Baixe em PDF Baixe em PDF

Você já quis aprender a caminhar sem ser ouvido e surpreender alguém? Esta é uma arte que leva tempo para dominar. Continue lendo para saber como dar os primeiros e silenciosos passos.

Método 1
Método 1 de 3:

Movendo-se cuidadosamente

Baixe em PDF
  1. É muito mais difícil ser silencioso quando se está andando em cascalho do que em grama ou terra macia. Avalie o terreno e determine uma rota mais silenciosa. Seja em interiores ou exteriores, procure se mover sobre materiais que o ajudem a evitar ruídos. [1]
    • Se estiver andando por uma floresta ou ao ar livre, tente andar na grama ou em terra macia. Caminhe sobre folhas molhadas, mas evite as secas.
    • Ao caminhar ao ar livre, procure por rochas ou raízes que fazem menos barulho do que folhas e galhos. Coloque seu peso sobre a rocha ou raiz com cuidado a fim de evitar ruídos. Feito isso, apoie-se completamente.
    • Em um cenário urbano, evite passarelas de madeira, áreas contínuas, paralelepípedos e outros materiais que tendem a fazer barulho.
    • Em casa, ande sobre tapetes sempre que possível.
    • Ao escalar árvores e penhascos, preste atenção onde apoia os pés. Tente encontrar pontos que apoiem toda a metade da frente dos pés, onde caibam todos os seus dedos. Caso seja forçado a pisar no meio de um ramo, ou subir na lateral de um penhasco, faça-o devagar e proceda com cautela. Um pequeno descuido pode desalojar uma chuva de detritos ou quebrar um galho, alertando os observadores.
  2. O caminho pelo qual você passa está tão suscetível de criar ruídos quanto seus pés. Ao caminhar silenciosamente, é importante ter consciência do ambiente ao seu redor para evitar qualquer coisa que possa denunciá-lo. [2]
    • Evite galhos e ramos que possam se prender em suas roupas.
    • Evitar portões e cercas que possam ranger.
    • Evite esbarrar em pilhas de objetos que possam cair ou prender suas roupas.
  3. Caminhe em uma postura ligeiramente abaixada, envolvendo todos os seus músculos enquanto se move. Isso diminui o impacto do seu pé no chão, permitindo uma movimentação mais suave. Mantenha seu corpo compacto, distribuindo seu peso uniformemente para não bater ruidosamente com os pés no chão.
  4. Após apoiar completamente seu calcanhar, baixe suavemente o pé até tocar o chão com os dedos. Ao caminhar, gire os quadris levemente para conseguir um controle ainda maior dos seus passos. Se possível, se apoie na borda externa do seu calçado. [3]
    • Caso precise se mover rapidamente, mantenha-se abaixado e corra usando o mesmo tipo de passada descrito acima.
    • Ao se mover para trás, coloque a bola do pé no chão primeiro e apoie o calcanhar em seguida.
    • Correr na ponta dos pés pode deixá-lo mais ágil e furtivo, mas tome cuidado; isso requer muita força nos pés e nas pernas e uma grande flexibilidade nas articulações do tornozelo e dos pés. Você precisará se concentrar no equilíbrio. Esse tipo de pisada também deixa marcas mais fortes em superfícies macias (já que seu peso está centrado em uma superfície menor).
    • Pouse suavemente. Correr ou saltar silenciosamente é difícil, mas pode ser feito, caso você domine a arte de pousar tranquilamente. Caia agachado, em uma posição equilibrada e sem atingir o chão com muita força.
  5. Tente não usar as mãos e braços para se equilibrar em paredes para evitar derrubar coisas e denunciar sua presença. Em vez disso, caia em uma posição compacta que faça você se sentir confortável e equilibrado.
  6. É claro que é impossível anular todo o peso e pressão que você coloca em seus pés. Teoricamente, você deve sentir como se seus pés estivessem vazios (mas não dormentes). Transfira a pressão para a ponta dos pés. Assim, você ficará atento aos seus arredores e permanecerá alerta. Trata-se de algo útil por inúmeros motivos, principalmente para pular. Se houver folhas em seu caminho, por exemplo, você precisará pular. Quando for saltar, procure pousar em um ponto que não esteja molhado (como uma poça) e que não tenha folhas secas ou grama. Pouse na ponta dos dedos e com a parte frontal dos pés. Usar tênis aqui é ideal, já que o calçado abafa o som.mage:Pretend-to-Be-an-Assassin-Step-1.jpg
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando um equipamento adequado

Baixe em PDF
  1. Quanto mais duro for o calçado, mais barulhento. O melhor tipo de calçado são meias ou mocassins de couro, mas alguns tipos de botas e tênis funcionam bem. Evite botas com solas duras, sapatos com saltos ou que dificultem sua mobilidade de alguma forma. Sapatos confortáveis e macios são a melhor opção.
    • Meias suadas podem fazer barulho. Caso você sue muito, use dois pares de meia para mascarar o som.
    • Caminhar descalço pode ser a maneira mais furtiva de se mover, mas também pode ser a mais barulhenta, caso você pise em um objeto barulhento e comece a gritar de dor. Além disso, pés suados podem aderir ao chão e fazer barulho. É possível diminuir este ruído, reduzindo o contato com o chão e caminhando sobre as bordas externas da bola dos pés. Mas tenha cuidado; isso requer um equilíbrio e força muito grandes. Decida se caminhar descalço é a melhor escolha para o ambiente no qual você está se movendo.
    • Não use calçados úmidos ou molhados; além de fazer barulho, um calçado molhado pode deixar manchas no chão e alertar os observadores da sua presença. Quando estas manchas secarem, podem se tornar impressões nítidas do seu calçado, especialmente em superfícies como concreto.
  2. Se o seus pés escorregarem dentro do calçado, podem produzir um ruído, especialmente se os seus pés estiverem suados. Se estiver usando calçados com cadarços, coloque-os para dentro do mesmo. Do contrário, eles podem fazer barulho enquanto você se movimenta. [4]
  3. Calças folgadas podem se esfregar em suas pernas, fazendo um ruído característico. Usar calças apertadas pode minimizar este problema. Roupas de algodão e outros tecidos macios também podem ajudar com o barulho. [5]
    • Coloque a camisa para dentro da calça e a perna da calça para dentro dos sapatos ou meias. Isso deixará seu andar muito mais silencioso.
    • Shorts estão mais propensos a fazer barulho e você não tem como colocá-los para dentro das meias. Se precisar usar um short, tente amarrar um elástico ou corda nos joelhos, prendendo a peça, mas evitando cortar sua circulação.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mantendo-se silencioso

Baixe em PDF
  1. Se tiver tempo para se preparar antes de uma situação que demande furtividade, tome algumas medidas que o ajudarão a fazer menos barulho enquanto caminha. Por exemplo:
    • Alongue-se antes de caminhar silenciosamente. Esta é uma ótima ideia, pois evitará que seus ossos estalem e suas articulações se enrijeçam. O alongamento fará você se sentir mais solto, impedindo que movimentos bruscos denunciem sua presença.
    • Não esteja com o estômago vazio e nem muito cheio. Seu corpo fica mais pesado depois de comer e, portanto, mais barulhento.
    • Vá ao banheiro antes de tentar caminhar silenciosamente.
  2. Você pode se sentir tentado a prender a respiração, mas é melhor respirar lenta e constantemente pelo nariz. Assim, você não se arrisca a respirar muito alto quando precisar tomar ar. Quando estiver com o nariz congestionado, respire fundo.
    • Você pode sentir sua respiração acelerar enquanto a adrenalina corre por seu corpo. Se isso acontecer, faça uma pausa, recupere o fôlego e respire profundamente algumas vezes, para aliviar sua ansiedade. Verifique se sua respiração se normalizou antes de continuar.
  3. Se estiver seguindo alguém, você pode ocultar o som dos seus passos, caminhando no mesmo ritmo dele. Pise com o pé esquerdo ao mesmo tempo que a pessoa o fizer. Isso ajudará a mascarar qualquer ruído que seus pés possam fazer.
    • Tome cuidado para não exagerar quando estiver seguindo alguém. Do contrário, você será pego se a pessoa parar abruptamente.
  4. Se estiver passando por uma área arborizada, com galhos secos, folhas e uma relva densa que o impede de ser completamente silencioso, faça movimentos e pausas irregulares. Para evitar ser percebido, não caminhe em um ritmo óbvio. [6]
    • Imite os sons ao seu redor. Por exemplo, uma floresta geralmente não é silenciosa, mas cheia de sons de pássaros e pequenos animais. Eles geralmente se movem por curtas distâncias, fazem uma pausa para se alimentar ou farejar predadores e continuam por mais uma distância curta.
    • Use outros ruídos (movimento de animais, rajadas de vento, etc.) para suprimir ou camuflar o som.
  5. Caso seu objetivo seja se movimentar por um terreno sem fazer barulho, você precisará ficar imóvel ocasionalmente. Enquanto estiver fazendo isso, observe o ambiente que o cerca antes de avançar. Leve o tempo que precisar para contornar qualquer coisa que possa denunciar sua presença.
    • Caso esteja seguindo alguém ou tentando não ser visto, haverá momentos nos quais a paciência será indispensável. Fique parado e espere a pessoa passar ou a tensão diminuir, antes de avançar.
    Publicidade

Dicas

  • Treine seu cérebro para se manter mais concentrado. Mova os olhos constantemente de um objeto para o outro. Esta técnica é ótima para detectar o perigo rapidamente.
  • Se estiver seguindo alguém que suspeita da sua presença, mantenha a calma. Aja discretamente como se não estivesse ciente da presença da pessoa. A pior coisa que você pode fazer é entrar em pânico e chamar atenção para si mesmo.
  • Embora isso não esteja relacionado à questão do ruído, tome cuidado com sua sombra. Se houver uma luz forte atrás de você, sua sombra será projetada e percebida instintivamente pelo sujeito. Movimente-se em uma posição mais compacta a fim de minimizar este risco.
  • Quando andar por uma casa com pisos de madeira, fique perto da parede para minimizar o rangido do assoalho. O mesmo vale para escadas.
  • Ao abrir portas, aplique pressão para cima para evitar rangidos. Além disso, gire completamente a maçaneta antes de aplicar qualquer pressão na porta. Mantenha a maçaneta completamente girada ao empurrar a porta, e quando fechá-la, espere ela estar totalmente posicionada antes de soltar a maçaneta.
  • Não se mova ou desloque seu peso de um pé para o outro durante uma pausa. Você deve ficar imóvel em qualquer posição que parar (seja ao encontrar um obstáculo ou por qualquer outra necessidade). Mover-se constantemente para relaxar o corpo criará um ruído contínuo, pequenos sons que podem revelar que seu peso ou tamanho superam muito o de pequenos animais. Tente fazer pausas em posições tão confortáveis quanto possível e possam ser mantidas por um período prolongado, caso sua posição esteja potencialmente comprometida.
  • Fique longe de animais que irão reagir a sua presença.
  • Novamente, embora isso não esteja relacionado ao movimento, quando estiver se movendo em direção a um grupo de pessoas com alguma fonte de luz, saiba que o anel de escuridão que fica logo no fim da capacidade de iluminação da fonte de luz é o ponto mais escuro do ambiente, por mais contraditório que isso pareça. Isso ocorre porque a mudança repentina de iluminação representa uma dificuldade de adaptação para os olhos.
  • Se estiver se esgueirando, mantenha-se contra o vento. Existem animais e pessoas com um olfato muito apurado.
  • Se não for possível usar roupas apertadas, tente caminhar sem permitir que as pernas da sua calça rocem uma na outra, criando um ruído perceptível em ambientes silenciosos. Roupas de lã são mais silenciosas.
Publicidade

Avisos

  • Nunca se esgueire pela casa de outras pessoas, especialmente à noite. Mesmo que se trate da casa de um amigo. Você pode correr um risco sério de ser ferido ou morto.
  • Cuidado para não usar chaveiros ou outros itens que possam denunciar sua posição.
  • Ao andar na neve, tome muito cuidado, por causa do barulho característico e das pegadas facilmente rastreáveis.
  • Não tente praticar estas técnicas em locais públicos à noite, pois as pessoas podem interpretar erroneamente suas ações.
  • Tome cuidado com areia ou outras partículas em suspensão, com pequenas quantidades que podem se prender aos seus sapatos. Se pisar em uma superfície dura, estas partículas causarão muito barulho quando esmagadas. Isso não é realmente um problema em superfícies macias, mas é melhor evitar completamente este possível perigo.
  • Nunca use essas habilidades para surpreender alguém no escuro, especialmente se não conhecer bem a pessoa. Quando for pego, você pode acabar sendo ferido fisicamente ou levado à polícia.
  • Caso se desloque para perto de uma pessoa ou animal, ele pode ficar com medo e atacá-lo instintivamente, antes de perceber que você não representa uma ameaça.
  • É normal se sentir tentado a testar suas habilidades, mas não as use para fazer qualquer coisa ilegal ou prejudicial.
  • Se precisar levar algo que faça barulho com você, coloque o objeto em um bolso apertado, para evitar ruídos em momentos errados. Você também pode minimizar quaisquer sons prendendo todos os itens com fita adesiva.
  • Sons de moedas ou chaves também podem ser reduzidos guardando cada item em um bolso separado ou em algum outro lugar seguro.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sapatos seguros e macios.
  • Roupas apertadas.
  • Tecidos que não façam ruídos ao roçar um no outro.
  • Mochila para transportar suprimentos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 60 574 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade