Baixe em PDF Baixe em PDF

A tosse seca geralmente está associada a leves irritações na garganta. Em casos crônicos, ela também pode ocorrer devido ao cigarro, ao gotejamento pós-nasal (irritando a garganta e levando a uma tosse de reflexo), alergias, asma (principalmente em crianças) e bronquite crônica. Além disso, ela pode ser consequência de agentes irritantes no ar, medicações ou certas doenças. [1] É importante identificar a causa da tosse para evitar “gatilhos” e escolher o tratamento mais eficaz.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando supressores naturais de tosse

Baixe em PDF
  1. Ele possui propriedades antivirais e antibacterianas, que podem ajudar quem sofre com tosses de origem viral ou bacteriana. Em um estudo, o mel foi mais eficaz do que antitussígenos no combate ao sintoma em crianças. [2] [3]
    • Não dê mel para crianças de um ano ou menos.
  2. O limão é ótimo para casos de resfriado, já que é rico em vitamina C. Além disso, ele apresenta propriedades antivirais e antibacterianas.
    • Você pode misturar mel e limão para fazer um ótimo remédio contra tosse. Esquente um copo de mel e ponha de três a quatro colheres de sopa com suco de limão fresco. Adicione cerca de 1/3 de um copo com água e aqueça em fogo baixo por 10 minutos; coloque no freezer e use uma colher de sopa para beber uma ou duas doses quando necessário. [4]
  3. O alho também possui propriedades antivirais e antibacterianas, além de antiparasitárias e antifúngicas. Você pode misturar mel, limão e alho para fazer um bom supressor de tosse.
    • Aqueça um copo de mel e adicione três a quatro colheres de sopa com suco de limão. Descasque dois ou três dentes de alho e fatie-os bem fininhos. Despeje-os na mistura, adicione ⅓ de um copo d’água e aqueça em fogo baixo por 10 minutos.
  4. Empregado como expectorante, o gengibre afina o catarro e age como um “relaxante” para os brônquios. Incorporar gengibre no chá, na alimentação ou preparando uma mistura de mel e limão pode diminuir a tosse.
    • Descasque e rale de 2,5 a 5 cm de raiz de gengibre fresca. Coloque em uma mistura de mel e limão.
  5. A água salina, quando aquecida, vai diminuir a inflamação na garganta, diminuindo a tosse. Basta adicionar uma colher de chá com sal a cerca de 180 ml de água. Agite para dissolver completamente o sal na água e gargareje. [5]
    • Repita o processo a cada duas ou três horas ou sempre que sentir a garganta inflamada.
    • Se a causa da tosse não for uma irritação ou dor de garganta, talvez isso não tenha efeito nela.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Utilizando suplementos para aliviar a tosse seca

Baixe em PDF
  1. Muitas ervas secas são utilizadas para combater tosses e aliviar a irritação. Para fazer um chá, adicione uma ou duas colheres de chá com a erva seca a um copo com água fervida. Use mel para adocicar o chá e aliviar ainda mais a tosse.
    • Tente fazer chá com hortelã, raiz de marshmallow, timo ou gengibre.
  2. As ervas também podem ser usadas para tratamentos com vapor para acalmar a tosse; use hortelã, raiz de marshmallow, gengibre ou timo. [6]
    • Para fazer um tratamento a vapor, adicione uma ou duas colheres de chá da erva seca a dois copos com água fervida. Cubra a cabeça com uma toalha e fique com ela sobre o vapor pelo tempo que aguentar — ao sentir que está queimando, pare —, inalando-o.
  3. A raiz de gengibre não apenas combate a tosse, mas aumenta a salivação, o que pode acalmar a irritação na garganta ressecada. Corte uma fatia, do tamanho de uma moeda, de raiz de gengibre fresca e mastigue.
    • Caso considere o sabor do gengibre muito forte, prepare um chá ou faça o tratamento a vapor com o gengibre para obter resultados parecidos.
  4. Ele é empregado como tratamento tradicional para a tosse; use o leite de vaca, soja ou de amêndoas para a receita. [7]
    • Misture ½ colher de chá com cúrcuma em um copo com leite quente. Beba tudo.
    • Você pode consumir o leite de cúrcuma algumas vezes por dia.
  5. Combinar óleo de peixe com o suco de um limão ou uma laranja fresca fornecerá muitas vitaminas, o que pode ser excelente no combate às infecções respiratórias. [8] Experimente o método se essa for a causa da tosse. Misture 15 ml de óleo de peixe com o suco de uma laranja ou um limão.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidando da tosse

Baixe em PDF
  1. Caso a tosse esteja relacionada a infecções ou doenças do tipo, não vá trabalhar e nem à escola ou faculdade; assim, você melhorará mais rapidamente e dará tempo para o corpo se recuperar. [9]
  2. Utilize um umidificador para deixar o ar mais “molhado” ou tome um banho quente, que produza bastante vapor; ambos ajudarão a diminuir a congestão. [10]
    • Isso também pode ser feito fervendo água no fogão.
  3. Hidratar o corpo ajuda a afinar o catarro, portanto, consuma bastante água durante o dia, de preferência quente. Faça o possível para tomar nove a 12 copos por dia.
    • O chá quente é ótimo para acalmar a tosse. Experimente tomar um chá verde para ingerir muitos antioxidantes.
    • Outra opção é beber caldo de galinha clarinho, suco ou caldo de legumes. Sopa de galinha também é um conhecido “remédio” contra tosse. [11]
  4. Ao se sentir mal, sua reação será fornecer energia, com maior constância, ao corpo. Sempre coma alimentos de fácil digestão e em pequenas porções. Proteínas de qualidade, como peixe e aves, são as melhores opções, junto com carboidratos complexos.
    • Dê preferência a comidas que fortaleçam o sistema imunológicos. Ovos, iogurte e cogumelos são ótimos para essa finalidade.
    • Incorpore alimentos ricos em vitaminas. As vitaminas C e A são importantes para o sistema imunológico, junto com as que possuem antioxidantes e betacaroteno. Pimentão, cenoura, laranja, frutos, legumes com folhas verdes, abóbora e batata doce são boas opções.
    • Essas dicas são mais eficazes se forem adotadas antes de você desenvolver uma doença, de modo que o sistema imunológico esteja saudável o suficiente para combater infecções.
  5. Pastilhas e balinhas protegem a garganta e diminuem a tosse. Ainda há sprays que podem ser aplicados para diminuir a secura na garganta.
  6. Deixar erguida a parte de cima do corpo faz com que o catarro saia com maior facilidade. Coloque vários travesseiros na cama, recoste contra o encosto de um sofá ou contra a cabeceira da cama; essa última também pode ser elevada para deixar o corpo em melhor posição.
  7. Há algumas condições que exigem a análise de um especialista para acabar com a tosse. Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina podem, por exemplo, causar tosses secas, logo, é importante falar com um médico para trocar o remédio.
    • Caso desconfie que a tosse seca seja consequência de uma condição subjacente ou ela persista por algumas semanas sem melhorar, vá ao médico.
    • Consulte um médico quando os sintomas não melhorarem dentro de cinco a sete dias ou reaparecerem de maneira frequente. Também é importante procurar auxílio especializado se o muco estiver esverdeado ou amarelo, o peito estiver sibilando ou houver dificuldade em respirar. [13]
    Publicidade

Avisos

  • Remédios à base de ervas podem ser eficazes, mas apresentam os mesmos perigos de fármacos. Tente equilibrar a homeopatia com remédios comprovados. Leia esta cartilha da ANVISA para mais informações.
  • Tosses que o deixam sem ar e dificultam a respiração são emergenciais e precisam ser avaliadas imediatamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 425 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade