Baixe em PDF Baixe em PDF

O pivô é uma peça que permite que a suspensão do carro suba e desça, ao mesmo tempo que dá a possibilidade de que as rodas virem para a esquerda e direita. Com o passar do tempo, ele pode se desgastar e se desprender, e você ouvirá estalos e barulhos de algo solto na dianteira; é sinal de que o pivô está sacudindo no encaixe. Caso ele fique preso, a direção do veículo será muito prejudicada ao ser girada, e outros ruídos vão surgir, tornando a condução impossível e bastante perigosa. Felizmente, não é muito complicado verificar se o pivô está muito desgastado e é importante agir antes de ter problemas graves com a direção ou a suspensão.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Verificando o pivô de automóveis com suspensão “duplo A”

Baixe em PDF
  1. Com o carro ainda no chão, entre embaixo dele e observe a parte inferior da manga de eixo conectada à direção; o indício mais comum é constatar que a graxeira está desgastada, ficando para fora do compartimento do pivô em cerca de 1,3 cm. No entanto, a peça acaba recuando quando desgastada, logo, se a graxeira estiver visível, é sinal de que o estado do pivô de suspensão é bom; por outro lado, se ele estiver quase dentro do compartimento ou começar a recuar ainda mais, será preciso trocar o pivô de suspensão. [1]
    • Isso vale para os veículos mais antigos, já que os novos não possuem, em sua grande maioria as graxeiras para verificar o desgaste. Caso não ache a graxeira ou ela não ajude muito na hora de verificar se há degradação, será preciso levantar o carro para analisar o pivô mais de perto.
  2. Para analisar a carga sobre o pivô de suspensão, os fabricantes geralmente recomendam colocar o macaco sob o braço oscilante inferior dianteiro, o mais próximo possível da suspensão, e levantá-lo até que as rodas não estejam mais tocando o chão. Do contrário, ainda haverá tensão no pivô ao levantá-lo, dificultando com que consiga mexer e verificar se há folga nessa peça. [2]
    • Confirme que não há compressão ao analisar o pivô de suspensão. Se os braços oscilantes não possuem comprimentos iguais, não deixe que a bucha da suspensão superior toque no braço. [3]
  3. É importante que o carro esteja bem preso no macaco e apoiado por cavaletes para que possa trabalhar embaixo dele. Os relógios comparadores devem ser colocados ao lado do parafuso ou do eixo; nesse momento, mexa as rodas para dentro e para fora, analisando se há desgaste radial. [4]
    • Já para encontrar uma possível folga vertical, coloque o relógio comparador contra a porca da manga de eixo ou ao compartimento do pivô de suspensão — isso varia de acordo com a montadora. Pegue a parte de cima e de baixo da roda, levantando-a e puxando-a para baixo. Coloque o relógio comparador ao lado do parafuso, pegue a parte inferior da roda e mexa-a para dentro e para fora, verificando se há muita folga radial do pivô.
    • Veja a medida do relógio e analise qual é o valor recomendado pela fabricante. Se a movimentação estiver acima da especificação, é preciso trocar o pivô.
    • Mecânicos mais experientes podem verificar se existe folga apenas ouvindo se há algum ruído suspeito, analisando movimentos que indicam o desgaste do pivô e até mesmo utilizando a sensação passada pela peça para saber se ela está pouco firme. Você pode pedir para alguém ajudá-lo a olhar o pivô enquanto você mexe a roda.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Verificando automóveis com a suspensão MacPherson

Baixe em PDF
  1. Em suspensões dianteiras do tipo MacPherson, encontre a graxeira e pegue-a; agite-a e veja se há alguma folga. Em caso positivo, será preciso trocar o pivô. [5]
  2. Muitos automóveis com tração dianteira suspensões MacPherson não devem ser levantados através do braço oscilante inferior, logo, recomenda-se consultar o manual antes de tentar verificar o pivô de suspensão. Na maioria das vezes, basta levantar o veículo no mesmo lugar de sempre, na travessa dianteira do painel. [6]
    • Deixe a suspensão MacPherson se estender o máximo possível antes de analisar se há folga nas rodas.
  3. Agite a parte inferior da roda e analise se a peça está se movendo; se isso estiver ocorrendo, será preciso trocá-la.
  4. O pivô em um automóvel com suspensão MacPherson não deve emitir ruídos; qualquer barulho parecido com um “tec” ao mexê-lo indica desgaste e que não está funcionando adequadamente. [7] Será preciso trocar o pivô se houver muita folga.
    • Outra opção é pedir para alguém analisar o pivô de suspensão você enquanto tenta movê-lo. Quando precisa ser trocado, ele vai estremecer e dar a impressão de que está prestes a se soltar.
    Publicidade

Avisos

  • Sempre leia o manual para obter instruções e orientações mais específicas. As montadoras produzem suspensões diferentes, e por essa razão, é importante consultar o manual para determinar o tipo de pivô de suspensão do seu carro.
Publicidade

Materiais Necessários

  • O manual do carro.
  • Um macaco automotivo para levantar o veículo.
  • Relógio comparador.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 10 433 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade