Baixe em PDF
Baixe em PDF
A sensação de vômito seco é aquela na qual você está prestes a vomitar, mas nada é expelido pela sua boca. Esta condição é comumente vista em mulheres grávidas, mas pode ocorrer com qualquer pessoa. Geralmente, esta condição desaparece por conta própria, mas, caso ocorra incessantemente, é melhor procurar auxílio médico imediato. Felizmente, na maioria dos casos, o problema é facilmente sanado por remédios caseiros. Leia mais para explorar suas opções.
Passos
-
Beba muita água. Uma das principais causas do vômito seco é o desequilíbrio de fluidos, que ocorre quando não há líquido o suficiente circulando por seu corpo. Sua melhor aposta é ingerir muito líquido. Lembre-se da regra: beba pelo menos 8-12 copos de água todos os dias. Bebidas esportivas com eletrólitos também são boas opções para corrigir este desequilíbrio. [1] X Fonte de pesquisa
- Caso não consiga ingerir líquidos por conta do gosto ruim na boca, reidrate-se gradualmente, começando com pequenos goles de água, chá de maçã ou suco de hortelã . [2] X Fonte de pesquisa
- A desidratação pode causar uma série de problemas. Com a diminuição do muco, seu corpo envia um sinal ao seu coração e rins, indicando que eles devem trabalhar dobrado. Estressar órgãos vitais pode levar a uma parada total, o que, na pior das hipóteses, pode levar à morte.
-
2Masque pedacinhos de gengibre e cardamomo para aliviar náuseas. Ervas aromáticas, como gengibre e cardamomo, podem reduzir náuseas e manter o vômito seco sob controle. Mastigue um pedacinho de gengibre ou cardamomo, seja fresco ou seco, e veja se os sintomas desaparecem.
-
Coma algo doce, para aumentar a taxa de açúcar no sangue. Um baixo índice de açúcar no sangue (ou hipoglicemia) é um sinal de que seu corpo está em falta de alguns nutrientes necessários para funcionar plenamente. Isso pode causar o vômito seco, que também serve como um aviso. Felizmente, isso pode ser rapidamente remediado com a ingestão de um pirulito ou algum outro doce.
- Manter os níveis apropriados de açúcar não só impede a hipoglicemia e o vômito seco, como também o deixa mais concentrado. Comer algo doce levará glicose ao seu cérebro, além de auxilar no transporte de oxigênio ao seu sangue, para que ele possa circular normalmente nas diferentes partes de seu corpo.
-
Consuma alimentos leves, como torradas ou bolachas. Estes diminuem um pouco a sensibilidade do paladar na língua, o que reduz o vômito seco, acaba com a sensação de gosto ruim na boca e pode até evitar o agravamento das ânsias. Você deve escolher alimentos suaves, ricos em fibras e sem temperos fortes. Exemplos de alimentos do tipo incluem: [3] X Fonte de pesquisa
- Sopas, caldos de carne
- Cereais (aveia, creme de trigo, flocos de milho)
- Pudim e creme custard
- Ovos
- Tofu
- Torradas
- Bicarbonato
-
5Fique de boca fechada ao comer. Ao comer de boca aberta, você deixa ar entrar na parte superior de seu trato gastrointestinal, aumentando os riscos de vômito seco. Mastigue de boca fechada para não engolir muito ar.
- Procure beber de um copo em vez de usar canudos ou tomar líquidos diretamente de garrafas e latas. Isso reduzirá sua ingestão de ar.
-
6Evite alimentos e bebidas que contenham muito ar, que podem agravar o problema. Fique longe de bebidas gaseificadas e cervejas, assim como de sorvetes, glacê e omeletes.
-
Faça pequenas refeições com frequência. Comer uma grande quantidade de uma só vez pode causar vômitos secos ou plenos. Em vez de fazer 3 refeições completas por dia, divida cada uma delas em duas; você estará consumindo a mesma quantidade diária de alimentos.
- Não fique de estômago vazio. Esta questão também se relaciona com a manutenção dos níveis de açúcar no sangue, bem como com o aumento da pressão do seu esfíncter gástrico. Embora um estômago vazio possa ser um gatilho poderoso para a ocorrência de vômitos secos, a hipoglicemia deve ser levada igualmente a sério, pois pode causar uma gama de outros problemas, como tonturas e náuseas. [4] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
-
Pare de consumir cafeína. A cafeína é um estimulante poderoso e viciante ao qual nosso corpo reage com facilidade.. Por ter uma química tão poderosa, a cafeína pode deixar o trato gastrointestinal hiperativo, levando a vômitos secos e plenos quando consumida em excesso. Para evitar isso, limite a ingestão de cafeína a 250 miligramas por dia. [5] X Fonte de pesquisa
- Café, chá e chocolates não são as únicas fontes de cafeína. Procure nos rótulos dos alimentos que você consome, a fim de verificar a presença de qualquer quantidade da substância.
-
Tome alguma bebida gelada. Bebidas geladas diminuem a estimulação do sistema gastrointestinal. Se você optar por algo com açúcar, estará se beneficiando duplamente. No entanto, certifique-se de consumir apenas uma quantidade tolerável da bebida. Comece ingerindo pequenas quantidades e aumente gradualmente, caso seja possível. Bons exemplos incluem:
- Refrigerante gelado e sem cafeína
- Gelo (coloque-o na boca e deixe derreter)
- Picolés
- Sorvete
- Iogurte congelado
Publicidade
-
Tome anti-histamínicos (Benazepril). Estes medicamentos são tomados para gerir os sintomas alérgicos causados pelos gatilhos que ‘’também’’ podem causar vômitos. Tomar anti-histamínicos irá auxiliar no controle das dores que podem ser causadas pelas histaminas, no caso de seus vômitos secos estarem levando a desidratação. Um ou dois comprimidos de um anti-histamínico como Benazepril devem fazer a ânsia de vômito parar.
- A histamina é um mensageiro químico realmente essencial no cérebro. Além disso, ela gerencia o consumo de água do corpo. Um anti-histamínico realmente vem a calhar quando há uma reação alérgica ligada a estes químicos.
-
Considere tomar remédios para inibir o vômito e as náuseas. Medicamentos como Bonine e fenotiazinas podem ser tomados para ajudar a assentar o conteúdo gástrico no estômago, o que o ajuda a parar de vomitar. Estes devem ser tomados uma vez ao dia ou conforme necessário, sempre que os sintomas surgirem. Converse com seu médico sobre a prescrição mais apropriada para você; a dosagem dependerá da gravidade da sua situação. [6] X Fonte Confiável American Cancer Society Ir à fonte
- As fenotiazinas (Compazina e fenergan) bloqueiam os receptores de dopamina, que provocam neurotransmissores de vômitos involuntários. Uma vez que esses neurotransmissores forem bloqueados, o vômito provavelmente cessará.
-
Converse com seu médico sobre medicamentos para tratar a ansiedade. É sabido que a ansiedade causa estresse. Quando você está estressado, muitos sintomas manifestos de seu estresse podem levar ao vômito seco. Tomar Ativan ou Xanax conforme necessário ou durante ataques de ansiedade pode ajudar, caso você suspeite que o estresse possa estar causando o vômito seco.
- O Alprazolam (Xanax) é geralmente prescrito na dosagem de 0,25 mg, três vezes por dia, para ataques curtos de ansiedade. No entanto, a dosagem correta de ansiolíticos (medicamentos que tratam a ansiedade) deve ser julgada por seu psiquiatra. Estas drogas devem ser tomadas cuidadosamente, visto que elas diminuem a frequência cardíaca.
-
Considere também tratamentos alternativos, como a acupuntura. Certos tratamentos alternativos, como a acupuntura e acupressão, podem ser eficazes no combate ao vômito seco, especialmente em mulheres grávidas. Estes tratamentos se baseiam no princípio de que é necessário equilibrar a energia no corpo, para evitar a evolução de doenças. Para restaurar o equilíbrio, alguns pontos precisam ser estimulados, a fim de reduzir os episódios de vômitos secos e relaxar o trato gastrointestinal. É aí que entra a acupuntura.
- Se você tem problemas com agulhas, considere a acupressão, ou uma massagem profunda do tecido. Diga a sua massagista que você gostaria de aliviar seus pontos de pressão, a fim de melhorar sua saúde.
Publicidade
-
Hidrate-se antes de consumir álcool. Antes de sair para beber, procure ingerir ao menos 750 ml de água, ou o máximo que você conseguir. Ingerir muito líquido antes de consumir bebidas alcoólicas impede desidratações severas. Se você tiver uma quantidade suficiente de líquido em seu corpo, o álcool será diluído, atrasando os efeitos negativos de seu consumo excessivo.
- O consumo exagerado de álcool fará com que ele substitua a água em seu corpo, o que causará desidratação. Você vomitará até que não haja mais líquido disponível, e é aí que o vômito seco começa. Aumentar a quantidade de água no organismo é uma maneira de evitar o vômito seco.
-
Consuma alimentos ricos em gorduras. A gordura reduz a absorção do álcool em seu corpo. Isto funciona tão bem quanto ingerir mais líquidos, visto que diminui a absorção do álcool no corpo, retardando seus efeitos. No entanto, há uma diferença entre gorduras saudáveis e gorduras prejudiciais. Fontes de gordura que irão mantê-lo saudável e energizado incluem:
- Peixes gordos, como salmão, cavala e arenque
- Amêndoas e outras nozes
- Sementes de uva e de linhaça
- Abacates
-
Relaxe. Todos lidamos com ansiedade e estresse em nossas vidas. Pessoas que têm dificuldade em lidar com o estresse sofrem com seus sinais fisiológicos. Isso é um tipo de mecanismo de defesa contra o estresse e a ansiedade. Náusea e vômitos secos podem ocorrer sem nenhum motivo aparente. Para evitar isso, tente relaxar!
- Além de tomar ansiolíticos, tente praticar ioga, meditação ou fazer exercícios de respiração profunda. Caso estas coisas não sejam para você, tire umas férias. Até tirar algum tempo para você pode ser de grande ajuda.
-
Evite gatilhos, como o mau cheiro. Este pode revirar seu estômago, impulsionando o vômito seco. Odores repulsivos comuns incluem o fumo, perfumes e certos alimentos. Todos estes devem ser evitados, caso você esteja se sentindo particularmente sensível a odores, luzes e sons. Caso não seja possível evitá-los, use um lenço ou uma máscara para cobrir o nariz e a boca.
- Odores fortes enviam estímulos químicos em excesso para o cérebro, o que estimula o vômito seco. Seu sistema olfativo é altamente conectado ao digestivo, o que produz a vontade de vomitar.
-
Fique parado. Muitas pessoas sentem vontade de vomitar quando estão sentindo enjoos ligados ao movimento . Isso ocorre quando nosso cérebro não interpreta corretamente o que os olhos percebem como movimento, o que pode acontecer durante passeios de carro, barco, montanha russa ou quaisquer coisas do tipo.
- Procure não ouvir pessoas falando sobre enjoos. Por alguma razão desconhecida, uma pessoa que escuta as outra dizendo que tem enjoos pode tê-los também. É como um bocejo, às vezes é contagioso.
- Para combater esta ânsia, olhe para um objeto fixo (o horizonte, por exemplo) ao viajar em qualquer veículo. Este tipo de visão não estimula o cérebro, e reduz a vontade de vomitar..
Publicidade
Dicas
- Caso o vômito seco não seja completamente sanado com tratamentos caseiros, você deve procurar seu médico, a fim de conseguir medicamentos prescritos e controlar os sintomas.
- Alimentos muito temperados, gordurosos e crus devem ser evitados, a fim de evitar mais problemas gastrointestinais.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.pureinsideout.com/dehydration.html
- ↑ http://www.yogawiz.com/blog/home-remedies/dry-heaves-treatment-náusea-causes-pregnancy-food-poisoning.html
- ↑ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/patientinstructions/000068.htm
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK410/
- ↑ http://www.home-remedies-for-you.com/askquestion/47293/home-remedy-for-dry-heaving-i-will-get-a-tight-fee.html
- ↑ http://www.cancer.org/acs/groups/cid/documents/webcontent/003200-pdf.pdf
- Lippincott, W. ET. Al. (2007). Medical-Surgical Nursing Made Incredibly Easy!
- Smeltzer, S. ET. Al.(2008). Brunner & Suddarth’s textbook of medical-surgical nursing
- Weber, C.G (2013). Clinical Gastroenterology (Clinical Medicine Series)
- Carrau, R & Murry, T (2012). Clinical Management of Swallowing Disorders
Publicidade