamento à jornada e motivação para seguir em frente. Além disso, quando você atingir a linha de chegada, poderá se sentir mais satisfeito e realizado.
    • Pense em um plano que tenha adiado por anos. Estipule uma meta pequena e possível de fazer e comece a dar passos em direção à sua concretização.
    • Por exemplo, talvez queira economizar dinheiro para viajar para fora. É preciso descobrir quanto dinheiro a viagem exige e, em seguida, traçar um plano para economizar tal quantia em um período de tempo determinado. [8] Use o seu tempo livre para descobrir a forma mais barata de realizar o seu sonho.
  5. Ocupe-se e envolva-se com a vida ao agir como um aprendiz em tudo o que fizer. Matricule-se em um curso e leia um livro que o ensine algo completamente novo ou até que desafie formas antigas de pensar. [9]
    • Um exemplo é explorar outras religiões que não a sua, aprender outra língua, arrumar um emprego meio período em uma área diferente e ouvir músicas ou ler livros de gêneros diferentes.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aproximando-se de outras pessoas

Baixe em PDF
  1. Se tiver irmãos, saiba que eles são ótimos candidatos a amigos. Eles o conhecem a sua vida toda e provavelmente o entendem melhor do que você imagina. Aproxime-se deles e tente fortalecer os laços que vocês têm. [10]
    • A sua irmã mudou de cidade para fazer faculdade? Combinem um momento da semana para fazerem uma chamada de vídeo e colocarem o papo em dia. Se os seus irmãos morarem por perto ou na mesma casa, tente começar uma tradição nova, como um jantar aos domingos.
  2. Mesmo sem amigos da sua idade, você ainda pode ter relacionamentos saudáveis com outras pessoas que façam parte da sua vida, principalmente com os seus pais. Não é uma relação entre iguais, mas ainda assim é possível compartilhar hobbies, expressar carinho e passar um tempo valioso com eles. [11]
    • Conheça melhor os seus pais e procure interesses em comum. Faça perguntas, como: “Qual é o seu programa de TV preferido atualmente?” ou “Que tal irmos ao jogo no domingo?”
    • Façam atividades juntos, como lavar o carro ou compartilhar um almoço.
  3. Não ter amigos não implica em se fechar ao resto do mundo. Além disso, não quer dizer que você não possa tentar ser mais sociável. Faça um esforço para se conectar com pessoas que tenham interesses em comum, entrando em um clube ou organização. [12]
    • Por exemplo, se for criativo, dedique seu tempo a atividades artísticas: entre em um clube do livro ou participe do coral da igreja.
  4. O voluntariado é uma ótima forma de contribuir socialmente e criar novos laços com pessoas próximas. Talvez elas nem se tornem suas amigas, mas são uma companhia, ajudando-o a se sentir menos solitário. [13]
    • Algumas ideias de trabalho voluntário são: trabalhar em um sopão, ler para crianças na biblioteca mais próxima ou organizar um mutirão para recolher o lixo do bairro.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 67 512 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade