Baixe em PDF Baixe em PDF

O primeiro dia de aula dá o tom para o ano letivo inteiro e deixa muita gente com um frio na barriga. No entanto, as coisas não precisam ser tensas! Você só tem que se preparar de acordo com a situação, ainda mais se é algo com o qual não está acostumado (como o ensino remoto, por exemplo). Seja como for, dá para se sair bem nesse período em qualquer circunstância — seja no contexto da pandemia de covid-19, que o mundo enfrenta desde o início de 2020, ou fora dela.

Método 1
Método 1 de 4:

Preparando-se na noite anterior

Baixe em PDF
  1. Pegue o seu uniforme e a calça ou bermuda (ou saia) e coloque tudo em cima de uma cadeira no seu quarto. Escolha peças confortáveis e limpas. Quanto ao material escolar, coloque tudo na sua mochila antes de ir dormir. [1]
    • Você pode incrementar o look do uniforme com acessórios, como pulseiras ou pingentes. Só não desrespeite as regras da escola.
    • Preste atenção e siga à risca o código de vestuário da escola. Do contrário, você pode se meter em encrenca logo no primeiro dia!
  2. Veja com os seus pais se eles vão dar carona ou se você precisa ir de ônibus ou a pé (dependendo da distância). Organize essa parte com bastante antecedência! [2]
    • Quem mora perto da escola pode ir andando ou de bicicleta.
    • Quem pega ônibus pode marcar de encontrar colegas que também morem por perto.
    • Dependendo do caso, talvez dê para você pegar carona com um colega que mora perto da sua casa.
  3. Organize bem o seu tempo para conseguir levantar e se arrumar. O ideal é acordar pelo menos uma hora antes da aula. Ponha o relógio para despertar duas vezes, pensando que você pode acabar não ouvindo ou ignorando o primeiro toque. [3]
    • Coloque o relógio para despertar bem alto.
    • Ponha o relógio mais distante da sua cama, como em cima de uma mesa, para você ser forçado a levantar na hora que ele tocar.
  4. Guarde o celular e desligue a televisão e o computador ao menos meia hora antes do horário de ir dormir, principalmente se você estiver nervoso. Nesse caso, ouça algumas músicas relaxantes ou leia um livro. Além disso, vá se deitar em um horário adequado para conseguir dormir oito horas e acordar reenergizado na manhã seguinte. [4]
    • Tente regular o seu sono pelo menos uma semana antes do início do período letivo se você passou as férias indo dormir tarde.
    • Leia um livro se você tiver dificuldade para dormir. O sono logo vai dar as caras.
  5. É normal ficar um pouco ansioso ou nervoso antes do início de qualquer período letivo. Se acontecer com você, converse com alguém de confiança: um amigo, um familiar etc. Diga o que está sentindo e essa pessoa vai reconfortar e tranquilizar o seu coração. [5]
    • Jamais tente reprimir seus sentimentos. Desabafe com alguém, como um amigo que também vai voltar a estudar. Quem sabe ele não está sentindo o mesmo?
    • Seus pais podem lembrar outras vezes em que você sentiu esse nervosismo, mas se saiu bem de qualquer maneira (talvez em uma situação parecida com essa!).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Sobrevivendo ao primeiro dia

Baixe em PDF
  1. Comece o dia com um café da manhã que sustente o seu estômago até a hora do almoço. Você pode ser mais tradicional e optar por uma tigela de cereal com leite ou até imitar os norte-americanos e comer uma torrada com ovo — o importante é ingerir proteínas. Coma também frutas e vegetais. [6]
    • Não se empanturre! Você vai ficar letárgico e cansado.
    • Tente comer pelo menos um pão ou uma fruta, mesmo que você não esteja com fome, para não ficar de barriga vazia até a hora do almoço.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Ashley Pritchard, MA

    Assessora Pedagógica
    Ashley Pritchard é uma Assessora Pedagógica na Delaware Valley Regional High School em Frenchtown, New Jersey. Ashley possui mais de três anos de experiência enquanto assessora pedagógica e profissional. Possui Mestrado em Aconselhamento Pedagógico e especialização em Saúde Mental pela Caldwell University. Tem certificação em Consultorial Pedagógica Independente pela University of California, Irvine.
    Ashley Pritchard, MA
    Assessora Pedagógica

    Nosso especialista afirma: você precisa ter uma boa noite de sono, acordar na hora certa e tomar um café da manhã caprichado para se sentir preparado no grande dia. Isso acaba com qualquer sensação de nervosismo.

  2. É muito melhor chegar adiantado do que atrasado, principalmente no primeiro dia. Aproveite e cumprimente aqueles colegas com quem você não teve contato nas férias e encontre a sala de aula para escolher um bom lugar.
    • Você vai se sentir muito mais preparado para o primeiro dia de aula se souber o que tem que fazer e aonde precisa ir.
    • Organize os seus horários para chegar à escola na hora certa se você pretende ir de ônibus, a pé ou de bicicleta.
  3. Os professores podem pedir uma pequena apresentação no primeiro dia caso você esteja começando em uma escola nova. Fale um pouco de si mesmo e deixe uma boa impressão com os docentes e os colegas.
    • Por exemplo: fale o seu nome, a sua idade, de que escola você veio e o que fez nas sérias.
    • Ter um bom relacionamento com os professores faz toda a diferença no desempenho de muitos alunos.
  4. Levante a mão quando você não entender alguma coisa e tire todas as suas dúvidas com o professor. Apesar de o primeiro dia de aula nem sempre ter tanto conteúdo, anote tudo o que estiver na lousa. E não tenha medo de ser bem participativo — a menos que você esteja muito nervoso com essa nova experiência. [7]
    • Não se preocupe se você é mais introvertido. Ninguém precisa ser o palhaço ou a pessoa mais popular da turma para ter um bom desempenho.
  5. A escola não serve só para estudar: também é o lugar ideal para fazer amizades! Encontre seus amigos mais antigos e fale sobre as suas experiências nas férias (isso se vocês não mantiveram contato frequente). Por outro lado, apresente-se aos colegas novos se você está começando em uma escola diferente. Isso também ajuda a diminuir o nervosismo. [8]
    • Faça um esforço para conhecer gente nova no primeiro dia, ainda que você fique muito ansioso. A companhia certa reduz bastante esses sintomas. E não tenha medo de arriscar puxar papo com aqueles colegas que ficam do outro lado da sala!
  6. Apesar de o primeiro dia de aula ser carregado de informações novas, os professores provavelmente não vão passar nenhum dever de casa — e as aulas vão ser mais reservadas para apresentações. Aproveite a oportunidade para relaxar e se acostumar às mudanças na sua rotina, além de colocar a vida em dia com seus amigos. Não se estresse! [9]
    • Você precisa se divertir, já que provavelmente vai passar o resto do ano letivo com essas pessoas que estão à sua volta.
    • Tente acabar com a sua ansiedade e ser bastante sorridente e receptivo nesse primeiro dia.
  7. Descanse um tempinho para não ficar sobrecarregado com o tanto de coisa que viveu ao longo do dia. Faça um lanche, veja um pouco de televisão e assim por diante. [10]
    • Reserve um tempo para fazer o dever de casa que algum professor porventura tenha passado.
    • Combine algo mais descontraído com um amigo de turma depois da aula.
    • Aproveite a paz de chegar em casa depois do primeiro dia de aula!
    • O primeiro dia pode parecer mais longo que os demais, principalmente devido ao volume de informações novas que você teve que assimilar. Não se cobre tanto.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Preparando-se ao longo das férias

Baixe em PDF
  1. Você não precisa ficar à toa só porque está de férias! Tente achar atividades extracurriculares interessantes, como esportes, clubes de leitura, equipes desportivas que estejam com vagas abertas e por aí vai.
    • Dependendo do caso, a escola pode até ter uma lista de atividades interessantes para os alunos que quiserem se inscrever durante o recesso.
    • Você curte música? Comece a fazer aulas de algum instrumento. É amante do cinema? Monte uma lista de clássicos de determinado gênero e devore todos.
    • O importante é que você vá atrás daquilo que desperta o seu interesse e afaste o tédio de ficar em casa nas férias.
    • Você pode até criar um clube ou uma equipe de acordo com um interesse pessoal. Convide seus amigos e colegas e divirta-se!
  2. Dependendo do caso, você pode ter que fazer algumas atividades (da escola, de outro curso que faz etc.) nas férias. Não deixe nada para os 45 do segundo tempo! É melhor se organizar e cuidar de tudo aos poucos ao longo do recesso. Tente reservar um tempinho de cada dia a esse projeto e as coisas vão se resolver em um piscar de olhos. [11]
    • Por exemplo: você pode dividir o total de páginas de um livro que precisa ler pelo número de dias de férias. Depois, basta avançar na leitura gradualmente.
    • É claro que esse tipo de atividade não deve ocupar seus dias inteiros nas férias. Reserve um tempo limitado às atividades e lembre-se de que você merece descansar.
  3. Ter amigos (ainda que eles não sejam da sua sala na escola) facilita muito a vida de qualquer estudante. Vocês podem manter o contato no recesso e, assim, diminuir o nervosismo uns dos outros no grande dia. [12]
    • Faça chamadas de vídeo com os seus amigos se não der para encontrar ninguém. Vocês podem até combinar festinhas pela internet!
    • Converse com os amigos pelas mídias sociais. Não suma de uma vez, ou você vai se sentir cada vez mais isolado.
  4. Organize o caderno, o fichário, as apostilas e assim por diante bem antes do fim das férias. Ademais, compre material novo e deixe tudo bem guardado. [13]
    • Compre um planner ou uma agenda e comece a marcar todos os seus compromissos importantes, além do dever de casa de cada dia (quando as aulas voltarem).
  5. Escolha uma mochila que tenha uma cor e um design interessante, mas que também traga compartimentos para todo o seu material. Experimente opções diferentes antes de tomar a sua decisão e não dispense o conforto só pela aparência. [14]
    • Dê uma olhada nas mochilas disponíveis em papelarias e lojas de departamento locais e coloque várias nas costas para sentir melhor o nível de conforto.
    • Você tem a opção de comprar a mochila pela internet, mas não vai poder experimentar antes da hora.
    • Mais uma vez: não sacrifique o conforto pela aparência. Lembre-se de que você vai carregar o material escolar nas costas todos os dias!
  6. Quem não gosta de chegar em casa depois de um dia estressante (na aula ou no trabalho) e descansar em um quarto arrumadinho, não é? Pois bem: arrume a sua mesa, guarde todas as roupas, passe um espanador nos móveis e varra o chão. Você vai ver a diferença que isso faz até no seu ânimo. [15]
    • Essa parte parece bobeira, mas muitos estudantes acumulam um mundo de sujeira no quarto ao longo das férias.
    • Borrife um aromatizador ou coloque um incenso no quarto para deixar um cheiro agradável!
    • Tem gente que fica até menos ansiosa quando o quarto está arrumado.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Adaptando-se para ter aulas remotas

Baixe em PDF
  1. Encontre um espaço tranquilo da casa, onde você consiga se concentrar. Escolha uma mesa confortável e organize todos os equipamentos e materiais de que você vai precisar, incluindo o computador. [16]
    • Por exemplo: você pode colocar o notebook na mesa da cozinha ou do quarto.
    • Tente afastar todas as distrações no momento das aulas remotas.
    • Deixe a área sempre arrumada para não ter dificuldade de se concentrar.
  2. Siga os passos da sua rotina normal: acorde, tome banho, vista roupas confortáveis e apresentáveis, escove os dentes e tome um bom café da manhã. Vai ser muito mais fácil se concentrar na aula desse jeito. [17]
    • O seu cérebro e o seu corpo vão entender que está na hora de estudar se você usar roupas mais apresentáveis.
    • Tenha cuidado para não aparecer desgrenhado demais ou mostrar o que não deve na chamada de vídeo da aula!
  3. Navegue um pouco pelo sistema e veja onde cada função fica antes do início do ano letivo. Além disso, consulte o cronograma das aulas e organize o seu tempo — para reduzir um pouco a imprevisibilidade e o nervosismo no grande dia. [18]
    • Muitos sistemas de ensino remoto têm tutoriais de uso. Leia todos se você tiver dúvidas.
    • Siga à risca as instruções dos professores em termos de ensino remoto.
  4. Escolha um planner ou uma agenda legal e use para anotar todos os seus compromissos importantes ligados às aulas. Crie o hábito de preencher e consultar esse material todos os dias com antecedência e esteja sempre preparado. [19]
    • Planners e agendas podem ter uma série de formatos e designs diferentes. Escolha um que seja igualmente bonito e útil!
    • Compre o material em qualquer papelaria, loja de departamento ou site da internet.
  5. Tente ser bastante ativo nas aulas por vídeo, seja qual for a plataforma em que elas acontecem. Fique atento, tire as suas dúvidas e disponha-se a responder às perguntas gerais que os professores fizerem à turma. Isso vai contribuir bastante com o seu desempenho. [20]
    • É normal ficar um pouco nervoso no início do ensino remoto, mas não se preocupe! Faça a sua parte, preste atenção e você vai ter um desempenho excelente.
  6. Os professores provavelmente vão passar dever de casa e trabalhos remotos após as aulas. Entregue tudo na data certa para não perder nota e nem ficar sobrecarregado com o conteúdo. Mais uma vez, tire as suas dúvidas assim que elas surgirem. [21]
    • O ensino remoto é novidade para muitos estudantes e professores. Não fique constrangido se você se sentir um pouco perdido.
  7. Levante-se e vá beber água ou fazer algum exercício leve por cinco minutos de vez em quando. Até algo simples assim já ajuda a reenergizar o corpo e o cérebro. [22]
    • Você pode ter que organizar os seus próprios horários para comer e descansar, visto que não está seguindo um cronograma normal (como seria se as aulas fossem presenciais).
  8. Mande uma mensagem aos professores pelo sistema de ensino remoto ou por e-mail caso você apresente algum problema. Explique o que está acontecendo e o que já fez para tentar melhorar.
    • Não tenha medo de pedir ajuda!
    • É melhor tirar a sua dúvida logo de uma vez do que não aprender o conteúdo e sofrer mais adiante.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode combinar de encontrar os seus amigos que moram perto no trajeto de ônibus até a escola. Tudo fica mais divertido assim!
Publicidade

Avisos

  • Converse com seus pais ou mesmo um profissional da escola se você estiver sofrendo bullying ou enfrentando outro problema do tipo. Ninguém merece ser tratado desse jeito. [23]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 63 043 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade