Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os resistores são responsáveis por regular a quantidade de corrente que flui em um circuito elétrico ou eletrônico. Eles são utilizados para o condicionamento de sinal e para proteger os dispositivos eletrônicos ativos, que podem ser danificados ao receberem correntes elevadas. Para que essas funções sejam realizadas com êxito, os resistores devem apresentar um valor de resistência dentro da tolerância permitida e estarem fisicamente intactos. Leia este artigo para aprender a testá-los e verificar se eles estão adequados para o uso.
Passos
-
Desligue a energia do circuito que contém o resistor. Retire-o da rede elétrica ou remova as baterias caso esteja lidando um dispositivo portátil. Tenha em mente que alguns dispositivos, mesmo após serem desligados, poderão ter armazenada uma carga potencialmente prejudicial. Tome cuidado!
-
Isole o resistor do circuito. Testar um resistor ainda conectado ao circuito poderá gerar um resultado incorreto, já que outras partes do circuito também poderão fazer parte da medida.
- Desconecte uma das saídas do resistor do circuito. Não importa qual extremidade será desconectada, basta puxá-la. Se o resistor for soldado, derreta a solda com um ferro de solda e puxe-o utilizando um pequeno alicate de ponta fina. Ferros de solda podem ser encontrados em lojas de equipamentos eletrônicos.
-
Inspecione o resistor. Sinais de escurecimento ou carbonização podem indicar danificação por excesso de corrente. Se o resistor que você estiver testando apresentar esse problema, ele deverá ser descartado e substituído.
-
Identifique visualmente o valor da resistência do resistor, o qual se encontra impresso sobre o próprio corpo do mesmo. Resistores menores podem ter seu valor indicado por faixas de cores codificadas.
- Fique atento a tolerância do resistor. Nenhum resistor apresenta precisamente o valor nele indicado. A tolerância indica a faixa de valores que o resistor pode apresentar para que possa ser considerado em bom estado. Por exemplo, um resistor de 1000 ohms, com uma indicação de tolerância de 10 por cento, é considerado em bom estado se não apresentar menos que 900 ohms e mais que 1100 ohms.
-
Prepare um multímetro digital para medir os resistores. Você pode encontrá-los em lojas de equipamentos eletrônicos.
- Certifique-se de que o multímetro não esteja com a bateria fraca.
- Ajuste o multímetro para um valor mais alto do que o valor que você quer medir. Por exemplo, se o multímetro pode ser ajustado em escalas que são múltiplos de 10 e você possui uma resistência de 840 ohms para ser medida, defina o multímetro para o valor de 1000 ohms.
-
Meça a resistência. Ligue os dois fios do multímetro nas duas pontas do resistor. Resistores não possuem polaridade, portanto não importa qual fio você liga em cada ponta.
-
Determine a resistência efetiva do resistor. Leia o resultado mostrado no multímetro. Para determinar se a resistência está dentro do intervalo permitido para esse resistor, não se esqueça de levar sua tolerância em conta.
-
Caso o resistor apresente um valor dentro da faixa de tolerância, reconecte-o ao circuito. Faça isso pressionando-o no lugar onde ele estava anteriormente encaixado. Se o resistor estava soldado originalmente, use o alicate de ponta fina para empurrar o resistor de volta para seu lugar e solde-o novamente usando o ferro de solda.
-
Caso o resistor apresente um valor fora da faixa de tolerância, descarte-o e substitua-o por um novo. Você poderá encontrar resistores em lojas de equipamentos eletrônicos. Note que a substituição de um resistor com defeito não irá necessariamente resolver um problema no circuito. Caso, o problema persista, a origem do mesmo deverá ser procurada em outros componentes.Publicidade
Materiais Necessários
- Multímetro digital
- Ferro de solda
- Alicate de ponta fina
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 70 883 vezes.
Publicidade