Baixe em PDF Baixe em PDF

Postos de gasolina com serviço completo estão cada vez mais escassos. O autoatendimento pode ser bem mais rápido, e saber como encher o tanque de seu veículo adequadamente pode fazer com que você economize um bom dinheiro, sendo uma rápida e interessante opção. Você pode aprender a operar a bomba de gasolina, selecionar a quantidade apropriada de combustível, e completar o processo de maneira rápida e segura. Veja o passo 1 para mais informações.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Pagando pelo combustível

Baixe em PDF
  1. Procure estacionar deixando o bocal do tanque de combustível o mais próximo da bomba o possível. Estacione do lado correto. É extremamente perigoso abastecer o veículo com o motor ligado, por isso você deve desligá-lo e descer do veículo.
    • Verifique se estacionou perto da bomba correta. Algumas bombas são feitas apenas para abastecer veículos à Diesel, enquanto outras bombeiam gasolina, e outras os dois tipos de combustível. As últimas costumam ter dois bocais, um de cada lado da bomba.
    • Pratique o abastecimento de maneira segura. Antes de estacionar próximo à bomba, apague o cigarro, que pode causar um incêndio em torno da bomba, e deixe seu telefone celular no veículo. As ondas de telefonia celular foram comprovadamente ligadas a explosões acidentais de bombas de combustível.
  2. Você deve pagar antes de poder escolher o tipo de combustível e realizar o abastecimento. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou debito diretamente na bomba, ou com dinheiro no caixa dentro do posto.
    • Pagar pagar diretamente na bomba , passe seu cartão e siga as instruções. Você terá que escolher entre debito ou crédito e digitar o código de segurança do cartão ou seu CEP. Algumas máquinas irão requisitar que você digite o valor a ser pago. Se você digitar R$20,00 por exemplo, a bomba irá desligar assim que você abastecer o equivalente a esta quantia. Se você pretende encher o tanque, pressione “Enter” para pular este passo.
    • Para pagar dentro do posto , pague diretamente para o atendente. Você precisará dizer a ele o quanto de combustível você deseja comprar, e o número da bomba onde você estacionou seu veículo. Você pode pagar com cartão ou dinheiro. Novamente, a quantia que você pagar será programada na bomba, e assim que você abastecer o equivalente a esta quantia, a bomba irá desligar. Se quiser encher o tanque, você terá que pagar um pouco a mais, abastecer, e retornar ao caixa para pegar o troco. Isso é uma prática comum. Apenas diga ao atendente que você irá completar o tanque, pague um pouco a mais do que você acha que o valor será, e depois retorne ao caixa para receber o troco.
  3. Para acessar o bocal do tanque, você precisará abrir a porta na lateral do veículo que dá acesso ao bocal. Dependendo do modelo de seu carro, você pode pressionar um botão na cabine para abri-la ou acessá-la manualmente. Desrosqueie a tampa do tanque e coloque a em um lugar seguro, ou deixe a pendurada se ela estiver conectada ao veículo.
  4. Em algumas bombas, você deve retirar o bocal da máquina antes de poder escolher o tipo de combustível que deseja utilizar. A maneira mais segura de fazê-lo é removê-lo da bomba e inseri-lo imediatamente no tanque de seu veículo, encaixando de maneira firme.
    • Se houverem dois bocais na bomba, significa que a bomba fornece tanto diesel quanto gasolina comum. O bocal do diesel é normalmente verde e maior em tamanho que o da gasolina. Verifique se escolheu o bocal correto antes de começar a abastecer – utilizar o combustível errado pode danificar seu motor.
    • Os bocais são feitos para encaixar no tanque de seu veículo sem que você precise segurá-los na posição correta. Apesar de muitas pessoas segurarem o bocal ao abastecerem, é desnecessário fazê-lo. Apenas verifique se você o inseriu completamente na abertura do tanque.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Selecionando o combustível

Baixe em PDF
  1. Na maioria das bombas, você pode escolher entre três tipos, baseados em seu grau de octanagem: regular (87), aditivada (89) e premium (91-93). Dependendo da bandeira do posto, esses tipos podem ter nomes diferentes, mas o grau de octanagem é universal. Para determinar qual tipo é o mais apropriado para seu veículo, consulte o manual do proprietário. Para a maioria dos veículos, uma gasolina do tipo comum ou aditivada é o ideal.
    • O grau de octanagem corresponde à quantidade de combustível que pode ser comprimido antes de entrar em ignição, durante o ciclo de compressão do motor. Gasolinas de baixa octanagem irão entrar em combustão mais cedo, e gasolinas de alta octanagem demoram mais pra se inflamar. Tradicionalmente, as gasolinas de alta octanagem são utilizadas em motores de alta performance para evitar detonação e oferecer maior potência ao motor. Para a maioria dos veículos comuns este tipo de gasolina não traz benefícios. [1]
  2. Cada tipo possui um botão próprio. Decida qual tipo de gasolina você deseja e pressione seu botão correspondente.
    • Em bombas mais antigas, existe uma pequena alavanca onde o bocal é encaixado na máquina. Você precisa acioná-la antes de escolher o tipo de combustível e começar a abastecer. Nas novas bombas digitais, isso pode ser feito ao pressionar um botão. Uma vez que a bomba está ativada, você já pode escolher seu combustível e abastecer.
  3. Após a seleção do tipo de combustível, você deve pressionar o botão “Iniciar”. Isso irá ativar a bomba para o início do abastecimento.
    • Observe o mostrador da bomba e verifique se ele retorna ao valor zero. Isso irá indicar que esta bomba está pronta para uso. Conforme você abastece, este mostrador indicará o volume de gasolina e seu preço correspondente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Abastecendo

Baixe em PDF
  1. Aperte o gatilho do bocal e a gasolina começará a fluir da mangueira para seu tanque. Na maioria das bombas é possível travar o gatilho, de modo que você não precise pressioná-lo durante todo o tempo para obter um abastecimento contínuo.
    • Bombas modernas possuem um mecanismo que interrompe o fluxo de gasolina uma vez que o tanque esteja cheio, ou que o valor programado seja atingido. Você escutará um “click” indicando o fim do abastecimento.
  2. Existe um debate sobre a eficácia do mecanismo de corte de combustível da bomba. Algumas pessoas alegam que se você encher o tanque completamente, você estará pagando por uma quantidade de gasolina que retornará para a bomba. Para evitar desperdícios, encha o tanque um pouco abaixo do nível completo.
    • É verdade que alguns postos possuem um sistema de recuperação de vapor alimentando a bomba, para recuperar gasolina, e que o combustível se expande dentro do tanque, o que significa que encher o tanque completamente é desnecessário e um desperdício.
  3. Solte o gatilho e remova o bocal do tanque, permitindo que as últimas gotas caiam lá dentro. Se você ativou a alavanca da bomba, retorne-a à sua posição inicial, e encaixe o bocal de volta na bomba.
    • É normal algumas gotas pingarem do bocal ao removê-lo do tanque do veículo, portanto tome cuidado para não sujar seus sapatos ou roupas. Caso a gasolina escorra pela lateral de seu veículo, ou em torno do bocal do tanque, normalmente ao lado da bomba você encontra toalhas de papel para poder limpar seu carro e a si mesmo. Apesar de não apresentar perigo, isso pode causar fortes odores.
  4. Coloque a tampa do tanque de combustível de volta no veículo e rotacione-a até ouvir alguns estalos. Em seguida feche a porta de acesso na lateral do veículo.
  5. A bomba neste momento deverá estar emitindo um sinal sonoro. Você pode imprimir um recibo do serviço, ou rejeitá-lo pressionando “Não”. Dependendo do posto de gasolina e do seu tipo de pagamento, você pode precisar retornar ao caixa para obter seu recibo, caso o queira.
    Publicidade

Dicas

  • Evite postos de combustível que acabaram de ser reabastecidos por caminhões pipa. Ao bombear a nova gasolina, sedimentos no fundo do reservatório do posto podem se desprender e se concentrar no fundo do tanque de seu veículo.
  • Encha o tanque de manhã, quando a temperatura ambiente ainda está relativamente baixa. Conforme a temperatura aumenta, os vapores do combustível tendem a se expandir, fazendo com que você pague por uma quantidade de gasolina que será menor quando a temperatura cair e o combustível se comprimir.
  • Normalmente há um pequeno fecho próximo ao gatilho que o mantém aberto, para que você não precise ficar segurando. Não se preocupe com transbordamentos, as bombas possuem um sistema que interrompe o fluxo de combustível automaticamente quando o tanque está quase cheio.
Publicidade

Avisos

  • Sempre apague seu cigarro antes de abastecer o veículo. Se a chama entrar em contato com os gases do combustível, pode ocorrer uma explosão.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 57 607 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade