Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você quer usar os serviços do seu plano de celular em um tablet? A ideia pode até parecer estranha — afinal, tablets costumam ser usados no trabalho e como entretenimento, visto que têm telas muito maiores e melhores para desenhar e escrever (só para citar dois exemplos). No entanto, muitos aplicativos precisam de conexão de internet... E nem sempre há redes Wi-Fi disponíveis. Por sorte, existem formas de usar dados do seu plano na forma de 4G ou 5G ou até colocando o chip no dispositivo! Leia o passo a passo deste artigo e tire todas as suas dúvidas.
O que você precisa saber
- Você pode usar seu plano de celular com o Tablet colocando o chip nele.
- Também dá para criar um ponto de acesso pessoal com o qual você consiga conectar o Tablet ao smartphone.
- Alguns Tablets só se conectam à internet via Wi-Fi, enquanto outros conseguem usar dados móveis.
Passos
-
Confirme que seu Tablet é compatível com dados móveis. Existem dois tipos de Tablet: os que só funcionam pelo Wi-Fi e os que também acessam dados móveis (4G e 5G). Se você quer usar o dispositivo para acessar seu plano de celular, escolha um modelo que se encaixe nesta segunda categoria.
- Para descobrir se o Tablet tem acesso a dados móveis, veja se ele possui bandeja de chip. Essa bandeja costuma trazer um painel oval acompanhado de um buraquinho. Nos modelos mais recentes do iPad, ela fica no lado direito. Nos modelos mais antigos, fica no lado esquerdo. [1] X Fonte de pesquisa Em Tablets Android, ela também pode vir em cima do aparelho. Por fim, você pode ainda acessar os ajustes de internet ou conexão no menu Ajustes ou Configurações e ver se há a opção de se conectar a dados móveis, 3G, 4G ou 5G.
-
Ejete as bandejas de chip do smartphone e do Tablet. A bandeja de chip costuma ficar na parte de cima, de baixo ou lateral do smartphone ou tablet, sendo indicada por um compartimento oval ao lado de um buraquinho. Para ejetá-la, insira um clipe de papel (ou a ferramenta de extração específica) no buraco e pressione de leve. Em seguida, puxe a bandeja com o indicador e o polegar.
- Em smartphones e Tablets mais velhos e com bateria removível, a bandeja do chip pode estar por trás da bateria. Nesse caso, tire a tampa traseira do dispositivo, remova a bateria e ejete o chip.
-
Veja se o chip cabe na bandeja do tablet. Hoje em dia, chips de celular podem ter alguns formatos diferentes. Depois de ejetar as bandejas do smartphone e do tablet, veja se as duas têm espaço para chips do mesmo tamanho. Se não for o caso, você não vai conseguir encaixar a peça.
- Se o chip não se encaixar na bandeja do tablet, vá à loja mais próxima da sua operadora e solicite um segundo chip com o mesmo número e plano.
-
Insira o chip no tablet. Você só precisa transferir o chip para o tablet. Para isso, coloque-o na bandeja na posição certa. Veja se os circuitos estão expostos, pois é assim que o dispositivo vai ler as informações. Por fim, insira a bandeja até o final.
- Alguns smartphones e Tablets mais modernos usam um chip virtual (o eSIM). No geral, dá para ativar essas peças adicionando o plano de celular na seção correta do menu de Ajustes ou Configurações ou usando o aplicativo da operadora. Também é possível usar o eSIM em conjunto com o chip normal, o que dispensaria a troca física da peça! No entanto, você só vai conseguir ativar o plano de celular em um único dispositivo por vez. Ou seja: tem que desativar o eSIM no smartphone antes de fazer a transferência para o tablet. [2] X Fonte de pesquisa
-
Comece a usar o chip no tablet. Depois de inserir o chip na bandeja do tablet, você vai poder fazer chamadas, enviar SMS e até navegar na internet sem depender do Wi-Fi. Só não se esqueça de que tudo isso é limitado pelo seu plano de celular.Publicidade
-
Habilite os dados móveis do smartphone. Se seu Tablet não tem bandeja de chip, você ainda pode compartilhar os dados móveis do smartphone com ele — mas essa é a única conexão possível. Não dá para fazer ou receber chamadas e nem enviar mensagens, por exemplo. Use uma das seguintes opções:
- No iPhone: acesse o aplicativo Ajustes e toque em Celular . Toque na barra ao lado de "Dados Celulares" para ativá-los. [3] X Fonte de pesquisa
- No Android: acesse o aplicativo Configurações e toque em Internet e Rede (no Android) ou em Conexões (no Samsung Galaxy). Em seguida, toque em Internet (no Android), SIMs (no Pixel) ou Uso de Dados (no Samsung Galaxy). Por fim, toque na barrinha ao lado de "Dados Móveis" para ativar ou desativar o recurso.
-
Habilite o acesso pessoal. Criar um ponto de acesso pessoal transforma o smartphone em um roteador sem fio, permitindo que outros dispositivos se conectem a ele. Alguns smartphones e planos de celular não têm suporte ao recurso. Use um dos seguintes passos para fazer a configuração:
- No iPhone: acesse o aplicativo Ajustes e toque em Acesso Pessoal . Em seguida, toque na barrinha ao lado de Permitir Acesso a Outros . [4] X Fonte de pesquisa
- No Android: deslize a tela de cima para baixo para abrir o menu de Acesso Rápido (você também pode ter que deslizá-la duas vezes para acessar o menu inteiro). Depois, toque no ícone Ponto de Acesso Móvel . [5] X Fonte de pesquisa
-
Conecte o Tablet ao smartphone. Para conectar o Tablet ao smartphone, deslize a tela de cima para baixo (em um Tablet Android) ou a partir do canto superior direito para baixo (no iPad). Depois, toque no ícone do Wi-Fi e no ponto de acesso do smartphone. Ele vai ter o mesmo nome do modelo de celular (ou o que você criou ao fazer a configuração). Se necessário, insira a senha.
-
Comece a usar a internet. Depois que você conectar o Tablet à internet, vai poder navegar normalmente — como se fosse o Wi-Fi. Aproveite os benefícios do seu plano celular mesmo sem ter transferido o chip!Publicidade
Dicas
- Sempre confirme quais são os serviços incluídos no plano de celular antes de usá-lo ou compartilhá-lo com um Tablet ou qualquer outro dispositivo. Do contrário, você pode acabar tendo altas despesas.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 5 665 vezes.
Publicidade