Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você ama pratos Asiáticos, mas quer sentir a experiência completa ao comer do jeito certo — com hashis? Alguns juram que o gosto fica melhor, e você quer tirar a prova, mas sem passar vergonha. Outros parecem manusear os hashis tão facilmente; porém, no seu momento de usá-los, você acaba pedindo por um garfo. Eis como dizer adeus ao garfo de uma vez por todas e colocar esses hashis em ação!
Passos
-
Pegue seu primeiro hashi com o dedo médio e o polegar. Esse será sua âncora — ele não pode se mover . Enrijeça sua mão para ter uma pegada firme. Permita que a extremidade larga do hashi descanse na curva de sua mão, onde o dedão e o indicador se ligam. Descanse a extremidade estreita entre a base do dedão e o lado do dedo indicador. Ele deve permanecer virtualmente imóvel. É algo parecido com segurar uma caneta, só que um pouco mais baixo.
- Alguns podem preferir segurar o hashi com o lado do dedo anelar , com a ponta do indicador segurando-o no lugar.
-
Pegue o segundo hashi com seu dedo indicador e dedão. Este será o hashi que se moverá . Coloque o dedão sobre o lado do segundo hashi, para que ele descanse sobre o primeiro. Ajuste sua pegada até alcançar uma posição confortável. As pontas estreitas dos hashis estejam ligadas de forma a evitar que elas se cruzem ou não consigam “beliscar” o alimento.
- Para juntá-los, você pode batê-los na mesa. Hashis em posições desiguais serão de dificílimo manuseio.
-
Pratique abrir e fechar os hashis. As extremidades largas dele não devem fazer um “”, pois isso dificultaria sua pegada. Apenas a parte de cima se move? Ótimo!
- Se isso ajudar, deslize sua mão para cima e para baixo, mas mantendo sempre a mesma posição, experimentando diferentes níveis de pegada. Alguns acham fácil manusear perto da base enquanto que outros preferem fazer uma pegada mais perto da ponta.
-
Comece pegando alimentos! Trabalhar num ângulo de 45° pode ser ideal neste primeiro momento. Continue assem até conseguir erguer alimentos de maneira estável. Se houver algum desequilíbrio, baixe o alimento e tente novamente.
- Assim que você ficar bom com um tipo de alimento, busque pegar objetos de diferentes tamanhos e texturas. Quando começar a se sentir realmente confiante, pratique com macarrão!
Publicidade
-
Conheça as regras para compartilhar alimentos. Normalmente, no que tange pratos Asiáticos (independentemente de eles terem sido preparados em casa ou um restaurante), você pegará sua porção a partir de um prato grande de alimentos. Não é apropriado mergulhar hashis postos na boca na refeição comunal! Você tem duas opções:
- Use um par público de hashis que jamais tocarão sua própria tigela (ou a de outra pessoa) de arroz/comida.
- Pegue o alimento com a outra extremidade dos Hashis. Trata-se da parte larga que não entrará em contato com sua boca!
-
Saiba o que fazer com eles enquanto não comer. As regras dos hashis não acabam assim que você levar toma a comida à boca, infelizmente. Cada sociedade tem regras diferentes, mas em geral:
- Não deixe os hashis apontando para cima no prato de comida. Isso é visto como mau agouro e lembra o incenso em funerais.
- Não perfure a comida com as pontas dos Hashis. Se tudo o mais falhar, isso pode parecer uma boa alternativa, mas é visto como deselegante.
- Não passe o alimento de hashi para hashi. Isso também é protocolo de funeral e visto como falta de etiqueta.
- Não cruze os Hashis. Ao terminar de comer, coloque-os ao lado esquerdo do prato vazio.
- Não aponte para pessoas com seus Hashis. O simples ato de apontar é deselegante em culturas asiáticas. O mesmo vale para Hashis.
- Esta artigo seria muito longa se abordasse todas as regras. Essas são as básicas.
-
Quando estiver comendo arroz, esteja apto a escavá-lo. Se a tigela de arroz for colocada em sua frente e seu único aparato de alimentação forem dois pedaços de bamboo, você pode sentir-se como alguém sem remos em um barco. Porém, é perfeitamente aceitável (e normal, realisticamente falando) erguer a tigela de arroz perto da boca e comer o alimento desse jeito. Você não parecerá bobo — mas sim, parecerá culto!
- Você pode se sentir como a Fera durante o jantar com a Bela; porém, fique calmo, é assim que se come arroz. Não atire o arroz para sua boca como um homem das cavernas — erga a tigela perto da boca para evitar que o arroz caia no chão.
Publicidade
Dicas
- Comece segurando os hashis no meio ou perto das pontas enquanto se acostuma com o movimento e com manter as pontas alinhadas. Quando for ficando mais confortável e confiante, tente segurar os hashis com uma pegada mais próxima ao final da extremidade grossa.
- A diferença entre parecer alguém pouco instruído e parecer alguém refinado e culto é mostrada quando você segura os hashis. Não segure os hashis próximo ao final. Quanto mais longe da comida suas mãos ficarem, melhor. Não apunhale a comida, isto é considerado rude e/ou um desrespeito ao chef ou cozinheiro que a preparou.
- Seja paciente , já que demora um pouco para aprender o uso correto. É perfeitamente admissível pedir por um garfo ou colher caso você fique muito frustrado.
- Aplique uma firme, mas gentil, pressão na comida; somente o suficiente para evitar que a comida caia dos hashis. Ao colocar muita pressão, é provável que seus hashis se cruzem caso não estejam perfeitamente alinhados, e podem acabar por atirar sua comida para longe da mesa.
- Alternativamente, você pode segurar o hashi de baixo com a ponta do dedo anelar, repousando-o na unha de seu dedo mindinho. Desse modo, seu polegar irá manter o hashi no seu lugar. O hashi de cima irá se mover para cima e para baixo para pegar a comida.
- Enquanto no começo pode parecer mais fácil segurar os hashis perto da ponta, segurá-los mais para trás significa que eles estão mais paralelos, o que ajuda a segurar a comida (como o arroz) por baixo. Você também poderá pegar pedaços maiores de comida.
- Esta é a maneira correta de segurar hashis. No entanto, se você conseguir pegar confortavelmente a comida e levar a sua boca, você está efetivamente usando os hashis.
- Hashis de madeira ou bambu são os mais fáceis de usar devido a sua textura absorvente na ponta. Os de plástico serão mais difíceis de usar. Hashis de metal, usados pelos coreanos, são os mais difíceis. Se aperfeiçoe com um e siga para o próximo. Na próxima vez que você sair, seus anfitriões serão impressionados!
- Comidas flexíveis ou cortadas, como frios ou queijos fatiados fornecem boa prática. Elas são mais fáceis do que alimentos cortadas em cubos enquanto você está aprendendo a pressionar e alinhar os hashis.
- Quando estiver tirando comida de uma tigela usada por outros, use o lado inverso dos hashis. Isto evita os germes de sua boca, que estarão no outro lado, de chegarem ao resto da comida.
- Leve os hashis para casa para praticar usando-os. Siga os passos acima e levante um amendoim, uma caneta, ou um pedaço de peixe. Tente comer sua janta com eles.
Publicidade
Avisos
- Evite passar comida com os hashis. Como em um próximo aviso, isto se assemelha a uma seção do tradicional funeral japonês, onde os familiares passavam ossos usando hashis. Ao invés disso, ao passar comida, coloque-a em um prato intermediário, preferivelmente usando um utensílio para se servir ou, se nenhum for providenciado, vire seus hashis ao contrário para que o lado que não esteve em sua boca toque a comida; então dê o prato a quem quer que seja.
- Não é fácil usar hashis, então persevere enquanto estiver aprendendo como fazer.
- A etiqueta chinesa diz que você pode levar sua tigela pessoal de arroz perto de sua boca com uma mão enquanto usa os hashis para puxar o arroz para dentro de sua boca. No entanto, a etiqueta coreana diz que esta é uma forma muito ruim! Esteja ciente das pessoas com quem você está comendo, e quais são seus costumes.
- Não cruze seus hashis. Na cultura chinesa, isto é um símbolo para a morte. Sempre descanse eles em paralelo um com o outro.
- Evite espetar seus hashis no fundo do arroz. É falta de educação, já que lembra o incenso que os membros da família queimavam para lamentar um falecido. Também lembra a maneira como o arroz é simbolicamente oferecido aos mortos no Japão, Coréia e China. Quando você terminar, coloque os hashis em cima da tigela e descanse-os de modo plano.
- Não cutuque seus dentes com os hashis, mesmo se não houver palitos de dente onde você está jantando.
- Não aponte para pessoas com seus hashis.
- Não bata na tigela ou prato com seus hashis. Isto é o que os mendigos faziam na China antiga.
- Decida qual comida do prato você quer antes de colocar seus hashis nela. Cutucar coisas do prato é considerado muito mal-educado.
Publicidade
Referências
Publicidade