Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quem vive em um apartamento de paredes finas ou em uma rua movimentada tem de conviver com ruídos noturnos incômodos que atrapalham o sono, o que, além de extremamente irritante, pode culminar em problemas de saúde. Tanto o barulho que vem da rua como o que viaja da casa dos vizinhos barulhentos até a sua pelas estreitas paredes do prédio podem, com algumas soluções eficazes, ser reduzidos ou até eliminados.
Passos
-
Rearranje a mobília do quarto. Trocar a disposição dos móveis pode reduzir a poluição sonora significativamente. A intenção é colocar objetos grandes e espessos entre você a fonte do som incômodo. Por exemplo: [1] X Fonte de pesquisa
- Coloque uma estante densa contra a parede que você compartilha com seu vizinho baderneiro. Quanto mais cheia de livros as prateleiras estiverem, mais o som será abafado!
- Se o seu quarto é contíguo à sala de estar do vizinho, deixe a cama o mais longe possível da parede que divide os dois cômodos.
- Afaste a cama das janelas para diminuir a quantidade de ruído que chega da rua até você.
-
Instale revestimento acústico. Trata-se de um material comumente empregado em estúdios e teatros para absorver e dissipar sons. Contudo, também pode ser usado para bloquear o ruído noturno nas casas de pessoas comuns. À venda na internet e em depósitos de materiais de construção, os painéis acústicos vêm em inúmeras cores e tamanhos e, uma vez instalados, parecerão parte da decoração.
- Os painéis podem ser instalados permanentemente (se você é proprietário) ou temporariamente (se é inquilino). Basta revestir a parede por onde o som chega à sua casa, e os painéis absorverão e dissiparão o barulho que o perturba à noite. [2] X Fonte de pesquisa
- Caso não encontre os painéis acústicos ou não goste da aparência deles, tente pendurar na parede alguma tapeçaria espessa para atingir um efeito similar.
- Do mesmo modo, é possível afixar painéis acústicos ou tapeçarias no teto para bloquear o som que vem de cima.
-
Insonorize suas janelas. O melhor modo de bloquear sons que vêm de fora do prédio é tornar as janelas à prova de som. Instalar janelas duplas no lugar das antigas poderia ser uma solução cara, mas existem alternativas mais baratas e que proporcionam resultados similares: [3] X Fonte de pesquisa
- Vede quaisquer frestas e fissuras com espuma acústica — à venda em qualquer depósito de materiais de construção —, que impedirá a entrada de ruídos em seu quarto sem danificar a moldura da janela.
- Pendure, em todas as janelas do quarto, cortinas grossas ou à prova de som, cujo tecido encorpado criará um obstáculo para o som que invade o quarto à noite.
-
Insonorize o assoalho. Na hipótese de os ruídos virem do apartamento de baixo, a melhor opção é revestir o piso com um material isolante, na tentativa de aumentar a espessura da parede que o separa da fonte sonora. Quem aluga o imóvel pode forrar o piso com grossos tapetes, ou instalar novos carpetes, contanto que o senhorio aprove. [4] X Fonte de pesquisa
- Quem é proprietário do imóvel mas não gosta de carpetes poderia instalar o isolamento acústico sob o acabamento do assoalho. [5] X Fonte de pesquisa Cortiça é o melhor material para se colocar sob o piso, mas há outras alternativas como a fibra de vidro. E existem ainda revestimentos para piso com efeito isolante.
- Para eliminar todo o barulho, redobre a precaução: instale o isolamento acústico debaixo do piso e coloque tapetes grossos sobre ele.
-
Troque seu quarto de lugar. Em alguns casos, o barulho é amplificado por causa da localização do quarto dentro do imóvel. Se você dorme num cômodo que fica próximo à rua ou ao lado do quarto onde o filho do vizinho passa o dia a berrar, dormir em outro lugar pode ser a solução.
- Trocar de quarto nem sempre é uma alternativa em imóveis com um número limitado de cômodos, mas, havendo a possibilidade, durma a maioria das noites do lugar da casa que é exposto aos menores níveis de barulho. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Use protetores auriculares. Como suprimem ou, pelo menos, abafam parcialmente os sons irritantes, protetores auriculares são uma ótima alternativa. Vêm em inúmeros modelos, mas os mais simples e baratos podem ser adquiridos na farmácia mais próxima.
- Procure protetores auriculares classificados como NRR 33, o que significa uma redução de 33 decibéis, que deve ser suficiente para proporcionar um sono tranquilo. [7] X Fonte de pesquisa
- Lave as mãos antes de colocar os protetores; substitua-os com frequência ou limpe-os de acordo com as instruções do fabricante.
- O protetor é mais eficiente quando encaixado no ouvido de modo adequado. Para melhores resultados, enrole-o num fino cilindro antes de encaixá-lo no ouvido, segurando-o enquanto ele se expande e preenche o canal auditivo.
- Não force o protetor muito para dentro do ouvido. Você deve ser capaz de removê-lo com facilidade, torcendo-o e puxando-o para fora. Posioná-lo muito profundamente no canal auditivo poderia causar desconforto e até ferimentos.
-
Cubra o barulho com ruído branco. Embora pareça um contraprodutivo disfarçar barulho com mais barulho, a verdade é que o ruído branco tira a atenção de sons irritantes. É por isso que você não ouve a torneira pingar durante o dia, mas é a única coisa que ouve à noite. Ruído branco é todo barulho dotado de variedade e ritmo indistintos, causando no ouvinte a impressão de não estar ouvindo nada. Você poderia comprar um gerador de ruído branco, baixar um aplicativo no telefone ou usar algum objeto caseiro. Entre os ruídos brancos mais comuns estão: [8] X Fonte de pesquisa
- O barulho do ventilador;
- Barulho de chuva;
- Ondas a quebrar no mar.
-
Toque um som que o distraia. Se o ruído branco se mostrar ineficiente, há ainda outros tipos de som de que você pode se valer. O ruído branco é apenas uma fatia do espectro de "cores sonoras", que compreende outros tipos de sons. O ruído azul é uma versão mais extravagante do branco; inclui o canto dos pássaros e o riso de crianças. O ruído rosa é mais acalorado e reverberante: o som que a concha emite quando se assopra a parte côncava dela, por exemplo. Há quem ache música ambiente e murmúrios indistintos reconfortantes, então você poderia deixar a televisão ou o rádio ligados enquanto adormece. [9] X Fonte de pesquisa
- Deixar a televisão ou o som ligados pode interferir nos ciclos naturais do sono, portanto, é aconselhável usar um timer que desligue automaticamente o aparelho a partir de determinado horário.
- Se puder, diminua o brilho da TV para não ser perturbado pela claridade.
- Escolha a música ambiente com antecipação. Procure músicas que o acalmem durante o dia e, à noite, confira se elas são um bom incentivo para o sono.
-
Invista em supressores sonoros de ponta. Quando o barulho é tão alto que nem o ruído branco ou protetores auriculares podem abafá-lo, investir em bloqueadores sofisticados pode ser um caminho. Há vários dispositivos assim à venda na internet; pesquise as diferenças entre eles para descobrir qual atende melhor às suas necessidades. Lembre-se de que tais aparelhos podem ser caros, mas uma boa noite de sono compensaria o investimento. São estes alguns dos supressores sonoros mais comuns: [10] X Fonte de pesquisa
- Protetores auriculares sofisticados que permitem a passagem de sons discretos e bloqueiam qualquer barulho que ultrapasse um determinado nível de decibéis. São ótimos para quem está cansado de passar a noite ouvindo barulho de construção e buzinas de automóveis, mas precisa escutar os filhos chamarem ou o cônjuge conversar à noite.
- Os fones de ouvido com cancelamento de ruído, que têm microfones capazes de detectar o ritmo de ruídos ambientes e sintetizar um "anti-barulho" que os abafa. São a melhor solução para sons constantes e de baixa frequência, como os que se ouviria a bordo de um avião, mas não são aconselháveis para barulhos que causem um pico repentino de decibéis.
- Os abafadores de ruído com alto com alto-falantes, que bloqueiam o som ambiente assim como os protetores auriculares, e ainda têm fones embutidos que reproduzem ruído branco ou música ambiente. Ideais para quem gostaria de bloquear totalmente os barulhos incômodos e acha ruído branco relaxante.
-
Use técnicas de meditação consciente para reduzir sua percepção do ruído. Para algumas pessoas, suprimir o som irritante bem é simples: basta lidar com a experiência em vez de reagir a ela com frustração e desespero. Em princípio similar ao das técnicas de meditação que proporcionam relaxamento durante o dia, estar consciente do barulho noturno, bem como de sua reação a ele, permite que você module essa reação e tenha uma noite de sono tranquilo. O objetivo é minimizar o quanto você se permite irritar pelo barulho, o que pode ser feito de várias maneiras: [11] X Fonte de pesquisa
- Concentrando-se na própria respiração, aspire o ar pelo nariz lenta e profundamente, e expire pela boca. Dedique toda sua atenção ao movimento do diafragma e dos pulmões enchendo-se de ar, e ouça apenas a própria respiração.
- Concentre-se em relaxar o corpo por inteiro, uma parte de cada vez. Mentalize primeiro os pés, depois as pernas, tronco, braços e dedos, e daí para o pescoço e para a cabeça.
- Adote novas posturas em relação ao barulho. Perdoe quem ou o que quer que esteja a emitir o barulho e tenha em mente que você se acostumará a ele com o tempo.
Publicidade
Dicas
- Lembre-se de que ser silencioso não é apenas obrigação dos outros. Procure minimizar o barulho que você faz à noite!
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.apartmenttherapy.com/soundproof-your-sleep-stop-street-noise-185902
- ↑ http://porch.com/advice/whats-best-way-soundproof-apartment/
- ↑ http://www.dot.ca.gov/hq/planning/aeronaut/documents/soundinsul.pdf
- ↑ http://www.apartmenttherapy.com/how-to-soundpro-8271
- ↑ http://www.apartmenttherapy.com/apartment-living-soundproofing-solutions-for-the-floor-190586
- ↑ http://www.nosleeplessnights.com/how-to-block-out-noise/
- ↑ http://www.nytimes.com/2011/07/07/garden/noise-cancelling-devices-for-a-good-nights-sleep-home-tech.html
- ↑ http://www.nytimes.com/2011/07/07/garden/noise-cancelling-devices-for-a-good-nights-sleep-home-tech.html
- ↑ http://www.nytimes.com/2011/07/07/garden/noise-cancelling-devices-for-a-good-nights-sleep-home-tech.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 85 181 vezes.
Publicidade