Baixe em PDF Baixe em PDF

Existem muitas maneiras que você pode usar para aliviar a dor do cisto no ovário. Quando o diagnóstico do problema é confirmado, você pode tentar tomar analgésicos sem prescrição ou as variações mais fortes que precisam de uma receita para serem compradas. Também pode considerar a cirurgia de remoção do cisto que permanecer não resolvido após dois a três ciclos menstruais, visto que removê-lo pode aliviar a dor. As pílulas anticoncepcionais podem ser consideradas como uma forma de prevenir a formação de mais cistos. No entanto, elas não podem tratar qualquer cisto que você já tenha.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Usando medicação para a dor

Baixe em PDF
  1. O tratamento mais convencional para o controle da dor são os AINEs. Eles podem ser conseguidos sem receita em qualquer farmácia. Você também pode tomar medicações mais fortes, só é preciso pedir ao médico uma receita caso as versões mais fracas não forem suficientes para aliviar a dor.
    • Um exemplo de um medicamento AINE é o ibuprofeno (Advil ou Motrin). A dose típica é de 400 a 600 mg a cada quatro a seis horas, de acordo com o necessário. Siga as instruções de dosagem descritas na bula.
    • Outra opção é o naproxeno (Aleve). Ele está disponível sem a necessidade de receita ou numa versão mais forte que pode ser comprada se você tiver uma prescrição do médico.
  2. Em alguns casos graves, um analgésico narcótico é necessário. O narcótico de primeira linha usado no tratamento da dor do cisto ovariano é a morfina, um opiáceo.
    • Os narcóticos são a última opção quando se trata de alívio da dor. Pensando na epidemia nacional de abuso ou uso indevido de narcóticos nos Estados Unidos, as medicações com opiáceos devem ser tomadas somente num ambiente de emergência ou pelo menor tempo possível.
    • Além disso, caso você tenha um histórico de abuso de substâncias e vício anterior de medicamentos ilícitos ou de prescrição, a decisão de utilizar o medicamento deve ser ponderada contra os riscos de danos ou recaída.
    • A morfina para a dor de cisto no ovário é mais frequentemente oferecida através de uma dosagem intravenosa e num ambiente hospitalar.
    • Isso acontece para garantir a força da medicação, pois a dor é geralmente muito grave, resultando numa visita à emergência.
    • Inicialmente, uma pequena dose de morfina é administrada intravenosamente; a dose é aumentada gradualmente até a dor ficar sob controle.
    • Essa medicação também é uma opção muito segura dentro do ambiente hospitalar. Ela pode ser facilmente revertida com a naloxona caso ocorra qualquer reação adversa.
  3. Se estiver sentindo dor abdominal ou pélvica, é importante consultar o médico e realizar um exame físico, um ultrassom e quaisquer outros testes necessários para confirmar que a fonte de sua dor é realmente um cisto ovariano. [1] Muitas outras condições podem causar uma dor semelhante a do cisto ovariano, por isso é importante consular o médico para confirmar que é realmente um cisto a causa da dor.
    • O médico pode realizar um ultrassom pélvico, onde um dispositivo semelhante à uma varinha é inserido na vagina e usa ondas sonoras de alta frequência para criar uma imagem dos ovários numa tela de vídeo. Esse exame de imagem pode ajudar o médico a confirmar a presença de um cisto, identificar a localização e determinar se ele é sólido, cheio de líquido ou misturado. [2]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Optando pela cirurgia

Baixe em PDF
  1. [3] Para a dor aguda (curto prazo) do cisto ovariano, uma medicação pode ser suficiente para conseguir alívio até que os sintomas se resolvam. Se a dor persistir por dois a três ciclos menstruais, se ele for grande, não se parecer com um cisto funcional ou estiver crescendo, você provavelmente será aconselha a prosseguir com a cirurgia para ter o cisto removido.
    • Muitos dos cistos ovarianos são benignos. [4]
    • Há duas opções: ou o cisto pode ser removido do ovário ou o ovário inteiro pode ser removido. A extensão da cirurgia dependerá do número de cistos presentes no ovário, assim como da idade da paciente e considerações reprodutivas. (A cirurgia é geralmente mais extensa após a menopausa.)
    • Felizmente, se todo o ovário precisar ser removido cirurgicamente, ainda há o ovário do outro lado para que a mulher não perca sua fertilidade.
  2. [5] Outro fator importante para decidir se a cirurgia é necessária ou não como um tratamento para o cisto do ovário é avaliá-lo para ver se ele ele é cancerígeno. Se houver o risco de que ele se desenvolva num câncer, o médico aconselhará que a cirurgia seja realizada para evitar que isso aconteça.
    • Quando um cisto é removido devido à possibilidade de se tornar cancerígeno, é aconselhável ter as trompas de Falópio e útero removidos, além de ambos os ovários.
    • Isso, obviamente, tem implicações reprodutivas que precisam ser discutidas com o médico, pois ter todas essas estruturas removidas a deixarão infértil.
  3. [6] Caso ele ainda não esteja mostrando sinais de dor persistente ou risco de câncer, o médico provavelmente aconselhará que você espere. Isso consiste em usar medicamentos para aliviar a dor do cisto no ovário enquanto espera que ele se resolva sem a necessidade de intervenção médica. Contudo, você deve se comprometer a um acompanhamento completo com ultrassonografias periódicas. [7] Isso irá garantir os cistos não piorar.
    • Se os cistos não melhorarem com o tempo, a cirurgia pode ser aconselhada.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Tomando pílulas anticoncepcionais

Baixe em PDF
  1. [8] Embora as pílulas anticoncepcionais não possam ajudar a controlar a dor causada pelos cistos que estão atualmente presentes nos ovários, as pílulas podem servir para evitar a formação de novos cistos. Assim, os médicos aconselham as pacientes com esse problema a iniciarem o uso das pílulas anticoncepcionais hormonais como um método para evitar que o problema fique ainda pior.
    • Você pode receber uma prescrição de pílulas anticoncepcionais do médico.
    • Elas são tomadas uma vez por dia durante três semanas, seguido de uma semana de pausa para que a menstruação possa descer. Esse ciclo se repete mensalmente.
    • Os hormônios nas pílulas anticoncepcionais substituem os hormônios que são normalmente produzidos por seus ovários.
    • Depois, os ovários temporariamente "desligam" a produção de hormônios enquanto você está tomando a pílula, reduzindo o risco de qualquer formação de novos cistos.
  2. [9] Se você tiver câncer de mama, câncer uterino ou outro câncer que seja "alimentado" pelo estrogênio, você não deve tomar as pílulas anticoncepcionais. Caso seja fumante e tenha mais de 35 anos de idade, também será aconselhada a não tomar os comprimidos devido a um maior risco de desenvolver coágulos sanguíneos. Igualmente, se você tiver outra disfunção hemorrágica (como um distúrbio hereditário de sangramento), você não deve tomar a pílula devido ao risco de coágulos sanguíneos.
    • O médico examinará seu histórico médico com você para determinar se é seguro tomar as pílulas anticoncepcionais.
    • Para a maioria das pessoas, é completamente seguro tomar esse hormônio.
  3. Tomar as pílulas anticoncepcionais reduzirá a chance de desenvolver novos cistos no futuro. Além disso, elas podem reduzir suas chances de desenvolver o câncer de ovário. Na verdade, quanto mais tempo você tomar pílulas anticoncepcionais, mais o risco é reduzido.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Experimentando estratégias naturais para aliviar a dor

Baixe em PDF
  1. [10] Em vez de sempre escolher tomar anti-inflamatórios médicos, como o ibuprofeno (Advil e Motrin), outra opção para a dor menos grave é adicionar ingredientes anti-inflamatórios naturais à sua alimentação. Alguns exemplos incluem o gengibre e o açafrão. Os dois ingredientes podem ser adicionados como especiarias aos alimentos e você pode torná-los parte de suas receitas para diminuir a inflamação dolorosa que pode estar associada aos cistos no ovário.
  2. Aplicar calor sobre a área abdominal e pélvica (sobre a fonte da dor) pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar a dor. Tente usar uma garrafa de água quente ou uma almofada de aquecimento por 15 minutos de cada vez, conforme necessário, para aliviar a dor.
    • Você também pode optar por um banho quente como um meio de aplicar calor na área.
    • Um banho de sal Epsom é ainda melhor, visto que o magnésio nos sais ajuda com o relaxamento muscular, reduzindo ainda mais a dor. [11]
  3. Embora a acupuntura e a hipnose não sejam geralmente recomendadas por médicos tradicionais ocidentais, algumas pessoas consideram esses tratamentos úteis para o tratamento da dor. Os acupunturistas trabalham com agulhas para corrigir o fluxo de energia através do corpo, com o objetivo final de aliviar (ou diminuir) a dor. Os hipnotizadores trabalham para diminuir a percepção de sua mente da dor. [12]
  4. Encontre uma atividade que você possa fazer que vai distraí-la da dor do cisto. Ler um bom livro, usar imagens guiadas, jogar vídeo-game, fazer um artesanato ou fazer qualquer coisa que tire sua mente da dor pode ajudar.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 121 824 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade