Baixe em PDF Baixe em PDF

O trabalho de consultor é um dos que mais cresce no mundo da moda. Os consultores profissionais ajudam os clientes a montar um guarda-roupa, sempre levando em conta os gostos, o tipo de corpo, a personalidade e a carreira do contratante. Caso seja apaixonado por moda, criativo e sociável, esteja sempre antenado nas novas tendências e tenha um bom olho para detalhes, a carreira de consultor de moda pode ser para você. Para ter sucesso nessa profissão supercriativa e interessante, estude bastante, faça um estágio para ganhar experiência, frequente eventos de moda para conhecer pessoas e ganhe seguidores nas redes sociais. [1]

Parte 1
Parte 1 de 3:

Trabalhando na sua educação

Baixe em PDF
  1. Para ser consultor de moda, você precisa de um diploma de ensino médio. Dedique-se bastante para terminar a escola ou faça um supletivo. Caso tenha a oportunidade de fazer um curso técnico, opte pela área de artes, moda ou design para se familiarizar com alguns conceitos básicos.
  2. Caso não haja nenhum curso de moda perto de você, informe-se sobre as faculdades de artes, design e marketing. Você não precisa de um diploma para ser consultor de moda, mas uma faculdade pode abrir muitas portas e lhe dar a qualificação necessária para trabalhos mais complexos. Existem faculdades de moda tanto em instituições públicas quanto privadas.
    • A faculdade de moda oferece aulas de produção e consumo, teoria e design, comunicação, desenho de moda, marketing e tecnologia têxtil, entre outras. [2]
    • Na faculdade de moda, você poderá adquirir experiência na área de fabricação de roupas, desde a seleção dos tecidos até a produção das peças. Você também aprenderá mais sobre design e teoria das cores.
  3. Algumas instituições, como a USP e a Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo, oferecem cursos de especialização e pós stricto sensu que podem ajudar você a desenvolver novas habilidades e expandir o seu currículo. A área da moda possui programas de pós-graduação em design estratégico, negócios de moda e modelagem e confecção, entre outros. [3]
    DICA DE ESPECIALISTA

    "Na especialização, você aprenderá algumas tecnicalidades do mundo da moda essenciais para quem quer ser um personal stylist de sucesso."

    Susan Kim

    Estilista
    Susan Kim é proprietária da Sum+Style Co., uma empresa de Personal Styling focada em moda inovadora e acessível. Possui mais de cinco anos de experiência na indústria da moda e formou-se na Fashion Institute of Design & Merchandising.
    Susan Kim
    Estilista
  4. Dedique-se à sua paixão pela moda mesmo fora da sala de aula. Assim, você aumentará a sua gama de conhecimentos e mostrará aos seus futuros empregadores o quanto você é dedicado.
    • Leia livros e revistas sobre a indústria da moda.
    • Aprenda a pronunciar os nomes de marcas famosas.
    • Informe-se sobre diferentes profissões e o papel de cada uma delas na indústria.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Ganhando experiência

Baixe em PDF
  1. Procure vagas em lojas, revistas de moda e ateliês de estilistas. O estágio não é necessário para se formar na faculdade de moda e não costuma pagar mais do que uma bolsa-auxílio, mas você ganhará uma experiência e um conhecimento valiosos, e ainda pode conseguir referências para trabalhos futuros. E quem sabe o seu estágio não se transforma em um trabalho de verdade como assistente?
    • Para conseguir um estágio, converse com os seus professores e coordenadores de curso. Participe, também, das listas de e-mail e dos grupos nas redes sociais dos estudantes do seu curso.
    • Entre em contato com empresas e fique de olho em sites como o Moda Works, que anunciam vagas de estágio e emprego na área. [4]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Susan Kim

    Estilista
    Susan Kim é proprietária da Sum+Style Co., uma empresa de Personal Styling focada em moda inovadora e acessível. Possui mais de cinco anos de experiência na indústria da moda e formou-se na Fashion Institute of Design & Merchandising.
    Susan Kim
    Estilista

    Comece de baixo para aprender o verdadeiro funcionamento da indústria da moda. A estilista profissional Susan Kim diz: "Eu recomendo que os iniciantes comecem como estilistas em empresas grandes. Assim, eles aprendem a diferenciar o que cada tipo de cliente e faixa etária procura em termos de estilo."

  2. Caso não seja efetivado no seu estágio, procure um emprego em uma loja de roupas para ganhar experiência e enriquecer o currículo. Procure vagas de atendente em lojas renomadas ou de personal shopper em empresas especializadas.
  3. A moda está sempre mudando. Por isso, é essencial que você esteja sempre atento às tendências da estação. Assim, você poderá incorporá-las às suas recomendações. [5]
    • Leia revistas de moda, como a “Vogue”, e siga blogueiros conhecidos.
    • Vá a eventos como a São Paulo Fasion Week para se manter atualizado a respeito do que está fazendo sucesso nas ruas e nas passarelas.
  4. Para se tornar um consultor de moda de sucesso, você deve saber dar recomendações que combinem com o gosto de cada cliente. Ouça atentamente às vontades e necessidades dos seus clientes no que diz respeito a tamanho, estética, tipo de corpo, orçamento e ocasião. Tente sempre aconselhá-los de acordo com essas limitações. [6]
    • Quanto mais clientes você tiver, mais experiência ganhará.
  5. Trabalhar em loja também é ótimo para montar uma base de clientes. Caso um freguês goste das suas recomendações, aproveite para oferecer o seu serviço de consultoria e começar a montar a sua listinha de contatos. Recomende peças para os clientes e tente conhecê-los melhor para aprofundar a conexão. [7]
    • Ter uma rede de clientes em potencial tornará o seu currículo ainda mais atraente para possíveis empregadores.
    • Para construir a sua clientela, você precisará de confiança e perseverança. Não seja agressivo demais, mas também não deixe dúvidas a respeito do serviço que você está oferecendo.
  6. Lidar com o público é uma parte importante do trabalho de um consultor de moda. Para mostrar as suas habilidades, tente sempre antecipar e atender às necessidades dos clientes. Fazer com que eles saiam da loja com mais produtos do que os que estavam procurando também é ótimo.
    • Ofereça peças ou looks inteiros para os clientes e coloque-se à disposição para ajudá-los a se vestir para eventos específicos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Crescendo na indústria da monta

Baixe em PDF
  1. Inclua exemplos dos seus trabalhos com diferentes clientes e fale bastante das suas habilidades e da sua criatividade. Inclua, também, peças de coleções curadas por você e alguns dos seus contatos na indústria da moda. Fale de empresas, marcas e grandes nomes com os quais você já trabalhou. [8]
    • Inclua fotos e testemunhos de clientes que você ajudou e com os quais desenvolveu uma relação duradoura.
    • Você pode montar um portfólio de diversas formas, como, por exemplo, em vídeo, em uma série de fotos ou em uma coleção física.
  2. Quando tiver um bom currículo, comece a se candidatar para vagas de consultor de moda. Você pode tanto se candidatar a uma promoção no seu local de trabalho quanto a uma vaga em uma empresa concorrente.
  3. 3
    Mostre toda a sua paixão pela moda para se dar bem na entrevista. Na entrevista, você provavelmente terá que responder a algumas perguntas básicas, como se você é capaz de trabalhar em um ritmo acelerado e por que você quer trabalhar na empresa em questão. Responda sempre de maneira confiante e com riqueza de detalhes.
    • Você também precisará criar outfits para um cliente imaginário. Use a oportunidade para mostrar todo o seu talento e criatividade. [9]
    • Por exemplo, pode ser que você tenha que criar dois looks para um casal ir a um evento formal. Também é possível que a tarefa tenha algum complicador, como o fato do marido não gostar de se arrumar. [10]
  4. 4
    Crie um site profissional para atrair e entrar em contato com os clientes. Monte um site para compartilhar tendências de moda, exemplos do seu trabalho e as suas informações de contato. Assim, você dará mais legitimidade ao seu trabalho e permitirá que os clientes o encontrem mais facilmente.
  5. 5
    Use as redes sociais para divulgar o seu estilo e os seus serviços. O Instagram, o YouTube e outras redes sociais, bem como as plataformas de blogs, são ferramentas essenciais para você montar o seu negócio e mostrá-lo para o mundo. Poste fotos e vídeos do seu trabalho, de looks pessoais e de clientes para ganhar seguidores e conseguir novos jobs.
    • Embora você não deva confiar a sua carreira apenas à sua presença nas redes sociais, postar conteúdo de qualidade com frequência e juntar um bom número de seguidores é ótimo para ajudar o seu negócio a crescer.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 18 393 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade